fbpx
Connect with us

Social

Em parceria com Governo do Estado e municípios, Projeto Rondon realiza ações em 12 municípios de MS

O Estado já recebeu o Projeto Rondon em três oportunidades, em 2011 com as Operações Rio Paraguai e Arara Azul e em 2018 com a Operação Pantanal.

Publicado

on

Com o apoio do Governo do Estado e da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o Projeto Rondon realiza em Mato Grosso do Sul, entre os dias 14 e 29 de julho, a Operação Guaicurus, em doze municípios: Água Clara, Bodoquena, Caarapó, Camapuã, Bonito, Figueirão, Inocência, Juti, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Taquarussu.

O Programa, coordenado pelo Ministério da Defesa, contribui com ações sociais e soluções sustentáveis para o fomento do desenvolvimento da cidadania, da inclusão social e da redução de desigualdades. A iniciativa também envolve instituições de ensino superior do Mato Grosso do Sul.

O Estado já recebeu o Projeto Rondon em três oportunidades, em 2011 com as Operações Rio Paraguai e Arara Azul e em 2018 com a Operação Pantanal.

Operação Guaicurus

A atividade terá a participação de 252 rondonistas, professores e estudantes universitários, que realizarão trabalhos voluntários no período de férias, em prol da cidadania e do desenvolvimento sustentável nos municípios sul-mato-grossenses.

Cada município receberá, por 12 dias, duas universidades com 10 integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos. As duas equipes trabalharão com oficinas em diferentes áreas do conhecimento, divididas por dois conjuntos: “A” (cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde) e “B” (comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho).

Para atuar na comunicação, foi firmada parceria com a Centro Universitário- UNIVEL, que percorrerá todos os municípios durante a operação. A equipe dessa universidade contará com dois professores dos cursos de Comunicação Social e 10 estudantes da área, que serão responsáveis pela cobertura jornalística e produção de conteúdo.

As atividades desse grupo têm por objetivo dar visibilidade às ações sociais realizadas pelos rondonistas junto às comunidades e ao Projeto Rondon, como vetor de fortalecimento da Soberania Nacional.

Ações multiplicadoras

Nos últimos 18 anos, o Projeto Rondon realizou 89 Operações que levaram ações transformadoras a um total de 1.296 municípios, estando presente em quase todas as Unidades da Federação. O Programa capacitou 24.628 Rondonistas e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social

Campanha “Seu Abraço Aquece” faz triagem e inicia doações na próxima semana

A primeira-dama Mônica Riedel, madrinha da campanha e os voluntários realizam a triagem

Publicado

on

Com mais de 128 mil cobertores e peças de roupas doadas pelos servidores estaduais, instituições e empresas parceiras do Governo do Estado, o trabalho entra na fase da separação dos itens. Já a entrega das doações começa na próxima semana em Mato Grosso do Sul.

A primeira-dama Mônica Riedel, madrinha da campanha “Seu Abraço Aquece – Doe calor e faça o bem” e os voluntários realizam a triagem no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes.

“O volume de doações foi muito grande, por isso precisamos auxiliar neste trabalho. Felizmente recebemos excelentes itens e quase tudo poderá ser entregue a quem precisa. A triagem já é realizada e as doações começam na próxima semana”, disse Mônica.

A separação das peças também é realizada pelo Instituto Amigos do Coração, uma das entidades que serão beneficiadas com os agasalhos arrecadados na campanha. A Organização não-governamental atua desde 2012, no amparo e assistência a pessoas necessitadas, em especial indígenas e ribeirinhas. Entre os projetos sociais realizados pela instituição está o “Devolvendo Sorrisos”, que beneficia comunidades indígenas nos municípios de Campo Grande, Antônio João e Amambai, com mais de 16 mil pessoas beneficiadas.

Para os servidores, o trabalho é a continuação da campanha e uma forma de continuar ajudando a população de Mato Grosso do Sul. “Eu atuei como multiplicadora e conseguimos dobrar a quantidade de itens doados este ano. É uma alegria poder ajudar e também ver que muitas peças estão em excelente estado e outras são novas. As pessoas realmente decidiram ajudar”, afirmou Anahi Bigarella, que trabalha na ouvidoria da AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul).

Roberta Izepi, atua no setor de Recursos Humanos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), e também relata o aumento expressivo das doações e o trabalho de triagem. “A separação é importante para podermos organizar e entregar conforme a necessidade das pessoas. São muitos itens, especialmente cobertores e roupas”.

O objetivo inicial da campanha era arrecadar entre os servidores estaduais peças de roupas e cobertores para distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade. Contudo, a ação cresceu e ganhou o apoio de 64 entidades, entre elas instituições de ensino, igrejas, Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Fiems (Federação das Indústrias do Estado de MS), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) e outras.

Outras 218 entidades filantrópicas que prestam serviços de amparo às comunidades serão beneficiadas com as arrecadações da campanha. A seleção ocorreu por meio de cadastro, com foco na transparência do processo.

O encerramento da campanha “Seu Abraço Aquece” ocorreu na quinta-feira (25), no Instituto Amigos do Coração – que fica na Avenida Júlia Maksoud, n. 1.851, no Bairro Monte Castelo.

Porém, as doações podem continuar a ser feitas nos locais parceiros – órgãos públicos, igrejas, instituições de ensino. “Os lugares vão ficar com as caixas para receber roupas e cobertores. Quando mais arrecadarmos, melhor. Além dos pontos de arrecadação em Campo Grande, é importante lembrar que as doações também podem ser feitas no interior, os postos estão nas sedes dos Bombeiros e Polícia Militar”, finalizou Mônica Riedel.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67