fbpx
Connect with us

Saúde

Reme de Itaporã investe em programa de saúde bucal nas escolas

Em Itaporã, a saúde bucal nas escolas da Rede Municipal de Ensino é uma ação muito positiva, com proposta de levar orientações e atividades educativas para os alunos

Publicado

on

Em Itaporã, a saúde bucal nas escolas da Rede Municipal de Ensino é uma ação muito positiva, com proposta de levar orientações e atividades educativas para os alunos.

Ação do Dia D aconteceu na quarta feira dia 08/05 primeiramente na Escola Maria Timira e posteriormente na Escola Sonia Paiva. O dia D é realizado através de uma parceria com a Gerencia de Saúde, sob a coordenação do Dentista Mateus Ângelo Paiva coordenador municipal do programa de saúde bucal.  Segundo Mateus, o programa é uma ação criada pelo PSE para integrar a odontologia e o cuidado à saúde bucal nas escolas, desenvolveu atividades como promoção de saúde, ensinando o aluno sobre a importância de uma boa higienização e o cuidado com o sorriso!

Neste dia D foi ministrado prevenção com aplicação de flúor e escovação, selamento das cavidades com cárie ( tratamento restaurador atraumático ) para aqueles que era necessário!
Durante as ações os alunos aprendem sobre a importância da higiene bucal, aprendem a usar o fio dental e a escovar os dentes, além do bochecho com flúor, que ajuda a evitar cáries. Durante as visitas, a equipe também realiza orientações sobre a alimentação dos alunos, indicando que evitem alimentos açucarados e diminuam doces e refrigerantes preferindo alimentos saudáveis. Lembrando que esta ação será estendida às outras escolas da rede municipal, dentro de um roteiro programado.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Vírus respiratório ainda é principal causa de internações de crianças

Dados são do boletim InfoGripe da Fiocruz

Publicado

on

O vírus sincicial respiratório (VSR) se mantém como a principal causa de internação e óbitos em crianças pequenas, ainda que tenha apresentado queda nas últimas semanas, segundo o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (25).

Apesar de a análise ter observado sinais de interrupção do crescimento ou início de redução das hospitalizações por VSR e influenza A, em alguns estados do centro-sul ainda há crescimento dos casos do vírus influenza, especialmente entre os idosos, e do VSR e rinovírus, em crianças em alguns estados do Sul e Sudeste.

O boletim apontou também que alguns estados do Norte registram continuidade do aumento de casos de VSR e rinovírus na população de até 2 anos de idade.

O estudo aponta indícios de queda da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo no Acre, Bahia, Minas Gerais e Roraima.         Entre as capitais, cinco têm indícios de crescimento de SRAG: Boa Vista, Fortaleza, Rio Branco, Salvador e São Luís.

A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe Tatiana Portella observa que o cenário atual da SRAG no país é decorrente principalmente dos vírus VSR, influenza A e rinovírus.

“Apesar de o vírus influenza A ainda apresentar crescimento, principalmente em idosos, em alguns estados das regiões Sul e Sudeste, como Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, já é possível observar interrupção do crescimento em alguns estados da região centro-sul”.

Covid-19

A circulação da covid-19 tem aumentado entre os idosos nas últimas semanas em alguns estados do Nordeste e no Amazonas. Contudo, o vírus ainda se mantém em patamares baixos quando comparado ao seu histórico de circulação. No Amazonas, Alagoas e Pernambuco, já é possível observar um leve sinal de aumento nas internações por SRAG em idosos devido à covid-19. No Ceará e no Piauí a principal causa de internações por SRAG em idosos na última semana foi a covid-19.

“Diante desse contexto, é muito importante que os hospitais e as unidades sentinelas de síndrome gripal das regiões Norte e Nordeste reforcem a atenção para qualquer sinal de aumento expressivo na circulação do vírus”, alerta Tatiana Portella.

Óbitos

A mortalidade da SRAG nas últimas oito semanas foi semelhante entre crianças pequenas e idosos. Na população idosa se destacam aquelas associadas ao vírus da gripe influenza A e à covid-19. Na população entre 5 e 64 anos de iade, a presença do vírus influenza A domina entre os óbitos das últimas semanas.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Saúde

Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados promove atividade para reforçar segurança assistencial do paciente

A iniciativa buscou incentivar as equipes assistenciais e administrativas a realizar notificações de eventos adversos e não conformidades na unidade.

Publicado

on

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados realizou, por meio do NQSP (Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente), entre os dias 18 e 19 de julho, a “Pipoca da Notificação” para reforçar os processos internos que visam a segurança do paciente.

