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Consumidor

Aumento de preços: Campo Grande tem inflação de 0,47% com alimentos mais caros

Aumento dos alimentos está relacionada com altas temperaturas e maior volume de chuva

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Em novembro o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de Campo Grande foi de +0,47%, o que corresponde a 0,19 ponto percentual acima da taxa de outubro (0,28%). No panorama nacional, a inflação oficial do mês de junho aumentou +0,28%, menor variação para o mês de junho desde 2017. Ou seja, o aumento em Campo Grande ficou acima da média nacional.

No ano, a inflação oficial acumula alta de 4,04% e, nos últimos 12 meses, de 4,68%, abaixo dos 4,82% observados nos 12 meses anteriores. Em novembro de 2022, a variação havia sido de 0,41%.

O IPCA é um índice usado para medir a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumida pela população do país. O índice é considerado o termômetro oficial da inflação no Brasil e reflete o custo de vida e o poder de compra da população brasileira.

Entre os grupos que registraram maior inflação na Capital destacam-se o de Alimentação e bebidas (+1,01%), Transportes (+0,57%), Habitação (+0,56%) e Despesas Pessoais (+0,43%).

Segundo o analista de pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), André Almeida, a alta no grupo de Alimentação está relacionada com as recentes ondas de calor e chuvas que atingiram grande parte do território brasileiro. Este cenário impacta na produção dos alimentos e consequentemente, encarece os produtos.

“As temperaturas mais altas e o maior volume de chuvas em diversas regiões do país são fatores que influenciam a colheita de alimentos, principalmente os mais sensíveis ao clima, como é o caso dos tubérculos, dos legumes e das hortaliças” explica.

Na contramão, o setor de Comunicação registrou a maior deflação do mês, com baixa de -0,59%. Nos demais grupos estão as inflações de +0,04% em cuidados pessoais, +0,09% em vestuário e +0,33% em artigos de residência.

Conforme os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dentre os alimentos que registraram maiores altas no Brasil destacam-se a cebola (26,59%), batata-inglesa (8,83%), arroz (3,63%) e carnes (1,37%). Entre as quedas, estão o tomate (-6,69%), cenoura (-5,66%) e o leite longa vida (-0,58%).

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População no centro de Campo Grande. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

INPC sobe 0,43% em Campo Grande no mês de junho

O IBGE divulgou nesta terça-feira (12), o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mostra um aumento de 0,10% em junho. Em Campo Grande o Índice subiu 0,43%, o que também corresponde a um aumento acima da média nacional.

No panorama nacional do mês de outubro, o índice havia registrado aumento de 0,12%. No ano, o INPC acumula alta de 3,14% e, nos últimos 12 meses, de 3,85%, abaixo dos 4,14% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2022, a taxa foi de 0,38%.

Os produtos alimentícios aumentaram 0,57% em novembro, enquanto os não alimentícios caíram 0,05%, o que representa uma desaceleração em relação ao resultado de 0,09% observado em outubro.

O que difere o INPC do IPCA é o recorte da sociedade. O IPCA avalia o consumo de famílias que ganham até 40 salários mínimos, já o INPC considera famílias que ganham de 1 a 5 salários mínimos. No IPCA, o cálculo considera um público mais abrangente, por isso é usado como principal índice para apontar a inflação no país.

(Fonte: Midia Max. Foto: Reprodução)

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Consumidor

Procon alerta consumidores sobre novo golpe aplicado em Dourados

“Golpe do Cashback” é aplicada através de anúncios nas redes sociais; Procon alerta que não está ligando para consumidores solicitando dados de cartão

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A Prefeitura de Dourados, através do Procon, alerta o consumidor sobre mais um golpe fazendo muitas vítimas, chamado “golpe do cashback”. Os criminosos estão usando o nome do Procon para tentar dar alguma credibilidade à farsa. O Procon não está ligando para consumidores solicitando dados de cartão.

O golpe funciona através de anúncios e mensagens em redes sociais, com a falsa informação de que as operadoras de cartão de crédito estariam escondendo valores que deveriam ser devolvidos aos clientes em forma de “cashback”.

Cashback é o nome de uma prática comercial em que um percentual do valor pago na compra com cartão é devolvido ao cliente. Essa devolução pode ser feita em dinheiro na conta ou desconto na compra de outros produtos.

Para convencer a vítima, as mensagens trazem imagens de apresentadores de telejornais em supostas reportagens informando que os Procons obrigaram as operadoras de cartão de crédito a devolver os supostos valores, o que é mentira.

As mensagens induzem o consumidor a clicar em um link que o leva a preencher um formulário para ver se tem direito a alguma devolução. Nesse momento a vítima informa seus dados pessoais e até o número do cartão de crédito.

Em seguida o consumidor é informado sobre os supostos valores a receber e é orientado a pagar uma taxa para liberar o dinheiro.

Depois disso, os golpistas encerram a comunicação e bloqueiam a pessoa. Nesse momento, eles já receberam o dinheiro depositado e ainda possuem os dados pessoais e o número do cartão da vítima, que podem ser usados para praticar outros crimes.

O Procon de Dourados esclarece que qualquer informação deve ser buscada diretamente nas instituições financeiras, e nunca por meio de canais oferecidos em redes sociais, aplicativos de mensagem, ou ligações;

Segundo o diretor do Procon, Rozemar Mattos, o consumidor deve desconfiar sempre de ofertas que pareçam muito vantajosas. “Evite clicar em links duvidosos. Na dúvida, acione o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do seu banco ou da sua operadora de cartão”, afirma.

Ele ainda ressalta que o Procon não está ligando para consumidores solicitando dados de cartão.

