fbpx
Connect with us

Internacional

Perseverance Rover da NASA realiza com sucesso coleta da sua primeira rocha

Robo obterá imagens do tubo de amostra antes de completar o processo de coleta em Marte

Publicado

on

Os dados recebidos no final de 1º de setembro do Rover Perseverance da NASA indicam que a equipe atingiu seu objetivo de extrair com sucesso uma rocha de Marte. As imagens iniciais downlinked após o evento histórico mostram uma amostra intacta presente no tubo após o descaroçamento. No entanto, as imagens adicionais tiradas após o braço completar a aquisição da amostra foram inconclusivas devido às más condições de luz solar. Outra rodada de imagens com melhor iluminação será tirada antes que o processamento da amostra continue.

A obtenção de imagens adicionais antes de prosseguir com o selamento e armazenamento da amostra de rocha de Marte é uma etapa extra que a equipe optou por incluir com base em sua experiência com a tentativa de amostragem do Rover em 5 de agosto. Embora a equipe da missão Perseverance esteja confiante de que a amostra está em o tubo, as imagens em ótimas condições de iluminação confirmarão sua presença.

O Sistema de Amostragem e Cache da Perseverance usa uma broca percussiva rotativa e uma broca de núcleo oca na extremidade de seu braço robótico de 2 metros de comprimento para extrair amostras ligeiramente mais grossas do que um lápis. Dentro da broca durante o descaroçamento está um tubo de amostra. Depois de concluir o descaroçamento de ontem, Perseverance manobrou o descaroçador, a broca e a extremidade aberta do tubo de amostra para obter a imagem do instrumento Mastcam-Z do Rover. O alvo para a tentativa de coleta de amostra foi uma rocha do tamanho de uma pasta pertencente a uma linha de cume que tem mais de 900 metros de comprimento e contém afloramentos rochosos e pedregulhos.

O conjunto inicial de imagens do Mastcam-Z mostrou o final de uma rocha tubular dentro do tubo de amostra. Depois de tirar essas imagens, o rover começou um procedimento chamado “percussão para ingerir”, que vibra a broca e o tubo por um segundo, cinco vezes separadas. O movimento é projetado para limpar a borda do tubo de amostra de qualquer material residual. A ação também pode fazer com que uma amostra deslize para dentro do tubo. Depois que o rover terminou o procedimento percussão para ingerir, ele obteve um segundo conjunto de imagens Mastcam-Z. Nessas imagens, a iluminação é fraca e as partes internas do tubo de ensaio não são visíveis.

Perseverance rover mostra um tubo de amostra com seu conteúdo de rocha tubular dentro. O anel externo cor de bronze é a broca de descaroçamento. O anel interno de cor mais clara é a extremidade aberta do tubo, e dentro está uma amostra de núcleo de rocha um pouco mais espessa do que um lápis. Em uma imagem posterior, a amostra de rocha não estava claramente evidente dentro do tubo. (ASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS)

“O projeto conseguiu sua primeira rocha tubular, e isso é uma realização fenomenal”, disse Jennifer Trosper, gerente de projeto do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia. “A equipe determinou um local, selecionou e extraiu uma rocha viável e cientificamente valiosa. Fizemos o que viemos fazer. Iremos resolver este pequeno contratempo com as condições de iluminação nas imagens e continuaremos encorajados por haver uma amostra neste tubo.”

Comandos conectados ao Rover hoje cedo resultarão em imagens do corer e do tubo a serem adquiridas amanhã, 3 de setembro, em horas do dia em Marte quando o Sol está inclinado em uma posição mais favorável. As fotos também serão tiradas após o pôr do sol para diminuir as fontes pontuais de luz que podem saturar uma imagem. As fotos serão devolvidas à Terra na manhã de 4 de setembro.

Se os resultados desta imagem adicional permanecerem inconclusivos, a equipe do Perseverance ainda tem várias opções para escolher no futuro, incluindo o uso da sonda de volume do Sistema de Amostragem e Cache (localizada dentro do chassi do Rover) como uma confirmação final de que a amostra está no tubo.

O descaroçamento de 1º de setembro é a segunda vez que o Perseverance emprega seu Sistema de Amostragem e Cache desde o pouso na Cratera de Jezero em 18 de fevereiro de 2021.

Mais sobre Perseverance

Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana antiga. O Rover caracterizará a geologia do planeta e o clima anterior, abrirá o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos.

As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA, enviariam espaçonaves a Marte para coletar essas amostras seladas da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.

A missão Mars 2020 Perseverance é parte da abordagem de exploração Lua a Marte da NASA, que inclui missões Artemis à Lua que ajudarão a se preparar para a exploração humana do Planeta Vermelho.

O JPL, que é gerenciado para a NASA pela Caltech em Pasadena, Califórnia, construiu e gerencia as operações do Rover Perseverance. (Com Nasa. Fotos: NASA/JPL-Caltech)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Internacional

Argentinos buscam alimentos descartados para sobreviver em meio à crise

Milei tem implementado novas medidas como um severo corte de gastos do Estado argentino

Publicado

on

Desde a posse do atual presidente argentino, Javier Milei, o país vem tentando superar a sua pior crise econômica em décadas. Com isso, Milei está lutando para conter a inflação de três dígitos com medidas severas, o que está impulsionando as finanças do Estado, mas também prejudicando a população.

