fbpx
Connect with us

Cidades

Projeto da CGE-MS é reconhecido e publicado em livro que trata sobre auditorias cívicas

Na obra, o técnico narra sua experiência à frente do projeto Estudantes no Controle desde sua criação em 2018

Publicado

on

Com o objetivo de mostrar como as auditorias cívicas ocorrem no ambiente escolar, o livro “Transparência, responsabilidade e participação democrática – reflexões com base em conceitos e políticas públicas de educação”, da Editora Konrad-Adenauer, conta, entre outros, com o relato do coordenador do Setor de Controle Social da (CGE-MS) Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul e acadêmico de Administração Pública pela Faculdade Estácio de Sá/RJ, Reinaldo Martins Feitosa.

Na obra, o técnico narra sua experiência à frente do projeto Estudantes no Controle desde sua criação em 2018. “A inspiração veio da necessidade do desenvolvimento de um projeto voltado à cidadania dentro das escolas públicas estaduais. Além disso, queremos que os estudantes tenham a capacidade de entender que precisam ser participativos nas decisões que envolvam o espaço em que estão inseridos”, afirma.

Durante seu relato, Reinaldo Feitosa pontuou a importância do Projeto que tem a supervisão do ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro de Oliveira Neto e a participação ativa do controlador-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda.

Ainda sobre o Estudantes no Controle ele revelou que para o início da execução dos trabalhos, a equipe conseguiu a parceria da Secretaria de Estado de Educação e do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

Também descreveu sobre o funcionamento do Projeto, avaliações e monitoramentos, dificuldades e resultados. Ele ainda citou que, nos anos de 2020 e 2021, não houve a execução das atividades devido à pandemia.

O livro

A obra foi organizada por Henrique Ziller, Diego Ramalho, Isabela Almeida e Humberto Dantas onde na apresentação dos trabalhos questionam o que é uma auditoria e, em seguida, definem e enumeram alguns prismas que requerem ser considerados e refletidos.

Como lição inicial colocam: “Auditoria é parceira de quem sabe fazer e conselheira de quem erra”, afirmam os fomentadores do livro.

Os textos da publicação foram dispostos em duas partes. A primeira reuniu artigos de servidores da Controladoria-Geral do Estado de Goiás e da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, bem como os pesquisadores da Fapeg (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás) que estiveram envolvidos em compreender os impactos de projetos que mostram como as auditorias cívicas ocorrem no ambiente escolar. Além de demais acadêmicos convidados que, em seis capítulos, buscaram analisar as dimensões e desafios de ações dessa natureza.

A segunda parte traz seis cases sobre este tipo de auditoria cívica como políticas públicas espalhados pelo Brasil – em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Macapá e Belo Horizonte.

“Quando organismos públicos que auditam transferem parte de suas habilidades técnicas, sob a forma de um jogo, para estudantes, professores, diretores, servidores escolares e a comunidade do entorno auditarem suas próprias escolas, estabelecerem um plano de ação para a melhoria conjunta do ambiente educacional e executarem tais atividades. O resultado é absolutamente inovador e transformador. E não falamos apenas em aspectos físicos. Não tratamos somente do quanto os envolvidos percebem falhas, buscam a transformação e realizam ações sobre salas, banheiros, refeitórios, pátios, quadras etc. Estamos abordando também o quanto tudo isso pode ser absolutamente transformador em termos culturais”, destacam os organizadores.

Diante da relevância do tema e para disseminar e ampliar as discussões, a partir dos resultados apresentados, a obra pretendeu unir capacidades, ações, pesquisas e compromissos de diferentes atores produzindo um acervo aberto, gratuito e inspirador.

A publicação destina-se a leitores interessados em entender, ainda mais, uma realidade democrática sugerindo caminhos que possam ser trilhados para estabelecer uma rede de pessoas engajadas com o caráter técnico e pedagógico das auditorias.

Estudantes no Controle

As inscrições do Projeto podem ser realizadas somente por meio do site www.cge.ms.gov.br – no campo “Estudantes no Controle” – para o preenchimento do formulário on-line e estão abertas até às 23 horas do dia 20 de abril de 2023. Este ano, 60 vagas foram disponibilizadas. Detalhes, por meio do edital.

Todas as escolas da Rede Estadual de Ensino Público, localizadas em Campo Grande, Jaraguari, Sidrolândia, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim, Ladário e Corumbá, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Caracol e Antônio João que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano), incluindo a Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional podem se inscrever.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Empresários de Dourados recebem evento com tendências mundiais do setor do varejo

O evento será realizado no Senac Dourados.

