Connect with us

Educação

UEMS comemora 30 anos com legado de educação e formação profissional

Entregas do Governo de Mato Grosso do Sul, lançamentos e shows integram solenidade oficial

Publicado

on

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) completa 30 anos de criação em 2023 e, no próximo dia 27 de março, a partir das 8h30, a sede da instituição – localizada em Dourados – recebe um evento com entregas, assinaturas de termos importantes para a comunidade acadêmica.

Com lançamentos de programas institucionais e shows, a solenidade será histórica para a universidade, que tem um profundo legado junto à história da sociedade sul-mato-grossense. O governador Eduardo Riedel e diversas autoridades políticas, além de representantes interinstitucionais, estarão presentes.

Na solenidade, a UEMS irá oficializar o recebimento de investimentos que somam mais de R$ 17 milhões. O valor se destina a diversas frentes de trabalho nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com objetivo de fortalecimento e expansão no atendimento que a UEMS realiza junto à população sul-mato-grossense.

Além de assinaturas de termos importantes, a UEMS também realizará eventos conjuntos voltados a docentes, discentes e técnicos. Durante todo o dia 27 a universidade realizará diversas atividades para um melhor acolhimento dos acadêmicos e celebração desta data tão especial.

Instituição estratégica

Para o governador, Eduardo Riedel, “a UEMS é prioridade na estratégia educacional do Estado. Ela tem papel importantíssimo como um dos melhores e mais bem avaliadas polos de formação superior do Centro-Oeste, e contribui decisivamente para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul”, diz o chefe do Executivo.

“Uma honra para todo sul-mato-grossense comemorar 30 anos de UEMS, uma universidade criada em 1993 com a meta de interiorizar o ensino superior em Mato Grosso do Sul. Esta missão vem sendo cumprida em mais de 28 municípios e atendendo as demandas da população com a formação de profissionais em todas as áreas do conhecimento”, declara o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho.

O gestor da universidade ainda ressalta que a UEMS é o patrimônio do nosso povo, da nossa gente, pois ela consegue avançar, de forma humanizada, no ensino, pesquisa, extensão e inovação, sempre orientada pelos desafios postos pela ONU (Organização das Nações Unidas, atrelados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Laércio destaca a força do trabalho conjunto. “Isso só é possível com muito trabalho da nossa comunidade acadêmica, com o apoio do Governo do Estado, e outras instituições públicas e privadas, com destaque a nossa bancada federal e municípios”, ressalta o reitor, que complementa a fala indicando mais potenciais.

“A UEMS está em constante transformação, entregando para a sociedade profissionais mais humanizados e preparados, frente a nova dinâmica da Educação nacional e Internacional, transformando a realidade local onde ela atua”.

Investimentos

Os investimentos do Governo do Estado e demais fontes junto à UEMS somam mais de R$ 17 milhões e abarcam duas vans e dois ônibus, sendo um exclusivo para as ações do Programa UEMS na Comunidade, um dos maiores projetos de extensão do Brasil.

Uma equipe de mais de 70 profissionais e alunos que percorrerão o Estado, levando atendimentos e capacitações, fazem parte do projeto. Os recursos são do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) da Fonte 500 do Governo do Estado, totalizando mais de R$ 3 milhões para a execução do programa.

A aquisição da Biblioteca Digital também está entre as conquistas para a universidade neste lançamento oficial em comemoração aos 30 Anos da UEMS, garantida pelo Governo. O acervo desta plataforma digital abrange mais de 10 mil títulos de diferentes áreas do conhecimento, que poderão ser acessadas, mediante cadastro, por toda a comunidade universitária da UEMS. Os recursos somam mais de R$ 600 mil.

Também serão autorizados novos editais de apoio aos cursos de graduação e pós-graduação e serão entregues aos pesquisadores contemplados no edital Acelera UEMS-Fundect os cartões de pesquisa. Neste eixo, serão investidos, exclusivamente com fonte do Governo do Estado, o montante de R$ 4,3 milhões.

