fbpx
Connect with us

Cidades

Campo Grande inaugura praça em homenagem a fundador do Bairro Seminário 

A Praça José Roberto de Oliveira está situada na Rua Sacramento, n.º 712

Publicado

on

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), inaugurou na noite de quarta-feira (27), mais uma praça de lazer na cidade, desta vez no Bairro Seminário. O espaço é uma homenagem a um dos fundadores do antigo Jardim Oracília – José Roberto de Oliveira, mais conhecido como Zé Roberto, que faleceu em setembro de 2021.

A cerimônia de inauguração contou com diversas atrações, como exposições de livros e brinquedos, distribuição de pipoca e algodão-doce e uma apresentação da Banda Municipal, trazendo uma canção especial para a ocasião. As festividades são uma antecipação do que se pretende fazer no espaço: um ponto de cultura e lazer permanente, com a realização de uma feira no local.

No evento era possível visitar a Gibiteca (assim como sua unidade itinerante, em uma van). O projeto foi criado em 1995 com uma biblioteca com gibis, aberta à população, e que conta hoje com mais de 25 mil itens.

Por volta das 19h30, as autoridades presentes se reuniram para discursar e formalizar a entrega da placa simbólica, já com o novo nome da praça. Estavam no local o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, a secretária adjunta Clarice Benites; o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese; o presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes; os vereadores Professor Juari e Ronilço Guerreiro; o deputado estadual João Henrique e a Delegada Sidneia, representando o deputado Paulo Corrêa.

Após a fala de um dos filhos de seu Zé Roberto, o secretário Max Freitas aproveitou a oportunidade para parabenizar a todos os envolvidos na realização da homenagem na noite de quarta-feira. Direcionando-se ao vereador Ronilço (um dos filhos de Zé Roberto), afirmou que o sonho da Gibiteca foi apenas um dos muitos programas culturais que serão realizados junto da gestão municipal e contou uma novidade que fez a alegria de todos os moradores presentes.

“Além do nome da Praça Zé Roberto, fica o nosso compromisso, até dezembro, de fazer em toda 3ª sexta-feira do mês um sarau cultural por aqui. Com todo o carinho também da nossa prefeita Adriane Lopes, esse é mais um esforço nosso e dos nossos parceiros para tornar a cultura em Campo Grande mais acessível”, afirmou Max Freitas.

Aprovado em outubro do ano passado, o Projeto de Lei 10.293/21 de autoria do vereador Carlos Augusto Borges, estabelece que a praça do Bairro Seminário passe a se chamar José Roberto de Oliveira.

Líder comunitário eternizado 

Zé Roberto, como era conhecido, nasceu na cidade de Jaraguari, no dia 27 de março de 1940. Ele era o mais velho de uma família de sete irmãos e chegou até Campo Grande na década de 1960. Por aqui, conheceu Eva Cruz de Oliveira, com quem se casou e teve cinco filhos – entre eles o vereador pela Capital Ronilço Guerreiro. A família se estabeleceu na região então conhecida como Jardim Oracília e lá o jaraguariense se firmou como uma das principais lideranças comunitárias da região, dedicando atenção especial à igreja.

Feliz com a homenagem, o vereador Ronilço Guerreiro contou que ver o nome de seu pai na praça que ele costumava visitar rotineiramente e cuidar com muito carinho é a realização de um desejo antigo, que vem desde antes do falecimento de Zé Roberto.

“É um momento muito especial não apenas para minha família, mas para a comunidade. É uma homenagem a quem foi um grande líder comunitário e lutou muito pelo desenvolvimento do bairro, ajudando na conquista da luz elétrica, linha de ônibus, asfalto e que foi um dos fundadores da Igreja Santa Clara”, afirmou Ronilço.

Serviço 

A Praça José Roberto de Oliveira está situada na Rua Sacramento, n.º 712, em frente à Capela Santa Clara, no Bairro Seminário.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Cidades

Pacco e Marsura vão ao IMASUL tratar sobre licença ambiental para drenagem e pavimentação do Brinco de Ouro

Durante a vista estiveram presentes os vereadores Gladstone Rafael, Manoel da Saúde, Galdino e Agnaldo Manso.

Publicado

on

Durante Agenda de trabalho em diversos órgãos governamentais  na capital do estado na última segunda-feira (22), o prefeito Marcos Pacco acompanhado do vice-prefeito Roberto Marsura estiveram no IMASUL-Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul. Em contato com Isomar Vieira direto técnico do órgão e do engenheiro ambiental Diego Lanza, o prefeito foi se inteirar das pendencias para que seja finalizado o documento de licença ambiental autorizando  o início de uma grande obra de drenagem no Bairro Brinco de Ouro.

