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Cidades

Funtrab intermediou mais de 9 mil vagas para Pessoas com Deficiência em 2021

Fundação é pioneira na intermediação de mão de obra para PcD

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De janeiro a novembro desse ano a Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab) realizou a captação de 9.645 vagas exclusivas para PcD (Pessoas com Deficiência). Só na segunda-feira, foram ofertadas mais de 40 vagas para este público, para as mais diversas funções como operador de caixa e auxiliar administrativo.

As vagas disponibilizadas foram para as seguintes deficiências: auditiva com 1.903 vagas, física (4.770), visual (301), múltipla (2.281) e outras.

A Funtrab é pioneira na intermediação de mão de obra para PcD. Desde 2003 possui o setor de Serviço Social, com duas assistentes sociais que realizam os atendimentos para os PcDs e outros grupos.

A assistente social da Funtrab Mônica Scheller, ressalta a importância da intermediação de mão de obra por meio do serviço social. “O trabalhador que necessita de uma oportunidade é atendido, realizamos um cadastro com entrevista, para saber qual é o tipo de deficiência que PcD possui, é necessário apresentar laudo médico para comprovação. Após toda essa triagem, realizamos o encaminhamento para as vagas disponíveis no perfil do candidato”, ressaltou.

Audiência pública

Por ser referência na inserção dos PcDs no mercado de trabalho, a Funtrab foi convidada para participar, nesta segunda-feira (29), da audiência pública “Empregabilidade das Pessoas com Deficiência”, realizada pela Comissão Permanente de Acessibilidade da Câmara Municipal de Campo Grande, convocada pelo vereador Otávio Trad.

Na audiência, Mônica Scheller reforçou que “as discussões servem para desmistificar um conceito sobre as potencialidades que cada um pode oferecer, e que todo ser humano possui limitações”.

A presidente da Comissão dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência da OAB/MS, Tânia Regina Noronha Cunha, disse durante a audiência pública, que a informação é importante para superar os obstáculos. “É um problema mundial, mas temos que resolver, penso que iremos resolver com informação. As empresas privadas e o poder público não conhecem as potencialidades da pessoa com deficiência. Não adianta dar multa, ter reserva de vagas. Temos que mostrar nossas potencialidades”, afirmou.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Cidades

Pacco e Marsura vão ao IMASUL tratar sobre licença ambiental para drenagem e pavimentação do Brinco de Ouro

Durante a vista estiveram presentes os vereadores Gladstone Rafael, Manoel da Saúde, Galdino e Agnaldo Manso.

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Durante Agenda de trabalho em diversos órgãos governamentais  na capital do estado na última segunda-feira (22), o prefeito Marcos Pacco acompanhado do vice-prefeito Roberto Marsura estiveram no IMASUL-Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul. Em contato com Isomar Vieira direto técnico do órgão e do engenheiro ambiental Diego Lanza, o prefeito foi se inteirar das pendencias para que seja finalizado o documento de licença ambiental autorizando  o início de uma grande obra de drenagem no Bairro Brinco de Ouro.

Todo um projeto já foi traçado dependendo apenas do ok do IMASUL. O bairro Brinco de Ouro zona oeste da cidade, foi contemplado dentro do pacote de obra lançado pelo governador Eduardo Riedel, com recurso de infraestrutura no valor de R$ 1,1(Um Milhão e Cem Mil Reais, para a implantação de serviços de drenagem e pavimentação asfáltica. O primeiro passo para que a obra seja iniciada, é o trabalho técnico sobre os impactos ambientais, sobretudo, observar a melhor forma como este trabalho deva ser feito. A licença ambiental  é o primeiro passo para o início das obras, que tem como objetivo promover a drenagem e vazão das águas do Bairro Brinco de Ouro, rumo ao Córrego Sardinha.

O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo muito bem elaborado, e o IMASUL exige um rigoroso estudo para que a operação não venha causar degradação ambiental atendendo todas as normas técnicas aplicáveis. Ao lado do vice prefeito Roberto Marsura, o prefeito Marcos Pacco colocou a equipe técnica do município a disposição, para auxiliar nos encaminhamentos legais para que a licença saia o mais rápido possível e assim  sejam iniciadas as obras no Brinco de Ouro.