Por fim, o maior investimento dentro das entregas está na assinatura de termo referentes às bolsas e auxílios direcionados a discentes da UEMS, com foco principal em garantir a permanência de acadêmicos na universidade. Os valores serão equiparados com o aplicado pela CAPES/CNPq/Fundect, somando R$ 8 milhões vindos do Governo.

Programas Institucionais

Um dos grandes destaques a ser lançado durante o evento em comemoração aos 30 anos da UEMS é o Programa UEMS na Comunidade, que visa colaborar com eixos importantes definidos pelo governo estadual, no sentido de atendimento à população do Estado de Mato Grosso do Sul. A universidade já trabalhou, no passado, com uma ação de Extensão com status de projeto com a mesma nomenclatura.

Nesse sentido, esta iniciativa é resgatada de forma mais ampla e com parcerias muito importantes que garantem mais solidez e recursos para a implementação e execução dos atendimentos do programa, que é o carro-chefe das ações da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC).

Como parceria importante nesta iniciativa está a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania). As ações serão desenvolvidas com apoio de prefeituras interessadas em receber a visita das caravanas do UEMS na Comunidade.

Outra iniciativa institucional de grande importância em nível institucional é o Programa de Inclusão do Calouro (Proinca) que ocorrerá durante o evento, sendo voltado para os estudantes ingressantes nos cursos de graduação.

Anualmente, nos primeiros meses de início das aulas, tanto a UEMS de Dourados quanto as outras unidades universitárias promovem ações diversas como palestras, mesas redondas e demais iniciativas que promovam interação entre veteranos e novos estudantes e que, principalmente, levem informação aos estudantes.

O evento é organizado pela Pró-reitoria de Ensino (PROE) em conjunto com a Divisão de Atendimento Estudantil (DAE), vinculada a PROEC. As gerências de unidades desenvolvem seus próprios cronogramas de ações do Proinca.

Demais atividades e shows

Na solenidade oficial do dia 27 também estão programados o lançamento do Selo Institucional comemorativo ao jubileu de pérola da universidade e, também, a exibição do vídeo institucional “UEMS 30 anos: a realização de um sonho sul-mato-grossense” – o material foi produzido pela empresa Óia Filmes, sob orientação da Assessoria de Comunicação Social da Universidade (ACS/UEMS).

Durante o período da manhã, ocorrerá o show da banda Sampri, Agendado para às 8h e, durante a noite, ocorrerá o maior evento que a Cidade Universitária de Dourados já recebeu: o show do cantor e compositor Almir Sater e banda, a partir das 19h, ao lado do Auditório central da UEMS/Dourados.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Educação

Conselho Nacional de Educação atualiza regras do ensino integral

Publicado

on

© Tomaz Silva/Agência Brasil

Conselho Nacional de Educação (CNE) alterou diretrizes do ensino integral na educação básica e definiu prazo até 31 de outubro para que cada rede atualize suas normas. 

medida está publicada na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial da União.

Pelo novo texto, estados, municípios e o Distrito Federal deverão revisar e atualizar todos os atos normativos que regulamentam a educação integral, como resoluções, portarias, diretrizes curriculares, regimentos escolares e projetos pedagógicos.

Esses atos deverão passar pelos respectivos conselhos de educação e seguir orientações do Ministério da Educação.

Agência Brasil

Continue Lendo

Educação

Dia do orgulho autista: saiba os direitos dos alunos na escola

Publicado

on

© Rosângela Cardoso/Arquivo pessoal

Na festa junina da escola na última semana, Lúcio, de 4 anos, se divertia, mas, em um momento seguinte, passou a reclamar do barulho da música. Por isso, resolveu não ficar mais no meio da roda. 

“As professoras respeitaram. Ficaram ao lado e seguraram a mão dele. Depois, ele voltou e continuou. Eu achei tão bonito”, diz a mãe, a esteticista Rosângela Cardoso, de 50 anos. Lúcio tem diagnóstico de transtorno do espectro autista. Ele frequenta o jardim de infância de uma escola pública no Distrito Federal.

O menino tem esse diagnóstico assim como o irmão dele, João, de 11 anos.  Ambos gostam muito de ir para a escola. Rosângela entende que a cena na festa junina simboliza o que ela quer no ambiente escolar para os meninos: respeito e inclusão. Esses temas estão no centro das preocupações em dias de visibilidade como hoje (18), Dia do Orgulho Autista.

