fbpx
Connect with us

Cidades

Estudo do Ipea aponta o protagonismo de MS na sustentação do projeto da Bioceânica

O envolvimento ativo do Governo do Estado foi citado como fundamental na resiliência do ambicioso projeto.

Publicado

on

Estudos e novos cenários desenhados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com a participação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), apontam o protagonismo do Estado na estruturação e concepção da Rota Bioceânica, interligado o Brasil com o Paraguai, Argentina e Chile pelos oceanos Atlântico e Pacífico. O envolvimento ativo do Governo do Estado foi citado como fundamental na resiliência do ambicioso projeto.

No resumo do diagnóstico apresentado no Fórum Internacional do Corredor Bioceânico, realizado de 22 a 25 de novembro em Antofagasta (Chile), o pesquisador do Ipea Pedro Silva Barros observa que desde 2017 os projetos de integração de infraestrutura da América do Sul foram paralisados, exceto a do Corredor Bioceânico entre Porto Murtinho e o litoral chileno – que nasceu em um momento de desintegração econômica-comercial no continente.

Delegação de prefeitos de MS cruzando o Deserto do Atacama numa viagem de quase 4 mil km (Foto: Sílvio de Andrade)

“O principal argumento é que essa perenidade se explica pelo poder de atração da demanda da região Ásia-Pacífico, notadamente a China, e pelo envolvimento ativo dos governos subnacionais em estabelecer a agenda junto aos governos centrais do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Analisa-se com especial atenção a atuação do governo de Mato Grosso do Sul, único estado da Federação diretamente envolvido no projeto”, desta Barros.

Protagonismo do Estado

O projeto do corredor foi formalizado em 2015 com a criação do Grupo de Trabalho (GT), que tem se reunido sistematicamente, apesar “do desmantelamento de organizações regionais e seus respectivos órgãos e a fragmentação política entre os países”, segundo o diagnóstico. “Tem havido significativos avanços e Mato Grosso do Sul vem adotando uma postura mais ativa em relação à integração regional e aos temas de política externa em geral”, sinaliza.

A visão do Ipea corrobora com a posição do governador Reinaldo Azambuja de desenvolver a extensa faixa de fronteira e promover a integração física com os países vizinhos. As articulações políticas do governador com os governos brasileiro e paraguaio, nos últimos anos, foram imprescindíveis na formalização dos acordos binacionais, dos quais nasceu o projeto de construção da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

Prefeitos de Porto Murtinho, Nelson Cintra, e de Nioaque, Valdir Couto Júnior, com o pesquisador do Ipea Pedro Silva Barros (Foto: Sílvio de Andrade)

Desta forma, o Ipea observa que o corredor Atlântico-Pacífico é o único projeto de infraestrutura que conta com duas declarações presidenciais, com Mato Grosso do Sul, em posição estratégica por localizar-se no coração continental, assumindo seu envolvimento direto como protagonista, “enquanto nos demais países (Paraguai, Argentina e Chile) participam três ou mais entes subnacionais (regiões, departamentos e províncias).”

Interesses pragmáticos

“Na política externa recente – aponta o estudo -, o Mato Grosso do Sul tem papel relevante nas principais agendas do governo. Atualmente, é um dos estados com maior peso nas relações Brasil-China, que em 2020 respondeu por 45% das exportações do Estado. “Nesse sentido, a influência desse Estado serve como contrapeso aos setores notadamente anti-China do governo brasileiro”, completa, destacando o apoio da bancada federal.

O diagnóstico destaca ainda as mudanças do eixo comercial e na percepção dos agentes econômicos, assim como interesses pragmáticos dos políticos do Estado. “A própria agenda do Estado encontra eco nos ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura. Há envolvimento de senadores, ministros, conselheiros e representantes das universidades, que faz com que a agenda discutida no GT atenda as principais reivindicações logísticas e comerciais”, analisa.

Em relação à rede de universidades (Unirila), uma das comissões do GT, “o protagonismo e respaldo institucional de Mato Grosso do Sul se evidencia”, segundo o Ipea. A rede é composta por 12 universidades dos quatro países, sendo seis brasileiras, todas de Mato Grosso do Sul. Partiu da UEMS, a iniciativa de redigir o estatuto, criar o website da rede e de oferecer um curso de pós-graduação lato sensu em Transporte Logístico e Direito Aduaneiro.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Itaporã adquire três novos ônibus para atender educação

“Os novos veículos chegam para reforçar a frota da gerência de educação, adquiridos com recursos próprios do município.”

Publicado

on

Acabam de chegar e estão expostos no calçadão, três novos ônibus que chegam para servir o transporte estudantil do município.
Estes veículos   foram adquiridos com recursos próprios do município.
Em Itaporã a frota de ônibus escolar, ganha periodicamente uma ampla manutenção, sobretudo, para deixa-la em totais condições dentro do que é estabelecido por lei. Com isso é garantida a segurança dos alunos e seus condutores.

Atendendo a REME, os ônibus do transporte escolar percorrem em média aproximadamente 1500 quilômetros por dia dentro do perímetro urbano e rural, beneficiando centenas de alunos que necessitam dos veículos para chegarem até as escolas durante os períodos de aula.

