fbpx
Connect with us

Sefaz

Sefaz, Hemosul e Assembleia Legislativa promovem 6ª edição de projeto para doação de sangue

O cadastro prévio já conta com 180 nomes

Publicado

on

Em sua 6ª edição, o projeto “Invista na vida, seja doador de sangue e medula óssea” leva para a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), neste dia 25 (quinta-feira), das 8h ás 11h e das 13h às 16h, toda sua estrutura de doação de sangue e cadastro de medula aos servidores da Casa de Leis e população em geral.

A logística para a realização dessa edição ficou a cargo da equipe da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, que lançou a novidade de dar brindes aos 100 primeiros doadores. O cadastro prévio já conta com 180 nomes, dessa maneira, há uma expectativa de arrecadar 120 bolsas de sangue, o que representa 480 vidas salvas.

Promovido pela Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda de MS), por meio da Unidade de Educação Fiscal – UNEDF, junto com o Hemocentro Coordenador, o projeto tem como objetivo coletar, armazenar e distribuir hemocomponentes para todos os hospitais, seja público, privado ou filantrópico, atendendo as demandas da capital e do interior. Por meio de ações educativas em saúde, busca aumentar o número de doadores regulares construindo uma cultura voltada para a doação de sangue como ato voluntário.

“O sangue quando está dentro de nosso organismo não tem custo, ele é de graça! A iniciativa de doar para o próximo também é de graça, mas quando ele começa a sair do seu corpo até que ele salve vidas, ele tem despesas. Despesas de insumos, profissionais, transporte, armazenamento, entre outros. Quem paga por isso? Somos nós! No momento em que fazemos nossa contribuição pagando nossos impostos. Então, esse projeto foi pensado com o intuito de ir além do ato de doar sangue e medula, queremos despertar nos servidores e na população de nosso Estado a responsabilidade social, a consciência da função social do tributo e o compromisso com o bem-estar público”, enfatiza Luiz Carlos Farias, servidor da SEFAZ-MS, na Unidade de Educação Fiscal.

Durante a gestão das cinco edições, o projeto atendeu 573 pessoas, arrecadou 398 bolsas e salvou 1.592 vidas, contando o apoio do Sindifisco (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de MS), Sindifiscal (Sindicato dos Fiscais Tributários do Mato Grosso do Sul), DIGIX Soluções para a Gestão Pública, Unisaúde, Cassems e do Sindafaz-MS (Sindicato dos Servidores de Apoio a Administração Fazendária do MS).

Expediente: O órgão público (secretaria de estado) que desejar receber o projeto “Invista na vida, seja um doador de sangue e medula óssea”, pode entrar em contato com a Unidade de Educação Fiscal – UNEDF pelo número: 33389 – 7821

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sefaz

Para segurança digital, Governo de MS regulamenta novo portal e-Fazenda

A medida faz parte da migração de todo o sistema, mas o uso do portal “gov.br” para validação de acesso e assinatura eletrônica, estarão disponíveis aos usuários até o dia 31 de março.

Publicado

on

Como parte das ações para regulamentação do novo portal e-Fazenda, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul instituiu o sistema de relacionamento por meio eletrônico da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

Os usuários – cidadãos ou pessoas jurídicas, contribuinte ou não dos tributos estaduais – terão acesso a serviços públicos relativos a tributos estaduais disponibilizados na área de acesso restrito nos sites www.ms.gov.br e www.sefaz.ms.gov.br.

O decreto publicado quinta (1°) no DOE (Diário Oficial do Estado) estabelece, entre outras coisas, a utilização do portal “gov.br” como validador de acesso e confirmador de autoria para assinaturas eletrônicas avançadas. Além disso, também será aceito o certificado digital. A medida de segurança regulamenta as regras de acesso aos serviços para usuários (cidadãos e contribuintes) e irá beneficiar os usuários do sistema.

Os marcos regulatórios são ligados a agenda de transformação digital que o Governo do Estado implementa. Com a medida pode ser ampliado o rol de usuários do sistema, englobando não só os contribuintes de tributos estaduais, mas todos os interessados em manter contato ou utilizar serviços da Sefaz (como prefeituras e TCE – Tribunal de Contas do Estado).

A medida faz parte da migração de todo o sistema, mas o uso do portal “gov.br” para validação de acesso e assinatura eletrônica, estarão disponíveis aos usuários até o dia 31 de março.

Tecnologia

O novo portal e-Fazenda começou a operar oficialmente ao público no dia 21 de agosto de 2023. A inovação passou a garantir autenticação segura, rastreabilidade e respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A implantação segue em fases para os diferentes usuários.

A constante modernização do fisco estadual proporciona a melhoria dos serviços disponibilizados à população sul-mato-grossense. Devido a facilidade de acesso, o volume de dados cresce exponencialmente. Assim, além de garantir a identidade dos usuários, a autenticidade dos dados e informações, o novo portal amplia os níveis de tecnologia e segurança – que antes existiam no Portal ICMS Transparente – para os demais serviços prestados pela secretaria.

A ampliação do atendimento virtual facilita a vida do contribuinte, sem filas e com mais agilidade aos atendimentos da Sefaz, além de atender aos apelos ecológicos, com a redução do uso de papel. Com isso, de forma bastante simples, o cidadão poderá resolver qualquer assunto relacionado ao fisco de maneira remota e online.

Cadastro e acesso

O cadastramento no e-Fazenda é simples e intuitivo. São quatro passos: dados de identificação, endereço, validação e confirmação. Além disso, o usuário que possuir cadastro na conta ‘Gov.BR’, poderá fazer o seu cadastro no Portal e acessar vários serviços digitais da SEFAZ, assim como o INSS permite com a carteira de trabalho digital, seguro desemprego, entre outros.

