fbpx
Connect with us

Cultura

Centro Cultural José Octavio Guizzo reabre em 2 de abril com espetáculo da Cia Cênica Nau de Ícaros

Após o espetáculo o público poderá apreciar o grupo de jazz El Trio.

Publicado

on

O Centro Cultural José Octavio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), reabre suas portas para a para a comunidade sul-mato-grossense com festividades no dia 2 e 3 de abril. O público será recepcionado com performances feitas especialmente para resgatar a memória das personalidades homenageadas pelo centro cultural: Aracy Balabanian, Rubens Corrêa, Conceição Ferreira, Wega Nery e Ignês Corrêa da Costa estabelecendo um novo marco para essa nova fase de modernização deste importante espaço artístico do Estado e o retorno do fomento cultural da Capital.

A reinauguração do centro no dia 2 de abril será aberta para autoridades e convidados e no dia 3 o público poderá conferir tudo o que o CCJOG tem a oferecer tanto para a comunidade artística como para os visitantes do local.

“A entrega do CCJOG vai ser mais um marco na Cultura de MS, acreditamos que com mais essa unidade da FCMS, as ações culturais vão ficar cada vez mais amplas, com espetáculos, oficinas e exposições no nosso Centro”, afirmou o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes.

E para começar este momento ímpar de reabertura do requisitado Teatro Aracy Balabanian, subirá ao palco a famosa Cia Cênica Nau de Ícaros com o espetáculo “A verdadeira história do Barão”. A peça traz como tema realidades fantásticas, imaginação, cooperação e superação através de aventuras da literatura fabular universal e práticas da arte teatral e circense.

A narrativa se desenvolve com um grupo de teatro viajante, perdido pelo interior do Brasil, que tenta sobreviver encenando as histórias fantásticas, as fugas incríveis, os perigos assombrosos e os encontros extraordinários do famoso Barão de Munchausen. Ao desbravar as aventuras do barão, um herói se equilibra entre a verdade e a mentira em seu próprio mundo.  O espetáculo aborda a poesia, o sonho, o delírio e a imaginação como algo inerente e fundamental à vida.

A Cia. Cênica Nau de Ícaros, que já contou inúmeras histórias ao longo dos seus 32 anos, homenageia o maior contador de aventuras absurdas da literatura mundial, buscando a potência da beleza, transformação e crítica que o teatro e o circo são capazes de possibilitar. O espetáculo contará com a atuação do ator Leopoldo Pacheco que participou de diversos filmes, espetáculos teatrais, minisséries e novelas televisivas.

Dentre seus principais trabalhos em cinema, podemos destacar os filmes “CARANDIRÚ”, de Hector Babenco, “FELIZ ANO NOVO” de Roberto Gerwitz;   “VEIAS E VINHOS” de João Batista de Andrade,   “O CASEIRO” de Julio Santi . Na televisão, consagrou-se em novelas e personagens icônicos, tais como: “LEÔNCIO em ESCRAVA ISAURA” de Tiago Santiago na TV RECORD e na TV GLOBO,  “CEMIL em BELÍSSIMA” de Silvio de Abreu; “GUSTAVO em TITITI” de Maria Adelaide Amaral;  “OTTO em CHEIAS DE CHARME” de Filipe MIguez e Izabel de Oliveira; “MANUEL em ALTO ASTRAL” de Daniel Ortiz;  “PREFEITO NORBERTO  em PARAÍSO”  e  “DOUTOR EMILIO em VELHO CHICO” ambas de Benedito Rui Barbosa; “VALTER em JÓIA RARA” de Duca Rachid e Thelma Guedes;  “PIRATA FRED SEM ALMA em NOVO MUNDO” de Thereza Falcão e Alessandro Marson; “FELICIANO em O SÉTIMO GUARDIÃO” de Aguinaldo Silva.

A entrada para o espetáculo “A verdadeira história do Barão” é gratuita. Aos interessados em assistir a peça no dia 3 de abril, as reservas de ingressos deverão ser feitas pela internet no link https://www.sympla.com.br/reinauguracao-teatro-aracy-ballabanian—peca-nau-de-icaros__2396229

Após o espetáculo o público poderá apreciar o grupo de jazz El Trio.