Legislação

Respeito e inclusão não são favores prestados por uma escola, seja pública ou privada, em qualquer nível educacional. Trata-se de obrigação prevista na legislação brasileira, conforme explica a advogada  Adriana Monteiro, de 50 anos. Ela é especializada na defesa de pessoas com deficiência.

Brasília (DF), 18/06/2026 – Advogada Adriana Monteiro com os filhos. Dia do orgulho autista: saiba os direitos dos alunos na escola
Foto: Adriana Monteiro/Arquivo pessoal
A advogada Adriana Monteiro, com os filhos, diz que respeito e inclusão são obrigações previstas na legislação – Foto Adriana Monteiro/Arquivo pessoal

Nem sempre essa foi a área de atenção dela. A advogada era especialista na defesa de mulheres vítimas de violência doméstica. Trocou, há duas décadas, de abnegação por uma missão de vida depois que os dois filhos (ambos hoje adultos, uma de 25 e o outro de 23) foram diagnosticados com autismo.

“Eu descobri o quanto era difícil conseguir qualquer direito para uma pessoa com deficiência. E acabei migrando de área”, recorda. Ficou abismada depois que escolas em Brasília recusaram a matrícula da filha. Sentiu a dor do filho experimentar o bullying no lugar que deveria ser um ambiente de proteção.

Para a advogada, o Brasil tem excelente legislação voltada para a inclusão de pessoas com deficiência.

“Acompanhamos de perto o nascer da Lei Brasileira de Inclusão, publicada em 2015. É robusta, mas ainda há ignorância sobre ela”, afirma.

Além dessa legislação, a Lei Berenice Piana instituiu, na prática, uma política nacional de proteção dos direitos da pessoa com autismo e garantiu direitos ao considerar o transtorno uma “deficiência persistente”.

Direito de exigir

A advogada Adriana Monteiro defende que as famílias precisam saber que têm o direito de exigir que a escola se comporte como uma rede de proteção.

 “As famílias têm o direito de cobrar que a criança tenha materiais, provas e avaliações adaptadas. Tudo precisa ser adaptado à forma de aprendizado que vai trazer maiores frutos pedagógicos”, explica.

Segundo ela, a escola tem a obrigação de fornecer material pedagógico, aulas adaptadas e profissionais, inclusive além do professor, para que as crianças possam contar dentro de sala de aula. “Tanto de mediação ou apoio para alimentação, ir ao banheiro e todo suporte emocional que essa criança precisa ter”. 

Adriana acrescentou que pessoas com autismo podem se desregular dentro de sala de aula e cometem atos que, às vezes, podem ser entendidos como atitudes que precisam ser repreendidas. “Mas há escolas que não fazem o dever de casa de saber como evitar as crises e de como preveni-las”.

Por isso, se torna importante que a unidade de ensino garanta a contratação de profissional que atue de forma individualizada com essa criança. “Todos nós, enquanto sociedade, somos responsáveis, por aquilo que acontece com essa pessoa, que é vulnerável”. Por isso, os custos devem ser divididos pela comunidade escolar. 

Outro direito é que nenhuma escola, pública ou privada, pode negar a matrícula a uma criança com deficiência, inclusive autismo, conforme está previsto no artigo 8º da Lei Brasileira de Inclusão. “A escola também não pode suspender, expulsar ou tomar medidas de não inclusão em razão da deficiência”, afirma a advogada.

Espaços de denúncia

As queixas de eventuais violações podem ser denunciadas em uma delegacia de polícia, na Defensoria Pública ou no Ministério Público. Na história da família dela e de outras pessoas ouvidas pela Agência Brasil, foi comum a ocorrência de, depois que é identificado que o aluno a ser matriculado tem o espectro autista, a vaga “some”.

“A família não é obrigada a dar essa informação para a escola no ato da matrícula. Pode deixar para falar sobre isso depois que o aluno estiver matriculado”.

