fbpx
Connect with us

Educação

Confira as principais apostas para os temas da redação do Enem

Meio ambiente, saúde, tecnologia e inteligência artificial são cotados

Publicado

on

Temas ligados ao meio ambiente, saúde, tecnologia e inteligência artificial são algumas das apostas de professores para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicada no próximo sábado (5). Além de conhecer as exigências sobre a estrutura do texto, os alunos devem estar bem informados sobre os principais acontecimentos no Brasil.

O eixo do meio ambiente é uma das principais apostas da professora de redação Roberta Panza, da plataforma de estudos Descomplica. “É um tema muito atual e, de uns anos para cá, a discussão sobre o clima tem sido cada vez mais presente”, diz. Nesse eixo, podem ser abordados temas como aquecimento global e mudanças climáticas, educação ambiental e crise climática, hídrica e energética.

Os impactos das mudanças climáticas também estão entre as apostas da professora de língua portuguesa e redação do colégio Mopi Tatiana Nunes Camara. “A consciência dos cidadãos, no que diz respeito a como manter equilibrado o meio ambiente, é o ponto de partida para que os impactos negativos sejam minimizados”, afirma Tatiana. Questões sobre insegurança hídrica, desmatamento e mudanças climáticas também são citadas pela professora Mariana Bravo, do Ateliê da Redação.

A inteligência artificial é outro tema que pode ser abordado no tema da redação, na avaliação da professora Tatiana, por ser um assunto em voga na contemporaneidade. “Há segmentos da sociedade que rechaçam os recursos criados a partir da inteligência artificial, enquanto há muitas pessoas que [a] veem como uma grande oportunidade de evolução em vários setores da sociedade, inclusive provocando impactos profundos na educação brasileira”, diz a professora, lembrando também a abordagem da exclusão digital. Para a professora Roberta, o Enem pode trazer o tema da inteligência artificial e as mudanças que o recurso pode gerar no mercado de trabalho, especialmente para a juventude.

Na saúde, é possível que apareçam temas como obesidade, sedentarismo e os hábitos de vida que levam a doenças, acrescenta Roberta. Para a professora Mariana, o tema pode vir abordando o uso de “drogas da inteligência” para melhorar a performance cerebral de estudantes e trabalhadores sem que haja diagnóstico, fenômeno chamado de “doping cognitivo” ou “psiquiatria cosmética”. A eficiência da vacinação, a importância do SUS (Sistema Único de Saúde), o combate às infecções sexualmente transmissíveis e os transplantes no Brasil são temas citados pela professora de redação do Cursinho CPV Isabela Arraes.

Entre os temas ligados à educação, as mudanças no ensino médio, a alfabetização e a evasão escolar no contexto da pós-pandemia de covid-19 são possibilidades de abordagem, segundo a professora Roberta. Outra abordagem possível é a importância da educação de jovens e adultos. “A formação escolar é importante, principalmente, em um país como o Brasil, no qual as desigualdades sociais são tão latentes”, diz Tatiana.

Outras possibilidades de assuntos para a redação do Enem deste ano são: fake newsbullying e violência nas escolas, segurança pública, violência policial, combate à fome no país e insegurança alimentar, questão habitacional no Brasil, pessoas em situação de rua, trabalho análogo à escravidão, etarismo, idosos e mães “solo”.

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Foco na estrutura

Se, por um lado, muitos professores gostam de trabalhar vários temas possíveis para a redação com os alunos, outros defendem que saber o tema com antecedência não é tão importante para o desempenho do aluno. “Meu conselho para a redação é não se preocupar com o tema. O tema que vier, vamos fazer o básico para garantir uma nota alta, e se vier um tema que ele domina melhor, ainda consegue firular para garantir a nota mil”, diz a professora Carol Mendonça, do canal Português para Desesperados.

Segundo Carol, é importante credibilizar os argumentos apresentados com alguma associação artística, estatística, resultado de pesquisa, retomada histórica ou com a fala de um especialista, por exemplo. “Sempre tentar sair do campo da opinião para o campo do fato. Independentemente do que você pensa, vai colocar o que pode ser provado”, aconselha a professora.

Para o professor Luis Junqueira, cofundador da plataforma de letramento Letrus, o mais importante é seguir a estrutura da redação, fazendo uma contextualização geral, definindo a tese, e apresentando uma proposta de intervenção social. Segundo ele, os textos de apoio e as informações que estão na prova já são suficientes para dar uma base para o aluno sobre o assunto.

 

“Se você tem insegurança com o tema que caiu na prova, você pode traduzir as informações do infográfico. O texto vai ter que ter uma tese, um contexto e uma orientação para a proposta de intervenção social. Independente do tema, a estrutura da redação é a mesma, concentre-se nessa estrutura”, diz o professor.

