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Cidades

Prefeitura de Dourados entrega cinco novos ônibus para frota de transporte coletivo

Veículos modelo Euro 6 devem começar a circular na próxima segunda-feira

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A Prefeitura de Dourados entrega, nesta sexta-feira (26) mais cinco novos ônibus para o transporte coletivo municipal. Os veículos são do modelo Euro 6, como os já entregues em novembro do ano passado. O ato simbólico para integração dos ônibus à frota acontece na Praça Antônio João, às 8h.

A renovação da frota do transporte público de Dourados começou ainda em 2021, com integração de veículos mais modernos e seguros periodicamente. “Estamos atuando para melhorar o transporte coletivo da nossa cidade e temos o compromisso de entregar veículos novos anualmente.  Com mais esses, já são 19 novos ônibus rodando e atendendo à população douradense”, ressalta o prefeito.

Segundo Alan, a entrega dos novos ônibus só é possível pela organização financeira da prefeitura que tem subsidiado o transporte público, desde de maio de 2022, garantindo assim a compra dos novos carros.

Prefeito Alan Guedes e Mariana de Souza Neto em u dos ônibus já entregues (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

A diretora da Agetran, Mariana de Souza Neto, diz que os veículos devem começar a rodar na próxima segunda-feira. “Estamos dependendo do processo de emplacamento, mas a previsão é que os novos ônibus vão começar a circular a partir do dia 29”, informa.

Atualmente, Dourados tem cerca de 10 mil passageiros que utilizam o transporte público por dia. O valor da passagem é R$ 3,25, preço mantido há dois anos, após queda de R$ 0,25 em abril de 2022.

Modelos Novos

Os novos ônibus são do modelo Euro 6, uma tecnologia ecologicamente correta que emite menor quantidade de carbono, gerando poluição mínima, um benefício para toda a cidade e ao meio ambiente. Os veículos são 100% climatizados com ar-condicionado, possuem entradas USB que possibilitam aos passageiros carregarem os aparelhos celulares, além de elevadores semiautomáticos para PCDs e assento destinado exclusivamente para pessoas com mobilidade reduzida ou pessoa com deficiência visual acompanhada por cão guia.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Cidades

Pacco e Marsura vão ao IMASUL tratar sobre licença ambiental para drenagem e pavimentação do Brinco de Ouro

Durante a vista estiveram presentes os vereadores Gladstone Rafael, Manoel da Saúde, Galdino e Agnaldo Manso.

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Durante Agenda de trabalho em diversos órgãos governamentais  na capital do estado na última segunda-feira (22), o prefeito Marcos Pacco acompanhado do vice-prefeito Roberto Marsura estiveram no IMASUL-Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul. Em contato com Isomar Vieira direto técnico do órgão e do engenheiro ambiental Diego Lanza, o prefeito foi se inteirar das pendencias para que seja finalizado o documento de licença ambiental autorizando  o início de uma grande obra de drenagem no Bairro Brinco de Ouro.

Todo um projeto já foi traçado dependendo apenas do ok do IMASUL. O bairro Brinco de Ouro zona oeste da cidade, foi contemplado dentro do pacote de obra lançado pelo governador Eduardo Riedel, com recurso de infraestrutura no valor de R$ 1,1(Um Milhão e Cem Mil Reais, para a implantação de serviços de drenagem e pavimentação asfáltica. O primeiro passo para que a obra seja iniciada, é o trabalho técnico sobre os impactos ambientais, sobretudo, observar a melhor forma como este trabalho deva ser feito. A licença ambiental  é o primeiro passo para o início das obras, que tem como objetivo promover a drenagem e vazão das águas do Bairro Brinco de Ouro, rumo ao Córrego Sardinha.

O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo muito bem elaborado, e o IMASUL exige um rigoroso estudo para que a operação não venha causar degradação ambiental atendendo todas as normas técnicas aplicáveis. Ao lado do vice prefeito Roberto Marsura, o prefeito Marcos Pacco colocou a equipe técnica do município a disposição, para auxiliar nos encaminhamentos legais para que a licença saia o mais rápido possível e assim  sejam iniciadas as obras no Brinco de Ouro.

