fbpx
Connect with us

Internacional

NASA testará técnica para reduzir o estresse em plantas cultivadas no espaço

Estudo pode impactar missões no futuro

Publicado

on

Quando os astronautas embarcarem em missões de longa duração no futuro, as tripulações vão cultivar alimentos para complementar o que podem trazer com eles. Mais de 20 anos vivendo e trabalhando continuamente no espaço a bordo da Estação Espacial Internacional proporcionaram muitas oportunidades para tripulações e pesquisadores observarem os desafios do cultivo de plantas nas condições estressantes da microgravidade.

Um experimento na 23ª missão do Commercial Resupply Services da NASA SpaceX para a estação espacial ajudará a determinar o efeito das respostas ao estresse das plantas no ambiente de microgravidade. O Advanced Plant Experiment-08 (APEX-08) vai cultivar Arabidopsis thaliana, uma planta que os cientistas usam rotineiramente para pesquisas. O estudo inclui fazer alterações genéticas que provocam uma resposta no pool de poliaminas, um grupo de compostos orgânicos que modulam as respostas das plantas ao estresse ambiental.

“Este experimento testará uma variedade de genótipos de plantas de Arabidopsis quanto às habilidades modificadas de responder ao ambiente de microgravidade”, disse o Dr. Patrick Masson, investigador principal da University of Wisconsin-Madison. “Procuraremos variações no crescimento e alterações nos perfis de expressão gênica entre os genótipos.”

Poças de poliaminas em plantas, particularmente um grande grupo chamado putrescinas, podem ser manipuladas no espaço e no solo para reduzir as reações de estresse. Masson, junto com o co-investigador Dr. Shih-Heng Su, selecionou seis genótipos distintos de plantas Arabidopsis para o estudo.

“As linhas usadas no experimento APEX-08 foram modificadas para afetar a capacidade das plantas de sintetizar ou degradar a putrescina”, disse Su, cientista associado da Universidade de Wisconsin-Madison. “Ao regular o nível de expressão de certos genes, podemos alterar a putrescina dentro das plantas, o que pode alterar a capacidade das plantas de responder de forma diferente ao estresse.”

Dentro de um laboratório na Instalação de Processamento da Estação Espacial Kennedy (SSPF), a equipe de desenvolvimento de carga útil, incluindo pesquisadores da NASA, os principais investigadores e empreiteiros, colocou as sementes de Arabidopsis em um meio de ágar em placas de Petri para a viagem ao laboratório orbital.

Após a entrega na estação espacial, os membros da tripulação irão instalar as placas nas instalações de crescimento de plantas Veggie e ativá-las, expondo-as a luzes LED Veggie, que irão ajudá-las a germinar. Os membros da tripulação vão fotografar as mudas no final do período de crescimento para análise biométrica.

O Teste de Verificação Científica para o Experimento de Planta Avançada da NASA-08 (APEX-08) ocorre dentro da câmara de crescimento Veggie no Kennedy Space Center da NASA na Flórida em 6 de novembro de 2020.

Ao final de nove dias, as plantas serão colhidas e preservadas com um fixador químico antes de serem colocadas em estiva a frio para a viagem de volta à Terra. As plantas serão entregues aos investigadores para análise da expressão gênica.

Dentro da SSPF, uma equipe iniciará um experimento de controle de solo que imita as condições da estação espacial cerca de 52 horas após os astronautas iniciarem o experimento na estação.

“Ao comparar as amostras da estação espacial com os resultados do experimento em solo, devemos ter uma boa ideia de como a alteração do pool de putrescina e compostos derivados dentro das mudas pode afetar potencialmente as respostas das plantas ao estresse encontrado na microgravidade”, disse Masson.

Os resultados do experimento serão enviados ao banco de dados GeneLab da NASA para outros pesquisadores usarem e compararem com seus estudos.

Como gerente de projeto da NASA para o APEX-08, Lucy Orozco coordenou as atividades do APEX-08, incluindo programação, testes pré-voo e suporte operacional para garantir o sucesso da missão.

“É importante entender os fatores biológicos fundamentais que afetam as plantas e como elas crescem na microgravidade”, disse Orozco. “Ao identificar soluções eficazes para o crescimento sustentável das plantas, a NASA será capaz de apoiar a exploração humana do espaço profundo da Lua a Marte e além.” (Com Nasa)

Para obter mais informações sobre a pesquisa da estação espacial, visite https://nasa.gov/mission_pages/station/research.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Internacional

Argentinos buscam alimentos descartados para sobreviver em meio à crise

Milei tem implementado novas medidas como um severo corte de gastos do Estado argentino

Publicado

on

Desde a posse do atual presidente argentino, Javier Milei, o país vem tentando superar a sua pior crise econômica em décadas. Com isso, Milei está lutando para conter a inflação de três dígitos com medidas severas, o que está impulsionando as finanças do Estado, mas também prejudicando a população.