 

Na redação do Enem, os candidatos deverão fazer um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política, defendendo um ponto de vista (uma opinião a respeito do tema proposto), apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão. Também deve ser elaborada uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Educação

Funesp promove aulas especiais do Programa Movimenta Campo Grande no Dia das Mães

O evento tem como objetivo proporcionar às alunas um momento de comemoração com muita energia

Publicado

on

O Dia das Mães será celebrado de uma maneira especial em Campo Grande. A partir desta quinta-feira (09), até o dia 23, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), prepara uma aula especial de Dia das Mães como parte do Programa Movimenta Campo Grande.

O evento tem como objetivo proporcionar às alunas um momento de comemoração com muita energia. As aulas serão ministradas pelos Agentes Sociais de Esporte e Lazer, que atendem às oficinas do MovimentaCG nas sete regiões da Capital.

A ação será realizada no Parque Ayrton Senna, Associação Cohab, Paróquia Santa Rosa, Vila Nasser, Parque Jacques da Luz, Associação Buriti, Associação Coopharádio, Guanandizão, Associação Bethaville, Esplanada Ferroviária, Associação Vila Fernanda, Campo da Associação Conjunto União, Associação Mulheres Paulo Machado, ACIESP, Associação Santa Emilia, Praça Elias Gadia, Praça Noroeste, Campo da Associação do Bonança e Praça do Panamá.

A organização do evento está sob responsabilidade da Diretoria de Desenvolvimento de Esporte e Lazer (DDEL), coordenada pela Gerência de Atividades Sistemáticas (GAS) da Funesp. Atualmente, a Fundação oferece 124 oficinas de Pilates, distribuídas em 19 locais pela cidade, entre núcleos e subnúcleos.

Maicon Mommad, diretor presidente da Fundação, falou sobre a ação. “Queremos proporcionar um momento bem especial no Dia das Mães em que alunos e alunas possam realizar suas aulas descontraindo e conversando sobre a data. Muitos preparam café da manhã ou lanche coletivo. Nesse momento podem socializar e comemorar. Nosso maior público é feminino, muitas mulheres são mães e todos os dias estão presentes em diversas oficinas do MovimentaCG”.

O Movimenta tem como objetivo ampliar o acesso ao esporte e lazer à população, por meio da oferta de atividades físicas e esportivas que contribuam para o desenvolvimento da cultura esportiva e do lazer. Além disso, visa valorizar a cultura local e oferecer atividades que atendam às necessidades das comunidades, promovendo um estilo de vida ativo e contribuindo para o desenvolvimento humano e sustentável.

Confira o cronograma completo das atividades:

Dia 09 de maio

7h: Aula Especial de Dia das Mães na Associação Coopharádio Guanandizão, Associação Mulheres Paulo Machado e Parque Ayrton Senna com Flávia R. e Taiane, Mylena e Taine, Ildiane e Jessika, Cosma e Yvylyn.

8h: Pilates Especial de Dia das Mães na Associação Bethavile com Flávia R. e Taiane.

8h30: Aula Especial de Dia das Mães aquáticas no Parque Ayrton Senna com Christiane e Yvylyn.

15h: Aula Especial de Dia das Mães na ACIESP com Cosma e Yvylyn.

17h30: Aula Especial de Dia das Mães no Parque Ayrton Senna com Cosma e Yvylyn.

18h30: Aula Especial de Dia das Mães na Associação Santa Emília com Mylena e Jara.

 

Dia 10 de maio

18h: Aulão de Pilates em homenagem às mães na Praça Elias Gadia com Ivania, Rubia, Polyana, Vinicius e Luciano.

 

Dia 11 de maio

19h: Dia da Família – Ballet no Parque Jacques da Luz com Dalila e Jessika.

 

Dia 14 de maio

17h30: Pilates Especial de Dia das Mães na Praça Noroeste, Parque Ayrton Senna com Helica e Saulo, Ivania e Yvylyn.

 

Dia 23 de maio

18h: Circuito Movimenta CG – Região Imbirussu na Praça do Panamá com Rhaylcia e GAS.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Educação

Prefeitura de Campo Grande convoca 36 monitores de alunos

Os convocados vão receber orientação sobre a documentação a ser entregue para o preenchimento da vaga e efetivação do procedimento de contratação.

Publicado

on

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), convoca 36 monitores de alunos aprovados em processo seletivo para receberem orientação.

Conforme o edital de número 09/2023-15 publicado no Diogrande desta quinta-feira (9), a convocação leva em consideração a necessidade urgente de contratação de pessoal para atuar nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme), em razão da abertura de 166 novas salas de aula.

Portanto, os 36 monitores estão sendo convocados a comparecerem na Secretaria Municipal de Educação, no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho, localizado na Rua Onicieto Severo Monteiro, n. 460 – Vila Margarida, conforme relação nominal especificados no Diogrande.

