fbpx
Connect with us

Uems

Seguem abertas inscrições para cursos de graduação para refugiados e migrantes na Uems

O prazo para se inscrever vai até 17 de setembro.

Publicado

on

Seguem abertas nas Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) para o Processo Seletivo de Ingresso aos Cursos de Graduação para Refugiados, Migrantes em Situação de Vulnerabilidade e Apátridas com vistas à seleção de candidatos/as para o preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de graduação da UEMS, com ingresso no 1º semestre de 2024. O prazo para se inscrever vai até 17 de setembro.

Clique aqui e confira o edital.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição disponível em clique aqui (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbsxrYUDfgrPwDrx9dXx2IoidQ695Insh1B36NllelhttOBw/closedform), informando seus dados pessoais, renda per capita, curso ao qual tem interesse, e as notas das áreas de Linguagens e Matemática constantes no Histórico Escolar do Ensino Médio (ou curso equivalente) ou na Certificação do Ensino Médio emitida pelas instituições certificadoras.

O edital de Convocação para Matrícula será divulgado a partir do dia 29 de setembro por meio do endereço eletrônico https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind.

Quaisquer dúvidas e informações suplementares poderão ser respondidas pelo Setor de Acolhimento, por meio eletrônico no e-mail acolhimento@uems.br.

Resolução CE/CEPE-UEMS

De acordo com a Resolução CE/CEPE-UEMS Nº 2.327, de 4 de agosto de 2021 entende-se:

a) Refugiado é aquele que “receando com razão ser perseguida em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, filiação em certo grupo social ou das suas opiniões políticas, se encontre fora do país de que tem a nacionalidade e não possa ou, em virtude daquele receio, não queira pedir a proteção daquele país” (Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados, Art. 1º – A, nº 2, de 1951, com as alterações introduzidas pelo Protocolo de 1967).

b) Migrante em situação de vulnerabilidade é aquele com a capacidade limitada de evitar, resistir, lidar ou recuperar-se do risco potencial ou da situação de violência, exploração e abuso a que são expostos ou que vivenciam no contexto migratório.

c) Apátrida é aquela pessoa não considerada por qualquer Estado, segundo a sua legislação, como seu nacional (Art. 1º da Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Estatuto dos Apátridas, de 1954).

Não serão considerados como refugiados, migrantes em situação de vulnerabilidade e apátridas, para fins desta Deliberação, cidadãos brasileiros, ainda que binacionais, assim como aqueles cujo genitor ou genitora seja brasileiro.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uems

UEMS abre processo seletivo para 51 cursos com ingresso por meio do histórico escolar do ensino médio

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet – teve seu ínicio na última quarta-feira, 28 de fevereiro, às 9h e término no dia 11 de março

Publicado

on

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o processo seletivo com uso do histórico escolar do ensino médio. A seleção de candidatos é para o preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de graduação, com ingresso no ano letivo de 2024.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet – teve seu ínicio na última quarta-feira, 28 de fevereiro, às 9h e término no dia 11 de março às 23h59 (horário oficial de Mato Grosso do Sul), no endereço eletrônico https://candidato.uems.br/.

O processo seletivo contempla atender candidatos para ingresso com uso do certificado de conclusão do ensino médio (ou curso equivalente) ou para aquele que comprovarem a conclusão do mesmo até a data prevista para entrega dos documentos exigidos para efetivação da matrícula.

As informações referentes a este Edital e demais atualizações constarão no portal da UEMS, no endereço eletrônico https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind/permanente.

A ocupação das vagas oferecidas para cada curso é por meio de dois sistemas de concorrência – acesso universal (ampla concorrência) e reserva de vagas em seus cursos (20% regime de cotas para negros (pretos e pardos); 10% para regime de cotas para indígenas; 10% para residentes em Mato Grosso do Sul; 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento).

As vagas para os regimes de cotas para negros e indígenas são destinadas exclusivamente para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Uems

Inauguração da exposição UEMS 30 Anos ocorre neste sábado em Dourados

Exposição será a partir das 9h30

Publicado

on

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) promoverá neste sábado (9), a partir das 9h30, a inauguração da “Exposição UEMS 30 Anos”, que foi organizada com o objetivo de mostrar à sociedade sul-mato-grossense os momentos históricos da instituição, numa abordagem macro e regionalizada, com painéis de teor institucional e regionalizados com registros das 15 unidades universitárias.

Neste evento também ocorrerá o lançamento do livro “UEMS 30 anos: Histórias e memórias de uma universidade inclusiva e de qualidade socialmente referenciada”, composto por textos escritos por servidores da universidade.

