fbpx
Connect with us

Saúde

Campanha de vacinação contra gripe começa neste sábado em Dourados

Núcleo de Imunização antecipa início da Campanha Nacional, que acontece na segunda-feira em todos postos de saúde

Publicado

on

O Ministério da Saúde decidiu antecipar a vacinação contra a gripe. Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha terá início no dia 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Em Dourados, o Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) aplica as primeiras doses no próximo sábado (23), em posto montado no Shopping Avenida Center.

A pasta negociou a entrega antecipada das vacinas, que estão previstas para serem distribuídas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. “Começamos a receber nossas doses nesta segunda e estamos montando a nossa logística de distribuição. Assim, poderemos antecipar o início da vacinação para o fim de semana no posto montado no Shopping e, na próxima segunda-feira, iniciamos a Campanha Nacional nas Unidades Básicas de Saúde de todo o município”, explica Edvan Marcelo Marques, gerente do NI.

Segundo ele, a antecipação da campanha acontece devido o aumento da circulação de vírus respiratórios em geral, que normalmente deveria acontecer entre maio e julho. “Desde o ano passado se percebe essa alteração, por isso a medida do Ministério da Saúde em antecipar a vacinação para proteger a população, principalmente idosos, gestantes, profissionais de saúde e educação”, explica Edvan.

Vacina trivalente contra a gripe são produzidas pelo Instituto Butantan (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Na lista de pessoas que têm prioridade no início da Campanha Nacional estão:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;

Trabalhadores da Saúde;

Gestantes;

Puérperas;

Professores dos ensinos básico e superior;

Povos indígenas;

Idosos com 60 anos ou mais;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

Profissionais das Forças Armadas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema de privação de liberdade;

População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

SES abre consulta pública para validação da Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade

Conforme o gerente de Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade da SES, Anderson Holsbach, essa é uma das etapas finais para a publicação do documento.

Publicado

on

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Superintendência de Atenção à Saúde, abriu na quinta-feira (9) consulta pública para validação da LCSO (Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade) em Mato Grosso do Sul. O documento estará disponível até o dia 26 de maio.

Para a coordenadora das Doenças Crônicas da SES, Andréia Ferreira da Costa, a consulta pública é fundamental no contexto das doenças crônicas por diversos motivos, entre eles a promoção da transparência e inclusão, permitindo que a voz dos usuários, gestores e profissionais de saúde e outros interessados sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas de saúde.

“Com o envolvimento das partes interessadas, pode-se obter uma visão mais abrangente dos desafios enfrentados e das soluções potenciais, levando a políticas mais informadas e adaptadas às necessidades reais das pessoas afetadas e, desta forma, reduzir as disparidades da saúde na coletividade”, afirma Andréia.

Conforme o gerente de Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade da SES, Anderson Holsbach, essa é uma das etapas finais para a publicação do documento.

“O documento foi construído de forma intersetorial e multiprofissional, com envolvimento das esferas municipais, estadual e federal, e também da sociedade civil. Portanto, a consulta pública é uma etapa democrática para que os demais profissionais apontem melhorias, de acordo com a realidade local e baseada em evidência, para implementação da política pública”, explica Holsbach.

O processo de consulta pública é uma etapa da construção da LCSO, que visa a validação pela sociedade a fim de entregar um documento eficaz para o SUS (Sistema Único de Saúde), somado ao que foi produzido pelo Grupo de Trabalho da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade, instituído e coordenado pela coordenadoria das Doenças Crônicas da SES.

De acordo com o Ministério da Saúde, a LCSO caracteriza-se por padronizações técnicas que explicitam informações relativas à organização da oferta de ações de saúde no sistema.

Além disso, o documento deve descrever o itinerário do paciente com sobrepeso e obesidade, contemplando informações relativas às ações e atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, a serem desenvolvidas por equipe multidisciplinar em cada serviço de saúde, a fim de viabilizar a comunicação entre as equipes, serviços e usuários de uma Rede de Atenção à Saúde, com foco na padronização de ações, organizando um fluxo contínuo assistencial.

