fbpx
Connect with us

Cidades

Prefeitura regulariza moradias de mais 70 famílias da Capital

A prefeita Adriane reforçou os benefícios conquistados pelo pagamento das prestações em dia

Publicado

on

Prefeitura de Campo Grande realizou nesta quarta-feira (1º) um importante evento de regularização fundiária junto a 70 famílias moradoras de todas as regiões urbanas da cidade, exceto a área central. A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf) intermediou a assinatura dos contratos para que os moradores recebessem as Certidões de Regularização Fundiária (CRFs).

A prefeita Adriane Lopes explicou a importância da regularização fundiária e o poder transformador desse instrumento jurídico para o desenvolvimento local. “Mais de 5 mil famílias da Capital já foram beneficiadas durante a nossa gestão com a regularização fundiária. Nós vamos avançar ainda mais nessas entregas para que mais pessoas também tenham essa oportunidade. A regularização vai trazer a tranquilidade tão necessária a pais e mães de família que hoje vão deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilos, pois sabem que agora esse cantinho será de vocês”, reiterou a prefeita.

O diretor-presidente em exercício, Cláudio Marques Costa Junior, reafirmou o compromisso da Prefeitura, mediante o trabalho da Amhasf, em acelerar os procedimentos para que mais famílias da Capital sejam contempladas. “Estamos iniciando o mês de fevereiro e a Prefeitura já entregou já neste ano quase 2 milhões de reais em subsídios. Todos os lotes que vocês estão recebendo já vem com desconto previsto em Lei, implementada por esta gestão. Com parcelas reduzidas, os contratos dão condições para que tenham a segurança de poder melhorar e construir o lar de vocês com mais tranquilidade, sabendo que a moradia ficará em definitivo para a família de vocês”, explicou.

Regularização, transformação e cidadania

A regularização fundiária é um instrumento fundamental para garantir cidadania e a segurança jurídica da posse dos imóveis. Além disso, as famílias que passam a residir em locais devidamente regularizados, inseridos à malha urbana, começam a contribuir com o pagamento do IPTU, que será revertido em melhorias para toda a população, como a viabilização de novos equipamentos comunitários.

Julio Bareles (46) e Andrea Sacanet (52), moram em Anhanduí há 8 anos. O casal explica que foi em busca da área urbana para melhorar as condições de vida da família e ampliar o acesso à educação aos filhos. “Nós morávamos na área rural e trabalhávamos em uma fazenda. Decidimos ir para Anhanduí com o nosso casal de filhos, que hoje tem 18 anos e 14 anos. A regularização para mim vai ser uma ajuda muito importante, já que a situação do país está complicada e isso melhora as nossas condições de vida. Estamos muito felizes”, comemorou Julio.

Tatiane Sousa Martins e o marido, Jorge Luís Maidana da Silva, são moradores do Taquaral Bosque há 5 anos. Com um filhinho, o Izaac, de 1 aninho, estavam contentes pela agilidade no serviçõ prestado pela Amhasf. “No final do ano passado, a gente foi até à Agência para pedir informação sobre como regularizar a nossa casa e já orientaram imediatamente que, logo no início de 2023 haveria a possibilidade de regularização. O pessoal já foi pedindo a nossa documentação e hoje concretizamos esse sonho. A gente não imaginava que seria tão rápido assim”, constatou.

Vantagens de pagar as prestações em dia

A prefeita Adriane reforçou os benefícios conquistados pelo pagamento das prestações em dia. O artigo 12 da Lei Complementar n. 423 de 10 de dezembro de 2021 autoriza a Amhasf a sortear, anualmente, duas quitações de contratos de financiamento de sua carteira, sendo um sorteio em cada semestre. ”Quando vocês pagam em dia, proporcionam ao município a abertura de novas possibilidades para atendimento de outras famílias que também precisam da regularização fundiária. Esse recurso é revertido para auxiliar aqueles que ainda aguardam por essa oportunidade, além do benefício de concorrer à quitação total do seu lote”, complementou a prefeita.

Ao assinar os contratos de regularização fundiária, as famílias têm a certeza de que seus imóveis estão devidamente registrados e protegidos por Lei, o que proporciona tranquilidade e segurança para suas vidas e das próximas gerações. Além disso, elas também passam a ter acesso a serviços públicos básicos, como a devida regularização da água, luz e esgoto, o que eleva a qualidade de vida de todos os moradores, onde residem em um endereço digno.

A regularização fundiária contribui para a inclusão social e econômica dessas famílias, promovendo a justiça e a equidade na distribuição de direitos e deveres. Este é mais um passo importante na caminhada da cidade rumo a um futuro melhor para todos.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prazo para tirar ou regularizar título eleitoral termina em 8 maio

Eleitores tem até a próxima quarta-feira para estarem aptos a votar nas eleições de outubro

Publicado

on

Termina na próxima quarta-feira (8) o prazo para o eleitor regularizar a sua situação eleitoral e estar apto a votar nas eleições de outubro. Eleitores têm até 8 de maio para tirar a primeira via do título ou tirar pendências para participar do pleito municipal. O alistamento dos jovens que completam 16 anos até o 1º turno e desejam comparecer às urnas em 2024, mesmo tendo o voto facultativo, encerra-se na mesma data.