Durante a vista estiveram presentes os vereadores Gladstone Rafael, Manoel da Saúde, Galdino e Agnaldo Manso.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Cidades

Monitores e auxiliares da educação recebem capacitação de primeiros socorros pelo corpo de bombeiros

O Público alvo foram os monitores e auxiliares de sala dos Centros de Educação infantil Maria Rodrigues Dias e Milton Menani.

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Aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Itaporã, uma capacitação sobre primeiros socorros ministrada pelos cabos do Corpo de Bombeiros, Erick Florencio Garcia e Peterson Santos da Silva.O Público alvo foram os monitores e auxiliares de sala dos Centros de Educação infantil Maria Rodrigues Dias e Milton Menani.

A capacitação foi dividida em duas turmas e ministrada nos dias 24 e 25 de abril com 8 horas de duração. Esta capacitação atende a exigências da Lei Lucas sancionada em 2018 tendo como objetivo proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes em ambientes escolares. É obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas.

Na capacitação, os cabos do agrupamento do Corpo de Bombeiros, abordaram primeiros socorros, habilidades necessárias para lidar com traumas e ferimentos, crise convulsiva, engasgo, desmaio e síncope, parada cardiorrespiratória (PCR) e ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

A certificação aos profissionais que participaram da capacitação, será emitida pelo corpo de bombeiros. O Selo, entregue às escolas que tiverem concluído o treinamento, tem validade de 24 meses e após este prazo, deverá ser feito um novo curso, a fim de atualizar as habilidades.

gerente Denise Pacco, agradeceu a todos vereadores, pela cedência do plenário da casa de leis, para realização da capacitação, enaltecendo que o sucesso de grandes ações se dá pela parceria entre o executivo e legislativo.

prefeito Marcos Pacco, ressaltou que essa parceria com a corporação de bombeiros é desde o início da sua gestão e agradeceu a todos envolvidos por sempre atenderem Itaporã e proporcionar essas capacitações que vem para somar e preparar os profissionais da educação

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Cidades

Prefeitura de Dourados lança campanha para ajudar cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas chuvas

Posto da Guarda Municipal no Parque do Lago receberá doações

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Devido à destruição causada pelas fortes chuvas e deslizamentos que atingem mais de 130 municípios do Rio Grande do Sul, desde a última segunda-feira (29), a Prefeitura de Dourados iniciou uma campanha de ajuda humanitária para a população afetada. Para isso, pede a participação dos douradenses com a doação de água, materiais de higiene e limpeza, roupas e cobertores.

Segundo a secretária de Assistência Social, Fabiana Baggio, é momento de mostrar solidariedade às dificuldades enfrentadas pela população do RS que vivem uma situação de calamidade. “Sabemos que todo país tem se mobilizado e muitos querem ajudar. Vamos disponibilizar um ponto para arrecadar esses materiais˜, pontua a secretária.

As doações poderão ser feitas a partir deste sábado (4), no posto da Guarda Municipal do Parque Antenor Martins (Parque do Lago), das 7h às 18h.

Serviço

SOS Rio Grande do Sul

Como ajudar?

A Prefeitura de Dourados está recebendo doações no posto da Guarda Municipal no Parque Antenor Martins.

O que doar?

Água
Produtos de higiene pessoal
Produtos de limpeza
Roupas
Cobertores

Local: Parque Antenor Martins – Av. Jose Roberto Teixeira
Horário: 7h às 18h

Doação via pix

O governo do Rio Grande do Sul também reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas de enchentes no estado. A conta bancária nomeada como SOS Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul, receberá os valores pelo Pix do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38. A chave é a mesma usada no auxílio às vítimas dos temporais ocorridos no ano passado. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas.

Nesse canal oficial de doações, os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. A gestão e fiscalização dos recursos doados ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil do estado e auditado por representantes do poder público local e de entidades de assistência social.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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