Se perceber que caiu em um golpe, o consumidor deve imediatamente entrar em contato com a instituição e informar o ocorrido, a fim de tentar recuperar o valor pago. Além disso, é importante registrar um boletim de ocorrência e bloquear o cartão cujo número foi repassado aos golpistas.

O Procon mantém canal de atendimento através do telefone (67) 3411-7792 e no e-mail: procon@dourados.ms.gov.br.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Consumidor

Pesquisa revela que 64% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções do Dia do Consumidor

Destes, 37% estão de olho nas ofertas de alimentos e bebidas

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Com a chegada do Dia do Consumidor nesta sexta-feira, dia 15, os brasileiros estão atentos às oportunidades de economia e vantagens oferecidas pelas lojas. Um levantamento realizado pelo PicPay revelou que 64% dos consumidores planejam realizar compras durante este período, sendo que 79,5% deles já realizaram pesquisas para comparar os preços dos produtos previamente. Os dados, obtidos através de mais de mil respostas coletadas na última semana, também apontam que mais de um terço dos consumidores planejam aumentar seus gastos neste ano, enquanto cerca de 30% pretendem gastar menos. Dentre os segmentos de consumo, aproximadamente 37% dos entrevistados planejam destinar seus gastos para alimentos e bebidas.

Pensando nisso, alguns empreendedores já estão se programando para fazer promoções, mas também querem economizar na compra do estoque. É o caso da Juliana Lopes Ibanez Januário, de 27 anos, proprietária do Saborosa Batata Recheada. Junto com o esposo Matheus, decidiram iniciar o próprio delivery em 2020, no início da pandemia. “Começamos na cozinha da nossa casa com o objetivo de garantir uma renda extra e transformamos essa iniciativa em uma jornada emocionante e gratificante”. Com a chegada do dia do consumidor, eles pretendem lançar uma campanha com ofertas para o dia, mas também estão de olho nas ofertas do mercado. “Vamos praticamente todos os dias ao Fort Atacadista, pois fica pertinho da nossa casa”, afirma.

Para o dia 15, itens especiais para o food service como queijo mussarela em barra, chocolates, baldes de açaí e azeites de 5L estão com preços pensados para melhorar a lucratividade do empreendedor.

E até quem faz comida “fit” pode aproveitar as promoções. É o caso da empresária Heloísa Garcia, dona de uma cafeteria saudável no bairro Monte Líbano. “Itens como ovos, azeite, alguns grãos e farináceos, prefiro comprar no atacado, e o Fort sempre tem os melhores preços”, avalia.

Segundo a coordenadora de marketing do Fort Atacadista, Rafaellen Duarte, a data terá motivos extras para ser comemorada. “Com o Dia do Consumidor se aproximando, estamos entusiasmados em ver o interesse dos brasileiros nas promoções e ofertas. Nosso objetivo é oferecer oportunidades incríveis para os consumidores aproveitarem ao máximo essa data especial. Estamos preparando descontos imperdíveis em uma ampla variedade de produtos, incluindo alimentos, bebidas e itens especiais para o food service”, revela.

Além disso, os consumidores podem aproveitar as promoções especiais preparadas pelo Fort Atacadista para a Páscoa, que incluem a facilidade de parcelamento no Vuon Card em até 10 vezes sem juros. As ofertas da rede estão disponíveis no site: fortatacadista.com.br/ofertas/. Para comemorar o Dia do Consumidor, o Fort estará com uma promoção de vinhos. Neste fim de semana, vinhos chilenos estarão com 50% de desconto na segunda unidade do mesmo tipo, marca e uva.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Consumidor

Campanha de negociação de dívidas do Procon Municipal começa nessa quinta-feira (14)

A ação acontece das 08 às 17h na sede do Procon Municipal localizado na Av. Afonso Pena, 3128, Centro.

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Na Semana do Consumidor, a Prefeitura de Campo Grande por meio do Procon Municipal promove a 6ª edição da Campanha Estamos Quites, programa que facilita negociações de dividas entre consumidores e empresas, entre os dias 14 e 15 de março, quinta e sexta-feira desta semana. A ação acontece das 08 às 17h na sede do Procon Municipal localizado na Av. Afonso Pena, 3128, Centro.

A campanha reube empresas como Águas Guariroba, Energisa/MS, Associação Comercial de Campo Grande (ACICG), Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Itaú, Cartórios de Protesto, Claro, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) para dispor de vantagens para os consumidores de Campo Grande.

Durante a ação, os consumidores contarão com condições diferenciadas de negociações e renegociações encontradas nos canais tradicionais de atendimento das empresas para quitação de débitos para os consumidores, trazendo descontos e facilidade no parcelamento, além de descontos para a liquidação total das dívidas.

Na ocasião, os interessados poderão ter consulta gratuita ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), abertura e orientações sobre o CadÚnico, inclusão no benefício da Tarifa Social, consultoria jurídica e atendimento do núcleo de educação financeira.

Para o Subsecretário do Procon Municipal José Costa Neto, a campanha é de extrema importância, tendo em vista o atual cenário em que muitas famílias se encontram endividadas e com dificuldades de equilibrar o orçamento familiar. “O Procon Municipal vem com a Campanha Estamos Quites com o intuito de possibilitar aos consumidores, as melhores vantagens de negociação de suas dívidas”.

O consumidor ainda pode realizar sua denúncia pelo canal de denúncias do Procon municipal pelo número 156 opção 2, e para dúvidas e orientações pelo número 2020-1231.

Serviço

Campanha: Estamos Quites
Local: Sede do Procon Municipal – Av. Afonso Pena, 3128, Centro.
Data: 14 e 15 de março
Horários: 08 às 17h

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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