fbpx
Connect with us

Bioparque Pantanal

Acervo da Marinha do Brasil está em exposição no Bioparque Pantanal

m dos importantes objetivos da exposição é a conscientização da sociedade para a valorização e conservação dos recursos hídricos

Publicado

on

O Bioparque Pantanal conta com uma nova atração para os visitantes, um acervo da Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN). No circuito de aquários é possível conhecer de perto peças históricas, mostruário de itens utilizados nos trabalhos a bordo de um navio e orientações de como ingressar na Força.

Um dos importantes objetivos da exposição é a conscientização da sociedade para a valorização e conservação dos recursos hídricos. Dessa forma, a exposição no maior aquário de água doce do mundo se torna uma poderosa ferramenta educativa, unindo passado, presente e futuro em prol do cuidado com as reservas de água disponíveis, para promoção de ambientes aquáticos saudáveis para as presentes e futuras gerações.

A parceria vem de encontro com a proposta do local e agregará conhecimento aos projetos e ações relacionados aos pilares da educação ambiental, conservação, cultura, tecnologia e inovação. A parceria ainda possibilitará aos pesquisadores do complexo de água doce um intercâmbio técnico científico que irá somar com o trabalho que vem sendo desenvolvido para o alcance de resultados ainda mais positivos.

O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina ressaltou a parceria. “O acervo reforça ainda mais o propósito do Bioparque de ser mais do que um empreendimento de turismo, mas também ser um centro de conhecimento e de pesquisa. Esse é o grande foco do complexo e essas parcerias e os números alcançados demonstram que o caminho está correto”.

Maria Fernanda Besletieri, diretora-geral do Bioparque Pantanal, destaca a relevância do acervo. “A exposição enriquece a visita ao empreendimento, pois permite ao público uma conexão direta à riqueza cultural e tecnológica das embarcações que marcaram época, a relevância de suas conquistas e desafios enfrentados, a compreensão do papel fundamental da Marinha na segurança e preservação dos rios e mares, além de ampliar ao público o acesso a informações sobre esses esforços por meio da popularização da ciência”.

Sobre o Bioparque Pantanal

O Bioparque Pantanal é um empreendimento público estadual, vinculado à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), tendo uma diretoria-geral.

Inaugurado em 28 de março de 2022, o maior aquário de água doce do mundo é um espaço firmado por importantes pilares, são eles, educação ambiental, pesquisa, conservação, inovação, inclusão, lazer e cultura.

Com 21 mil metros quadrados de área construída, o local conta com cinco milhões de litros de água e mais de 350 espécies de animais. O complexo vai além da contemplação e tem como finalidade agregar experiência e conhecimento.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Bioparque Pantanal

Sansão gigante da Turma da Mônica é nova atração no Bioparque Pantanal

Primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, esteve presente na cerimônia de inauguração

Publicado

on

Visitantes do Bioparque Pantanal agora contam com um novo atrativo, o Sansão gigante da Turma da Mônica. O famoso boneco tem mais de 13 metros e está instalado na esplanada do maior aquário de água doce do mundo. A ação em parceria com o Sicredi celebra os 60 anos da personagem Mônica e a Semana Nacional da Educação Financeira. O boneco inflável ficará no local de 7 a 19 de maio.

Campo Grande é uma das capitais brasileiras que faz parte da iniciativa “Coelhadas gigantes”. Conforme explicou a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, “é uma oportunidade ímpar e um presente para a cidade”. Mônica ainda comentou que seu nome de batismo tem relação com a principal personagem da série de revista em quadrinhos. “Pra mim é uma honra, faz parte não só da minha história, mas da história de muitos brasileiros”.

Marcelo de Sousa, filho de Maurício de Sousa também esteve presente na cerimônia de inauguração e destacou a força da personagem Mônica e a relação do coelho nas capitais. “A Mônica é embaixadora do turismo no Brasil, é como se ela estivesse arremessando seu animal de pelúcia em cada capital”. Sobre  o Pantanal Sul-mato-grossense, Marcelo revelou estar feliz com a escolha e ressaltou o importante trabalho como o bioma, inserido nas histórias do personagem Chico Bento.

Para a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, a presença do Sansão irá enriquecer ainda mais a experiência no local. “A presença do Sansão gigante no maior aquário de água doce do mundo vai reforçar os laços dos personagens com a cultura sul-mato-grossense. O Bioparque Pantanal e a Mônica despertam sentimentos únicos e este será um momento mágico para nossos visitantes”.

