Connect with us

Rota Bioceânica

Governos de Brasil, Chile, Paraguai e Argentina já reconhecem a Rota Bioceânica como realidade

O evento tratou dos avanços já obtidos para a viabilização da Rota Bioceânica; próxima reunião será realizada na cidade de Iquique na segunda quinzena de novembro.

Publicado

on

Os governos brasileiro, paraguaio, argentino e chileno já reconhecem a Rota Bioceânica (ou Corredor Bioceânico de Capricórnio) como uma realidade “tendo passado a instância de projeto”. É o que aponta a “Declaração de Salta”, documento publicado e divulgado pela província argentina com o resumo dos resultados obtidos no 3º Fórum de Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, realizado nos dias 13 e 14 de abril em Salta, no noroeste da Argentina.

O evento tratou dos avanços já obtidos para a viabilização da Rota Bioceânica e contou com a participação do governador Eduardo Riedel, do secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), do deputado estadual Paulo Corrêa, do prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, e da prefeita de Jardim, Clediane Areco Matzenbacher.

“Os resultados são concretos e visíveis em cada um dos países envolvidos na viabilização da Rota. Aqui na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai nós temos o avanço das obras da ponte que vai ligar Porto Murtinho a Carmelo Peralta e seguimos com o trabalho institucional do Governo do Estado junto ao governo federal, junto às prefeituras e demais parceiros”, destacou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

Conforme o documento, a Rota Bioceânica já é uma realidade em face do que “ficou evidenciado em cada uma das exposições que deram conta de dos investimentos realizados, bem como os prazos informados para a qualificação de cada um dos trechos para a operação completa do corredor”.

“Embora as cargas estejam circulando”, foi definido que seja implementado um “sistema de carga de teste que permita verificar os dados números apresentados, referentes à redução de tempos, ao impacto e à necessidade de promover o tráfego através do Pacífico, para que a transferência do mesmo seja realizada de forma eficiente e se torne uma realidade. Nesse sentido, há a necessidade de solucionar problemas regulatórios para todos os territórios, como controles fitossanitários, alfandegários, etc., para a unificação”.

As autoridades dos quatro países envolvidos, bem como seus territórios subnacionais, como Mato Grosso do Sul, acordaram em pensar a Rota “como um Corredor de Desenvolvimento de territórios, entendendo que cada uma das regiões terá um papel distinto função a um plano de integração maior, com possibilidade de agregar ao processo de internacionalização, para territórios locais, com o objetivo de capitalizar oportunidades de progresso em cada um deles”.

Sobre essa questão, a declaração ressalta “os benefícios que cada uma das regiões pode alcançar, não só em termos econômicos, mas como um desenvolvimento integral dos governos locais, com base em projetos de integração produtiva, oferta de serviços, novos fluxos de comércio, turismo e investimento, criação de novos postos de trabalho, maior demanda por treinamento, incorporação de novas tecnologias, acesso à digitalização, entre outros. Nesse sentido, a ideia de pensar o corredor bioceânico como forma de promover e gerar uma nova geoeconomia”.

Como resultado positivo do fórum, foi destacado o trabalho de articulação público-privado realizado por meio de quatro mesas temáticas, onde se discutiram questões relacionadas com os Procedimentos Comerciais e Fronteiriços; Obras Públicas, Logística e Transporte; Turismo; e o apoio acadêmico necessário neste esquema de desenvolvimento. “As conclusões do mesmo servirão de subsídio para orientar as ações a seguir e chegar ao IV Fórum com resultados concretos”, aponta a declaração.

Além do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participaram do “Tercer Foro de los Territorios Subnacionales del Corredor Bioceánico de Capricornio” o vice-Governador da Província de Salta, Oscar Antonio Marocco; o governador do Departamento de Boquerón, Darío Rafael Medina Velázquez; o governador Regional de Antofagasta, Ricardo Diaz Cortes; a representante da governadora Regional de Tarapacá, Carolina Quinteros Muñoz; o representante do governador da Província de Jujuy e ministro do Desenvolvimento Econômico e Produção, Juan Carlos Abud Robles.

A próxima reunião será realizada na cidade de Iquique na segunda quinzena de novembro.

