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Logística

Governo assina contrato de concessão da MS-112 e de trechos da BR-158 e BR-436

Eduardo Riedel destacou que a concessão traz competitividade para as empresas, negócios e segurança para os usuários.

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O Governo do Mato Grosso do Sul e o Grupo Way Brasil assinaram na tarde desta quinta-feira (23), no auditório da Governadoria, o contrato de concessão da MS-112 e trechos das rodovias federais BR-158 e BR-436. Pelo documento acordado hoje, o Grupo ficará responsável pela manutenção viária, melhorias de tráfego e capacidade rodoviária de 412,8 quilômetros de estradas em Mato Grosso do Sul e que passam pelas cidades de Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Inocência, Selvíria e Três Lagoas, região nordeste do Estado.

Após, a assinatura do contrato, o governador Eduardo Riedel destacou que a concessão traz competitividade para as empresas, negócios e segurança para os usuários.

“São 413 quilômetros de rodovias que irão contar com terceira faixa, acostamento, apoio e suporte ao usuário com ambulâncias, guinchos e conectividade, que é uma inovação nesses contratos. É fundamental que tenhamos essa malha rodoviária para dar condições para toda essa região, que tem crescido muito com grandes investimentos industriais”, ressaltou o governador Riedel.

Todo o processo, desde a fase de estudos até a assinatura do contrato, foi coordenado pelo Escritório de Parcerias Estratégicas do Governo do Estado.

Durante a solenidade, o diretor-presidente da concessionária Way, Paulo Lopes, anunciou uma parceria com uma operadora de telefonia que vai oferecer aos usuários serviços de Internet 4G ao longo da rodovia.

O diretor ainda fez uma apresentação do Grupo, que também administra a MS-306. A nova concessão contará com seis bases operacionais, com unidades da Polícia Rodoviária Militar, em Três Lagoas, além de recuperar uma base da Polícia Rodoviária Federal, em Paranaíba, e a reforma da unidade da Secretaria da Fazenda, em Aparecida do Taboado.

“No primeiro ano, vamos fazer a recuperação do pavimento. As principais obras do segundo ao quinto ano serão a instalação de radares, sensores e a recuperação total do pavimento”.

Ainda segundo o dirigente do Grupo, a estimativa é que a operação recolha em impostos cerca de 2 milhões de reais para cada município, e gere 300 empregos diretos com as obras e 2 mil indiretos. Ao longo de 30 anos, a concessionária investirá em torno de R$ 3,5 bilhões.

O contrato ainda inclui 3,8 quilômetros da ponte rodoferroviária, oferecendo agilidade, segurança aos usuários e novas possibilidades logísticas.

Pertencentes à União, os trechos das rodovias BR-158 e BR-436 foram delegados em importante parceria entre o Estado e o Governo Federal.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, parabenizou o ex-governador Reinaldo Azambuja, presente ao evento, e que foi responsável por idealizar o projeto. “Investimento importante para a região do Bolsão que se desenvolve e possui uma matriz na área de reflorestamento e celulose, completou Peluffo.”

Para o prefeito de Paranaíba, Maycol Queiroz, o empreendimento trará mais segurança e desenvolvimento para o Parque Industrial da cidade. “Hoje, o tráfego das carretas para o escoamento da soja, milho e algodão passa tudo por Paranaíba com uma logística muito importante para os portos de Santos e Paranaguá.”

Sobre o Grupo Way Brasil

Grupo é composto por quatro empresas com experiência sólida no setor de construção e concessões, principalmente em rodovias; uma consultora de gestão empresarial e uma gestora global de investimentos em logística, real estate e infraestrutura. A concessionária foi também a vencedora da licitação que administra a MS-306, a primeira rodovia estadual entregue à iniciativa privada em 2019.

Homenagem

Ao final da solenidade, o governador Riedel, emocionado, prestou uma homenagem à servidora Carolina Peixoto dos Santos, de 28 anos, servidora do EPE, e que foi vítima de um acidente na rodovia 163, no último dia 10. Na presença da mãe, Mary Nilce Peixoto dos Santos, e da tia Edelma Leme Peixoto Tibúrcio, o governador lamentou a morte precoce da jovem, que integrava a equipe que brilhantemente executou os projetos de concessão das rodovias.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Logística

Lançada licitação para obras de acesso da ponte da Rota Bioceânica e construção de centro alfandegário

A abertura das propostas acontece no dia 16 de outubro.

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O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) lançou nesta terça-feira (12) o edital de licitação para contratação integrada de empresas para elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia, execução das obras de implantação e pavimentação do acesso à ponte internacional sobre o Rio Paraguai, Contorno Rodoviário de Porto Murtinho na rodovia BR -267/MS e Construção do Centro Aduaneiro de controle de Fronteira. As obras ficarão sob a supervisão da superintendência do DNIT em Mato Grosso do Sul. O aviso de licitação foi publicado no Diário oficial da União.

A entrega de propostas pode ser feita a partir desta terça (12) das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 presencialmente no DNIT, situado na Rua Antônio Maria Coelho, 3099, Jardim dos Estados, em Campo Grande, ou no endereço www.gov.br/compras/edital/393010-99-00362-2023. A abertura das propostas acontece no dia 16 de outubro.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, a notícia é extremamente importante para viabilizar a obra considerada emblemática para a consolidação da Rota Bioceânica.