Exposição  

Às 9h30, no sábado, na Casa da Cultura – Espaço Guaraoby da UEMS será aberta a “Exposição UEMS 30 anos: A educação faz história e transforma vidas”.

O objetivo da exposição é proporcionar uma experiência e um mergulho na história da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul educativa, ao permitir que estudantes, ex-alunos, funcionários e a comunidade em geral mergulhem na rica história da universidade do MS.

A Exposição ficará em Dourados até o final de janeiro e, posteriormente, percorrerá as Unidades Universitárias.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Érika Ferri, destaca sobre a importância de comemorar o aniversário da Universidade.

“Comemorar o aniversário de uma instituição de ensino é mais do que apenas uma celebração; é uma oportunidade para reforçar sua missão, valores e impacto na comunidade, além de criar laços mais fortes entre todos os envolvidos. A UEMS se orgulha de comemorar três décadas de dedicação à educação e à inovação no MS. Para celebrar este marco, preparamos uma exposição que destaca os feitos, conquistas e evolução da UEMS ao longo de três décadas e o lançamento do livro UEMS 30 anos!”, ressalta a pró-reitora.

Lançamento de livro 

Em continuidade ao evento, às 10h30, no mesmo local, ocorrerá o lançamento do livro “UEMS 30 anos: Histórias e memórias de uma universidade inclusiva e de qualidade socialmente referenciada”, com dois volumes.

Sob organização da professoras Celi Corrêa Neres, Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Erika Kaneta Ferri e Sandra Espíndola Macena, a obra é escrita por docentes e profissionais técnicos da universidade. Os volumes abordam sobre:  Parte I – História da UEMS: Institucionalização, políticas e tessituras; Parte II – História da UEMS: Memórias, personagens e práticas.

A chefe da Divisão da  Editora UEMS, Sandra Espíndola Macena, agradece a todos os autores que dispuseram-se a escrever sobre suas trajetórias na UEMS enquanto servidores e servidoras.

“A interiorização da universidade abriu caminhos para muitos de nós, que investimos nossos sonhos nesta Instituição de Ensino Superior. Instituição, conforme resumiu nossa querida  professora Celi: “inclusiva de qualidade e socialmente referenciada”, como é enfatizado no título da obra”, diz a docente, Sandra Macena.

Sobre a UEMS

Em 2023, ao completar 30 anos, a Universidade está presente em 30 municípios, sendo 15 unidades físicas, 13 polos de EaD pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e em dois municípios com ofertas de cursos presenciais. Hoje, tem mais de 70 cursos de graduação, quatro doutorados, 17 mestrados e 12 especializações lato sensu.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Uems

Vestibular da UEMS acontece no próximo domingo; confira locais de prova e horários

A seleção acontece no próximo domingo (26), a partir das 8h, quando os portões dos locais onde vão ocorrer as provas serão fechados.

Publicado

on

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) publicou na segunda-feira (20) a relação dos locais de prova e horários de realização das provas escritas e redação do Vestibular UEMS 2024. A seleção acontece no próximo domingo (26), a partir das 8h, quando os portões dos locais onde vão ocorrer as provas serão fechados.

Prevista para durar das 8h às 13h, as provas objetiva e de redação serão aplicadas nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, todos eles em Mato Grosso do Sul.

A publicação completa com o nome dos candidatos e seus respectivos locais de prova, com o endereço e detalhamento do número da sala e carteira, pode ser conferida neste link. O documento está em PDF e ele deve ser lido atentamente pelos vestibulandos.

Conforme as especificações do edital, o candidato pode levar sua própria garrafa de água individual, desde que seja em material transparente. A responsabilidade pelo conhecimento das regrasm locais e horários das provas é atribuída exclusivamente aos candidatos.

“Recomenda-se que o/a candidato/a compareça ao local de realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para fechamento dos portões, portando somente caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, e um documento de identidade original com foto”, destaca o edital do vestibular.

Entre os documentos de identificação aceitos constam carteiras expedidas pelos comandos militares, pelas secretarias de Segurança Pública, pelos institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.) e passaporte brasileiro.

Também são aceitas carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valham como identidade, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação. Documentos de identificação digitais não serão aceitos no dia da prova.

Não será permitida a saída dos candidatos do local de realização das provas antes do prazo de três horas de seu início. Decorrido esse período, o candidato que tiver terminado sua prova deverá entregar ao fiscal de sala o cartão-resposta e a folha de redação. Após essas três horas os candidatos também podem levar o caderno de provas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67