fbpx
Connect with us

Cidades

Prefeitura retoma obra em espaço para desenvolvimento artístico e cultural na capital

O Prefeito de Campo Grande falou da importância do projeto.

Publicado

on

Com diversas manifestações artísticas, que foram de pintura ao vivo da “Paisagem Pantaneira Por do Sol” aos versos do repentista Roberval Cunha e à participação mais que especial de uma dupla de pernas de pau, a Prefeitura de Campo Grande deu início à cerimônia de assinatura da ordem de serviço e início das obras do Centro de Belas Artes.

O local, que será ocupado pelo Arquivo Histórico Municipal e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, recebeu o inicio das obras como deve ser: cheio de cores, música e rimas. O Prefeito de Campo Grande falou da importância do projeto

“Esta é mais uma obra que ficou parada há muito tempo e que estamos tirando do papel. Teremos aqui mais um espaço de oportunidades, cultura, fundamental para o desenvolvimento de uma cidade”, declarou o prefeito.

Já o secretário municipal de Cultura e Turismo Max Freitas frisou que a retomada das obras , após nove anos de paralisação, é exemplo nítido de que uma gestão que dá valor para a cultura.

“O prefeito Marquinhos Trad dá valor para os artistas e encara o artista como profissional. O nosso prefeito acredita na classe artística, acredita em Campo Grande, acredita na cultura sul-mato-grossense”, afirmou.

Já o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos , Rudi Fiorese, falou da grandiosidade da obra.

“Um local que será destinado à manifestação da cultura. Haverá um espaço para o funcionamento da Sectur, terá salas multiusos, salas de dança e um anfiteatro com capacidade para 124 lugares. É a conclusão de mais uma da obras que esta gestão pegou parada e vai entregar em pleno funcionamento para a população”, concluiu

Presidente do Bairro Cabreúva, Eduardo Cabral, falou em nome de todos.

“Estamos muito agradecidos de coração e em nome da população de Campo Grande e do Bairro Cabreúva o nosso muito obrigado”, declarou.

Centro de Belas Artes

Localizado na Rua Plutão, no Bairro Cabreúva, na Região Central, o Centro de Belas Artes será um espaço para o desenvolvimento artístico cultural.

Serão concluídos 2,6 mil m², mais de 17% da estrutura de 15 mil m² que o Governo do Estado começou a construir há 31 anos para abrigar a estação rodoviária de Campo Grande.

O projeto foi readequado pelos arquitetos da Sisep e prevê intervenções no subsolo, onde, em princípio, poderá funcionar o Arquivo Histórico Municipal e no 1º andar, que poderá abrigar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Também no 1º andar estão previstas salas de dança; duas salas de multiuso (uma delas com 650 lugares) e um auditório com 124 lugares.

Um ponto muito importante é que a retomada da obra evitará que a Prefeitura tenha que devolver ao Ministério do Turismo, aproximadamente R$ 10 milhões, em valores corrigidos, que corresponde ao recurso do convênio liberado e aplicado na obra pelas gestões anteriores.

Longo impasse

A obra iniciada em 1991 foi projetada inicialmente para sediar o terminal rodoviário da Capital. A construçâo parou em 1994. Em 2006 foi repassada à  Prefeitura que na época decidiu adequar o espaço para ser o Centro Municipal de Belas Artes. Com a nova destinação, a  obra foi retomada em 2008. Em 2013, quando  80% estava executada, os atrasos nos repasses provocaram  nova paralisação. Em 2017, a atual  gestão fez acordo com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul para continuar a obra. Em maio de 2020, a Justiça suspendeu a retomada da obra e em novembro de 2021 foi aberta a nova licitação, que teve participação de sete empresas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Dourados conclui primeira fase do Programa Municipal de Castração Animal

Nesta última etapa foram contabilizados 94 gatos e 21 cachorros para atendimento no castramóvel

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonose), concluiu nesta segunda-feira (20/5) a primeira fase do Programa Municipal de Castração. Para essa fase, foram convocados os 115 animais restantes, dos 886 cadastrados. Os atendimentos foram realizados no Castramóvel, localizado no Complexo Poliesportivo Jorge Antônio Salomão, o ‘Jorjão’.

“Nós iniciamos as castrações em setembro do ano passado e hoje concluímos os procedimentos restantes. Esse programa trouxe inúmeras benfeitorias para a população de Dourados, além do controle das doenças e da superpopulação de animais, o programa representa uma grande economia aos tutores, que podem realizar esse procedimento que tem um custo alto, totalmente de graça”, explica Priscila Silva, coordenadora do CCZ.

Ao todo, foram ofertadas 886 vagas para castração de cães e gatos machos. Os procedimentos contam com a parceria de duas clínicas veterinárias, onde uma delas oferece também o serviço no Castramóvel.

