fbpx
Connect with us

Fiems

Fiems participa de lançamento de segunda fase unidade da Inpasa em Sidrolândia

O chefe de gabinete da Fiems também ressaltou o caráter sustentável da produção de etanol de milho e sorgo

Publicado

on

Representando o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale, participou nesta sexta-feira (08), do lançamento da construção da segunda fase da Unidade do Grupo Inpasa, em Sidrolândia. Com investimento de mais de R$ 2 bilhões, a indústria processará milho e sorgo, estimulando a tecnologia agrícola e o desenvolvimento econômico do Estado.

Para Casale, o ato é histórico para a região e demonstra o ambiente favorável aos negócios. “Não é só um olhar do investimento, mas um olhar da prosperidade, desenvolvimento e inovação da tecnologia com tudo aquilo que é produzido aqui. A proposta da Inpasa, hoje, com esse lançamento, é de fato se tornar uma das grandes do mundo”, enfatizou.

O chefe de gabinete da Fiems também ressaltou o caráter sustentável da produção de etanol de milho e sorgo. “O investimento em biocombustível, em energia renovável, é fundamental para atingir metas que o Estado vem buscando e a Federação das Indústrias, por meio do nosso presidente, Sérgio Longen, está sempre à disposição, presente e pronta, para auxiliar essas empresas, por meio de Sesi e Senai, para se instalar no estado e gerar cada vez oportunidades para nossa gente”.

Para consolidação do empreendimento, foram firmadas parcerias com Sesi, no âmbito da saúde e segurança dos trabalhadores, e com o Senai, na oferta de cursos profissionalizantes e consultorias. Além de negociações para serviços oferecidos pelo IST (Instituto Senai de Tecnologia) em Alimentos, Bebidas e Sementes, de Dourados, para análise e classificação laboratorial em grãos.

O vice-presidente Inpasa, Rafael Ranzolin, lembrou-se do anúncio da planta, em agosto do ano passado, durante a realização MS Day, em São Paulo. O evento foi promovido pela Fiems, em parceria com o governo do Estado, para atrair investimento para Mato Grosso do Sul.

“A iniciativa do governo estadual, dos órgãos de pesquisa, das instituições de classe e do poder público municipal fez com que realmente se consolidasse esse investimento de maneira muito estruturada. É algo que vai verticalizar realmente a cadeia do agro”, explicou.

Entre os diferenciais da unidade, estará o processamento de sorgo como matéria-prima na produção de biocombustíveis, DDGS e derivados. A quarta unidade da Inpasa no Brasil representa um importante fomento na produção agrícola local, pois potencializa alternativas de cultivo de segunda e terceira safra, além de estimular o desenvolvimento de outros setores, empregos e renda para toda a região.

Para o governador, Eduardo Riedel, a instalação de unidade com tamanha inovação e investimento traz credibilidade ao Estado. “É fundamental que consigamos conquistar cada vez mais confiança do empresariado em iniciativas que sejam competitivas e sustentáveis, como é o caso da Inpasa, que agrega valor na nossa produção e, principalmente, gera oportunidade de renda e empregos para as pessoas. Não só Sidrolândia, como Mato Grosso do Sul e o Brasil, ganham muito”.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou que Mato Grosso do Sul é um dos poucos estados a ter investimento privado de R$ 2 bilhões atualmente. “É desenvolvimento não só para Sidrolândia, ou para o nosso Estado, é desenvolvimento para o Brasil. Estamos falando de empregos diretos e indiretos para região, que se  somam às fábricas de celulose que já estão sendo construídas, e a outras que estão por vir. Estamos falando de um Estado que era celeiro, até pouco tempo atrás, de grãos e está se tornando celeiro da agroindústria”.

Para a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, o investimento da Inpasa traz visibilidade ao município. “É tempo de trabalho, desenvolvimento e futuro , porque o que está sendo plantando aqui vai ser visto até por quem ainda não nasceu. Eu fico contente e feliz em fazer parte desse dia”.

Investimento

A Inpasa é hoje a maior transformadora de cereais em energias limpas e renováveis da América Latina. Com um investimento estimado em cerca de 2 bilhões, há previsão da geração de mais de 2 mil empregos na etapa de obras, além de 350 novos postos de trabalho efetivos, a partir do funcionamento da planta, no segundo semestre de 2024.

Além da indústria, também haverá investimentos na instalação do posto de combustível e centro de serviços da Rodobras, com previsão de 110 empregos diretos e 60 indiretos.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Fiems

Longen visita Pavilhão da Indústria na Expogrande e destaca desenvolvimento do setor agroindustrial de MS

Durante a visita, ele destacou a presença do setor industrial no evento, integrando a economia de Mato Grosso do Sul como um todo.

Publicado

on

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, esteve no sábado (06/04) o Pavilhão da Indústria, espaço na Expogrande de 1,1 mil metros quadrados para apresentar aos visitantes da feira de agronegócio produtos e serviços que contribuem de forma efetiva para o avanço da indústria local. Durante a visita, ele destacou a presença do setor industrial no evento, integrando a economia de Mato Grosso do Sul como um todo.

“A indústria vem se fortalecendo e a agroindústria vem se associando a esse projeto de desenvolvimento do nosso Estado. Temos hoje cerca de 25 mil vagas no setor industrial em todo o Estado, é um desenvolvimento pujante que vem sendo construído a quatro mãos”, afirmou Longen.

