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Procon/MS reforça alerta sobre mensagens falsas enviadas a empresas

No caso de dúvidas, está disponível o telefone (67) 3316-9800.

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Empresas voltaram a notificar o recebimento de falsas mensagens atribuídas ao Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), ao que a instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) reforça alerta para a checagem dos dados do remetente e que os casos sejam denunciados por seus canais oficiais.

O modelo das comunicações é semelhante ao adotado nos meses de junho e julho desse ano, em que a falsa notificação informa abertura de reclamação de um consumidor, com link para que sejam visualizados os detalhes do processo. O conteúdo, no entanto, é malicioso.

Dessa forma, o Procon/MS orienta para que as mensagens enviadas por e-mail ou WhatsApp não sejam abertas. Isso ao considerar que as verdadeiras reclamações são oriundas dos canais oficiais e institucionais, com e-mails utilizando o domínio “@procon.ms.gov.br”.

Observa-se que esse golpe tem sido aplicado em âmbito nacional envolvendo outros Procons, sendo necessário redobrar a atenção e denunciar o recebimento deste tipo de mensagem para cartorio@procon.ms.gov.br. No caso de dúvidas, está disponível o telefone (67) 3316-9800.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Acessível e mais seguro: Procon/MS ganha novo prédio em Campo Grande

A mudança representa um avanço nos serviços oferecidos aos consumidores

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Planejado para garantir melhores condições de atendimento à população com mais segurança e acessibilidade, o novo prédio do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) foi inaugurado nesta quarta-feira (8), na Rua Padre João Crippa, 3.115, Bairro São Francisco, em Campo Grande.

A mudança representa um avanço nos serviços oferecidos aos consumidores. Até abril deste ano foram 8,2 mil atendimentos feitos pelo órgão. Em 2023 o número chegou a 21,5 mil.

Com uma área construída de 3.854 m², o novo prédio tem 41 vagas de estacionamento, duas copas, banheiros e móveis adaptados em todos os cinco andares, dois elevadores, piso tátil, detectores de fumaça e luzes de emergência. A estrutura conta ainda com soluções de climatização, conectividade e câmeras de videomonitoramento.

Para aumentar a segurança foi colocado na entrada um detector de metais auxiliando os policiais militares que vão se revezar em turnos durante o trabalho no local.

“Aqui a gente tem espaço, tem segurança, tem equipamento e tem todo um ‘design’ preparado para o Procon. O prédio anterior era adaptado ao Procon, aqui não. Ele é desenhado, preparado para atender as nossas rotinas e o nosso público”, declarou Angelo Motti, secretário-executivo de Orientação e Defesa do Consumidor de MS.

 

O Governo do Estado quer tornar o acesso ao local ainda mais fácil. “O novo prédio reflete o compromisso com as pessoas, com a qualidade no atendimento desde o início, e por isso já começamos as tratativas para que esse endereço tenha mais acesso por linhas de ônibus, garantindo que o consumidor e a consumidora busquem seus direitos de forma mais prática, ágil e célere”, disse o governador Eduardo Riedel, durante a inauguração.

São 130 servidores trabalhando no órgão na Capital, entre eles, Gilsienny Arce Munhoz, gestora de ações sociais. “A forma como está composto o prédio em si, como está distribuído, a conciliação, o atendimento separadamente. Uma pessoa acaba não ouvindo o que o outro está dizendo. Ninguém precisa saber qual sua dívida, qual seu problema. Tem uma sala totalmente individualizada que vai atender o consumidor endividado”, destacou a servidora.

O sistema previsto é “multiportas” onde o consumidor vai escolher a melhor forma de acessar o serviço: presencialmente, via telefone ou de maneira digital.

Defensoria Pública e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contam com salas no local. O prédio tem ainda postos de atendimento das concessionárias Águas Guariroba e Energisa.

No segundo semestre deste ano, o espaço passará a abrigar o CAM (Centro de Atendimento ao Migrante) que faz parte da estrutura da SEAD (Secretaria Executiva de Direitos Humanos). O serviço oferece orientações, encaminhamentos e emissão de documentos. Só no ano passado foram mais de 10 mil atendimentos.

“O maior avanço é efetivamente dar a inclusão às pessoas que precisam porque além do usuário do Procon, vem também o migrante que precisava há bastante tempo ser melhor acolhido, de uma forma integrada e ver o seus problemas resolvidos”, disse Patrícia Cozzolino, secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos.