Clique aqui para visualizar a Declaração de Salta

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rota Bioceânica

Rota Bioceânica: obra da ponte binacional já passa da metade e população vive expectativa do crescimento

A projeção é de um cenário de oportunidades, onde desde já comerciantes, empresários e a população em geral vivem a expectativa de uma nova realidade para toda região.

Publicado

on

Cravada dentro do Pantanal Sul-mato-grossense, a porta de entrada da Rota Bioceânica avança sobre o rio Paraguai. A obra da ponte binacional, entre Porto Murtinho e a paraguaia Carmelo Peralta, segue a pleno vapor, com 60% dos trabalhos concluídos. A projeção é de um cenário de oportunidades, onde desde já comerciantes, empresários e a população em geral vivem a expectativa de uma nova realidade para toda região.

Atualmente o canteiro de obras conta com mais de 400 trabalhadores, com atividades dos lados brasileiro e paraguaio do rio. Os viadutos já foram finalizados e os pilares estão sendo implantados – 68% do lado do Paraguai e 59% do lado brasileiro. A expectativa é que a obra fique pronta no primeiro trimestre de 2026.

A equipe de reportagem da Superintendência de Jornalismo do Governo de Mato Grosso do Sul foi até ao local para conferir como estão as obras e a expectativa da população para o desenvolvimento que se avizinha.

Todo o material produzido está disponibilizado à imprensa nos links abaixo, contando com fotos e vídeos da ponte, do trabalho realizado nela, de personagens entrevistados e da cidade, tudo pré-editado para livre uso da imprensa. As entrevistas estão disponibilizadas também em texto, com dados mais detalhados da mesma.

VÍDEOS (crédito: Ewerton Pereira)

BRIEFING (depoimentos em texto e dados detalhados)

FOTOS (crédito: Álvaro Rezende)

BOLETIM DE RÁDIO 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Rota Bioceânica

Rota Bioceânica: Governo de MS recebe delegação do Paraguai para expandir ligações comerciais

Também participaram do encontro o senador Nelson Trad Filho e os deputados estaduais, Vander Loubet e Geraldo Resende.

Publicado

on

O avanço da conclusão da Rota Bioceânica, que vai ligar o Brasil ao Paraguai, por meio das cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta – diminuindo a distância para conexões comerciais dos dois países, e também Argentina e Chile, via Oceano Pacífico –, também desperta o interesse de outras cidades e regiões, que podem ser integradas ao corredor.

Para tratar da questão, o governador, Eduardo Riedel, participou de uma reunião na manhã desta segunda-feira (29), com a delegação paraguaia formada por representantes dos ministérios de Obras Públicas e de Relações Exteriores, além de deputados, vereadores e das regiões de San Lázaro Vallemi e Concepción, e ainda membros de organizações comerciais.

“O Mato Grosso do Sul tem inúmeras conexões com o Paraguai, não apenas devido a fronteira, mas devido a relação histórica, e a infraestrutura vem para consolidar isso. Em 2025 a ponte deverá estar pronta e em 2026 o acesso, que é uma obra ainda maior”, disse Riedel.

O grupo solicitou que seja feita a ligação com o Brasil por meio de uma ponte sobre o Rio Apa, que percorre aproximadamente 500 quilômetros da fronteira com o Paraguai.

“Vallemi tem 27 indústrias. A conexão com o Brasil é importante para o desenvolvimento econômico, industrial, turístico, cultural e também educativo e do esporte. Nós temos muitas pessoas que vivem no Brasil, que são do Paraguai e muitos brasileiros que trabalham no distrito. Hoje o transporte ocorre por barco”, disse a prefeita de Vallemi, Joaquina Azuaga Ramírez, sobre a importância da conexão da região à Rota.

No lado brasileiro, o Governo do Estado já realiza projeto para pavimentação da rodovia MS-195, que vai contribuir com a ligação entre a região conhecida como Ingazeiro – por onde ocorre o acesso do Paraguai para o Brasil –, até Porto Murtinho.

“Estamos evoluindo de maneira acelerada. Já nos comprometemos de asfaltar a estrada, que vai ligar a região. E agora vamos atuar para viabilizar a ponte junto aos governos do Brasil e do Paraguai”, afirmou o governador.