O presidente da Fiems ainda ressaltou o trabalho do Governo do Estado em prol do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “O governador Eduardo Riedel, associado aos trabalhos do secretário Jaime Verruck, do secretário Rodrigo Perez, do secretário Flávio César, vem buscando ações que têm feito o Estado de Mato Grosso do Sul um destaque no Brasil inteiro. E a Fiems, nesse ambiente de negócios e integração com a sociedade, não poderia faltar”, completou.

Sobre o Pavilhão da Indústria na Expogrande 2024

Durante a Expogrande 2024, que começou no dia 4 de abril e segue até o próximo domingo (14/04), o público tem a oportunidade de conhecer de perto a força da indústria sul-mato-grossense. O Pavilhão da Indústria, espaço de 1,1 mil metros quadrados, conta com produtos e serviços do Sesi, Senai e IEL.

As soluções abrangem diversas linhas de atuação, como educação, saúde, segurança no trabalho, inovação e tecnologia. Além disso, a programação do Pavilhão da Indústria conta com ciclo de palestras, apresentações e mesas redondas que visam aproximar o público das iniciativas realizadas pela Fiems e suas casas.

Empresas e instituições parceiras compõem o espaço da indústria na Expogrande 2024. A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) disponibiliza um balcão de empregos com oportunidades no mercado de trabalho. As indústrias Dale Sorvetes e Suzano apresentam seus processos produtivos nas áreas de alimentos e papel e celulose. Banco do Brasil e Sebrae também apresentam soluções de negócios para empresas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Fiems

Sistema Fiems garante renovação do programa Qualifica Ladário em 2024

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, participou da reunião por telefone e parabenizou o prefeito pelo sucesso da iniciativa

Publicado

on

A Fiems, por meio do Senai, garantiu a renovação do programa Qualifica Ladário em 2024. Nesta quarta-feira (06/12), o chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale, e o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, estiveram reunidos com o prefeito Iranil de Lima Soares para debater a continuidade do programa.

Firmada há dois anos, a parceria rendeu 430 trabalhadores formados em cursos de qualificação profissional e técnicos de administração, eletrotécnica, mineração, recursos humanos, mecânica industrial e eletromecânica. Mais de 60% dos alunos conseguiram emprego após a formação.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, participou da reunião por telefone e parabenizou o prefeito pelo sucesso da iniciativa. “Trabalhar com a gestão municipal de Ladário é de grande satisfação. É um município que investe em qualificação profissional”, ressaltou.

Além de qualificação profissional, Longen garantiu outros tipos de parceria para atender a população do município da região pantaneira.

O prefeito avalia como excelente o resultado da parceria. “A aceitação foi muito boa e o momento foi oportuno. Muitas empresas mineradoras estão precisando de mão de obra qualificada. Além disso, muitos deles já saíram empregados, garantindo o sustento da família”, relatou.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Fiems

Em Nova York, Fiems recebe apoio da missão brasileira na ONU para aderir ao Pacto Global

O apoio partiu do ministro conselheiro Emerson Kloss, membro da missão permanente do Brasil junto à ONU.

Publicado

on

Durante a participação no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido pelas Nações Unidas em Nova York (EUA), a Fiems recebeu apoio para aderir ao Pacto Global da ONU e divulgar as ações de implementação da Agenda 2030 em Mato Grosso do Sul. O apoio partiu do ministro conselheiro Emerson Kloss, membro da missão permanente do Brasil junto à ONU.

O chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, foi recebido no gabinete da missão brasileira, nesta quarta-feira (12/07), pelo ministro Emerson Kloss. Na ocasião, foram entregues documentos do Estado apresentados durante o fórum, como o pedido de adesão da Fiems ao Pacto Global da ONU; o Plano Fiems, que relaciona os pilares da gestão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e uma lista com todas as iniciativas realizadas pela Fiems que atendem aos objetivos propostos pelas Nações Unidas.

“Em nome do presidente da Fiems, Sérgio Longen, entregamos todos os documentos que elaboramos para apresentar durante o Fórum Político de Alto Nível aqui em Nova York. Agradeço ao ministro conselheiro Kloss pela receptividade, e Mato Grosso do Sul está de portas abertas para a equipe da missão brasileira”, disse Del Casale.

O ministro conselheiro valorizou a importância da participação de Mato Grosso do Sul e do Brasil nas discussões sobre a aplicação dos ODS.

“Para o Brasil é muito importante a presença dos entes federativos nesse evento, porque essa é uma discussão sobre envolvimento dos governos locais na implementação dos ODS. A Agenda 2030 é ampla, e é por isso que todos os atores estejam engajados, como a sociedade civil, a indústria, as organizações sindicais. É preciso um esforço coletivo para a sua implementação”, afirmou Kloss.

Sobre o Pacto Global da ONU

O Pacto Global é uma iniciativa empresarial baseada em princípios, ancorada nas Nações Unidas, que apoia empresas a trabalharem de forma estratégica com sustentabilidade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

É uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. O Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

Sobre o Fórum Político de Alto Nível

Promovido pelas Nações Unidas entre os dias 10 e 19 de julho, o fórum traz nesta edição o tema “Acelerando a recuperação da doença do coronavírus (Covid-19) e a plena implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis”. No evento, os participantes discutem as medidas de recuperação eficazes e inclusivas para lidar com os impactos da pandemia de Covid-19 nos ODS e explorar orientações para a plena implementação da Agenda 2030 e dos ODS em todos os níveis.

A Fiems foi convidada pelo Ministério das Relações Exteriores a integrar a delegação oficial brasileira. Seu representante é o chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale, por indicação do presidente Sérgio Longen.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67