O endereço é https://eservicos.sefaz.ms.gov.br/.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Sefaz

ICMS do Remessa Conforme deverá ser pago pelos Correios ou transportadores

Programa do governo federal que visa dar mais agilidade às transações de comércio exterior

Publicado

on

O novo programa do Governo Federal ‘Remesa Conforme’ promete melhorar a eficiência fiscalizatória e o acompanhamento das mercadorias que entram em território nacional. Ele já está em funcionamento e permite que encomendas de até US$ 50 feitas em marketplaces internacionais registrados, sejam isentas do imposto de importação, que normalmente tem alíquota em torno de 60%. Para disciplinar o convênio no Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MS), publicou regulamentações no Diário Oficial do Estado (DOEMS) desta segunda-feira (02).

O Decreto nº 16.280, de 29 de setembro de 2023, incorpora à legislação tributária estadual as alterações celebradas no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), introduzidas pelo Convênio ICMS 123/23. Apesar da isenção do imposto de importação, ainda há a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um tributo estadual, sobre cada remessa enviada para o Brasil.

Conforme a publicação, fica a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou a empresa de transporte internacional expresso porta a porta (empresa de courier), responsáveis pelo recolhimento do ICMS incidente sobre as operações de importação de mercadorias. O Secretário Estadual de Fazenda, Flávio César, disse que o convênio celebrado no âmbito do Confaz pelos 26 estado e Distrito Federal tem por objetivo ampliar a segurança jurídica.

“O Remessa Conforme proporciona competitividade e equalização de tratamento tributário às empresas nacionais. A integração das Fazendas estaduais e federal é primordial para a efetividade da medida. No mês de junho, por meio da celebração do Convênio ICMS 81/2023, os estados decidiram ainda pela adoção de uma alíquota de até 17% em operações realizadas em plataformas de importação de remessas expressas. Essas medidas com certeza vão trazer mais segurança ao contribuinte devido à maior transparência das operações, fazendo com que as compras feitas pelos brasileiros sejam analisadas e liberadas mais rapidamente”, pontuou.

Criado pelo Ministério da Fazenda, o Remessa Conforme entrou em vigor em 1º de agosto e vai contemplar as empresas estrangeiras como a Shein, AliExpress, Mercado Livre, Shopee, ente outras, que aderirem ao sistema voluntariamente. Com o novo sistema, os fiscos possuem maior eficiência fiscalizatória e o acompanhamento de quase a totalidade das mercadorias que entram em território nacional.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Sefaz

Multiplicadores: Sefaz-MS compartilha expertise com fisco de Alagoas

Intercâmbio de soluções é vital para uma gestão fiscal moderna e de qualidade

Publicado

on

Servidores do fisco sul-mato-grossense estiveram em Maceió-AL promovendo o intercâmbio de soluções fiscais com servidores da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL). Durante a visita, a equipe responsável pela Unidade de Coordenação do Programa de Modernização Fiscal do MS (UCP-Profisco), apresentou o Sistema de Gestão de Projetos de Modernização (SGPM).

Para o secretário de Fazenda Flávio César, a troca de experiências fortalece a capacidade de gestão de projetos de todos os envolvidos para que os produtos sejam executados com foco em resultados. “Por meio do Profisco teremos uma Secretaria mais dinâmica e moderna, com soluções inteligentes para atender as demandas fiscais por meio do uso de tecnologia da informação. A gestão de projetos tem como objetivo otimizar o trabalho e transformar propostas em realidade, permitindo que os resultados sejam alcançados dentro do prazo e com os recursos previstos, além de melhorar a prestação de serviço e a qualidade de vida da nossa população”, declarou.

Conforme o coordenador do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Mato Grosso do Sul (Profisco II – MS), Tadeu de Souza Lourenço Ferreira, o intercâmbio de soluções entre as secretarias é vital para uma gestão fiscal moderna e de qualidade.

“Ao mesmo tempo em que a Sefaz, por meio do PROFISCO II, teve a oportunidade de apresentar o SGPM para o fisco alagoano, também pode entender um pouco das melhores práticas adotadas atualmente naquele Estado. O mérito pela solução (SGPM) é dos nossos servidores, que se dedicam permanentemente para construir um Mato Grosso do Sul cada vez melhor”, afirmou Tadeu.

De acordo com a coordenadora administrativa e financeira do estado de Mato Grosso do Sul (MS), Maryuza Costa, o sistema em funcionamento permite a gestão de projetos, desde o planejamento até a prestação de contas. “O sistema já está funcionando, há multiusuários e todos os envolvidos têm acesso, inclusive a alta gestão. Nosso intuito é trazer essa solução para Alagoas, personalizando-a de acordo com suas necessidades”, destacou a coordenadora.

A secretária executiva de Gestão Interna da Sefaz-AL, Paloma Tojal, expressou sua satisfação em receber a equipe da Sefaz-MS e destacou como o sistema apresentado contribuirá para o avanço dos projetos em Alagoas.

“É um sistema muito completo. A visita nos permitiu entender detalhadamente o funcionamento e quais são as suas funções. Lideramos a Comissão Integrada de Programas que está em busca de um sistema que aprimore o acompanhamento das operações em andamento e também as futuras. Queremos definir um sistema padrão para o estado de Alagoas”, afirmou.

Pioneiro em desenvolvimento de tecnologias e soluções fiscais, o Governo de Mato Grosso do Sul assinou um contrato de empréstimo de US$ 47,7 milhões junto ao BID. Os recursos serão utilizados para financiar os produtos desenvolvidos para modernização da gestão fazendária, da administração tributária e na melhoria da gestão do gasto público.

Para mais informações a respeito do Profisco II – MS acesse o website www.profisco.ms.gov.br .

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67