Enfrentando a crise que herdou, o presidente tem implementado novas medidas como um severo corte de gastos do Estado, principalmente de subsídios direcionados aos serviços públicos e transporte. O seu governo desvalorizou a moeda local (Peso) em 50% em dezembro do ano passado, o que aumentou ainda mais a inflação.

Em reportagem para a CNN, uma vendedora de frutas e verduras de Buenos Aires conta que, existem alguns contêineres no fundo de seu estabelecimento onde o lixo é descartado, quando sai com uma caixa para descartar, pessoas vem pedir para levar os restos de comida para casa para poderem se alimentar.

As estimativas para a inflação de fevereiro, que deve ser divulgada nesta terça-feira (12), é de um aumento de 15,3%, abaixo da média dos meses anteriores. Anualmente o índice permanece a cima dos 250%. Para março, o presidente avisa que pode ser um mês complicado. Já que houve queda nas vendas, na atividade e na produção, enquanto as medida reduziram as pensões, os salários do Estado e o investimento público.

Na tentativa de zerar o déficit público, em fevereiro Milei anunciou que o salário mínimo seria ajustado em 30% e o aumento feito por partes. Porém, nesta sexta-feira (16) se recusou a fazer novos ajustes. A CGT, principal central sindical argentina, solicitou ao Conselho do Salário Mínimo um aumento de 85%. “Não acredito que um político possa definir um preço à mão. Nem passa pela minha cabeça. Eu vou emitir um decreto fixando um preço?”, disse Milei.

Nesta segunda-feira (11), o Banco Central da Argentina anunciou a redução da taxa básica de juros do país de 100% para 80% ao ano. A justificativa foi que a situação econômica apresenta sinais visíveis de redução da incerteza macroeconômica e que o país está em uma trajetória de queda da inflação no varejo.

(Fonte: Terra. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Internacional

Milei diz que fará plebiscito caso Congresso recuse pacote de medidas

Sindicatos convocaram protesto para esta quarta-feira

Publicado

on

O presidente argentino, Javier Milei, prometeu convocar um plebiscito caso o pacote de medidas de ajuste fiscal, desregulamentação e diminuição do papel do Estado na economia assinadas por ele seja rejeitado no Congresso. O Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) tem 366 artigos, propõe um plano de estabilização de choque e visa a avançar ainda na privatização de empresas públicas.

Em entrevista ao jornal La Nación, Milei disse: “Se rechaçarem o DNU, chamarei uma consulta popular. Quero que o Congresso me explique por que se põe contra algo que faz bem às pessoas.”

A Associação de Trabalhadores do Estado (ATE) na Argentina e a Confederação Geral do Trabalho (CGT) convocaram uma grande manifestação para a manhã desta quarta-feira (27), em frente ao Palácio da Justiça, na Praça dos Tribunais, em Buenos Aires.

O protesto é reação a um decreto do governo do presidente Javier Milei, publicado nesta terça-feira (26), que determina a não renovação do contrato de servidores públicos incorporados ao longo de 2023.

Além da manifestação na Praça dos Tribunais, chamada de Dia Nacional de Luta, os sindicados organizam atos em outras províncias, como bloqueio de estradas, greves e assembleias.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Internacional

Governo francês coloca país em alerta “alto” para gripe aviária

Aviso foi publicado no Diário Oficial do país

Publicado

on

A França elevou o nível de risco da gripe aviária de “moderado” para “alto” nesta terça-feira (5), após detecção de novos casos da doença, forçando as granjas a manter as aves em local fechado para conter a disseminação do vírus altamente contagioso.

A decisão, tomada pelo Ministério da Agricultura, foi publicada no Diário Oficial de hoje.

influenza aviária, comumente conhecida como gripe aviária, levou ao abate de centenas de milhões de aves em todo o mundo nos últimos anos. Ela geralmente ataca durante o outono e o inverno e tem se espalhado em muitos países europeus nas últimas semanas, incluindo Alemanha, Holanda e Bélgica.

A França informou, na semana passada, que havia detectado um primeiro surto da doença em uma fazenda nesta temporada na Bretanha, no noroeste do país.

O nível de risco “alto” implica que todas as aves domésticas devem ser mantidas dentro das fazendas e que medidas adicionais de segurança devem ser tomadas para evitar a disseminação da doença.

Embora a gripe aviária seja inofensiva nos alimentos, sua disseminação é uma preocupação para os governos e para o setor avícola devido à devastação que pode causar nos rebanhos, à possibilidade de restrições comerciais e ao risco de transmissão humana.

Para combater a doença, a França lançou uma campanha de vacinação no início de outubro, inicialmente limitada aos patos, que podem facilmente transmitir o vírus sem apresentar sintomas.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67