fbpx
Connect with us

Sefaz

Sefaz-MS lança projeto piloto de comunicação interna e valorização do servidor

Participaram cerca de 300 pessoas, entre gestores, Secretários de Estado e equipe e comunicação oficial do Governo.

Publicado

on

Com talk show, homenagens, palestra, presença do Governador Eduardo Riedel e direito a um passeio pelos tanques do Bioparque Pantanal, a Secretaria Estadual de Fazenda lançou o projeto piloto de comunicação interna e endomarketing intitulado “1º Desafio Sefaz/MS: Fazer Dar Certo – Encontro de Gestores”. Participaram cerca de 300 pessoas, entre gestores, Secretários de Estado e equipe e comunicação oficial do Governo.

A comunicação interna tem como objetivo informar aos servidores públicos sobre os mais diversos assuntos que contribuam com os processos da empresa. Já o endomarketing, busca, por meio de estratégias comunicacionais, fazer com que os colaboradores se sintam engajados e motivados com o seu trabalho.A abertura foi marcada pelo vídeo institucional “Aqui Sefaz Bem Feito Para Fazer Dar Certo”, que mostrou os diversos setores da Secretaria até a chegada no gabinete, reforçando, assim como no nome do jingle, que “quem faz a Sefaz é gente”. Em seguida, o Secretário Flávio César a Diretora-Geral do Cerimonial do Governo de MS, Adriana da Silva El Dahere, apresentaram um “talk show” falando sobre os desafios de comandar uma das secretarias mais importantes e estratégicas para o desenvolvimento do Estado.

O Secretário apresentou aos superintendentes, coordenadores, chefes de unidade e demais gestores o Mapa Estratégico atualizado e aproveitou a presença do Governador para assinar o contato de gestão da pasta, com as metas atualizadas para 2023. “Assumir a Sefaz foi o maior desafio da minha vida até agora. Nosso objetivo é por em prática a proposta desafiadora dessa nova gestão, liderada pelo Governador Eduardo Riedel, para modernizar e desburocratizar o Estado cada vez mais. Temos como missão prover e gerir os recursos financeiros para o Estado em benefício da sociedade sul-mato-grossense”, declarou Flávio César.

Para oficializar o compromisso de fazer cumprir o papel do Estado em suas funções de indutor do crescimento econômico e promotor do bem-estar social, o secretário, o Governador e o Vice-Governador Barbosinha, assinaram o Contrato de Gestão, instrumento administrativo que fixa as metas de desempenho que devem ser cumpridos anualmente por cada secretaria. Também esteve presente, o Secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha.

Medalha

Com o objetivo de homenagear os servidores, o Secretário instituiu a Medalha do Mérito Fazendário, destinada a servidores e outras personalidades que contribuíram para alcançar os objetivos estratégicos da instituição. A honraria foi criada neste ano por meio decreto estadual.

Foram homenageados:

Assessor da Superintendência de Tributos, Cícero Rubens Batista (prêmio pela dedicação ao serviço público);

A Chefe da Unidade de Fiscalização do Setor de Autopeças Veículos e Outros, Sabrina Passos da Silva Melo ( prêmio pela dedicação ao serviço público);

Auditor Fiscal da Receita Estadual, Edson Massi Vallalva (servidor com mais tempo de serviço 53 anos de Sefaz);

Analista Fazendária, Denise Kajuco Simabuco (servidora mais idosa 72 anos);

Superintendente de Logística e Infraestrutura, Rufino Kuhnen (servidor mais idoso 80 anos);

Governador Eduardo Riedel e Vice-governador Barbosinha.

Logo em seguida houve uma palestra sobre liderança e motivação com Eduardo Carmello, que é consultor organizacional e educacional, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Ao fim, os participantes do evento foram convidados para um passeio pelos tanques de peixes de água doce do Bioparque Pantanal e encerraram com um coquetel, oportunidade para muitos servidores que trabalham em outros estados ou plantões diferentes, manterem contato ao vivo.

Para o coordenador do setor de capacitação e auditor fiscal da Receita Estadual, Esaú Rodrigues de Aguiar Neto o secretário Flávio César abriu com maestria um novo tempo e modelo de gestão na Sefaz/MS. Ele destacou que as possibilidades de projetos e ações que poderão ser desdobradas são inúmeras.

