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Rota Bioceânica

Periódico internacional publica artigo de grupo da UEMS que estudo impactos da Rota Bioceânica

Essa nova rota pode encurtar o tempo de transporte entre a América do Sul e a Ásia em aproximadamente duas semanas. 

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Grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) publicou artigo no periódico internacional PLOS ONE, classificado com selo Qualis A1, contribuindo com a pauta estratégica do corredor bioceânico na América do Sul.

Assinado por integrantes do projeto institucional UEMS na Rota, coordenado pelo prof. Dr. Ruberval Maciel, a publicação denominada “Dynamics of local productive arrangements in the municipalities of Mato Grosso do Sul considering the transformations of the Bioceanic Corridor”, no original, em inglês, ou “Dinâmica dos arranjos produtivos locais nos municípios de Mato Grosso do Sul considerando as transformações do Corredor Bioceânico”, na tradução, está disponível neste link.

A PLOS ONE é uma revista científica de acesso aberto que publica pesquisas originais em todas as áreas da ciência, sem restrições de campo ou nível de impacto. Todos os artigos submetidos são avaliados por um rigoroso comitê de pesquisadores da área do artigo em questão, garantindo assim sua robustez.

Como o foco é qualidade e transparência, todos os dados dos artigos aprovados são publicados e ficam disponíveis para validação dos dados ou novas pesquisas.

O artigo trabalha com uma metodologia econométrica espacial que foi adotada para determinar a concentração produtiva do Estado, dentro da dinâmica do Corredor Bioceânico, concebido como rota terrestre internacional em implantação, que ligará o estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil, aos portos do Norte do Chile, dentre os quais o de Antofagasta.

Essa nova rota pode encurtar o tempo de transporte entre a América do Sul e a Ásia em aproximadamente duas semanas.

“Foi com enorme satisfação que recebemos a publicação deste trabalho sobre a Rota Bioceânica, talvez numa das mais importantes revistas científicas do mundo. Essa pesquisa foi resultado de um trabalho árduo no levantamento e análise dos Arranjos Produtivos Locais em relação às transformações que a Rota Bioceânica promoverá. Esperamos que esta pesquisa contribua com esse importante debate que certamente resultará em inúmeras transformações para o Mato Grosso do Sul”, destacou o prof. Dr. Mateus Abrita, que assina em conjunto o artigo.

De acordo com ele, é fundamental o agradecimento ao apoio da UEMS, da Sudeco e de todos os parceiros e colaboradores que possibilitaram a execução desta pesquisa. “Ficamos honrados em conseguir uma publicação que coloca o Mato Grosso do Sul em discussão na academia mundial”, relata Abrita.

Além de Mateus Abrita e Ruberval Macial, a publicação é assinada pelos Drs: Angelo Rondina Neto, Rafaella Stradiotto Vignandi, Daniel Amorim Souza Centurião,, Ana Paula Camilo Pereira, Guilherme Espindola Junior, Nelagley Marques e Vanessa Aparecida de Moraes Weber.

“Este projeto possui papel estratégico importante para a UEMS por representar uma inovação em projeto de foco inter/transdiciplinar do ponto de vista acadêmico, bem como do ponto de vista político por responder a demandas específicas da sociedade nos segmentos empresariais e governamentais, nas esferas locais, nacionais e internacionais”, informa Maciel.

Devido à expertise do projeto na captação de projetos externos para construção de estudos técnicos, proposta denominada “A dinâmica dos Arranjos Produtivos Locais nos municípios do Mato Grosso do Sul, sua relação com o Corredor Bioceânico e os Modais de Transporte no Desenvolvimento Local e Regional” foi realizada pelo intermédio do convênio n. 919054/2021 UEMS/Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste).

“O projeto é o resultado de um ano de articulações entre a equipe gestora do Projeto UEMS na Rota, o eixo Território, Negócios e Transportes e a Pró-reitoria de Administração e Planejamento (PROAP) com a  Sudeco, sob a intermediação do deputado federal Vander Loubet e sua assessoria, essa parceria resultou na assinatura de um convênio interinstitucional para realização de estudos técnicos sobre os Arranjos Produtivos e Modais de Transportes na Rota Bioceânica”, finaliza o docente da UEMS.