Publicado

on

Empresários de Dourados e região recebem no dia 23 de maio o evento “GPS de Mercado 2024: cenários e tendências para o seu negócio”, com dicas sobre as principais tendências do varejo em 2024. O evento é realizado pelo Sistema Comércio MS, por meio da Fecomércio-MS e do Senac MS, em parceria com o Sindicom Dourados, e conta ainda com apoio do Sindha MS, Coded, Celeiro do MS, Associação Comercial de Dourados e CDL Dourados. A programação tem início às 8h e segue até 12h, com palestras, roda de conversa e networking. O evento será realizado no Senac Dourados.

O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, explica que o evento tem o objetivo de aproximar ainda mais os empresários da região de Dourados do Sistema Comércio, oportunizando a ampliação do conhecimento sobre as tendências do varejo e melhorando seus negócios. “Uma excelente oportunidade aos empresários da região que, com certeza, vai agregar conhecimentos essenciais para que eles possam avaliar e melhorar os seus negócios, com referência do que está sendo discutido no mundo todo e as principais tendências que chegam ao mercado”, diz.

O GPS vai apresentar os insights da NRF 2024, mostrando novos caminhos para os empresários, com palestras de Dijan de Barros e Rachel Torok. Eles irão abordar o tema do varejo e as tendências do segmento vistas na NRF Retail’s Big Show, realizada no mês de janeiro, em Nova York (EUA), apresentando os insights e cases da feira aplicados ao mercado brasileiro. Eles integraram o grupo do Sistema Comércio de MS durante a Missão Técnica – NRF 2024, visitando empresas de referência e participando das palestras com grandes nomes do setor.

Os palestrantes – Dijan de Barros é empreendedor, especialista em Gestão de Negócios, Marketing Estratégico, Negociação & Vendas. Atualmente é diretor regional da construtora Saraiva de Rezende, fundador do projeto Café com Negócios, apresentador do programa Visão de Negócios na Morena FM, e co-fundador do APP Workout365.

Raquel Torok é proprietária da Nicos & Nicas, loja infanto juvenil com 8 anos de existência, localizada em Campo Grande. A empresa cresceu expressivamente nos últimos anos graças ao forte engajamento nas redes sociais, relacionamento com clientes, atendimento on-line com delivery e envios para todo o Brasil. Especialista em Gestão Empresarial pela FGV/RJ e estudou Ciências Econômicas na UFF/RJ. Identificou no varejo uma forte vocação para o empreendedorismo e começou seu negócio com uma loja colaborativa, composta por mães empreendedoras.

O diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, explica que a instituição tem uma função importante no desenvolvimento empresarial, ajudando executivos e suas empresas, além do desenvolvimento profissional do cidadão. “O GPS de Mercado tem esse objetivo, de levar informação e troca de conhecimento aos empresários, e nesse mês em especial aos empresários da região de Dourados, com um tema tão relevante apresentando as tendências mundiais da maior feira do varejo, em que pudemos participar levando alguns empresários de MS para vivenciar isso de perto”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

O valor para participação é de R$ 50,00 e as inscrições são feitas pelo pelo Sympla, no link: http://bit.ly/GPSDourados.

Mais informações no site: http://www.ms.senac.br, pelo telefone (67) 3411-2400 ou pelo WhatsApp, no link: https://bit.ly/whatssenac.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Nelson Cintra e Secretária Rita de Cássia Padilha Recebem Sandra Leone, Representante da Fiocruz

A reunião é um passo importante para integrar esforços e recursos em um plano que promete reforçar significativamente as capacidades de resposta a emergências de saúde na comunidade.

Publicado

on

O prefeito Nelson Cintra e a secretária Rita de Cássia Padilha deram as boas-vindas a Sandra Leone, destacada pesquisadora em saúde pública da Fiocruz em Mato Grosso do Sul, em um encontro que visa fortalecer as iniciativas de saúde pública na região. Sandra, que também é membro da Coalizão Brasileira pelas Políticas Informadas por Evidências e da EvipNet, rede de evidências gerenciada pelo Ministério da Saúde, trouxe para discussão um projeto inovador intitulado “Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários”, coordenado pelo Professor Jonas da Universidade de Brasília (UnB).

Este projeto, já com financiamento garantido, pretende ser implementado ao longo da Rota Bioceânica e busca integrar a Dra. Sandra Leone na gestão dos recursos destinados. A colaboração do governo municipal e da secretaria de saúde é crucial para o avanço do projeto, que necessita de uma aprovação pelo comitê de ética. Uma vez aprovado, o projeto facilitará a coordenação com líderes comunitários locais para responder rapidamente a eventos de saúde pública, como surtos ou suspeitas de doenças contagiosas.

Prefeito Nelson Cintra e Secretária Rita de Cássia Padilha Recebem Sandra Leone, Representante da Fiocruz

A reunião é um passo importante para integrar esforços e recursos em um plano que promete reforçar significativamente as capacidades de resposta a emergências de saúde na comunidade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Expoagro estima público de 100 mil pessoas e movimentação financeira positiva

As atrações a qual Ximenes se refere são os sertanejos Jads e Jadson, no dia 11, com  entrada gratuita.

