fbpx
Connect with us

Consumo

Como a indústria de sorvete vem se adequando aos novos consumidores

Dia do Sorvete é comemorado em 23 de Setembro, junto com a chegada da primavera

Publicado

on

Ele pode até ter nascido na China e se aperfeiçoado na Itália, mas é no Brasil que o sorvete encontra seus consumidores mais apaixonados. No dia 23 de setembro, o país celebra um dia todo reservado à sobremesa que ameniza o calor e adoça momentos felizes. A data coincide com o início da Primavera, e não é à toa: criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), o dia foi escolhido especialmente para estimular as vendas do setor. Como a estação marca a chegada de dias quentes, celebrar o Dia do Sorvete tornou-se uma maneira das pessoas aumentarem o consumo do doce.

O surgimento de novos tipos de sorvete, com variações como premium, gourmet, orgânicos e veganos, fez o mercado crescer cerca de 81% até 2020, segundo pesquisa da Mintel, uma empresa global de inteligência de mercado. O país é o 10º maior produtor mundial e o 11º maior consumidor.

Mas os desafios são inúmeros. Como a temperatura é um fator determinante no processo, para distribuição e venda dos sorvetes, é preciso um controle de qualidade bem apurado. É o que afirma Sandro Boeri, diretor e fundador da Dale Sorvetes. “Precisamos controlar todos os processos produtivos e a cadeia de envio dos produtos, por isso acompanhamos sempre de perto o trabalho dos clientes na revenda”, afirma ele.

A pandemia também afetou a produção. “No início, faltaram insumos, embalagens… isso prejudicava a fabricação dos nossos produtos. Apesar de isso já ter sido restabelecido, hoje enfrentamos a alta dos preços, que nem sempre conseguimos repassar para o consumidor final e acabamos absorvendo”, explica o diretor.

A saída encontrada é inovar e oferecer produtos a públicos que tradicionalmente não consumiam a sobremesa, como veganos, diabéticos e quem adota um estilo de vida mais saudável. Uma pesquisa realizada pela Mintel sobre o tema no Brasil indica que 51% das pessoas já estão priorizando uma alimentação balanceada e mais saudável.

De olho nesse público, a Dale já tem se adequado ao novo mercado. “Hoje estamos buscando lançar novos produtos, como os sorvetes funcionais, por exemplo o picolé de água de coco, e uma linha mais saudável, com teor de açúcar reduzido. Também estamos na fase de testes para fazer sorvetes veganos à base de leite de coco, ao encontro de um público mais exigente”, revela Sandro.

“O brasileiro, de modo geral, ama sorvete. É uma sobremesa democrática, refrescante e deliciosa, além de estar disponível em todas as faixas de preço, o que facilita a inclusão do doce no carrinho de compras da família”, avalia Gustavo Petry Custodio, gerente nacional de marketing do Fort Atacadista. Com o cenário econômico favorável, a tendência de crescimento nas vendas tende a ser ainda maior. “Nossa expectativa é de crescimento, tanto no segmento de oferta de produtos, como também na obtenção de um incremento das vendas junto ao consumidor final”, afirma Gustavo.

Para o diretor da Dale, trabalhar com sorvetes pode até ser desafiador, mas traz uma recompensa emocional inigualável. “É um trabalho que se torna gratificante. Me marca muito fazer parte da memória afetiva das pessoas. Presenciei uma criança puxando a mãe pela mão e apontando para um de nossos sorvetes, e a primeira atitude da criança foi dar pra mãe provar, porque ela queria que a mãe experimentasse e soubesse o quanto era gostoso. Isso não tem preço”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consumo

Evento da Secretaria de Saúde Prepara Município para Impactos da Rota Bioceânica

A abertura do evento foi marcada pela participação especial da Orquestra de Violões de Porto Murtinho

Publicado

on

Em uma palestra realizada no dia 9 de maio de 2024, a Secretaria de Saúde se focou na preparação para os desafios e oportunidades trazidos pela Rota Bioceânica. O evento, liderado pela Secretária Rita de Cássia Padilha, abordou estratégias cruciais para fortalecer a gestão e a vigilância em saúde. A abertura do evento foi marcada pela participação especial da Orquestra de Violões de Porto Murtinho, que proporcionou um momento cultural enriquecedor, tocando a canção “Mercedita”, considerada um hino do Estado.

Sobre o evento, o Prefeito Nelson Cintra de Porto Murtinho destacou a importância da capacitação dos servidores da saúde: “Com a chegada da Rota Bioceânica, nosso município enfrentará uma grande transformação. Precisamos estar preparados para o crescimento e as novas demandas em saúde que acompanharão esse desenvolvimento.”