“É importante destacar que – conforme muito bem apresentado pelo palestrante convidado Eduardo Carmello – a atenção por parte dos líderes no quesito pessoas deverá tomar uma importância muito grande através da construção da confiança. Destaco também a aderência do Mapa Estratégico da Sefaz-MS ao olhar governamental reforçado pelo nosso Governador Eduardo Riedel. Enfim, realmente o evento foi um convite à inovação e ao cuidado com nossos servidores e com a sociedade, alicerçados pelos nossos valores, nossa visão e missão de existir. E sim, aqui SEFAZ bem feito para fazer dar certo”, pontuou.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sefaz

Para segurança digital, Governo de MS regulamenta novo portal e-Fazenda

A medida faz parte da migração de todo o sistema, mas o uso do portal “gov.br” para validação de acesso e assinatura eletrônica, estarão disponíveis aos usuários até o dia 31 de março.

Publicado

on

Como parte das ações para regulamentação do novo portal e-Fazenda, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul instituiu o sistema de relacionamento por meio eletrônico da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

Os usuários – cidadãos ou pessoas jurídicas, contribuinte ou não dos tributos estaduais – terão acesso a serviços públicos relativos a tributos estaduais disponibilizados na área de acesso restrito nos sites www.ms.gov.br e www.sefaz.ms.gov.br.

O decreto publicado quinta (1°) no DOE (Diário Oficial do Estado) estabelece, entre outras coisas, a utilização do portal “gov.br” como validador de acesso e confirmador de autoria para assinaturas eletrônicas avançadas. Além disso, também será aceito o certificado digital. A medida de segurança regulamenta as regras de acesso aos serviços para usuários (cidadãos e contribuintes) e irá beneficiar os usuários do sistema.

Os marcos regulatórios são ligados a agenda de transformação digital que o Governo do Estado implementa. Com a medida pode ser ampliado o rol de usuários do sistema, englobando não só os contribuintes de tributos estaduais, mas todos os interessados em manter contato ou utilizar serviços da Sefaz (como prefeituras e TCE – Tribunal de Contas do Estado).

A medida faz parte da migração de todo o sistema, mas o uso do portal “gov.br” para validação de acesso e assinatura eletrônica, estarão disponíveis aos usuários até o dia 31 de março.

Tecnologia

O novo portal e-Fazenda começou a operar oficialmente ao público no dia 21 de agosto de 2023. A inovação passou a garantir autenticação segura, rastreabilidade e respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A implantação segue em fases para os diferentes usuários.

A constante modernização do fisco estadual proporciona a melhoria dos serviços disponibilizados à população sul-mato-grossense. Devido a facilidade de acesso, o volume de dados cresce exponencialmente. Assim, além de garantir a identidade dos usuários, a autenticidade dos dados e informações, o novo portal amplia os níveis de tecnologia e segurança – que antes existiam no Portal ICMS Transparente – para os demais serviços prestados pela secretaria.

A ampliação do atendimento virtual facilita a vida do contribuinte, sem filas e com mais agilidade aos atendimentos da Sefaz, além de atender aos apelos ecológicos, com a redução do uso de papel. Com isso, de forma bastante simples, o cidadão poderá resolver qualquer assunto relacionado ao fisco de maneira remota e online.

Cadastro e acesso

O cadastramento no e-Fazenda é simples e intuitivo. São quatro passos: dados de identificação, endereço, validação e confirmação. Além disso, o usuário que possuir cadastro na conta ‘Gov.BR’, poderá fazer o seu cadastro no Portal e acessar vários serviços digitais da SEFAZ, assim como o INSS permite com a carteira de trabalho digital, seguro desemprego, entre outros.

O endereço é https://eservicos.sefaz.ms.gov.br/.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Sefaz

ICMS do Remessa Conforme deverá ser pago pelos Correios ou transportadores

Programa do governo federal que visa dar mais agilidade às transações de comércio exterior

Publicado

on

O novo programa do Governo Federal ‘Remesa Conforme’ promete melhorar a eficiência fiscalizatória e o acompanhamento das mercadorias que entram em território nacional. Ele já está em funcionamento e permite que encomendas de até US$ 50 feitas em marketplaces internacionais registrados, sejam isentas do imposto de importação, que normalmente tem alíquota em torno de 60%. Para disciplinar o convênio no Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MS), publicou regulamentações no Diário Oficial do Estado (DOEMS) desta segunda-feira (02).

O Decreto nº 16.280, de 29 de setembro de 2023, incorpora à legislação tributária estadual as alterações celebradas no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), introduzidas pelo Convênio ICMS 123/23. Apesar da isenção do imposto de importação, ainda há a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um tributo estadual, sobre cada remessa enviada para o Brasil.