O prefeito Marcos Pacco comemora mais esta ação em prol do bem estar da comunidade estudantil, e apresenta os novos ônibus para atender a demanda de transporte com mais eficiência.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Empresários de Dourados recebem evento com tendências mundiais do setor do varejo

O evento será realizado no Senac Dourados.

Publicado

on

Empresários de Dourados e região recebem no dia 23 de maio o evento “GPS de Mercado 2024: cenários e tendências para o seu negócio”, com dicas sobre as principais tendências do varejo em 2024. O evento é realizado pelo Sistema Comércio MS, por meio da Fecomércio-MS e do Senac MS, em parceria com o Sindicom Dourados, e conta ainda com apoio do Sindha MS, Coded, Celeiro do MS, Associação Comercial de Dourados e CDL Dourados. A programação tem início às 8h e segue até 12h, com palestras, roda de conversa e networking. O evento será realizado no Senac Dourados.

O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, explica que o evento tem o objetivo de aproximar ainda mais os empresários da região de Dourados do Sistema Comércio, oportunizando a ampliação do conhecimento sobre as tendências do varejo e melhorando seus negócios. “Uma excelente oportunidade aos empresários da região que, com certeza, vai agregar conhecimentos essenciais para que eles possam avaliar e melhorar os seus negócios, com referência do que está sendo discutido no mundo todo e as principais tendências que chegam ao mercado”, diz.

O GPS vai apresentar os insights da NRF 2024, mostrando novos caminhos para os empresários, com palestras de Dijan de Barros e Rachel Torok. Eles irão abordar o tema do varejo e as tendências do segmento vistas na NRF Retail’s Big Show, realizada no mês de janeiro, em Nova York (EUA), apresentando os insights e cases da feira aplicados ao mercado brasileiro. Eles integraram o grupo do Sistema Comércio de MS durante a Missão Técnica – NRF 2024, visitando empresas de referência e participando das palestras com grandes nomes do setor.

Os palestrantes – Dijan de Barros é empreendedor, especialista em Gestão de Negócios, Marketing Estratégico, Negociação & Vendas. Atualmente é diretor regional da construtora Saraiva de Rezende, fundador do projeto Café com Negócios, apresentador do programa Visão de Negócios na Morena FM, e co-fundador do APP Workout365.

Raquel Torok é proprietária da Nicos & Nicas, loja infanto juvenil com 8 anos de existência, localizada em Campo Grande. A empresa cresceu expressivamente nos últimos anos graças ao forte engajamento nas redes sociais, relacionamento com clientes, atendimento on-line com delivery e envios para todo o Brasil. Especialista em Gestão Empresarial pela FGV/RJ e estudou Ciências Econômicas na UFF/RJ. Identificou no varejo uma forte vocação para o empreendedorismo e começou seu negócio com uma loja colaborativa, composta por mães empreendedoras.

O diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, explica que a instituição tem uma função importante no desenvolvimento empresarial, ajudando executivos e suas empresas, além do desenvolvimento profissional do cidadão. “O GPS de Mercado tem esse objetivo, de levar informação e troca de conhecimento aos empresários, e nesse mês em especial aos empresários da região de Dourados, com um tema tão relevante apresentando as tendências mundiais da maior feira do varejo, em que pudemos participar levando alguns empresários de MS para vivenciar isso de perto”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

O valor para participação é de R$ 50,00 e as inscrições são feitas pelo pelo Sympla, no link: http://bit.ly/GPSDourados.

Mais informações no site: http://www.ms.senac.br, pelo telefone (67) 3411-2400 ou pelo WhatsApp, no link: https://bit.ly/whatssenac.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Nelson Cintra e Secretária Rita de Cássia Padilha Recebem Sandra Leone, Representante da Fiocruz

A reunião é um passo importante para integrar esforços e recursos em um plano que promete reforçar significativamente as capacidades de resposta a emergências de saúde na comunidade.

Publicado

on

O prefeito Nelson Cintra e a secretária Rita de Cássia Padilha deram as boas-vindas a Sandra Leone, destacada pesquisadora em saúde pública da Fiocruz em Mato Grosso do Sul, em um encontro que visa fortalecer as iniciativas de saúde pública na região. Sandra, que também é membro da Coalizão Brasileira pelas Políticas Informadas por Evidências e da EvipNet, rede de evidências gerenciada pelo Ministério da Saúde, trouxe para discussão um projeto inovador intitulado “Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários”, coordenado pelo Professor Jonas da Universidade de Brasília (UnB).

Este projeto, já com financiamento garantido, pretende ser implementado ao longo da Rota Bioceânica e busca integrar a Dra. Sandra Leone na gestão dos recursos destinados. A colaboração do governo municipal e da secretaria de saúde é crucial para o avanço do projeto, que necessita de uma aprovação pelo comitê de ética. Uma vez aprovado, o projeto facilitará a coordenação com líderes comunitários locais para responder rapidamente a eventos de saúde pública, como surtos ou suspeitas de doenças contagiosas.

Prefeito Nelson Cintra e Secretária Rita de Cássia Padilha Recebem Sandra Leone, Representante da Fiocruz

A reunião é um passo importante para integrar esforços e recursos em um plano que promete reforçar significativamente as capacidades de resposta a emergências de saúde na comunidade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67