É possível solicitar as operações sem sair de casa, por meio do autoatendimento eleitoral. No entanto, para a emissão do título é necessário que o eleitor compareça ao cartório eleitoral para a coleta dos dados biométricos e validação do pedido.

Quem estiver com o título cancelado, bem como aquelas pessoas que mudaram de cidade e precisam fazer a transferência de domicílio eleitoral, também têm até 8 de maio para resolver a pendência.

Em ano de eleições, o cadastro eleitoral fica fechado nos 150 dias anteriores à data do pleito, segundo o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Em 2024, o 1º turno ocorrerá em 6 de outubro. A legislação eleitoral prevê o fechamento do cadastro para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base num número determinado de eleitores aptos a votar.

Disputa municipal

Em 2024, brasileiros vão eleger candidatos para os cargos de prefeito e seus vices, além de vereadores. Caso haja um 2º turno para a escolha de representantes do Poder Executivo nos municípios com mais de 200 mil eleitores, a votação ocorrerá em 27 de outubro.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados realiza capacitação sobre Escuta Especializada de crianças e adolescentes

Ação faz parte da programação da campanha Maio Laranja, de conscientização contra o abuso e à exploração sexual infantil no Brasil

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), realiza a Capacitação Escuta Especializada – Sistema de Garantia de Direito de Crianças e Adolescentes do Município de Dourados. A ação acontece em parceria com o Comcex (Comitê Municipal Enfrentamento à Violência Sexual), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Suas (Sistema Único de Assistência Social) e TJMS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul), das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório da Coordenadoria Regional de educação.

Voltado para conselheiros tutelares e participantes das redes de proteção socioassistencial e intersetorial, durante especialização serão abordados temas que abrangem o acolhimento, bem-estar, direitos e proteção das crianças e adolescentes de Dourados.

O evento faz parte da programação da campanha Maio Laranja, de conscientização contra o abuso e à exploração sexual infantil no Brasil, que tem mobilização nacional no dia 18 de maio.

“Essa ação é uma iniciativa do Comcex, organizada pelo Núcleo de Educação Permanente da Semas, e se faz cada vez mais importante. A violência e o abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes deixou de ser um tabu ou algo distante da realidade de muitos. Diariamente, tomamos conhecimento de casos ocorridos em todo o território nacional, independente da classe social, localidade, nível educacional, cor ou sexo”, destaca a secretária da Semas, Fabiana Baggio.

A Escuta Especializada e do Depoimento Especial, garantem o recebimento e o atendimento qualificado psicossocial e jurídico especializado, às crianças e adolescentes, sem julgamentos, interferências ou coações, servindo como intermediário entre o juiz e a vítima, resgatando informações pertinentes ao caso, ressaltando no atendimento humanizado que evita que a vítima reviva o ato violento sofrido ou testemunhado.

Este atendimento realizado por psicólogos, assistentes sociais, policiais e corpo jurídico prioriza a celeridade e idoneidade do processo investigativo, para solucionar o caso em questão.

SERVIÇO
Capacitação: Escuta Especializada – Sistema de Garantia de Direito de Crianças e Adolescentes do Município de Dourados
Data: 6 a 10 de maio
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: auditório da Coordenadoria Regional de educação
Endereço: Av. Hayel Bon Faker, 5.470, Jd. Europa – Dourados-MS

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Pacco e Marsura vão ao IMASUL tratar sobre licença ambiental para drenagem e pavimentação do Brinco de Ouro

Durante a vista estiveram presentes os vereadores Gladstone Rafael, Manoel da Saúde, Galdino e Agnaldo Manso.

Publicado

on

Durante Agenda de trabalho em diversos órgãos governamentais  na capital do estado na última segunda-feira (22), o prefeito Marcos Pacco acompanhado do vice-prefeito Roberto Marsura estiveram no IMASUL-Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul. Em contato com Isomar Vieira direto técnico do órgão e do engenheiro ambiental Diego Lanza, o prefeito foi se inteirar das pendencias para que seja finalizado o documento de licença ambiental autorizando  o início de uma grande obra de drenagem no Bairro Brinco de Ouro.

Todo um projeto já foi traçado dependendo apenas do ok do IMASUL. O bairro Brinco de Ouro zona oeste da cidade, foi contemplado dentro do pacote de obra lançado pelo governador Eduardo Riedel, com recurso de infraestrutura no valor de R$ 1,1(Um Milhão e Cem Mil Reais, para a implantação de serviços de drenagem e pavimentação asfáltica. O primeiro passo para que a obra seja iniciada, é o trabalho técnico sobre os impactos ambientais, sobretudo, observar a melhor forma como este trabalho deva ser feito. A licença ambiental  é o primeiro passo para o início das obras, que tem como objetivo promover a drenagem e vazão das águas do Bairro Brinco de Ouro, rumo ao Córrego Sardinha.

O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo muito bem elaborado, e o IMASUL exige um rigoroso estudo para que a operação não venha causar degradação ambiental atendendo todas as normas técnicas aplicáveis. Ao lado do vice prefeito Roberto Marsura, o prefeito Marcos Pacco colocou a equipe técnica do município a disposição, para auxiliar nos encaminhamentos legais para que a licença saia o mais rápido possível e assim  sejam iniciadas as obras no Brinco de Ouro.

Durante a vista estiveram presentes os vereadores Gladstone Rafael, Manoel da Saúde, Galdino e Agnaldo Manso.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67