fbpx
Connect with us

Segurança

Polícia Militar Ambiental intensifica fiscalização no último feriado antes do fechamento da pesca

A Operação coincidirá com o início do defeso, a partir da 0h do dia 5 de novembro (domingo).

Publicado

on

A Polícia Militar Ambiental (PMA) iniciará a Operação Finados, no dia 2 de novembro, visando coibir os crimes ambientais, principalmente sobre a pesca, por ser o último feriado antes do início da piracema.

A Operação coincidirá com o início do defeso, a partir da 0h do dia 5 de novembro (domingo). Com a chegada do feriado prolongado, há a previsão de aumento na procura pelos rios do estado, sobretudo pelos pescadores desportivos, que visam aproveitar os últimos dias de pesca aberta.

Além da intensificação no patrulhamento fluvial, a PMA também intensificará as barreiras terrestres no intuito de coibir o transporte irregular de pescado. Vale ressaltar que nos rios federais da bacia do Paraná (Rio Paraná, Rio Paranaíba e Rio Aporé) o defeso já inicia no dia 01 de novembro.

Além disso, aos pescadores que vão aproveitar o feriado para pescar nos rios estaduais do Mato Grosso do Sul, a PMA ressalta que o porte da autorização de pesca emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul é obrigatório.
Dessa maneira, a fim de evitar o cometimento de crime ou infração ambiental, é importante que o pescador fique atento aos locais em que a pesca é proibida, aos tamanhos mínimos e máximos do peixe capturado e à cota que é permitida em nosso estado.

A PMA destaca ainda que os pescadores profissionais dos Rios Federais da Bacia do Rio Paraná e os comerciantes devem fazer a declaração de estoque até o dia 03 de novembro, e aos que exercem essa atividade nos demais rios do estado têm até 07 de novembro para fazer a declaração disponível no site do Imasul através do link, conforme prevê a legislação vigente.

https://www.imasul.ms.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/Declaracao-de-Estoque-Pesqueiro-2023_2024.pdf

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Segurança

Crianças, idosos e até cão caramelo são resgatados em helicóptero de MS

Coronel Gimenez disse que um dos grandes desafios no momento é encontrar local seguro para pousar a aeronave.

Publicado

on

Atuando no Rio Grande do Sul desde o último final de semana, o helicóptero esquilo, prefixo PT-FRN, da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), já resgatou 25 pessoas, entre elas crianças, idosos, pessoas portadoras de deficiência e até um cãozinho caramelo.

Além disso, o helicóptero também está sendo utilizado para transporte de mantimentos e já transportou 1.050 marmitas, 940 garrafas de água e 200kg de medicamentos.

O coronel da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) Rosalino Gimenez Filho, coordenador-geral do Policiamento Aéreo (CGPA) e chefe da missão de ajuda humanitária ao RS, relata como estão os primeiros dias de trabalho.

“Nós pudemos constatar a realidade pela qual estão passando nossos irmãos aqui do Rio Grande do Sul. Enfrentamos as dificuldades no início de tempo. Agora o tempo já se firmou e já ressoou bastante trabalho de resgate de pessoas que estão ilhadas, levando mantimentos, água e medicamentos. Nesses primeiros dias tivemos muitos êxitos nos resgates de pessoas e na condução de serviço de assistência junto com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul”, destaca o coronel.

Em apenas uma ocorrência com o helicóptero, foi feito o resgate de seis integrantes de uma família que estava ilhada, uma dessas pessoas portadora de deficiência. Também havia pessoas idosas e animais.

“O resgate foi feito com a ajuda de um guincho da aeronave. É uma aeronave com tecnologia de ponta e estamos utilizando para o resgate. Levando-as pessoas para um lugar seguro”, disse.

Maiores desafios

Coronel Gimenez disse que um dos grandes desafios no momento é encontrar local seguro para pousar a aeronave.

“Em muitas vezes a aeronave não tem um local seguro para realizar o pouso e há várias áreas restritas, exigindo bastante da tripulação para resgatar as pessoas. Estamos vendo de perto o sofrimento e a realidade das pessoas e como é importante a atuação do poder público nessas ações. O Estado de Mato Grosso do Sul tem feito a diferença aqui. Está sendo uma experiência gratificante e nos prepara também para outras situações que porventura possa ocorrer” concluiu.

 

ATENÇÃO IMPRENSA: o pack do resgate feito pelos militares de Mato Grosso do Sul está disponível em https://drive.google.com/drive/folders/1neadDjKQgUb7rxpUjhMxIK9XfLIVibVK?usp=sharing

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Segurança

Operação Boas Festas da PMA capturou 89 animais e abordou mais de 420 pessoas em MS

Foram lavrados 230 boletins de ocorrência, bem como 17 autos de infração, totalizando R$ 192.674,00 em multas aplicadas.