CCJOG

Localizado na Rua 26 de Agosto, o CCJOG é um espaço dedicado a geração, formação e difusão da cultura sul-mato-grossense. Em quase quatro décadas de funcionamento, o complexo arquitetônico possui aparato que possibilita a realização de oficinas de dança, música, teatro e artes plásticas, espetáculos, exposições, palestras, exibições de vídeos e eventos similares. É também um ponto de encontro artístico e de difusão cultural que aproxima o público da extensa produção em artes visuais, artes cênicas, cinema e música.

O Centro Cultural abriga salas com nomes de personalidades relacionadas à cultura como Teatro Aracy Balabanian, Sala de Convenções Rubens Corrêa, Sala de Ensaios Conceição Ferreira, Galerias de Exposições Wega Nery e Ignês Corrêa da Costa. Possui ainda Sala Central, Sala de Música e Ateliê de Artes.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Cultura cancela atuais chamamentos da Lei Paulo Gustavo. Novos editais serão publicados em breve

Novos editais serão publicados em breve no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.

Publicado

on

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), por meio da Diretoria Municipal de Cultura, informa que os chamamentos públicos nº 001e 002/2023 da Lei Paulo Gustavo foi cancelado. Novos editais serão publicados em breve no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.

Os cancelamentos dos atuais chamamentos e a publicação de novos documentos visam assegurar a lisura do certame, em resposta ao grande número de reclamações relacionadas ao processo e avaliação dos projetos, além de inconsistências no parecer da empresa contratada para avaliar os projetos inscritos.

Assim que os novos chamamentos forem publicados, serão amplamente divulgados pelos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Três Lagoas, tanto através do Portal (treslagoas.ms.gov.br), quanto das redes sociais.

 

Download [169.00 B]

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cultura

Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos

Para viabilizar o espaço foi investido R$ 680 mil.

Publicado

on

A parceria de sucesso entre o Governo do Estado e o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) viabilizou a construção do novo Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar, que vai atender alunos da rede estadual e atletas paralímpicos. Esta obra foi possível devido ao projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade”, que conta com a mão de obra de detentos para reformas de unidades de ensino.

O novo Centro de Esportes será na antiga escola Escola Riachuelo, que atendia alunos dos bairros Cabreúva, Vila Planalto e Amambai, em Campo Grande. Ela foi desativada no ano de 2019. Para viabilizar o espaço foi investido R$ 680 mil.

A revitalização conta com dois andares do prédio, pátio, estacionamento com cobertura, muros e quadra poliesportiva. Houve reestruturação completa da rede elétrica e de ar condicionado, instalação da iluminação com a troca das lâmpadas e tomadas, instalação de 70 ventiladores de teto e serviços de jardinagem.

Governador discursa durante evento na Capital

“Mato Grosso do Sul e Campo Grande não tinha um centro de referência com esta finalidade. A antiga Escola Riachuelo foi transformada por meio desta parceria do Governo com o Tribunal de Justiça. É um equipamento que vai servir toda sociedade como referência ao paradesporto e aos jovens no contraturno, na preparação desde o esporte de base ao alto rendimento”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Ele destacou que o novo Centro de Referência vai contribuir para formação de professores e alunos. “Agora teremos um equipamento completamente dedicado a isto. O local foi completamente reformado e remodelado. Seis meses desde a sua concepção até esta entrega e amanhã já começa a operar”, completou.

Sob a responsabilidade da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o objetivo do novo Centro de Referência será receber alunos de toda a Rede Estadual de Ensino para a prática de esportes (de base a alta performance), em diferentes modalidades esportivas, para formação de futuros atletas olímpicos e paraolímpicos. As salas de aulas também serão ocupadas por oficinas e cursos na área de cultura.

Projeto 

O novo espaço foi viabilizado devido o projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade”, que chega assim a sua 15° obra concluída. Criado pelo Tribunal de Justiça de MS, por meio da 2ª Vara de Execução Penal da Capital, a iniciativa já tem 10 anos de funcionamento, promovendo ressocialização e economia aos cofres públicos.

Os detentos realizam a obra de reforma e revitalização dos espaços, recebem os salários para desempenhar o trabalho e contam com redução da pena. O projeto prevê ainda desconto de 10% na remuneração de cada detento, para custear a compra de matéria de construção utilizado na reforma das escolas.