UEMS na ROTA

O Projeto UEMS na Rota Bioceânica reúne 138 pesquisadores da UEMS, 87 bolsistas de PIBIC, PIBEX e Stricto Sensu. É pioneiro no Estado de Mato Grosso do Sul por reunir de forma transdisciplinar significativo, números de pesquisadores voltados para a busca de resultados para a sociedade, com foco no Corredor Bioceânico.

Trata-se de uma iniciativa inovadora para o desenvolvimento de ações, produções de dados científicos, indicadores de investimentos, resultados de estudos, produtos gerados por bolsistas e pesquisadores, bem como de acompanhamento e monitoramento das ações de pesquisa, extensão e ensino, nas mais diversas áreas multidisciplinares.

Mais sobre a PLOS ONE

Os artigos publicados na Plos One são indexados nas principais bases sendo elas: PubMed, Scopus, Web of Science e Google Scholar. A PLOS ONE é uma das maiores revistas científicas de acesso aberto do mundo, com um amplo alcance e uma expressiva base de leitores.

Seus artigos são indexados em vários bancos de dados e motores de busca, o que ajuda a aumentar a visibilidade e o impacto das pesquisas publicadas. Além disso, a PLOS ONE é conhecida por ter uma política de divulgação aberta e ampla de seus artigos, o que pode ajudar a aumentar ainda mais o número de leitores e citações.

PLOS ONE é uma comunidade de revistas inclusivas que trabalham juntas para promover a ciência em benefício da sociedade, agora e no futuro. Fundada com o objetivo de acelerar o ritmo do avanço científico e demonstrar seu valor, acreditamos que toda ciência rigorosa merece ser publicada e deve ser descoberta, amplamente divulgada e livremente acessível a todos.

Com mais de 20.000 novos autores se juntando à comunidade PLOS ONE a cada ano em mais de 200 áreas de pesquisa, PLOS ONE facilita conexões dentro e entre disciplinas. A PLOS é uma editora sem fins lucrativos de Acesso Aberto que capacita pesquisadores a acelerar o progresso na ciência e na medicina, liderando uma transformação na comunicação de pesquisa.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Rota Bioceânica

Rota Bioceânica: assinada ordem de serviço para obra que dá acesso à ponte sobre o Rio Paraguai

O evento ocorreu no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

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Com empenho e articulação do Governo do Estado, foi assinada a ordem de serviço para início da obra que vai dar acesso à ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho. A nova alça é essencial para viabilizar o projeto da rota bioceânica e assim encurtar o caminho de Mato Grosso do Sul para o Oceano Pacífico.

Este grande passo foi dado em solenidade com a participação do governador Eduardo Riedel, do ministro interino dos Transportes, George Santoro e da ministra Simone Tebet (Planejamento). O evento ocorreu no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

“Final de 2023 histórico que estamos vivendo no Mato Grosso do Sul. A ponte sendo construída, o que faltava era o acesso à ponte com suas estruturas alfandegárias. Os ministros vieram aqui assinar a ordem de serviço deste último trecho e ainda tem a restauração da BR-267. Temos que agradecer porque não deixaram para o ano que vem, o que já pode começar agora”, afirmou o governador.

A obra será viabilizada pela União e terá o investimento de R$ 472,4 milhões, prevista para um prazo de 26 meses. Será pavimentado um trecho de 13 km ligando a BR-267, em um contorno rodoviário em Porto Murtinho até a cidade de Carmelo Peralta, onde está sendo construída a ponte sobre o Rio Paraguai. Ainda está previsto a construção de um centro aduaneiro e um trabalho de terraplanagem, para um acesso elevado à ponte.

Durante o evento o ministro George Santoro também assinou a ordem de serviço para restauração de 101 km da rodovia BR-267, que segue do subtrecho da MS-472 (Bela Vista) até o acesso a Porto Murtinho, no km 577 até o km 678. O investimento federal será de R$ 239,2 milhões nesta obra.

Obras vão chegar a R$ 711 milhões no Estado (Foto: Saul Schramm)

“Ao todo são R$ 711 milhões que serão investidos no Estado. A rota bioceânica significa um novo caminho para os mercados do Mato Grosso do Sul e do Brasil. Com acesso aos mercados asiáticos, China, Japão, Coréia do Sul, Índia, entre outros. Este acesso saindo pelo (Oceano) Pacífico se torna mais perto e assim novos produtos serão mais competitivos. Além da integração com os povos da América do Sul”, descreveu Riedel.