Durante a vista estiveram presentes os vereadores Gladstone Rafael, Manoel da Saúde, Galdino e Agnaldo Manso.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Cidades

Monitores e auxiliares da educação recebem capacitação de primeiros socorros pelo corpo de bombeiros

O Público alvo foram os monitores e auxiliares de sala dos Centros de Educação infantil Maria Rodrigues Dias e Milton Menani.

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Aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Itaporã, uma capacitação sobre primeiros socorros ministrada pelos cabos do Corpo de Bombeiros, Erick Florencio Garcia e Peterson Santos da Silva.O Público alvo foram os monitores e auxiliares de sala dos Centros de Educação infantil Maria Rodrigues Dias e Milton Menani.

A capacitação foi dividida em duas turmas e ministrada nos dias 24 e 25 de abril com 8 horas de duração. Esta capacitação atende a exigências da Lei Lucas sancionada em 2018 tendo como objetivo proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes em ambientes escolares. É obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas.

Na capacitação, os cabos do agrupamento do Corpo de Bombeiros, abordaram primeiros socorros, habilidades necessárias para lidar com traumas e ferimentos, crise convulsiva, engasgo, desmaio e síncope, parada cardiorrespiratória (PCR) e ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

A certificação aos profissionais que participaram da capacitação, será emitida pelo corpo de bombeiros. O Selo, entregue às escolas que tiverem concluído o treinamento, tem validade de 24 meses e após este prazo, deverá ser feito um novo curso, a fim de atualizar as habilidades.

gerente Denise Pacco, agradeceu a todos vereadores, pela cedência do plenário da casa de leis, para realização da capacitação, enaltecendo que o sucesso de grandes ações se dá pela parceria entre o executivo e legislativo.

prefeito Marcos Pacco, ressaltou que essa parceria com a corporação de bombeiros é desde o início da sua gestão e agradeceu a todos envolvidos por sempre atenderem Itaporã e proporcionar essas capacitações que vem para somar e preparar os profissionais da educação

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Prefeitura de Dourados lança campanha para ajudar cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas chuvas

Posto da Guarda Municipal no Parque do Lago receberá doações

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Devido à destruição causada pelas fortes chuvas e deslizamentos que atingem mais de 130 municípios do Rio Grande do Sul, desde a última segunda-feira (29), a Prefeitura de Dourados iniciou uma campanha de ajuda humanitária para a população afetada. Para isso, pede a participação dos douradenses com a doação de água, materiais de higiene e limpeza, roupas e cobertores.

Segundo a secretária de Assistência Social, Fabiana Baggio, é momento de mostrar solidariedade às dificuldades enfrentadas pela população do RS que vivem uma situação de calamidade. “Sabemos que todo país tem se mobilizado e muitos querem ajudar. Vamos disponibilizar um ponto para arrecadar esses materiais˜, pontua a secretária.

As doações poderão ser feitas a partir deste sábado (4), no posto da Guarda Municipal do Parque Antenor Martins (Parque do Lago), das 7h às 18h.

Serviço

SOS Rio Grande do Sul

Como ajudar?

A Prefeitura de Dourados está recebendo doações no posto da Guarda Municipal no Parque Antenor Martins.

O que doar?

Água
Produtos de higiene pessoal
Produtos de limpeza
Roupas
Cobertores

Local: Parque Antenor Martins – Av. Jose Roberto Teixeira
Horário: 7h às 18h

Doação via pix

O governo do Rio Grande do Sul também reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas de enchentes no estado. A conta bancária nomeada como SOS Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul, receberá os valores pelo Pix do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38. A chave é a mesma usada no auxílio às vítimas dos temporais ocorridos no ano passado. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas.

Nesse canal oficial de doações, os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. A gestão e fiscalização dos recursos doados ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil do estado e auditado por representantes do poder público local e de entidades de assistência social.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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