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Gestão

Com foco no equilíbrio fiscal, governador assina contrato de gestão com a Sefaz

Ele destacou que a secretaria é responsável pelo “equilíbrio fiscal”, que é uma das principais premissas de sua administração

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Durante evento realizado no Bioparque Pantanal, o governador Eduardo Riedel assinou contrato de gestão com a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), definindo assim as metas e projetos prioritários da pasta para 2023. Ele destacou que a secretaria é responsável pelo “equilíbrio fiscal”, que é uma das principais premissas de sua administração.

A assinatura do documento ocorreu na abertura do “1º Desafio Sefaz/MS: Fazer Dar Certo – Encontro de Gestores”, que reuniu mais de 250 servidores da pasta, onde foi apresentado o planejamento estratégico da secretaria e o plano de comunicação interna do órgão para este ano.

“Dentro do Governo temos um olhar pensando no conjunto da sociedade. A Sefaz é quem tem a capacidade de ajustar a principal premissa que é o equilíbrio fiscal. Este equilíbrio é importante entre o orçamento do que se arrecada e o olhar com muito carinho na qualidade do gasto público”, afirmou o governador.

Riedel lembrou que por meio deste “equilíbrio” é que o Estado consegue fazer entregas importantes à população sul-mato-grossense. “A população precisa de educação de qualidade, infraestrutura básica, saneamento, rua asfaltada na frente de casa, tranquilidade na segurança pública e oportunidades de emprego”.

O secretário de Fazenda, Flávio Cesar, destacou que o contrato de gestão assinado nesta quinta-feira (27) terá a missão de formalizar os compromissos e entregas da pasta para o ano. “Estes ações com certeza nos conduzirão para um Estado transformador, que vai levar resultados efetivos para nossa gente”.

Honraria

Ao longo do evento também foi entregue ao governador Eduardo Riedel e ao vice-governador Barbosinha as medalhas do “Mérito Fazendário”, que são destinadas para pessoas que prestaram serviços relevantes a Secretaria de Fazenda, contribuindo para alcançar os objetivos estratégicos da instituição.

A honraria foi criada neste ano por meio decreto estadual. Cinco servidores da Sefaz também receberam as medalhas como forma de reconhecimento ao serviço prestado dentro da pasta.

Após as homenagens, foi realizado uma palestra motivacional com Eduardo Carmello, que é consultor organizacional e educacional, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Além do governador e do vice-governador, também participou do evento o chefe da Casa Civil, Eduardo Rocha.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Gestão

Governo do Estado faz lotação de aprovados em processo seletivo para área de licitações

O secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, acolheu os novos contratados e ressaltou a relevância da área de licitações para Mato Grosso do Sul.

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O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração de Mato Grosso do Sul (SAD MS) realiza nesta quarta-feira (15), a lotação de 17 aprovados no Processo Seletivo Simplificado SAD/SEL/2024, para atuar na Secretaria-Executiva de Licitações. São profissionais com formação nas áreas do Direito, Administração, Contabilidade e Economia.
As contratações contribuirão para uma melhor estruturação da Secretaria-Executiva de Licitações (SEL). Dois assessores jurídicos serão lotados na Coordenadoria de Conformidade das Licitações e outros 15 profissionais devem exercer a função de planejamento e execução de licitações e contratações públicas.
O secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, acolheu os novos contratados e ressaltou a relevância da área de licitações para Mato Grosso do Sul.
“A SAD tem três importantes frentes de atuação: o ingresso e a gestão de pessoas, que trata da vida funcional de todos os servidores; a administração do patrimônio do Estado, e as contratações. É nessa área estratégica das licitações em que temos nossa única secretaria executiva, onde vocês ingressam, hoje. Sejam bem-vindos! Nós desejamos que vocês sintam-se acolhidos e motivados para fazer um bom trabalho, que resulte no bem-estar para a sociedade sul-mato-grossense e desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Felini.
Roberto Gurgel, secretário-adjunto da SAD, falou sobre a nova Lei de Licitações.
“É importante entender que a nova lei veio para aprimorar as contratações no serviço público e estamos com muitas inovações em andamento aqui na SEL. Vocês estão vindo para um excelente lugar onde as pessoas têm compromisso com a eficiência na gestão pública. Ouvimos muito falar em máquina pública, vocês vão fazer parte dessa máquina. Então, esperamos se dediquem ao máximo para que essa máquina funcione cada vez melhor e a SAD faça as entregas para as outras secretarias e principalmente para a população”, concluiu Gurgel.
Bacharel em direito, Maria Helena de Sousa e Silva é uma das 17 novas contratadas para trabalhar no setor de licitações do Governo do Estado e fala sobre a satisfação em assumir a função.
“É uma área que eu sempre tive o desejo de trabalhar. Desde a minha graduação eu sempre fui pesquisadora da área de licitações e contratos e me interessei por desenvolver esse trabalho. Acredito que vai ser algo muito bom pra minha carreira profissional, porque sou especialista em Direito Administrativo, Direito Público, Direito e Processo Previdenciário e estou fazendo MBA em gestão de projetos. Eu espero contribuir da melhor forma possível com meu trabalho para entregar o melhor para a sociedade, porque é através dessas contratações que o Estado vai garantir o bem-estar comum do cidadão”.
Com o preenchimento de 17 das 22 vagas abertas no processo seletivo, a SAD poderá ainda fazer novas lotações de aprovados, conforme as necessidades da Secretaria-Executiva de Licitações frente à adequação e nova estruturação da área.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Gestão