O ministro interino dos Transportes, George Santoro, registrou durante o evento que Mato Grosso do Sul terminou novembro com o seu melhor índice de conservação de rodovias dos últimos 10 anos.

“Este ano nós já pagamos cerca de 560 milhões de reais. Vamos terminar o ano com 600 milhões em investimentos na área de transportes aqui no Mato Grosso do Sul. É quase três vezes do que foi pago no ano passado. É uma mudança. Uma delas não estava nem prevista na solenidade, a gente conseguiu incluir ela hoje, que é a reforma e reconstrução dos 101 km da BR 267, que interconecta com o acesso à rota bioceânica e isso vai permitir investimento somado de 711 milhões de reais, investimento muito robusto”, completou.

Economia e integração

Aproveitando a solenidade, a ministra Simone Tebet fez uma apresentação sobre as rotas de integração do Brasil com os países da América do Sul, que vão receber obras e investimentos do Governo Federal. Entre elas os empreendimentos de Mato Grosso do Sul, como a nova alça que dará a cesso a ponte binacional. A expectativa é que os projetos estejam prontos até 2027.

Ela disse que a Rota Bioceânica será a primeira a ser entregue de cinco corredores internacionais previstos para ligar os estados brasileiros a países sul-americanos e ao mercado asiático. Além do corredor no Estado, já existem planos e recursos para três rotas ligando os estados da região norte do País a Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador. E no sul, a Rota Porto Alegre-Coquimbo, integrando à Argentina, Uruguai e Chile.

“A rota de Mato Grosso do Sul, por exemplo, também beneficia Paraná e Santa Catarina. Nossos produtos vão chegar no mercado asiático são 7 mil km a menos de distância e mais ou menos 20 dias a menos para chegar. Os produtos do Centro-Oeste brasileiro serão muito mais competitivos e poderão chegar muito mais baratos a estes mercados”.

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, declarou que o município vai representar boa parte da população brasileira. “Porto Murtinho é o portal da rota bioceânica e é uma cidade de 15 mil cidadãos, mas muito importante no cenário sul-mato-grossense e para o Brasil. O investimentos do PAC do corredor bioceânico vai impactar na vida de 150 milhões de brasileiros”, afirmou o prefeito.

Evento foi realizado no auditório do Bioparque Pantanal (Foto: Saul Schramm)

Ferrovias

Durante a solenidade o governador assinou o decreto que regulamenta o sistema ferroviário em Mato Grosso do Sul. O documento servirá de base para eventuais pedidos e solicitações de empresas que desejam construir ramais ferroviários dentro do Estado.

“O governador pediu que a Seilog e a Semadesc estudassem uma regulamentação para construção de ferrovias no Estado do Mato Grosso do Sul. Qualquer empresa ou entidade hoje terá uma regulamentação, que após solicitação vi ser encaminhada para secretaria, feito um estudo e depois concessão para que eles possam construir”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo.

Ele destacou que agora o Estado está preparado para receber estas solicitações. “Já recebemos inclusive um pedido da Arauco solicitando a construção de uma ferrovia da fábrica deles até Inocência, será feito um estudo para autorização. Além disto já esperando mais dois pedidos na região de Corumbá e Três Lagoas. É o Governo do Estado inovando na questão das ferrovias”.

Decreto vai regulamentar construção de ferrovias (Foto: Alessandro Vieira/AEN)

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Rota Bioceânica

Expedição confirma fluxo comercial do Brasil, Paraguai e Argentina no trajeto proposto para a Rota Bioceânica

De acordo com o secretário, é comum questionarem se caminhões passam pela Cordilheira dos Andes. “Essa rota já está estabelecida

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A Equipe do Governo do Estado, representada pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que integra a caravana da III Expedição da RILA (Rota de Integração Latino-Americana) está na reta final da viagem de 2,5 mil quilômetros pelo percurso rodoviário da Rota Bioceânica. Nesta segunda feira (27), o comboio com 38 caminhonetes saiu de San Salvador de Jujuy, na Argentina, e seguiu viagem rumo à fronteira com o Chile, onde faz o processo de aduana e Imigração no Passo de Jama, seguindo até San Pedro de Atacama, no Chile.