Evento da Secretaria de Saúde Prepara Município para Impactos da Rota Bioceânica

Flávia Nogueira, do Ministério da Saúde, e Maria Madalena de Almeida, Coordenadora Estadual de Vigilância de Saúde, também contribuíram com insights valiosos, enfatizando a necessidade de uma infraestrutura de saúde robusta para atender à população crescente.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

Feira de Artesanato Tecendo Arte e Saúde acontece neste sábado na Praça Paraguaia

Com apoio da Prefeitura e da Sala do Empreendedor, a edição especial do Dia das Mães acontece das 8h às 18h no dia 11 de maio com produtos de artesãos locais

Publicado

on

Em incentivo ao empreendedorismo local, a Prefeitura de Dourados, com apoio da Sala do Empreendedor, realiza no dia 11 de maio a edição especial do Dia das Mães da Feira de Artesanato do Grupo Tecendo Arte e Saúde, das 8h às 18h, na Praça Paraguaia.

Cerca de 20 artesãos participam desta edição, com produtos de qualidade, materiais de crochê, costura criativa, trabalhos em madeira, entre outros, uma variedade de plantas ornamentais e medicinais, além de alimentos como doces e salgados, produzidos pelos expositores.

“Essa edição especial é uma ótima oportunidade para encontrar o presente ideal para o Dia das Mães, além de apoiar empreendedores locais e conhecer uma variedade de produtos de qualidade, feitos à mão, o que torna o presente ainda mais especial”, explica Olizia Rosa da Costa, uma das coordenadoras do projeto.

O projeto teve início na Academia da Saúde, da Praça Paraguaia, onde são realizadas oficinas de artesanato, atividades esportivas, práticas e orientações de saúde, física, mental e emocional.

Já a feira Tecendo Arte e Saúde, acontece sempre no segundo sábado de cada mês, com o objetivo de oportunizar aos empreendedores espaço para exposição de seus produtos; fomentar o empreendedorismo; promover a inclusão social e a geração de renda; dar visibilidade aos empreendedores locais; estimular troca de experiências e networking entre os empreendedores; fortalecer e valorizar as lideranças locais; facilitar a comercialização de produtos/artesanatos; contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável; fortalecer os laços entre produtores e consumidores locais e valorizar os artesãos locais.

Para mais informações ou participar do projeto, entre em contato com a Sala do Empreendedor, através do telefone/WhatsApp (67) 3410-5613.

SERVIÇO
Feira de Artesanato Tecendo Arte e Saúde
Data: 11 de maio
Horário: Das 8h às 18h
Local: Praça Paraguaia
Endereço: Rua Monte Castelo, 900 – Jardim Independência, Dourados-MS
Informações: Sala do Empreendedor – (67) 3410-5613.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

MS Ativo Municipalismo: adesão ao programa deve ser feita pelos municípios até o dia 10 de maio

Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul podem aderir ao programa MS Ativo Municipalismo até o dia 10 de maio, com a indicação de profissional para coordenar as ações.

Publicado

on

As prefeituras que não aderirem ao programa até o prazo determinado, poderão aderir futuramente, porém vão entrar nos próximos ciclos do calendário de ações e com isso perdem algumas etapas do plano de trabalho.

“A ideia é não deixar nenhum município de fora do programa, por isso o Governo do Estado tem uma metodologia flexível para atender a todos os municípios, sem que afete o cronograma planejado”, esclareceu Thaner Nogueira, secretário-executivo da Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), que coordena o programa.

A programação de atividades para execução do plano de trabalho terá início no dia 22 de maio, com a capacitação para o uso da plataforma, ambiente virtual onde o programa será operacionalizado.

Até o momento 58 municípios já confirmaram a adesão para participar do MS Ativo Municipalismo. Após o período de adesão dos municípios ao programa e indicações dos pontos focais, terá início a jornada de capacitação para o uso da plataforma que termina no dia 12 de junho.

MS Ativo Municipalismo

O programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul apresenta um novo conceito de cooperação entre estado e municípios, e visa instituir um novo modelo de gestão pública orientada a resultados, baseada em dados e metas a serem atingidas de modo a garantir entregas melhores para a população. Com isso, o Governo e as prefeituras participam ativamente da construção de políticas personalizadas, que atendam as demandas locais e específicas de cada município.

Nesse primeiro ciclo, as áreas definidas como prioritárias são educação, infraestrutura, saúde e assistência social. Com previsão do municipalismo em diferentes fases. A primeira, conhecida como ‘municipalismo baseado em demandas’, refere-se ao repasse de recursos para os municípios a partir das demandas individuais. Na segunda, ‘municipalismo baseado em programas’, é o modelo no qual o repasse de recursos para os municípios se dá via acesso a programas estaduais.

Por fim, na terceira fase, o ‘municipalismo baseado na cooperação’, há a pactuarão de resultados, desenvolvimento de capacidades e compartilhamento de ações entre estado e municípios.

A operacionalização do programa apoia-se em uma plataforma on-line de planejamento, execução e monitoramento dos planos adotados que serão construídos a partir de um guia de ações relevantes para o enfrentamento dos desafios nos municípios.

A Segem coordena o programa MS Ativo Municipalismo, auxilia as secretarias estaduais a gerenciarem as ações e articula as políticas públicas junto aos municípios, por meio da Superintendência de Fomento ao Municipalismo.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67