fbpx
Connect with us

Educação

Escola indígena no Pantanal está com inscrições abertas para curso Normal Médio até quarta-feira

As inscrições serão realizadas na unidade escolar até as 11 horas desta quarta-feira (8)

Publicado

on

A Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Pastor Reginaldo Miguel – HOYENÓ’O, localizada na aldeia Lagoinha, em Aquidauana, que passou a ofertar em 2022 Ensino Médio em Tempo Integral por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, está com as inscrições abertas para o curso “Normal Médio Indígena Território Etnoeducacional Povos do Pantanal”

O curso é destinado para a formação técnica de professor assistente na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e atenderá as etnias Terena, Atikum, Guató, Kinikinau, Kadiwéu e Ofaié.

Diretor reunido com liderança indígena da Aldeia Lagoinha

Regime de Colaboração

O diretor Luiz Cesar de Souza Cardoso enfatiza que a dinâmica do projeto pedagógico do curso acontecerá em três módulos com 25 aulas semanais de 50 minutos, sendo dessas, 20 presenciais e 5 não presenciais (remotas). Os estudantes, a partir do 2º semestre do curso, poderão começar seus estágios supervisionados nas escolas municipais da região.

Serão oferecidas 40 vagas e um dos requisitos para participar da seletiva será a conclusão do ensino médio. Segundo o diretor, o curso tem todos os procedimentos pedagógicos como exame final, avaliação paralela e conselho de classe.

Inscrições

As inscrições serão realizadas na unidade escolar até as 11 horas desta quarta-feira (8). O estudante deverá concluir todas as etapas do curso em, no máximo, 2 anos para obter a certificação de “professores assistentes”. Sendo que desde 1º de janeiro deste ano um profissional com a formação “Normal Médio” recebe salário de R$ 4.420,55 para 40 horas semanais na Rede Estadual de Ensino.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Coordenadores e supervisores da REME passam por trilha formativa

O objetivo da trilha formativa é tratar sobre o cotidiano da equipe técnico-pedagógica e a mediação de conflitos na perspectiva educativa.

Publicado

on

Coordenadores e supervisores das escolas de Ensino Fundamental da REME (Rede Municipal de Ensino de Campo Grande), passaram na tarde desta segunda-feira (20) por trilha formativa sobre a atuação da ETP (Estudo Técnico Preliminar) no processo de ensino e aprendizagem.

O objetivo da trilha formativa é tratar sobre o cotidiano da equipe técnico-pedagógica e a mediação de conflitos na perspectiva educativa. Outro ponto discutido é a respeito de formar os cidadãos, os alunos, em uma perspectiva integral. Portanto, a trilha formativa é voltada à equipe técnico-pedagógica das escolas, que envolvem coordenadores, coordenadores, supervisores escolares, orientadores educacionais e apoios pedagógicos.

Selma Maria Oliveira Garcia é supervisora da Escola Municipal Professora Brígida Ferraz Foss.“Eu atendo com acompanhamento e orientação pedagógica junto com os professores. A trilha me auxilia no direcionamento das atividades pedagógicas. Ela vem para agregar um conhecimento a mais, direcionar as atividades, saber que nós da equipe temos um órgão, que é a SEMED, que vem ajudar com essa formação, que vem contribuir com o nosso trabalho. Porque às vezes no dia a dia, na correria, você acaba deixando um pouco ali do estudo, um pouco de se aperfeiçoar, e aí as trilhas vêm para isso, para dar essa parada, esse momento de reflexão”.

Maristela Ferreira Borges é coordenadora pedagógica da Escola Municipal Lenita de Sena Nachif e coorden, em média, 120 alunos. “Acho excelente a formação porque ela dá apoio para o nosso trabalho com o professor na escola. Então, quando eles restauraram essa trilha, nós coordenadores fazemos a formação na escola. Nos prepara, nos dá base e apoio sobre como fazer esse trabalho com o professor na escola. Porque a ação do professor na sala de aula é essencial para que o aluno aprenda. E esse apoio, dessa ação, depende um pouco da gente também”.

Alex Barbosa dos Santos é especialista em educação e trabalha como coordenador pedagógico há 18 anos na Escola Municipal Irene Szukala. “Pela escola ser muito grande, eu sou o único especialista, então a gente fez essa divisão e eu trabalho como coordenador pedagógico, atendo pais, professores e alunos. A formação contribui principalmente com a parte prática, porque muitas vezes a gente lê, estuda, fica muito na parte teórica. E quando acontecem as trilhas formativas, que é uma por bimestre, nós temos na prática que acontece no dia a dia, a gente pode trocar com os colegas de outras escolas e aprender tanto por parte de teóricos que fundamentam o nosso trabalho, quanto com os colegas de outras escolas”.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Educação

Livro sobre Itaporã será lançado em 23 de maio

Após um minucioso trabalho de pesquisa, está pronto o livro sobre o município de Itaporã.

Publicado

on

Após um minucioso trabalho de pesquisa, está pronto o livro sobre o município de Itaporã.
Trata-se de uma obra de suma importância para a preservação da historia do município, além de ser um elemento importante dentro da grade curricular do munícipio.

Com a publicação do livro, os alunos poderão se conectar com a historia Itaporã, antes mesmo de sua emancipação no ano de 1953.

O lançamento acontecerá no dia 23 de maio às 18 horas no salão do CRAS, sob uma grande expectativa do público que vai conferir um pouco da historia contada por historiadores e fundadores do município. A gerente de educação Denise Pacco reitera o convite em nome da Comissão de pesquisa e de todos os envolvidos direta ou indiretamente para a elaboração deste livro, que será um documento histórico do município.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Educação

Prefeitura de Dourados realiza 1º Interclasse de Robótica nas escolas da Reme

A competição começou nesta terça (14) e conta com a participação de nove escolas

Publicado

on

Começou nesta terça-feira (14), o 1º Interclasse de Robótica, promovido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação). A competição interna das escolas municipais conta com a participação de 610 alunos inscritos, todos matriculados na robótica de nove escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Hoje (15), das 14h às 16h, é a vez da Escola Municipal Álvaro Brandão.  “Nossa competição está acontecendo em 9 escolas, com um total de 610 alunos inscritos. As melhores equipes de cada escola irão para um confronto final, que vai ser realizado dia 15 de junho no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”, informa o secretário de Educação, Carlos Vinícius Figueiredo.

Ainda de acordo com a Semed, a premiação para os vencedores de cada escola vai ser definida internamente pela direção respectiva. Também haverá uma premiação para os campeões da etapa final no IFMS.

“A competição é uma forma de estimular ainda mais todos os sentidos já fomentados pela robótica: coordenação motora, raciocínio lógico, pensamento computacional, inteligência emocional, trabalho em equipe, agilidade e criatividade, liderança e comprometimento,  organização e disciplina”, enumera o secretário.

Robótica  nas escolas

A Prefeitura adquiriu 50 kits de robótica que são usados por alunos do 6° ao 9° ano no período contraturno. Cada kit compreende 10 conjuntos robóticos que atendem até 50 alunos, ou seja, são 500 conjuntos na rede toda. A nova tecnologia inclui material de apoio do professor e do aluno, toda a grade, a composição curricular, a metodologia empregada e os treinamentos para os professores.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67