fbpx
Connect with us

Saúde

Setembro Amarelo: psiquiatra fala sobre a importância da atividade física na luta contra a depressão

Médico destaca a necessidade de exercícios serem feitos em família, pois melhoram os laços, ajudam no diálogo e diminuem o estresse

Publicado

on

Setembro está a caminho e, junto a ele, uma campanha de extrema importância, já que é o mês de combate ao suicídio, temática que precisa ser discutida. Dentre todas as medidas que existem de prevenção, entre as farmacológicas e aquelas não médicas, existem as atividades físicas, que são essenciais para a luta contra a depressão.

Segundo o Dr. Marcos Estevão dos Santos Moura, psiquiatra da Unimed Campo Grande, a prática de atividades físicas tem vários benefícios, ajudando tanto no tratamento quanto na prevenção do desenvolvimento de depressão e ansiedade. Isso acontece porque durante os exercícios o organismo libera substâncias que desencadeiam outras produções de hormônios ligados ao humor, que dão sensação de prazer e bem-estar.

“As pessoas que fazem mais atividades têm menos gravidade e menos surgimento de quadros depressivos. O contrário também é verdadeiro. Pessoas que têm depressão, moderada a grave, geralmente são pessoas que não fazem nenhum tipo de exercício”, explica o médico.

O psiquiatra conta que dentre tantos benefícios, a prática de atividades físicas ainda diminui o foco nos pensamentos negativos que os deprimidos têm, pois libera substâncias que desencadeiam hormônios ligados ao humor, melhorando a qualidade de vida e diminuindo os sintomas depressivos.

Isoladamente esse estilo de vida já ajuda, e muito, mas quando feita em família os benefícios são ainda maiores. “A atividade física é um tratamento, feita isoladamente já ajuda muito, em família os benefícios são maiores, pois melhoram os laços, tiram às pessoas de dentro de casa, local que existem os problemas do cotidiano, e alivia a mente para suavizar esses problemas”, diz Moura.

As atividades que podem ser feitas, de acordo com o Dr., são diversas, como:

– Caminhada: permitem o diálogo

– Pedaladas em ambiente seguro: diminui o estresse, dá senso de segurança e tem a preocupação uns com os outros

– Dança: é excelente, pois melhora a vida dos casais e, consequentemente, dos filhos

– Exercícios com bola: melhoram a qualidade de vida entre pais e filhos

Quem sabe muito bem disto é o Júlio César Ortiz de Araújo, fisioterapeuta hospitalar do Hospital Unimed CG, que “herdou” do pai, jogador de futebol, o gosto pelos exercícios e, com o tempo, seus filhos puxaram o mesmo gosto.

Desde muito cedo seus pequenos, Júlia, 11 anos, e Matheus, 8 anos, demonstravam o interesse nesta área. O pai conta que as crianças tinham o costume de pular no sofá e subir em móveis. “Ali vi que eram muito ativos, sem falar que me viam praticando atividades e buscando uma alimentação saudável. Logo já iniciaram a natação, depois a ginástica e, por fim, o crossfit, que fazem comigo”, recorda.

Sobre esse tempo, mais do que saudável, em família, Júlio conta que é essencial, não só pelo bom exemplo em cuidar da saúde, mas por ser extremamente importante para a relação familiar. “Nos dias de hoje, de internet e celular, ter esse momento com os filhos sem outras distrações é necessário. Atividade física ajuda muito nas relações pai e filho, pois abre caminhos para conversas, auxilia a enfrentar dificuldades e a ouvir o que eles têm a dizer de uma forma bem agradável”, finaliza o fisioterapeuta.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

SES abre consulta pública para validação da Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade

Conforme o gerente de Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade da SES, Anderson Holsbach, essa é uma das etapas finais para a publicação do documento.

Publicado

on

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Superintendência de Atenção à Saúde, abriu na quinta-feira (9) consulta pública para validação da LCSO (Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade) em Mato Grosso do Sul. O documento estará disponível até o dia 26 de maio.

Para a coordenadora das Doenças Crônicas da SES, Andréia Ferreira da Costa, a consulta pública é fundamental no contexto das doenças crônicas por diversos motivos, entre eles a promoção da transparência e inclusão, permitindo que a voz dos usuários, gestores e profissionais de saúde e outros interessados sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas de saúde.

“Com o envolvimento das partes interessadas, pode-se obter uma visão mais abrangente dos desafios enfrentados e das soluções potenciais, levando a políticas mais informadas e adaptadas às necessidades reais das pessoas afetadas e, desta forma, reduzir as disparidades da saúde na coletividade”, afirma Andréia.

Conforme o gerente de Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade da SES, Anderson Holsbach, essa é uma das etapas finais para a publicação do documento.