Publicado

on

A 58 ª Expoagro de Dourados começa nesta sexta-feira (10) e vai até o dia 19 de maio, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e a perspectiva, conforme informado em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (08) é cerca de 100 mil pessoas passem pelo evento.

“Temos cinco shows de grande porte, cada show esperamos mais de 10 mil pessoas e mais 50 mil pessoas durante o dia nas palestras, nos estandes”, destacou o presidente do Sindicato Rural, Angelo Ximenes.

As atrações a qual Ximenes se refere são os sertanejos Jads e Jadson, no dia 11, com  entrada gratuita. Já os shows pagos serão de Ana Castela,  dia 15; Gusttavo Lima, no dia 16; Léo Santana, no dia 17; e DJ Alok e a dupla Bruninho e Davi, no dia 18.

Quanto a movimentação financeira na maior Feira do interior de Mato Grosso do Sul, a estimativa é de R$ 950 milhões em negócios entre os expositores, valor semelhante ao do ano passado.

São cerca de 80 estandes na feira, a maioria reservada meses antes de iniciar a Expoagro. Os segmentos são variados, entre empresas voltadas para o agronegócio, empresas do ramo alimentício, economia solidária entre outras.  

A prefeitura de Dourados contará com o gabinete itinerante no Parque, durante todo o evento. O secretário de Serviços Urbanos disse durante a coletiva de imprensa sobre as ações em parceria com Feira.

“Os secretários vão estar trabalhando do Parque de Exposições o tempo todo, pois essa é a maior representatividade que a cidade tem no Estado e no país e a prefeitura sempre entra como parceira, ajudando na manutenção e outros, fazemos um contrato de fomento e teremos o diferencial esse ano dos alunos da GM (Guarda Municipal) para ajudar na identificação e na segurança do evento”, apontou.

A grade de palestras está bastante ampla, visando levar temáticas diversas para profissionais do meio, estudantes e técnicos. Neste ponto, a diretoria ressalta ainda que as atividades são transmitidas online e abordarão novidades de diversos setores como agricultura, horticultura, avicultura, suinocultura, ovinocultura.

Entre as atrações destaque ainda para parque de diversões, praça de alimentação e shows nacionais. Durante a coletiva foi destacada ainda a  novidade para entrada na feira em dias de apresentações musicais: o ingresso solidário. Conforme a direção, essa opção enquadra a todas as pessoas que não fazem parte da meia entrada e poderão adquirir convites e ajudar projetos do Ministério Público Estadual (MPE). Com isso, parte do valor arrecadado com os ingressos será revertido ao MPE.

A organização destacou ainda que a categoria tem se mobilizado para levantar doações para moradores do Rio Grande do Sul, devido as enchentes que devastaram diversas cidades do Estado. Na feira, pontos de arrecadação de produtos diversos serão montados e os populares poderão contribuir desta forma ou ainda realizando pix, conforme será informado nesses locais.

Entrada de Menores no evento

Um ponto bastante enfatizado na coletiva foi que a organização seguirá “a risca” as regras quanto a entrada de menores de idade no evento. Pais/ responsáveis devem observar as determinações. Atenção ainda quanto a proibição de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (venda e fornecimento).

Veja mais sobre as regras 

Criança de até 12 anos incompletos somente terá acesso ao Parque de Exposições se tiver acompanhada dos pais ou responsável legal (tutor ou guardião legal), mediante a apresentação de documentação do menor (RG ou outro documento emitido por órgão estatal contendo foto, com nome completo, data de nascimento e filiação, certidão de nascimento do menor, vedada cópia). Também é necessário que o menor permaneça na companhia do responsável durante o tempo todo em que estiver na Expoagro.

Adolescente de 12 a 16 anos incompletos somente terá acesso se estiver acompanhado por um dos pais ou responsável legal, sendo que, nesse último caso, esteja portando documento que comprove a guarda judicial, a tutela ou a curatela, ou, ainda de terceiros maiores de 18 anos desde que expressamente autorizados.

Já o adolescente de 16 e 17 anos poderá ingressar e permanecer no Parque de Exposições desacompanhado, desde que portando cédula de identidade (RG), Carteira de Identificação de Estudante – CIE ou Carteira Digital de Identificação Estudantil do Mato Grosso do Sul – CDIEMS no padrão legal e válida, CTPS (Carteira de Trabalho), ou outro documento emitido por órgão estatal contendo foto, o nome completo, data de nascimento e filiação, vedada a utilização de cópia.
Será proibida a entrada de menores de 18 anos no setor open bar.
(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67