Conforme a publicação, fica a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou a empresa de transporte internacional expresso porta a porta (empresa de courier), responsáveis pelo recolhimento do ICMS incidente sobre as operações de importação de mercadorias. O Secretário Estadual de Fazenda, Flávio César, disse que o convênio celebrado no âmbito do Confaz pelos 26 estado e Distrito Federal tem por objetivo ampliar a segurança jurídica.

“O Remessa Conforme proporciona competitividade e equalização de tratamento tributário às empresas nacionais. A integração das Fazendas estaduais e federal é primordial para a efetividade da medida. No mês de junho, por meio da celebração do Convênio ICMS 81/2023, os estados decidiram ainda pela adoção de uma alíquota de até 17% em operações realizadas em plataformas de importação de remessas expressas. Essas medidas com certeza vão trazer mais segurança ao contribuinte devido à maior transparência das operações, fazendo com que as compras feitas pelos brasileiros sejam analisadas e liberadas mais rapidamente”, pontuou.

Criado pelo Ministério da Fazenda, o Remessa Conforme entrou em vigor em 1º de agosto e vai contemplar as empresas estrangeiras como a Shein, AliExpress, Mercado Livre, Shopee, ente outras, que aderirem ao sistema voluntariamente. Com o novo sistema, os fiscos possuem maior eficiência fiscalizatória e o acompanhamento de quase a totalidade das mercadorias que entram em território nacional.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Sefaz

Multiplicadores: Sefaz-MS compartilha expertise com fisco de Alagoas

Intercâmbio de soluções é vital para uma gestão fiscal moderna e de qualidade

Publicado

on

Servidores do fisco sul-mato-grossense estiveram em Maceió-AL promovendo o intercâmbio de soluções fiscais com servidores da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL). Durante a visita, a equipe responsável pela Unidade de Coordenação do Programa de Modernização Fiscal do MS (UCP-Profisco), apresentou o Sistema de Gestão de Projetos de Modernização (SGPM).

Para o secretário de Fazenda Flávio César, a troca de experiências fortalece a capacidade de gestão de projetos de todos os envolvidos para que os produtos sejam executados com foco em resultados. “Por meio do Profisco teremos uma Secretaria mais dinâmica e moderna, com soluções inteligentes para atender as demandas fiscais por meio do uso de tecnologia da informação. A gestão de projetos tem como objetivo otimizar o trabalho e transformar propostas em realidade, permitindo que os resultados sejam alcançados dentro do prazo e com os recursos previstos, além de melhorar a prestação de serviço e a qualidade de vida da nossa população”, declarou.

Conforme o coordenador do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Mato Grosso do Sul (Profisco II – MS), Tadeu de Souza Lourenço Ferreira, o intercâmbio de soluções entre as secretarias é vital para uma gestão fiscal moderna e de qualidade.

“Ao mesmo tempo em que a Sefaz, por meio do PROFISCO II, teve a oportunidade de apresentar o SGPM para o fisco alagoano, também pode entender um pouco das melhores práticas adotadas atualmente naquele Estado. O mérito pela solução (SGPM) é dos nossos servidores, que se dedicam permanentemente para construir um Mato Grosso do Sul cada vez melhor”, afirmou Tadeu.

De acordo com a coordenadora administrativa e financeira do estado de Mato Grosso do Sul (MS), Maryuza Costa, o sistema em funcionamento permite a gestão de projetos, desde o planejamento até a prestação de contas. “O sistema já está funcionando, há multiusuários e todos os envolvidos têm acesso, inclusive a alta gestão. Nosso intuito é trazer essa solução para Alagoas, personalizando-a de acordo com suas necessidades”, destacou a coordenadora.

A secretária executiva de Gestão Interna da Sefaz-AL, Paloma Tojal, expressou sua satisfação em receber a equipe da Sefaz-MS e destacou como o sistema apresentado contribuirá para o avanço dos projetos em Alagoas.

“É um sistema muito completo. A visita nos permitiu entender detalhadamente o funcionamento e quais são as suas funções. Lideramos a Comissão Integrada de Programas que está em busca de um sistema que aprimore o acompanhamento das operações em andamento e também as futuras. Queremos definir um sistema padrão para o estado de Alagoas”, afirmou.

Pioneiro em desenvolvimento de tecnologias e soluções fiscais, o Governo de Mato Grosso do Sul assinou um contrato de empréstimo de US$ 47,7 milhões junto ao BID. Os recursos serão utilizados para financiar os produtos desenvolvidos para modernização da gestão fazendária, da administração tributária e na melhoria da gestão do gasto público.

Para mais informações a respeito do Profisco II – MS acesse o website www.profisco.ms.gov.br .

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67