O antigo prédio da Rua 13 de Junho ainda sedia a Decon (Delegacia Especializada Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo). Por este motivo, no novo endereço haverá uma sala da Polícia Civil usada para informações aos consumidores.

O Procon/MS também está presente nas unidades do Fácil Aero Rancho, Bosque dos Ipês e no CIJUS (Centro Integrado de Justiça). O atendimento digital é feito pelo site do órgão, por meio do “Reclamação Online” e “Formulário de Denúncia”, assim como pelo aplicativo “MS Digital”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Procon de Dourados divulga pesquisa de flores pro Dia da Mães

Dos produtos pesquisados a variação de um para outro chega a 40%

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A Prefeitura de Dourados, através do Procon, realizou na pesquisa de preços de flores para o dia das mães. No total foram pesquisados 14 (quatorze) itens em sete estabelecimentos comercias.

Os produtos com maior variação entre os itens pesquisados foram a orquídea (250,00 %), a begônia (100,00 %) e a rosa unitária (111,76 %), em relação ao menor e maior preço encontrado.

Dos produtos pesquisados, 06 (seis) foram encontrados a venda em 07 estabelecimentos pesquisados, apresentando uma variação de 40,55% do estabelecimento com menor preço para o estabelecimento com maior preço.

É importante que se visite mais de um estabelecimento para comprar as flores. Os consumidores que seguirem a pesquisa poderão pagar até duas vezes menos. Sempre é recomendável pesquisar preço, tipo da flor e do arranjo antes de escolher, pois dependendo do material utilizado o preço poderá ter alterações consideráveis.

Para a entrega em outros locais/ municípios, peça informação e não deixe de verificar o valor do frete. Tudo deve ser feito por escrito: tipo de flores ou arranjo, horário, local e mensagem. Solicite confirmação da entrega e exija nota fiscal ou recibo. Não se esqueça de confirmar se a pessoa recebeu tudo, reclame caso haja divergência entre a encomenda e a entrega.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Para atender melhor a população, Governo inaugura novo prédio do Procon

Novo endereço fica localizada na Rua Padre João Crippa, nº 3115, no Bairro São Francisco

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Para garantir mais conforto, acessibilidade, segurança e melhor atendimento à população, um novo prédio do Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) e do CAM (Centro de Atendimento ao Migrante) foi inaugurado, nesta quarta-feira (8), em Campo Grande.

Vinculados à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos), os serviços vão dividir imóvel de cinco pavimentos e 3.854 metros quadrados de área construída.

Os atendimentos do Procon no novo endereço já começaram. A aposentada Cecília Garcia Lemos, 73 anos, aprovou a mudança e disse que a estrutura é “sem comparação” com a anterior. “Sempre fui bem atendida e seria muito bom que outros serviços do governo também estivessem em um lugar assim”, disse.

Consumidora Cecília Garcia Lemos, de 73 anos, aprovou a mudança

Mara Cristina Zaffanelli explica ainda que o servidor passa a se sentir mais valorizado. Em sua quarta mudança de endereço, a servidora do Procon/MS celebra esse novo momento que vai possibilitar melhores condições de trabalho na defesa dos direitos consumeristas, justamente no ano em que a instituição celebra seus 38 anos de criação no Estado.

Inclusivo, o novo prédio possui banheiros e móveis adaptados, dois elevadores e piso tátil. Ele apresenta ainda soluções de climatização, conectividade, pórtico detector de metais, presença de policiais militares e câmeras de videomonitoamento. Águas Guariroba e Energisa também possuem postos de atendimento no local.

Localizada na Rua Padre João Crippa, nº 3115, no Bairro São Francisco, a locação do prédio representa investimento de R$ 124 mil mensais, incluindo itens como móveis, divisórias, os aparelhos de ar-condicionado, sistema de videomonitoramento, detectores de fumaça, luzes de emergência, rede lógica e as manutenções elétrica, hidráulica, de elevadores e do jardim.

Atendimento ao migrante

Já o CAM, que também faz parte da estrutura da Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sead, atenderá aos migrantes com orientações, encaminhamentos e emissão de documentos. No ano passado foram mais de 10 mil atendimentos realizados.

A previsão é que as atividades nesse prédio comecem já no próximo semestre, agregando ainda estruturas da secretaria executiva como conselhos de direitos, comitês e comissões.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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