“Neste novo espaço aqui teve a participação de 25 detentos. Eles têm a possibilidade de trabalhar, ganham remuneração e a cada dia de trabalhado, tem redução de três dias da pena. Além de contribuir para compra do material. Este é um trabalho conjunto com o Governo do Estado, que vai continuar”, afirmou o presidente do TJMS, Sérgio Fernandes Martins.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cultura

‘MS ao Vivo’ apresenta neste domingo forró com Falamansa e reggae com Canaroots e convidados

Falamansa completa 23 anos de atividade ininterrupta com a mesma formação de integrantes.

Publicado

on

O Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, será mais uma vez neste domingo (21) palco para um espetáculo do programa cultural “MS ao Vivo”, uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, ligada à Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, e do Sesc MS.

Desta vez, o tradicional forró do grupo Falamansa é a atração principal e promete colocar todo mundo para dançar. Rompendo todos os paradigmas comuns para um grupo musical, o Falamansa completa 23 anos de atividade ininterrupta com a mesma formação de integrantes.

E se já não bastasse esta estatística ímpar no cenário musical brasileiro, a banda ainda ostenta ao longo de todos esses anos uma fidelidade cultural sem precedentes e uma linha temática em suas letras que caminha contrária a tudo o que acontece no mercado fonográfico nacional.

O show de abertura do “MS ao Vivo” será realizado a partir das 17 horas, com a banda Canaroots Reggae, que traz a performance “Canaroots convida”, uma homenagem ao compositor Lincoln Gouveia, vocalista e criador deste grupo musical, e que faleceu em 2021 deixando um legado de incalculável valor para o cenário do reggae no Mato Grosso do Sul.

Neste show musical, o “Canaroots convida” conta com as participações das bandas Louva Dub e do cantor Sandim, além da apresentação de Rasdair Damata, representando o reggae autoral feito no cerrado sul-mato-grossense.

O Louva Dub tem mais de 10 anos de história, compondo músicas que reverenciam o amor e a espiritualidade mesclada com a simplicidade das mensagens emitidas em contraste com uma sonoridade diversa. Uma mistura do orgânico com o digital traz a essência do Dub jamaicano à miscigenação sul-mato-grossense da banda.

“Canaroots convida” conta com as participações das bandas Louva Dub e do cantor Sandim

Já Sandim é artista independente na cena de MS, de uma quarta geração de uma família de músicos, e que vem construindo sua trajetória na música desde os 14 anos, quando começou se aventurar tocando cavaquinho em grupos de pagode e samba.

O artista subiu ao palco de festivais como o Dread Day Festival e CG TATTOO FEST, e dividiu ainda o tablado com vários artistas da cena nacional, como a banda Planta e Raiz, Chimarruts, Maskavo, Marina Peralta, Alma D’jem, Digão Raimundos, Nazireu Rupestre e Amanajé.

O músico Sandim está ansioso com o evento. “Fiquei muito feliz com o convite da Fundação de Cultura para participar junto com a banda Canaroots, levando minhas músicas autorais e compartilhando com todos esse grande evento que é o ‘MS ao Vivo’. Estou ansioso por esse momento de estar fazendo parte dessa história tão bonita e é muito importante para o movimento do reggae ter esse espaço, essa visibilidade, um espaço que a gente já tem lutando há muito tempo para conseguir e chegou a nossa hora”, disse o cantor.

O evento também contará com a presença de feirantes e expositores da economia criativa como explica a produtora cultural Carina Zamboni. “Nós somos da Adamas (Associação das Meninas), uma associação que tem como missão fortalecer a economia criativa do nosso estado. Para o “MS ao Vivo” levaremos o que temos de melhor da gastronomia. Serão oito food trucks e nove barracas, com quitures e guloseimas, desde pipoca, churros, pastel, espetinho, saltenha até os lanches. Tudo para deixar o show mais animado”, garante a produtora.

SERVIÇO

“MS ao Vivo”
Data: 21 de abril de 2024 (domingo)
Horário: a partir das 17 horas
Local: Parque das Nações Indígenas
Entrada Gratuita

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67