Para apreciar e contribuir, acesse: https://www.saude.ms.gov.br/i-seminario-de-seguranca-alimentar-e-nutricional-de-mato-grosso-do-sul-atencao-as-condicoes-cronicas-nao-transmissiveis/consulta-publica-lcso/

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Reme de Itaporã investe em programa de saúde bucal nas escolas

Em Itaporã, a saúde bucal nas escolas da Rede Municipal de Ensino é uma ação muito positiva, com proposta de levar orientações e atividades educativas para os alunos

Publicado

on

Em Itaporã, a saúde bucal nas escolas da Rede Municipal de Ensino é uma ação muito positiva, com proposta de levar orientações e atividades educativas para os alunos.

Ação do Dia D aconteceu na quarta feira dia 08/05 primeiramente na Escola Maria Timira e posteriormente na Escola Sonia Paiva. O dia D é realizado através de uma parceria com a Gerencia de Saúde, sob a coordenação do Dentista Mateus Ângelo Paiva coordenador municipal do programa de saúde bucal.  Segundo Mateus, o programa é uma ação criada pelo PSE para integrar a odontologia e o cuidado à saúde bucal nas escolas, desenvolveu atividades como promoção de saúde, ensinando o aluno sobre a importância de uma boa higienização e o cuidado com o sorriso!

Neste dia D foi ministrado prevenção com aplicação de flúor e escovação, selamento das cavidades com cárie ( tratamento restaurador atraumático ) para aqueles que era necessário!
Durante as ações os alunos aprendem sobre a importância da higiene bucal, aprendem a usar o fio dental e a escovar os dentes, além do bochecho com flúor, que ajuda a evitar cáries. Durante as visitas, a equipe também realiza orientações sobre a alimentação dos alunos, indicando que evitem alimentos açucarados e diminuam doces e refrigerantes preferindo alimentos saudáveis. Lembrando que esta ação será estendida às outras escolas da rede municipal, dentro de um roteiro programado.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Dourados: Expoagro terá ponto de vacinação contra dengue e gripe

Até o dia 19, equipes do Núcleo de Imunização vão atender no espaço da Feira do Empreendedor

Publicado

on

A 58ª edição da Exposição Agropecuária de Dourados começa nesta sexta-feira (10) no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. Até o próxima 19, a Expoagro apresenta shows, ambientes de negócios, eventos técnicos destinados aos pequenos, médios e grandes produtores rurais, com a participação de grandes especialistas de instituições nacionais.

Aproveitando toda a movimentação, com expectativa de público acima de 100 mil pessoas, equipes do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) estarão presentes todos os dias oferecendo a vacina Qdenga, contra a dengue, e a vacina contra influenza (gripe).

O ponto de vacinação será montado no espaço da Feira do Empreendedor, com atendimento entre 15h e 21h. No sábado e domingo, o atendimento começa às 12h. A vacina contra a dengue estará disponível para o público geral, entre 18 e 59 anos, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. Já a vacina contra influenza pode ser aplicada em todas as pessoas com mais de seis meses. As duas, porém, não podem ser aplicadas juntas.

“A recomendação é de que se espere um intervalo de, pelo menos, 24 horas entre uma dose e outra. Então, é possível receber a vacina contra a dengue em um dia e contra a gripe, no dia seguinte, ou vice-versa”, explica o gerente do NI, Edvan Marcelo Marques.

Ele explica que, no caso da Qdenga, é a última chance para se receber a primeira dose. “No dia 19, quando se encerra essa edição da Expoagro, termina também o prazo para se tomar a primeira dose da vacina contra a dengue. Lembrando que as doses seguem disponíveis também em todos os postos de saúde e na sala de vacinação do PAM”, completa Edvan.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67