Também inspirada pela experiência em casa com o Pedro, hoje com 18 anos, a professora de química Joanna de Paoli se transformou em ativista e pesquisadora dos direitos da pessoa com autismo. Ela passou a capacitar professores para promoverem inclusão. “O que eu percebo é como a infraestrutura e a parte material de formação ainda seguem não condizentes com as necessidades com as realidades desses alunos”.

A escola, um espaço público de direito de todos, ainda não traz, segundo ela, as condições de acesso para todos. “Os alunos que já estão na escola regular, ainda não têm as suas necessidades atendidas. Então, falta suporte”. 

Brasília (DF), 18/06/2026 –  Joanna de Paoli e o filho PedroDia do orgulho autista: saiba os direitos dos alunos na escola
Foto: Joanna de Paoli/Arquivo pessoal
Joanna de Paoli, com o filho Pedro, diz que escola ainda não traz condições de acesso para todos – Foto Joanna de Paoli/Arquivo pessoal

Segundo o que ela percebe e pesquisa, um desafio é que muitos alunos não alfabetizados ou com deficiência intelectual estão com dificuldades de serem incluídos nos anos finais da educação básica.

Adriana lembra que há carência de pedagogos alfabetizadores com especificidade nessas particularidades do desenvolvimento. “Como que eu vou incluir numa aula de física, de química, de biologia, um aluno que sequer está alfabetizado?”. Ela lamenta que a maior responsabilidade está nas costas dos professores, mas entende que falta a participação do Estado para formar equipes que realmente consigam atender a essas necessidades. Pior: há falta de continuidade nos trabalhos nas unidades públicas com a contratação de mais professores temporários e menos concursos, lamenta a professora Joanna de Paoli.

Depois da decepção

A administradora Patrícia Bonetti tem duas filhas com autismo (uma de 20 e outra de oito anos) e experimentou a decepção de ouvir da direção de uma escola privada em Brasília que a mais nova estava convidada a se retirar da unidade. “Ela falou que um colégio maior seria melhor para a Bianca a fim de poder correr mais. Eu já tinha feito a matrícula e comprado material escolar”.

Ela também experimentou negativas. A mais velha chegou ao ensino superior e cursa relações internacionais. Segundo apontam as pesquisadoras no tema, as faculdades também devem prover os recursos de inclusão, como são obrigadas as escolas em qualquer nível. “A faculdade dela é um lugar muito acolhedor e ela está adorando”.

Luiz Claudio Ferreira – Repórter da Agência Brasil

Continue Lendo

Educação

Enem 2026: MEC amplia prazo para pagar taxa de inscrição até dia 22

Publicado

on

© Jose Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, na manhã desta quarta-feira (17), a ampliação do prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 até a segunda-feira (22). Antes do anúncio oficial, a data final de pagamento seria nesta quarta-feira.

A retificação do edital do Enem já está publicada no Diário Oficial da União.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante  no portal do Inep.

Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Meios de pagamento

O pagamento da taxa de inscrição do exame pode ser feito pelos candidatos não isentos em qualquer banco, casa lotérica ou por meio de aplicativos bancários.

Não serão aceitos pagamentos de inscrições por meio de depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento.

As opções de pagamento da GRU Cobrança são o Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dentre outros e pode variar de acordo com a instituição financeira do pagador.

Nos casos de Pix, a GRU Cobrança traz o QR Code para o participante quitar a taxa de inscrição.

Somente a quitação da taxa é o que garante a participação dos candidatos não isentos no exame nacional.

Sem devolução de valor

O Inep avisa que o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, se realizado em duplicidade ou se for diferente de R$ 85.

Assim como não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem.

edital público  do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

Isentos do Enem

No Enem 2026, o Inep concedeu gratuidade para pessoas dos seguintes perfis e, por isso, não será gerada GRU Cobrança para pagamento.

·  alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;

·  alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;

·  estudantes participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC).

·  pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);

·  participantes que informaram na inscrição que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico.

Cronograma do Enem 2026

· novo prazo para pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 22 de junho;

· resposta à solicitação de atendimento especializado: 26 de junho;

· recurso à negativa de atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;

· resultado do recurso: 10 de julho;

· aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade completos e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67