“O documento foi construído de forma intersetorial e multiprofissional, com envolvimento das esferas municipais, estadual e federal, e também da sociedade civil. Portanto, a consulta pública é uma etapa democrática para que os demais profissionais apontem melhorias, de acordo com a realidade local e baseada em evidência, para implementação da política pública”, explica Holsbach.

O processo de consulta pública é uma etapa da construção da LCSO, que visa a validação pela sociedade a fim de entregar um documento eficaz para o SUS (Sistema Único de Saúde), somado ao que foi produzido pelo Grupo de Trabalho da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade, instituído e coordenado pela coordenadoria das Doenças Crônicas da SES.

De acordo com o Ministério da Saúde, a LCSO caracteriza-se por padronizações técnicas que explicitam informações relativas à organização da oferta de ações de saúde no sistema.

Além disso, o documento deve descrever o itinerário do paciente com sobrepeso e obesidade, contemplando informações relativas às ações e atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, a serem desenvolvidas por equipe multidisciplinar em cada serviço de saúde, a fim de viabilizar a comunicação entre as equipes, serviços e usuários de uma Rede de Atenção à Saúde, com foco na padronização de ações, organizando um fluxo contínuo assistencial.

Para apreciar e contribuir, acesse: https://www.saude.ms.gov.br/i-seminario-de-seguranca-alimentar-e-nutricional-de-mato-grosso-do-sul-atencao-as-condicoes-cronicas-nao-transmissiveis/consulta-publica-lcso/

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Reme de Itaporã investe em programa de saúde bucal nas escolas

Em Itaporã, a saúde bucal nas escolas da Rede Municipal de Ensino é uma ação muito positiva, com proposta de levar orientações e atividades educativas para os alunos

Publicado

on

Em Itaporã, a saúde bucal nas escolas da Rede Municipal de Ensino é uma ação muito positiva, com proposta de levar orientações e atividades educativas para os alunos.

Ação do Dia D aconteceu na quarta feira dia 08/05 primeiramente na Escola Maria Timira e posteriormente na Escola Sonia Paiva. O dia D é realizado através de uma parceria com a Gerencia de Saúde, sob a coordenação do Dentista Mateus Ângelo Paiva coordenador municipal do programa de saúde bucal.  Segundo Mateus, o programa é uma ação criada pelo PSE para integrar a odontologia e o cuidado à saúde bucal nas escolas, desenvolveu atividades como promoção de saúde, ensinando o aluno sobre a importância de uma boa higienização e o cuidado com o sorriso!

Neste dia D foi ministrado prevenção com aplicação de flúor e escovação, selamento das cavidades com cárie ( tratamento restaurador atraumático ) para aqueles que era necessário!
Durante as ações os alunos aprendem sobre a importância da higiene bucal, aprendem a usar o fio dental e a escovar os dentes, além do bochecho com flúor, que ajuda a evitar cáries. Durante as visitas, a equipe também realiza orientações sobre a alimentação dos alunos, indicando que evitem alimentos açucarados e diminuam doces e refrigerantes preferindo alimentos saudáveis. Lembrando que esta ação será estendida às outras escolas da rede municipal, dentro de um roteiro programado.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Dourados: Expoagro terá ponto de vacinação contra dengue e gripe

Até o dia 19, equipes do Núcleo de Imunização vão atender no espaço da Feira do Empreendedor

Publicado

on

A 58ª edição da Exposição Agropecuária de Dourados começa nesta sexta-feira (10) no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. Até o próxima 19, a Expoagro apresenta shows, ambientes de negócios, eventos técnicos destinados aos pequenos, médios e grandes produtores rurais, com a participação de grandes especialistas de instituições nacionais.

Aproveitando toda a movimentação, com expectativa de público acima de 100 mil pessoas, equipes do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) estarão presentes todos os dias oferecendo a vacina Qdenga, contra a dengue, e a vacina contra influenza (gripe).

O ponto de vacinação será montado no espaço da Feira do Empreendedor, com atendimento entre 15h e 21h. No sábado e domingo, o atendimento começa às 12h. A vacina contra a dengue estará disponível para o público geral, entre 18 e 59 anos, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. Já a vacina contra influenza pode ser aplicada em todas as pessoas com mais de seis meses. As duas, porém, não podem ser aplicadas juntas.

“A recomendação é de que se espere um intervalo de, pelo menos, 24 horas entre uma dose e outra. Então, é possível receber a vacina contra a dengue em um dia e contra a gripe, no dia seguinte, ou vice-versa”, explica o gerente do NI, Edvan Marcelo Marques.

Ele explica que, no caso da Qdenga, é a última chance para se receber a primeira dose. “No dia 19, quando se encerra essa edição da Expoagro, termina também o prazo para se tomar a primeira dose da vacina contra a dengue. Lembrando que as doses seguem disponíveis também em todos os postos de saúde e na sala de vacinação do PAM”, completa Edvan.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67