“Há dois anos, o Governo do Estado, juntamente com a bancada federal, e agora dentro do Governo Riedel vem lutando pela licitação. Primeiro: trata-se de uma importante obra de infraestrutura por ser o contorno que vai dar acesso à ponte internacional sobre o Rio Paraguai. Segundo: tem a questão da construção da alfândega que vai comportar em um só local todos as instituições oficiais de fiscalização, como Polícia Federal, Iagro, Mapa, Receita Federal e outros órgãos importantes para o desembaraço aduaneiro. Além disso, o local contará com estacionamento para caminhões, ou seja, é um grande avanço para a Rota Bioceânica”, salientou o secretário.

O titular da Semadesc destacou que a licitação é a junção de esforços entre o Governo federal, estadual e a bancada federal. “A obra ela está prevista no orçamento de 2023 e dentro do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), com previsão de destinação de pelo menos R$ 100 milhões para a primeira etapa”, finalizou.

O valor da obra do acesso, segundo o edital, é sigiloso. O Contorno Rodoviário Norte de Porto Murtinho terá aproximadamente 13,1 km e partirá do km 678,10 na BR-267. O prazo de execução (projetos e obras) é de 26 meses, com vigência de 29 meses.

Ponte sobre o Rio Paraguai

A obra de acesso é considerada fundamental para dar celeridade à Rota, já que a ponte que está sendo construída por um consórcio binacional e está mais de 30% concluída. A ponte tem extensão de 1.310 metros de comprimento e 20,10 metros de largura e é fundamental para viabilizar a rota bioceânica rodoviária, que possibilitará ligar o oceano Atlântico ao Pacífico, no Chile, tendo Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, como ponto de saída do Brasil.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Logística

Pavimentação da Estrada da Balsinha avança com mais de R$ 70 milhões

Pelo menos 60 pessoas trabalham diretamente na obra, que está na fase de terraplenagem e pavimentação

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No Conesul de Mato Grosso do Sul, o projeto de pavimentação da MS-290, mais conhecida como Estrada da Balsinha, segue avançando com investimentos de R$ 70,8 milhões do Governo do Estado. Oficialmente chamada de Deputado Estadual Onevan de Matos, a rodovia liga o município de Naviraí, pela BR-163, até a MS-180, em Iguatemi.

Pelo menos 60 pessoas trabalham diretamente na obra, que está na fase de terraplenagem e pavimentação. Duas equipes fazem a limpeza mecanizada e preparam as camadas do subleito da rodovia. Outras três executam a sub-base e a base de cascalho cimento, aplicam as camadas iniciais de asfalto e soltam a capa asfáltica em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

Os serviços são fiscalizados pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), autarquia vinculada à Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística). “A obra contempla a região com duas novas pontes de concreto armado, sendo uma com 25 metros de extensão no Córrego Toro e outra com 90 metros de extensão no Rio Amambaí”, explica o engenheiro Alexandre Zoboli, fiscal de obras da Agência.

Com 31,26 quilômetros, a Estrada da Balsinha passa por uma região agroindustrial, com forte cultivo de cana-de-açúcar e de grãos, além da bovinocultura. Durante o período de safra da cana-de-açúcar, inclusive, a rodovia se torna a principal rota de escoamento da produção até uma usina local.

“A pavimentação é uma demanda antiga que já é realidade. A obra está acontecendo, levando desenvolvimento para toda a região. Com mais essa iniciativa, o governador Eduardo Riedel segue atendendo as demandas da população, fortalecendo o municipalismo em Mato Grosso do Sul”, afirma o secretário Hélio Peluffo, da Seilog.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Logística

Pavimentação entre Capão Seco e Anhanduí integra regiões

ara pavimentar o trecho de Capão Seco a Anhanduí, o Governo do Estado investe R$ 40,1 milhões.

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Quem passa pela região do Capão Seco, em Sidrolândia, confere de perto o andamento da obra de pavimentação da MS-258, que faz ligação com o distrito de Anhanduí, de Campo Grande. Máquinas e operários trabalham nos serviços de terraplenagem e aplicação de sub-base, base e capa asfáltica em 21,8 quilômetros da rodovia.

Esse é o segundo trecho da obra executada pelo Governo do Estado, por meio da Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul), autarquia vinculada à Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística). O primeiro, com 27 quilômetros, foi concluído em 2019.

“Essa é mais uma obra de pavimentação de rodovia que desenvolve o Estado, encurta caminhos e leva oportunidades para as pessoas. O Governo do Estado está atento às demandas da população”, destaca o secretário Hélio Peluffo, da Seilog.

Para pavimentar o trecho de Capão Seco a Anhanduí, o Governo do Estado investe R$ 40,1 milhões. Segundo o engenheiro da Agesul que fiscaliza a obra, Franz Leone, os serviços de terraplenagem têm 70% de conclusão.

Já a pavimentação, que é composta pela aplicação da sub-base, base e capa asfáltica, tem execução de 62% de sub-base, 42% de base e 23% de asfalto. Já os dispositivos de drenagem da rodovia estão 15% executados.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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