Todo um projeto já foi traçado dependendo apenas do ok do IMASUL. O bairro Brinco de Ouro zona oeste da cidade, foi contemplado dentro do pacote de obra lançado pelo governador Eduardo Riedel, com recurso de infraestrutura no valor de R$ 1,1(Um Milhão e Cem Mil Reais, para a implantação de serviços de drenagem e pavimentação asfáltica. O primeiro passo para que a obra seja iniciada, é o trabalho técnico sobre os impactos ambientais, sobretudo, observar a melhor forma como este trabalho deva ser feito. A licença ambiental  é o primeiro passo para o início das obras, que tem como objetivo promover a drenagem e vazão das águas do Bairro Brinco de Ouro, rumo ao Córrego Sardinha.

O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo muito bem elaborado, e o IMASUL exige um rigoroso estudo para que a operação não venha causar degradação ambiental atendendo todas as normas técnicas aplicáveis. Ao lado do vice prefeito Roberto Marsura, o prefeito Marcos Pacco colocou a equipe técnica do município a disposição, para auxiliar nos encaminhamentos legais para que a licença saia o mais rápido possível e assim  sejam iniciadas as obras no Brinco de Ouro.

Durante a vista estiveram presentes os vereadores Gladstone Rafael, Manoel da Saúde, Galdino e Agnaldo Manso.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Monitores e auxiliares da educação recebem capacitação de primeiros socorros pelo corpo de bombeiros

O Público alvo foram os monitores e auxiliares de sala dos Centros de Educação infantil Maria Rodrigues Dias e Milton Menani.

Publicado

on

Aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Itaporã, uma capacitação sobre primeiros socorros ministrada pelos cabos do Corpo de Bombeiros, Erick Florencio Garcia e Peterson Santos da Silva.O Público alvo foram os monitores e auxiliares de sala dos Centros de Educação infantil Maria Rodrigues Dias e Milton Menani.

A capacitação foi dividida em duas turmas e ministrada nos dias 24 e 25 de abril com 8 horas de duração. Esta capacitação atende a exigências da Lei Lucas sancionada em 2018 tendo como objetivo proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes em ambientes escolares. É obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas.

Na capacitação, os cabos do agrupamento do Corpo de Bombeiros, abordaram primeiros socorros, habilidades necessárias para lidar com traumas e ferimentos, crise convulsiva, engasgo, desmaio e síncope, parada cardiorrespiratória (PCR) e ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

A certificação aos profissionais que participaram da capacitação, será emitida pelo corpo de bombeiros. O Selo, entregue às escolas que tiverem concluído o treinamento, tem validade de 24 meses e após este prazo, deverá ser feito um novo curso, a fim de atualizar as habilidades.

gerente Denise Pacco, agradeceu a todos vereadores, pela cedência do plenário da casa de leis, para realização da capacitação, enaltecendo que o sucesso de grandes ações se dá pela parceria entre o executivo e legislativo.

prefeito Marcos Pacco, ressaltou que essa parceria com a corporação de bombeiros é desde o início da sua gestão e agradeceu a todos envolvidos por sempre atenderem Itaporã e proporcionar essas capacitações que vem para somar e preparar os profissionais da educação

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados lança campanha para ajudar cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas chuvas

Posto da Guarda Municipal no Parque do Lago receberá doações

Publicado

on

Devido à destruição causada pelas fortes chuvas e deslizamentos que atingem mais de 130 municípios do Rio Grande do Sul, desde a última segunda-feira (29), a Prefeitura de Dourados iniciou uma campanha de ajuda humanitária para a população afetada. Para isso, pede a participação dos douradenses com a doação de água, materiais de higiene e limpeza, roupas e cobertores.

Segundo a secretária de Assistência Social, Fabiana Baggio, é momento de mostrar solidariedade às dificuldades enfrentadas pela população do RS que vivem uma situação de calamidade. “Sabemos que todo país tem se mobilizado e muitos querem ajudar. Vamos disponibilizar um ponto para arrecadar esses materiais˜, pontua a secretária.

As doações poderão ser feitas a partir deste sábado (4), no posto da Guarda Municipal do Parque Antenor Martins (Parque do Lago), das 7h às 18h.

Serviço

SOS Rio Grande do Sul

Como ajudar?

A Prefeitura de Dourados está recebendo doações no posto da Guarda Municipal no Parque Antenor Martins.

O que doar?

Água
Produtos de higiene pessoal
Produtos de limpeza
Roupas
Cobertores

Local: Parque Antenor Martins – Av. Jose Roberto Teixeira
Horário: 7h às 18h

Doação via pix

O governo do Rio Grande do Sul também reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas de enchentes no estado. A conta bancária nomeada como SOS Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul, receberá os valores pelo Pix do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38. A chave é a mesma usada no auxílio às vítimas dos temporais ocorridos no ano passado. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas.

Nesse canal oficial de doações, os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. A gestão e fiscalização dos recursos doados ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil do estado e auditado por representantes do poder público local e de entidades de assistência social.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67