Os convocados vão receber orientação sobre a documentação a ser entregue para o preenchimento da vaga e efetivação do procedimento de contratação. Para isso, é preciso estar na Secretaria no dia 10 de maio, sexta-feira, às 8h.

Clique aqui e confira a lista a partir da página 4: https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/download_edicao/eyJjb2RpZ29kaWEiOiI5MjIzIn0%3D.pdf

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Educação

Capital: Projeto Craque na Vida envolve 29 mil alunos da REME

Paulo Rodrigues é coordenador da Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho e diz que a unidade tem 300 alunos dos 6º ao 9º ano.

Publicado

on

O projeto Craque na Vida vai atingir 29 mil alunos do 6º ao 9º ano da REME (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, neste ano letivo. A cerimônia de lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (7), tendo sido apresentado aos coordenadores de 70 escolas municipais.

O projeto engloba ações didático-pedagógicas para a identificação de habilidades, incentivo ao protagonismo, autopercepção e autoavaliação das condutas dos alunos, fatores que levam à melhoria de comportamento dentro e fora da escola.

Agora, os professores serão preparados com formação continuada para desenvolver a ação com um curso on-line, no dia 14 de maio. Após a formação, eles estarão aptos para fazer a mediação do processo educativo.

Na prática, o projeto educacional utiliza-se de livros, suporte pedagógico e ferramentas tecnológicas que vão facilitar a identificação das habilidades e dos tipos de inteligências dos alunos. O levantamento também mapeia o ambiente escolar e identifica as ameaças, como violências verbais e físicas. A partir dos dados coletados, a escola vai traçar ações para a melhorias, que vão desde ação de prevenção ao uso de drogas, à violência e ao bullying, até a melhoria nas relações sociais e interpessoais.

Segundo a chefe da Divisão do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Ana Ribas, o projeto Craque na Vida é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Editora Avante.

“A proposta tem como objetivo trabalhar a educação integral, que envolve as dimensões formativas, para romper esse reducionismo de ser apenas cognitivo ou afetivo. Então, o projeto vai debater também aquilo que está preconizado nas legislações, combate à violência, droga, incentivar o protagonismo, serão identificadas as inteligências múltiplas, tudo isso com o objetivo de desenvolver as dimensões formativas do aluno, que não são apenas as dimensões”.

Conforme a diretora-adjunta da educação, Maria Lúcia de Oliveira, tudo que vai de encontro para contribuir para a melhoria de vida dos alunos, é bem-vindo. “Ensiná-los a serem protagonistas das suas próprias histórias também faz parte do que a gente constrói no dia a dia. E assim a gente não pode esquecer do principal objetivo na escola. E trazer tudo que tem, construir junto para que eles cresçam, não só na aprendizagem”.

A professora Fabiana Aparecida Cáceres, mestre em educação e coordenadora do programa de formação continuada do projeto Craque na Vida, da Editora Avante, afirma que o diferencial é a visão do acolhimento do estudante. “Dentro dos aspectos relacionados à violência, como bullying, a prevenção do uso de drogas, tudo isso integrado a uma metodologia de ensino envolvendo as inteligências múltiplas. Porque quando nós falamos sobre vulnerabilidades, nós vamos pensar às vezes nas fragilidades e a gente precisa trazer as saídas positivas. E a saída positiva é o processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes”.

Visão pedagógica

Paulo Rodrigues é coordenador da Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho e diz que a unidade tem 300 alunos dos 6º ao 9º ano.

“A ideia do projeto é ter essa conversa com o aluno, poder ter uma discussão e toda essa conversa diferenciada sugerida pelo projeto, não maçante, mas também não informal, porque tem toda uma base da BNCC, mas essa conversa a gente consegue trazer uma outra visão para esses alunos, por isso será bom”.

Rosana Florença do Nascimento é coordenadora da Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida e são 270 alunos na faixa etária em que o Craque na Vida será aplicado.

“Nossa escola está precisando de um projeto assim, devido a muitos acontecimentos desagradáveis no nosso país, como a questão do uso de droga, do bullying. Eu percebi que esse projeto é voltado para essa temática e aí resolvi investir e fazer com que a escola se desenvolva para tentar sanar ou tentar diminuir essa questão na escola”.

Esmeraldo Pereira de Lima, diretor-adjunto da Escola Municipal Arlene Marques Almeida, localizada no Jardim Canguru, afirma que são 1.400 alunos do 6º ao 9º ano. “O projeto traz um horizonte para as crianças, pois nossa comunidade é carente. Então nós precisamos de espaços, precisamos de projetos e precisamos de incentivo. E esses alunos, por enquanto, ainda estão engatinhando nesse caminho”.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67