O trecho em estudo compreende 60 quilômetros, que vai desde o Rio Apa até o encontro com a BR-267, ligando Porto Murtinho a San Lázaro, Departamento de Concepción, no Paraguai. A estrada vicinal é uma das principais vias de escoamento da produção agropecuária da região e o tráfego deve ser intensificado em função da Rota Bioceânica, que está em vias de conclusão.

“Está aproximando o momento de finalizar a obra da Rota. O governo paraguaio já liberou o recurso e o governo brasileiro vai fazer o acesso, que é o asfalto. Agora depende do governo dos dois países para a conclusão. Esta comitiva veio pedir a ponte sobre o Rio Apa, para serem inseridos na Rota. Assim, Vallemi pode ser ligada a Porto Murtinho”, explicou o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra.

Também participaram do encontro o senador Nelson Trad Filho e os deputados estaduais, Vander Loubet e Geraldo Resende.

Rota

A ponte da Rota Bioceânica, que liga o município de Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, estava com 52% das obras concluídas e com previsão de finalização em novembro de 2025 – até o último balanço divulgado no dia 5 de julho.

O Consórcio Pybra – responsável pela construção da ponte -, destacou que a obra envolve mais de 150 trabalhadores diretos e 450 indiretos. A obra do acesso que liga a BR-267 até a ponte internacional com aproximadamente R$ 472 milhões em investimentos já está licitada e a previsão é de que tenha início no mês de agosto.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Rota Bioceânica

Rota Bioceânica: ponte em Porto Murtinho está 52% concluída e ficará pronta no final de 2025

As obras rodoviárias e da ponte do lado paraguaio também avançaram e foram apresentadas na reunião.

Publicado

on

A ponte da Rota Bioceânica, que liga o município de Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, está com 52% das obras concluídas e com previsão de finalização em novembro de 2025.

As informações foram repassadas ao secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e ao o assessor de logística Lúcio Lagemann, em reunião virtual do Subgrupo de Trabalho Nº 14 (GT-14) Infraestrutura Física, na segunda-feira (3).

O GT-14 reúne autoridades do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina e coordena os projetos de infraestrutura prioritários para a integração física e ao impulso de obras que promovam a integração produtiva e logística no Mercosul. No âmbito brasileiro, o GT é coordenador pelo ministro João Carlos Parkinson, que também participou do encontro.

Reunião virtual com participação da Semadesc

Na reunião de segunda-feira, realizada a partir de Assunção, no Paraguai, foram debatidos temas como a Ponte Bioceânica, a Ponte da Integração sobre o rio Paraná – entre Presidente Franco (Paraguai) e Foz de Iguaçu (Brasil) – e o Corredor Bioceânico Viário (CBV).

“A primeira discussão foi em relação ao andamento das obras tanto em Foz do Iguaçu quanto em Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Foi sinalizado que estamos com 52% das obras finalizadas na ponte de Porto Murtinho. Tem evoluído o projeto e foi divulgado que a obra tem previsão de estar concluída em 26 de novembro de 2025”, afirmou o titular da Semadesc, salientando que esta foi a data que a empresa apresentou para o término da obra.

Outro ponto importante citado pelo titular da Semadesc foi a apresentação do andamento da obra do acesso de 13 km que liga a BR-267 até a ponte. “O DNIT colocou que o acesso deve começar já no próximo mês. Aí depois eles poderão dar uma sincronização de cronograma para 2026 para se ter uma rota consolidada”, acrescentou.

O Paraguai também trouxe um debate pontual que está disposto a fazer a ponte sobre o Rio Picomail, entre Pozo Hondo e Mission de La Paz. “O Paraguai se dispõs a fazer isso com recursos próprios. Isso foi apresentado aos argentinos e devem fazer um acordo sobre isso”, enfatizou o secretário.

As obras rodoviárias e da ponte do lado paraguaio também avançaram e foram apresentadas na reunião. Verruck complementa dizendo que foram abordados ainda temas como projeto de construção de um gasoduto através do Corredor Bioceânico.

“É uma proposta unilateral ainda do Paraguai para passar gás natural que viria da Argentina e fazendo um novo gasoduto que se conectaria com o gasoduto Brasil Bolívia. O assunto foi colocado na mesa para se debater entre os ministérios”, afirmou o secretário.

A questão da conectividade digital, as dificuldades do transporte aéreo e as potencialidades da hidrovia Paraguai e Paraná também foram colocadas em pauta.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67