Oficinas estratégicas fortalecem o processo de planejamento do Governo de MS

O evento acontece das 7h30 às 17h30, na sala de treinamento do CONEMAE – Anexo da Sefaz – Bloco 06 – Parque dos Poderes

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A Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo) em parceria com Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) realiza entre os dias 13 e 24 de maio o 1º. Ciclo de oficinas para atualização e revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024/2027. O evento acontece das 7h30 às 17h30, na sala de treinamento do CONEMAE – Anexo da Sefaz – Bloco 06 – Parque dos Poderes.

Ao todo 43 unidades gestoras das 13 secretarias e da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) participam da atividade que é promovida pela Superintendência de Planejamento Estratégico e Governança da Segem e Superintendência de Orçamento da Sefaz, com o objetivo de alinhar o planejamento estratégico do Governo de Mato Grosso do Sul às suas ações e entregas.

Participam das oficinas as equipes técnicas das secretarias que são os responsáveis pelas áreas de apoio financeiro, orçamento, produção, planejamento, gerentes de programas e pontos focais das unidades gestoras.

A programação deste 1º Ciclo de oficinas foi elaborada para tratar sobre a completude e ajustes das informações dos programas finalísticos cadastrados no Sistema de Finanças e Planejamento (SPF), relativos ao presente exercício 2024.

 

 

 

 

 

 

 

O Superintendente de Planejamento Estratégico e Governança da Segem, Rodrigo Benavides destaca que a participação das unidades gestoras nas oficinas é fundamental para o engajamento no processo de construção do planejamento estratégico e aprimoramento das ferramentas de gestão.

“O PPA é um instrumento que necessita de revisão constante, por isso sistematizamos de uma forma que todos participem deste processo. Essa atualização está norteada pelo resultado do monitoramento que nossa Superintendência realiza e tem o foco no cumprimento do plano de governo e nas necessidades da população”, explicou.

Para o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira “além de fortalecer o processo de planejamento, essa atividade busca uma forma mais moderna e mais estruturada de fazer as peças orçamentárias, seja o PPA, a LOA, a LDO conversarem mais com a realidade, ” reforçou.

O resultado dessa atividade irá complementar a revisão final do PPA 2024/2027 para a vigência em 2025 que será o segundo e último ciclo do processo, previsto para acontecer entre os meses de junho a setembro.

O que é o PPA?

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento previsto na Constituição Federal de 1988, elaborado a cada 4 anos pelos Estados e demais entes federados com a participação da sociedade. Nele são priorizadas em quais áreas o Governo de Mato Grosso do Sul deve investir os recursos públicos, por exemplo: Assistência Social, Educação, Saúde, Segurança Pública, etc. Neste instrumento também são incluídas as metas que devem ser atingidas com os programas de governo e as ações que garantem os recursos para a melhor execução desse plano.

Em 2023 o Governo do Estado promoveu diversos encontros com a sociedade para debater sobre propostas de melhorias para elaboração de novas políticas públicas nos municípios de MS. O resultado desse trabalho foi compilado em um material para revisão e avaliação das possibilidades de implantação como ações de governo.

A Revisão do Plano Plurianual é o momento que o Governo do Estado analisa as iniciativas que foram aprovadas na Lei do PPA nº 6.158, de 13 de dezembro de 2023, e que estão vigentes a partir de 2024 para verificar se há a necessidade de ajustes e melhorias no PPA a viger em 2025.