Neste trecho, já passando pela Cordilheira dos Andes, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, que representa o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul na Expedição, destacou o movimento intenso de veículos. “Nós estamos aqui, já andamos, estamos a praticamente 4 mil metros de altura. E a grande observação que eu quero colocar é o fluxo de caminhões. São carretas de três eixos, carregadas com aproximadamente 30, 35 toneladas, subindo normalmente, operando normalmente nos Andes”, comentou.

De acordo com o secretário, é comum questionarem se caminhões passam pela Cordilheira dos Andes. “Essa rota já está estabelecida. Portanto, já existe um fluxo comercial entre a Argentina e o Brasil pelo Passo de Jama, sem nenhum problema. É importante a gente destacar isso. Quando a gente olha a Rota Bioceânica, a infraestrutura chilena e argentina de passagem pelos Andes, já está pronta. O que nós precisamos é a ligação da Argentina, que está quase totalmente asfaltada. Faltam 22 quilômetros de asfalto, a questão de alfândega e depois a questão do Paraguai. Então é importante a gente mostrar o tráfego de caminhões por esse passo, que é por onde, inclusive, deve passar a nossa carga de carne sul-mato-grossense”, finalizou.

A Expedição é organizada pelo SetLog (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Semadesc. Ao todo, 110 pessoas participam da Expedição, dentre autoridades, empresários e imprensa, distribuídos em 38 caminhonetes.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Rota Bioceânica

Rota Bioceânica é apresentada por ministro em fórum internacional na Alemanha

Ministro dos Transportes mostrará plano para integrar América do Sul via rodovias e ferrovias

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Infraestrutura da Rota Bioceânica como forma de integrar a América do Sul será um dos assuntos priorizados pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante a Cúpula Anual do Fórum Internacional de Transportes, que ocorre até sexta-feira (26) em Leipzig, na Alemanha. O destaque vai para a construção de ponte que ligará Porto Murtinho, cidade a 439 quilômetros da Capital, a Carmelo Peralta, no Paraguai, além do Centro de Controle Aduaneiro.

No encontro, o ministro defenderá a elaboração de um plano de integração para o continente, com ênfase na criação do corredor que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico, e que passará diretamente por Mato Grosso do Sul.

Vale ressaltar que já está em andamento a construção da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, com prazo de execução de dois anos. Em abril, estavam finalizados cerca de 20% da estrutura.

O ministro declarou em comunicado oficial da pasta que o encontro prevê ressaltar o fortalecimento da logística e melhoria da mobilidade urbana, além de projetos com sustentabilidade ambiental e com segurança para o cidadão. “Além de mostrar nossos projetos para melhorar a integração de Mato Grosso do Sul e do Brasil com os outros países da América do Sul”.

A ponte é viabilizada entre os governos do Brasil e Paraguai e contará com 680 metros de extensão e investimento de 89 milhões de dólares (R$ 444 milhões), com recursos da Itaipu Paraguai.

Em relação ao acesso do lado brasileiro, que terá 13,1 quilômetros de extensão na BR-267, o projeto básico está em fase de elaboração e a expectativa é de que saia a licitação ainda em 2023. O valor estimado para essa obra é de R$ 180 milhões.

Além disso, está prevista, nessa mesma rodovia, a construção de um Centro de Controle Aduaneiro da Rota Bioceânica, com valor estimado de R$ 100 milhões, e de novas Obras de Artes Especiais, com valor estimado de R$ 150 milhões, ambas com início de obras em 2024.

O fórum é uma organização intergovernamental autônoma ligada administrativamente à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e conta com 64 países membros. O órgão internacional atua como um think tank para questões relacionadas à política de transportes de todos os modais e que realiza anualmente um encontro entre ministros de Transporte, no qual são apresentadas as últimas novidades e políticas do setor.

Orçamento – Governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, afirma ter triplicado orçamento para executar obras estruturantes em Mato Grosso do Sul, que passou dos R$ 236 milhões pagos em 2022 para R$ 654 milhões de investimentos a executar em 2023. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

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