A iniciativa buscou incentivar as equipes assistenciais e administrativas a realizar notificações de eventos adversos e não conformidades na unidade. “No dia a dia de cuidados com os pacientes, os profissionais passam por diversas situações e é preciso que todas as ocorrências adversas e não conformidades sejam relatadas para que possamos projetar estratégias de aperfeiçoamento”, afirmou Amanda Correa, coordenadora do NQSP.

Ela destacou que todos os 150 colaboradores do hospital realizam treinamentos e cursos periódicos que abordam várias situações do trabalho. “E é através desses cursos que buscamos promover de maneira permanente a cultura da qualidade e segurança do paciente”, acrescentou Amanda.

Essa cultura envolve a adoção de práticas e métodos de atendimento que garantem a qualidade nos cuidados com os pacientes. A OMS (Organização Mundial da Saúde) chegou a criar as seis metas de segurança do paciente que toda a unidade de saúde deve promover entre seus profissionais. São elas:

  • Identificação correta do paciente;
  • Comunicação efetiva entre profissionais de saúde, pacientes e familiares;
  • Segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
  • Assegurar cirurgia em local, procedimento e paciente corretos;
  • Higienizar as mãos para evitar infecções;
  • Reduzir o risco de quedas e lesões por pressão.

Para cada uma dessas metas, há uma série de condutas que os profissionais devem seguir no atendimento ao paciente, como a notificação de incidentes e eventos adversos abordados na atividade “Pipoca da Notificação”.

“Decidimos realizar uma dinâmica humanizada para lembrar e reforçar a todos os colaboradores sobre práticas de notificação. Com esse mapeamento, conseguimos agir preventivamente, garantir a assistência de qualidade para os nossos pacientes”, disse a coordenadora do NQSP.

Sobre o hospital

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados é referência para mais de 1 milhão de pessoas em 33 municípios da região, em procedimentos de baixa e médica complexidade.

A unidade realiza desde consultas e cirurgias em diversas especialidades como cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, vascular e oftalmologia, além de realizar exames como ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Hospital Regional de MS lança ‘Dia D’ de cadastro de doadores de medula óssea

A ação será no dia 31 de julho

Publicado

on

No dia 31 de julho o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em parceria com o Hemosul, realizará uma ação especial para o cadastro de doadores de medula óssea. A ação, que visa mobilizar toda a comunidade hospitalar e instituições parceiras, ocorrerá no Hemosul HRMS, que estará funcionando em horário estendido, das 07h às 18h, sem interrupção para almoço.

O Dia D de cadastro de doadores de medula óssea busca sensibilizar e recrutar novos doadores para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Servidores, acadêmicos, estagiários, residentes, funcionários terceirizados e instituições parceiras estão sendo convidados a participar dessa importante iniciativa que pode salvar vidas.

A diretora técnica assistencial do Hospital Regional, Patrícia Rubini, destacou a importância do evento. “Estamos muito felizes em poder organizar este Dia D de Cadastro de Doadores de Medula Óssea em parceria com o Hemosul. Nosso objetivo é aumentar o número de doadores cadastrados, proporcionando esperança e uma chance de cura para muitas pessoas que necessitam de um transplante de medula”.

A coordenadora da Rede Hemosul MS, Marina Sawada Torres, reforçou a relevância do cadastramento voluntário.

“O cadastramento voluntário de medula óssea é muito importante, é a única chance de vida de alguém que precisa de um transplante de medula e já tentou todas as outras opções. No Brasil, a chance de encontrar um doador não aparentado é de 1 para cada 100.000. Desta forma, quanto maior o número de indivíduos cadastrados no Redome, maior a probabilidade de encontrar um doador compatível. Parcerias que possam mobilizar pessoas, como essa do Hospital Regional, são essenciais para a conscientização e o cadastro de doadores de medula”.

Além do cadastro de medula óssea, os voluntários que participarem do evento também terão a oportunidade de realizar a doação de sangue, contribuindo para a normalização dos estoques do Hemosul, que são fundamentais para atender às demandas de transfusões e outros procedimentos médicos.

A diretora-presidente do Hospital Regional, Marielle Alves Corrêa Esgalha, estende o convite à toda a sociedade. “Todos os que se encaixam nos critérios para a doação de medula óssea, bem como para a doação de sangue, convidamos para se juntarem a essa causa nobre e fazerem a diferença na vida de quem precisa. Sua participação é essencial para salvar vidas e proporcionar esperança a muitos pacientes que aguardam por um transplante de medula óssea”, concluiu.

• O quê: Dia D de Cadastro de Doadores de Medula Óssea

• Quando: 31 de julho de 2024

• Onde: Av. Eng. Lutero Lopes, 36 – Hemosul HRMS

• Horário: 07:00 às 18:00

Clique aqui e saiba mais sobre os critérios para a doação de medula óssea.

Clique aqui e saiba mais sobre os critérios para a doação de sangue.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

 

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67