Além do diálogo permanente com todos os órgãos do poder executivo estadual, a consulta direta e aberta com a sociedade é o mais importante canal de escuta ativa deste governo. O PPA 2024-2027 está sendo construído e administrado de maneira efetiva e colaborativa. Suas revisões e ajustes são necessários para atender os anseios da sociedade sul-mato-grossense.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Gestão

Governador anuncia novos secretários que farão parte do primeiro escalão

Rodrigo Perez entra no lugar de Pedro Caravina, que vai assumir o seu mandato como deputado estadual.

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O governador Eduardo Riedel anunciou os novos secretários que farão parte do primeiro escalão da gestão estadual. O empresário e executivo Rodrigo Perez assume o comando da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e João César Mattogrosso o cargo de secretário-adjunto da Casa Civil.

Rodrigo Perez entra no lugar de Pedro Caravina, que vai assumir o seu mandato como deputado estadual. “Caravina foi fantástico na sua função e agora vai exercer seu mandato no qual foi eleito na Assembleia. Respeitei a sua decisão e sua trajetória política. Ele trouxe muita experiência e bom trabalho como gestor neste ano que ficou à frente da Segov”, afirmou o governador.

Riedel explicou que convidou Perez para assumir a Segov por ele ter este perfil de gestor e já ter participado inclusive da formação do plano de governo. “Empresário e administrador, que já participou da elaboração do nosso plano e da construção da nossa gestão. Ele será o guardião do rumo a ser tomado pelo Governo, facilitador junto às secretarias e interlocutor do Governo no contato com diversos segmentos”, completou o governador.

Rodrigo Peres Foto Saul Schramm
Rodrigo Perez vai assumir a Segov (Foto: Saul Schramm)

Rodrigo afirmou que terá um ano de grandes desafios e vai dar continuidade aos trabalhos já realizados na Segov. “O Governo vai continuar fazendo as entregas e terei a missão de apoiar o governador nas ações que estão em andamento, para que os bons resultados continuem acontecendo no Estado. Serei o guardião dos nossos valores e vou trabalhar junto às demais secretarias para atingir nossos objetivos”.

Caravina agradeceu a confiança e disse que vai continuar defendendo o Governo do Estado na Assembleia Legislativa. “Estou indo exercer o meu mandato, neste ano eleitoral, mas vou apoiar esta gestão no legislativo, pois tenho o mesmo objetivo de melhorar a vida das pessoas”.

João César Mattogrosso será secretário-adjunto da Casa Civil (Foto: Álvaro Rezende)

Casa Civil

O deputado João César Mattogrosso deixa a Assembleia para assumir o cargo de secretário-adjunto da Casa Civil. Ele vai contribuir na articulação política junto ao legislativo estadual e municipal, além do contato com os prefeitos das 79 cidades do Estado.

“Com sua experiência política, o João Cesar vai nos ajudar muito no contato com os prefeitos, articulação com os vereadores e na Assembleia Legislativa. Trabalhar junto com o Eduardo Rocha (chefe da Casa Civil). Confiamos muito na sua capacidade para realizar este trabalho tão importante”, descreveu o governador.

João César afirmou que a expectativa é a melhor possível para função. “Já tenho minha história no legislativo municipal e estadual, assim como secretário no Executivo Estadual. Vou somar este conhecimento com o Eduardo (Rocha) para fortalecer ainda mais o Governo com os municípios e deputados”.

Saída

O governador também anunciou a saída de Ana Nardes do cargo de secretária de Administração. Ela vai deixar o comando da pasta, mas deve permanecer na gestão estadual. Até o carnaval será escolhido o seu substituto para conduzir a SAD (Secretaria de Estado de Administração).

“Tenho só que agradecer ao governador pela confiança e minha saída foi uma decisão pessoal. Desde o começo da nova gestão aceitei que ficaria apenas por um ano. Entendo que já cumpri minha missão e posso contribuir em outros lugares, para ajudar ainda mais. Estamos conversando sobre o perfil para assumir a pasta, que é transversal pelo contato com todas as secretarias”, explicou Nardes.

Riedel adiantou que o novo secretário da SAD precisa ter a capacidade técnica para liderar uma pasta que é importante para condução do Governo. “Ela tem relação direta com mais de 47 categorias do Estado, trata do processo licitatório e patrimonial e está neste momento no processo de modernização”.

Além do novo secretário de Administração, até o Carnaval devem ser definidos os secretários-adjuntos da SED (Secretaria Estadual de Educação), SEC (Secretaria Estadual de Cidadania) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Coletiva novos Secretários de Governo Foto Saul Schramm

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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