Publicado

on

Entre os dias 23 de dezembro de 2023 e 01 de janeiro de 2024, o BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental) promoveu a Operação Boas Festas, voltada para intensificar os patrulhamentos terrestres e fluviais, visando coibir práticas criminosas e infrações ambientais neste período festivo.

Durante a execução da Operação, foram empenhados 189 policiais militares ambientais que atuaram, em todo o território estadual, em ações estratégicas de fiscalização, bloqueios e educação ambiental.

Ao longo desse período, foram lavrados 230 boletins de ocorrência, bem como 17 autos de infração, totalizando R$ 192.674,00 em multas aplicadas. Destaca-se, ainda, a apreensão de uma arma de fogo e de três caminhões que transportavam irregularmente 189 m³ de madeira.

Além disso, no decorrer da ação, 429 pessoas foram abordadas e orientadas, 238 veículos foram fiscalizados, bem como 89 animais foram capturados.

É válido ressaltar que, durante as festividades de final de ano, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental também empenhou seu efetivo na Operação Guardião Verde, além de dar continuidade à Operação Piracema.

A Operação Boas Festas reafirma o compromisso da Polícia Militar Ambiental em atuar de maneira preventiva e ostensiva em defesa da fauna e da flora de nosso estado, promovendo, dessa maneira, um meio ambiente ecologicamente sustentável para as atuais e futuras gerações.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Segurança

Para evitar furtos, residências exigem segurança principalmente em período de festas

As comemorações representam o período ideal para reunir todos aqueles que amam e buscar novos ares, principalmente quando somadas às férias ou recesso

Publicado

on

Tradicionalmente, é comum que as pessoas planejem viagens, passeios ou confraternizações em meio às festividades que embalam o final de ano. Época de celebração, o lazer e o descanso se tornam prioridade com o encerramento de um ano e o início do próximo, e, entre um compromisso e outro, dificilmente as residências permanecem ocupadas.

As comemorações representam o período ideal para reunir todos aqueles que amam e buscar novos ares, principalmente quando somadas às férias ou recesso. Com a ausência de moradores característica desse período, crimes como furto de residências tendem a aumentar.

De acordo com Edgard Punsky, delegado da DERF (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos), a ausência de famílias por longos períodos propiciam aos furtadores maior tranquilidade para invadir os imóveis. Além disso, o recebimento do 13º salário e a compra de produtos nessa época do ano também causam impacto no índice de furtos.

“Muitas pessoas vão às compras e adquirem bens de valor agregado que despertam a cobiça de pessoas mal intencionadas, que tendo ciência de que tais objetos estão no interior dos imóveis e com a alta probabilidade dos moradores estarem fora da casa, motivam esses indivíduos a ingressarem nos imóveis”

Além de preparar as malas e aproveitar o benefício em dinheiro, também é importante manter um olhar atento e redobrar os cuidados com as residências. Com os imóveis devidamente protegidos, a ação criminosa é dificultada e as festas podem ser aproveitadas sem preocupação.

Residência mais segura

As medidas de segurança para residências devem ser tomadas não só no final de ano, mas durante todo ele. Por isso, é importante estar sempre em alerta à presença de pessoas suspeitas nas imediações do imóvel, principalmente nos horários de chegada ou saída de moradores.

O delegado Edgard Punsky ainda destaca que a maioria dos furtos mediante arrombamento ocorrem pela parte de trás da casa. Nesse caso, além de manter o cômodo sempre trancado, as portas que separam o restante da casa também devem estar bloqueadas “A instalação de fechaduras a mais na porta também ajuda, especialmente quando o morador se ausentar por longo período. É uma boa opção, com baixo custo”.

Além disso, mesmo em casos de prédios residenciais, a rotina de segurança deve ser priorizada. A criação de um comitê de segurança orgânica do condomínio, composto por moradores, pode facilitar a discussão das necessidades de cada local. Canais de comunicação compostos por vizinhos também podem ser uma solução viável, tanto para condomínios quanto casas.

“Grupos de whatsapp de vizinhos com a finalidade de observar os arredores da vizinhança, como carros parados por longos períodos, indivíduos suspeitos e reportar furtos ocorridos na rua ou bairro. Mas sempre com cuidado para não disseminar informações inverídicas, que gerem sentimento de temor e pânico”.

Outras medidas de segurança incluem:

  • Investir em aparatos de segurança como alarmes, travas elétricas, cercas elétricas, concertinas e principalmente câmeras de alta definição (Full HD). Cachorros também podem funcionar como alerta e espantar possíveis furtadores;
  • Manter portas e janelas sempre trancadas ao sair de casa e, durante a noite, não deixar objetos de valor no quintal;
  • Não revelar a guarda de grandes valores e jóias para estranhos do núcleo familiar íntimo ou para funcionários que tenham livre acesso aos cômodos;
  • Ao contratar empregados, dar preferência àqueles que apresentam referências que possam ser facilmente confirmadas;
  • Quando estiver sozinho em casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas, não abra a porta e peça para que volte em outro horário.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67