Enfrentando a crise que herdou, o presidente tem implementado novas medidas como um severo corte de gastos do Estado, principalmente de subsídios direcionados aos serviços públicos e transporte. O seu governo desvalorizou a moeda local (Peso) em 50% em dezembro do ano passado, o que aumentou ainda mais a inflação.

Em reportagem para a CNN, uma vendedora de frutas e verduras de Buenos Aires conta que, existem alguns contêineres no fundo de seu estabelecimento onde o lixo é descartado, quando sai com uma caixa para descartar, pessoas vem pedir para levar os restos de comida para casa para poderem se alimentar.

As estimativas para a inflação de fevereiro, que deve ser divulgada nesta terça-feira (12), é de um aumento de 15,3%, abaixo da média dos meses anteriores. Anualmente o índice permanece a cima dos 250%. Para março, o presidente avisa que pode ser um mês complicado. Já que houve queda nas vendas, na atividade e na produção, enquanto as medida reduziram as pensões, os salários do Estado e o investimento público.

Na tentativa de zerar o déficit público, em fevereiro Milei anunciou que o salário mínimo seria ajustado em 30% e o aumento feito por partes. Porém, nesta sexta-feira (16) se recusou a fazer novos ajustes. A CGT, principal central sindical argentina, solicitou ao Conselho do Salário Mínimo um aumento de 85%. “Não acredito que um político possa definir um preço à mão. Nem passa pela minha cabeça. Eu vou emitir um decreto fixando um preço?”, disse Milei.

Nesta segunda-feira (11), o Banco Central da Argentina anunciou a redução da taxa básica de juros do país de 100% para 80% ao ano. A justificativa foi que a situação econômica apresenta sinais visíveis de redução da incerteza macroeconômica e que o país está em uma trajetória de queda da inflação no varejo.

(Fonte: Terra. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Internacional

Milei diz que fará plebiscito caso Congresso recuse pacote de medidas

Sindicatos convocaram protesto para esta quarta-feira

Publicado

on

O presidente argentino, Javier Milei, prometeu convocar um plebiscito caso o pacote de medidas de ajuste fiscal, desregulamentação e diminuição do papel do Estado na economia assinadas por ele seja rejeitado no Congresso. O Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) tem 366 artigos, propõe um plano de estabilização de choque e visa a avançar ainda na privatização de empresas públicas.

Em entrevista ao jornal La Nación, Milei disse: “Se rechaçarem o DNU, chamarei uma consulta popular. Quero que o Congresso me explique por que se põe contra algo que faz bem às pessoas.”

A Associação de Trabalhadores do Estado (ATE) na Argentina e a Confederação Geral do Trabalho (CGT) convocaram uma grande manifestação para a manhã desta quarta-feira (27), em frente ao Palácio da Justiça, na Praça dos Tribunais, em Buenos Aires.

O protesto é reação a um decreto do governo do presidente Javier Milei, publicado nesta terça-feira (26), que determina a não renovação do contrato de servidores públicos incorporados ao longo de 2023.

Além da manifestação na Praça dos Tribunais, chamada de Dia Nacional de Luta, os sindicados organizam atos em outras províncias, como bloqueio de estradas, greves e assembleias.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Internacional

Governo francês coloca país em alerta “alto” para gripe aviária

Aviso foi publicado no Diário Oficial do país

Publicado

on

A França elevou o nível de risco da gripe aviária de “moderado” para “alto” nesta terça-feira (5), após detecção de novos casos da doença, forçando as granjas a manter as aves em local fechado para conter a disseminação do vírus altamente contagioso.

A decisão, tomada pelo Ministério da Agricultura, foi publicada no Diário Oficial de hoje.

influenza aviária, comumente conhecida como gripe aviária, levou ao abate de centenas de milhões de aves em todo o mundo nos últimos anos. Ela geralmente ataca durante o outono e o inverno e tem se espalhado em muitos países europeus nas últimas semanas, incluindo Alemanha, Holanda e Bélgica.

A França informou, na semana passada, que havia detectado um primeiro surto da doença em uma fazenda nesta temporada na Bretanha, no noroeste do país.

O nível de risco “alto” implica que todas as aves domésticas devem ser mantidas dentro das fazendas e que medidas adicionais de segurança devem ser tomadas para evitar a disseminação da doença.

Embora a gripe aviária seja inofensiva nos alimentos, sua disseminação é uma preocupação para os governos e para o setor avícola devido à devastação que pode causar nos rebanhos, à possibilidade de restrições comerciais e ao risco de transmissão humana.

Para combater a doença, a França lançou uma campanha de vacinação no início de outubro, inicialmente limitada aos patos, que podem facilmente transmitir o vírus sem apresentar sintomas.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67