A atração ficará em exposição no Bioparque Pantanal até o dia 19 de maio. A esplanada do empreendimento ficará aberta ao público para fotos com o Sansão gigante até às 20h.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Bioparque Pantanal

Bioparque Pantanal completa 2 anos de funcionamento com evento científico gratuito

Inscrições para a II Jornada de Pesquisa e Tecnologias podem ser feitas pelo site da Escolagov

Publicado

on

Em comemoração aos dois anos de funcionamento, o Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo, realiza a II Jornada de Pesquisas e Tecnologias, entre os dias 26 e 28 de março. Com o tema “Bioparque Pantanal: Além as águas”, o evento terá uma solenidade de abertura (26 de março) com assinatura de Termos de Cooperação Técnico- Científicos.

Com a participação de importantes nomes, o evento é gratuito e está com inscrições abertas pelo site da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul. Para se inscrever é preciso acessar o link http://www.cursos.ms.gov.br/EscolaGov/Home/DetalhesEvento/2650.

Entre os palestrantes estão o professor Dr. Jansen Zuanon, pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Dra. Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul, e o Dr. Leandro Melo de Sousa, professor da Universidade Federal do Pará.

Os inscritos na jornada participarão de palestras, mesas-redondas, minicursos, painéis, oficinas, exposições e atividades artísticas e culturais.

A jornada é um evento técnico-científico que tem como objetivo integrar diferentes profissionais e instituições parceiras no meio científico, por meio do intercâmbio de conhecimento obtido com o desenvolvimento da pesquisa científica, conservação, inclusão, inovação, educação ambiental, turismo e a valorização da cultura sul-mato-grossense, pantaneira e brasileira.

Diretora-Geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri destaca a importância do evento. “Considerando que o Bioparque Pantanal é um espaço muito além da contemplação, tendo alcançado resultados tão expressivos e significativos na ciência, daremos continuidade ao debate realizado em 2023, o primeiro ano da nossa jornada, abordando os eixos tecnológicos sustentáveis, de inovação, educacionais e sociais. Este evento contará com a presença de renomados pesquisadores, prontos para compartilhar descobertas e insights no campo da conservação e tecnologias aplicadas ao Pantanal”.

O evento ainda traz em sua programação, apresentação dos trabalhos e avanços tecnológicos dos projetos de pesquisa desenvolvidos por colaboradores do Bioparque Pantanal, pesquisadores e instituições científicas e tecnológicas em diversas áreas do conhecimento; palestras e talks com pessoas atuantes nas áreas ambientais.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Bioparque Pantanal

Bioparque Pantanal celebra nascimento dos primeiros ‘bebês’ de 2024

Arraia Jusara é mãe de 14 filhotes

Publicado

on

O maior aquário de água doce do mundo está em festa com a chegada dos primeiros bebês do ano, filhos de uma única mãe. A famosa arraia Jussara, que faz a alegria dos visitantes no tanque Neotrópico, agora é mãe de 14 filhotes que nasceram dia 1° de janeiro de 2024.

Da espécie Potamotrygon falkneri, os novos moradores do Bioparque foram encaminhados para a quarentena, no local eles receberão todos os cuidados necessários da equipe de manejo. “Ficarão em um tanque em quarentena até se adaptarem ao alimento produzido pelo setor de nutrição”, explicou o biólogo curador do empreendimento, Heriberto Gimenez Junior.

Conforme explica a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, a reprodução é fruto do trabalho de conservação, um dos pilares que sustentam o empreendimento.

“No Bioparque Pantanal os animais são protagonistas de um trabalho técnico científico de excelência, que contribui para que as presentes e futuras gerações possam desfrutar das riquezas da nossa biodiversidade. O pulsar de novas vidas acontece diariamente em nossos tanques e aos olhos dos milhares de visitantes que passam por aqui”.

Ainda segundo a Diretora algo muito positivo sobre a reprodução é que ela não acontece por acaso, a reprodução ocorre quando presentes três critérios muito bem alinhados, condições do ambiente, nutrição adequada e bem-estar animal.

Atualmente o Bioparque conta com 380 espécies de água doce e mais de 250 reproduções, de 49 espécies distintas, com 12 registros inéditos no mundo e 12 registros inéditos no Brasil.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67