“Estamos muito felizes com o resultado deste programa, que possibilitou à população acesso a procedimentos de qualidade, seguros, realizados por excelentes profissionais e com todo o cuidado com o bem-estar dos bichinhos. A Prefeitura vai continuar a pleitear novos recursos para etapas futuras e poder atender ainda mais animais”, ressalta o Prefeito de Dourados, Alan Guedes.

As equipes seguem com os atendimentos no castramóvel até o fim do dia. Caso não seja possível atender todos os animais cadastrados hoje, os procedimentos serão realizados na clínica parceira.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Alan Guedes: o prefeito que resgatou a tranquilidade do servidor público

Desde que assumiu em janeiro 2021, o prefeito adotou o respeito pelo servidor como prioridade da gestão

Publicado

on

Quem é servidor público de Dourados tinha dificuldade para dormir tranquilamente até o final do ano de 2021. Motivo: insegurança e falta de previsão de quando o salário seria pago. Mesmo sendo regra e obrigação da administração pública, o funcionalismo de Dourados teve experiências terríveis sobre pagamento da folha salarial.

Tem servidor que não esquece o drama de não receber na data correta e ainda receber parcelado. “A insegurança familiar nos deixava a beira de um ataque de nervos. Não podíamos fazer compromisso com nada e nem sabíamos se teríamos ou não para pagar aluguel e contas básicas, como água e luz”, disse uma servidora do setor administrativo que preferiu não se identificar.

Desde que assumiu em janeiro 2021, o prefeito adotou o respeito pelo servidor como prioridade da gestão. Naquela oportunidade, a folha salarial de dezembro de 2020 não foi paga pela gestão anterior. Também não foi deixado dinheiro em caixa. O rombo financeiro entre folha e fornecedores beirava os R$ 120 milhões. Imediatamente o prefeito Alan Guedes (PP) definiu que a prioridade era honrar os pagamentos atrasados, nem que pra isso os investimentos daquele ano ficassem comprometidos ou prejudicados.

“Na prática, a dívida era da gestão passada. Mas eu não conseguiria tocar outros projetos sabendo que os servidores estavam sem receber. Não era justo com pais e mães de família que se dedicam tanto para prestar serviços à população. Tomei a decisão de fazer o que precisava ser feito. Era preciso honrar as pessoas. Assim foi feito”, disse o prefeito.

Compensação

Desde que optou por honrar o pagamentos dos servidores, o prefeito definiu outro compromisso: Sempre que tivesse condições, pagaria os salários adiantados. Era uma forma de compensar os servidores por tantos desgastes e receios que ficaram dos anos anteriores.

Para isso era é necessário organizar o caixa da prefeitura e recuperar a credibilidade do município. Feito isso, a gestão do prefeito Alan Guedes completou, em abril, 43 folhas pagas antecipadamente. “Tem gente que diz que não faço mais que minha obrigação. Não tem problema. O servidor sabe do meu compromisso. Farei isso sempre que tiver condições. A prefeitura não é nada sem o servidor público”, finalizou o prefeito.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura e CCZ concluem nesta segunda-feira a 1ª fase do Programa Municipal de Castração

Devem ser castrados 94 gatos e 21 cachorros, através do castramóvel, localizado no Jorjão.

Publicado

on

Nesta segunda-feira (20/5) a Prefeitura de Dourados, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonose), realiza o encerramento da primeira fase do Programa Municipal de Castração, onde serão castrados mais de 100 animais no Castramóvel, localizado no Complexo Poliesportivo Jorge Antônio Salomão, o ‘Jorjão’.

O Programa de Castração teve início no ano passado em Dourados, com oferta de 886 vagas para castração de cães e gatos machos. Os procedimentos contam com a parceria de duas clínicas veterinárias, onde uma delas oferece também o serviço no Castramóvel.

“Desde o início do programa, já foram realizados 771 procedimentos e na próxima segunda-feira, a previsão é de realizarmos 94 castrações felinas e 21 caninas, totalizando 115 procedimentos. Com isso, vamos concluir esta etapa do Programa Municipal de Castração”, explica Priscila Silva, coordenadora do CCZ.

A castração acontece ao longo do dia, conforme programação do CCZ. Na ocasião também será realizada uma solenidade de encerramento, prevista para às 10h30, para marcar a conclusão da primeira etapa do programa. Para mais informações basta entrar em contato com o CCZ através do telefone (67) 98163-0640.

SERVIÇO
Encerramento da primeira fase do Programa Municipal de Castração
Data: 20 de maio (segunda-feira)
Horário: 10h30 (solenidade de encerramento)
Local: Complexo Poliesportivo Jorge Antônio Salomão, o ‘Jorjão’
Endereço: Rua Itamarati, 100 – Jardim Água Boa

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67