Connect with us

Inclusão

Pedalada para cegos e capoeira inclusiva são realizadas neste sábado na Capital

A roda da capoeira começa às 10h da manhã e vai até às 11h30

Publicado

on

No mês em que se comemora o Dia da Mulher e o Dia Internacional da Síndrome de Down, a manhã deste sábado (25) será de passeio ciclístico para cegos e roda de capoeira inclusiva, em Campo Grande.

A programação é voltada para que pessoas com deficiência, de todas as idades, aproveitem momentos de lazer com atividade física gratuitamente. O passeio ciclístico é uma realização do Ismac (Instituto Sul-Mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas) e da Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul.

Para a subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Telma Nantes de Matos, a pedalada em comemoração ao 8 de março é uma ação de empoderamento.

 

“O passeio será em bicicletas tandem, aquelas em que uma pessoa que enxerga vai à frente e atrás a pessoa cega ou baixa visão. É uma atividade que demonstra que mulheres cegas também estão aí no lazer, entretenimento e neste universo de vida saudável”, destaca Telma.

Integrante do grupo de bike “No Stress”, André Oliveira é uma das pessoas que estará à frente da bicicleta na condução. “É a segunda vez que abraçamos o convite do Ismac de fazer o passeio, nós orientamos, passamos as instruções, o comando de voz para quando vamos parar, mudar de direção, aumentar ou diminuir a velocidade”, explica André.

A experiência rende, além de aprendizado, emoções. “É aquela sensação gostosa, uma senhora falou que fazia muitos anos que não andava de bicicleta. Ela abriu os braços, soltou o guidão. Tem outros que aprenderam a andar de bike na infância ou na adolescência, mas foi perdendo a visão e nunca mais andou”, compartilha.

O ponto de encontro será neste sábado, a partir das 8h com saída às 8h30 do Ismac, na Rua 25 de Dezembro, 262, Centro. Um ônibus da instituição levará os participantes até o Parque dos Poderes.

No Parque dos Poderes, o trajeto será da rotatória da final da Avenida Mato Grosso até o Parque, e o retorno. São oito bicicletas tandem que foram adquiridas pelo Ismac. A ação encerra às 11h.

Roda de Capoeira Inclusiva

Desde 2015 que a Praça Indígena, no Mercadão, é palco para a roda de capoeira inclusiva do professor Josemar Araújo, o Vermelho. A ação deste sábado será em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, festejado no último dia 21.

Subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Telma Nantes enfatiza que a roda é exemplo de promoção de inclusão e visibilidade. “Mostra que as pessoas com deficiência ocupam todos os espaços, e precisamos trabalhar muito a questão da acessibilidade e inclusão no Estado, este é o nosso papel”.

A roda é aberta a pessoas com síndrome de Down, autismo, deficiência física, auditiva, visual e intelectual. “Convidamos as pessoas a participarem e serem as protagonistas de sua história, contribuindo para a construção da sociedade e se apropriando da cultura da capoeira inclusiva”, ressalta Vermelho.

A roda da capoeira começa às 10h da manhã e vai até às 11h30. O endereço é Rua 7 de Setembro, 65, no Centro.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclusão

Vale em todo o MS: Carteirinha do Autista substitui laudo médico para desconto no IPVA em Mato Grosso do Sul

Publicado

on

 

Dentro da política de inclusão social, pessoas em Mato Grosso do Sul com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de down ou autismo têm desconto de 60% no IPVA. E, a partir de agora, a Ciptea (Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) substitui laudo médico para conseguir o benefício, no caso de menores de 18 anos.

Isso só é possível graças ao decreto nº 16.562/2025, publicado em fevereiro deste ano pelo Governo de Mato Grosso do Sul. Desde o lançamento da Ciptea, em abril do ano passado, a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) emitiu 2.034 documentos.

Além de garantir acesso a serviços e benefícios, a carteirinha oferece mais visibilidade às necessidades das pessoas com o transtorno. Para as famílias e pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), o novo decreto facilita a vida e  garante o direito de ir e vir.

Conforme o decreto, assinado pelo governador Eduardo Riedel, o desconto vale para um único veículo registrado no nome da pessoa com deficiência ou de seu representante legal, mesmo que o beneficiário não seja habilitado. Outra mudança implementada pela publicação é a dispensa da renovação anual para casos de deficiência permanente.

O pedido do desconto no IPVA pode ser feito sem sair de casa, segundo a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). Basta acessar o portal e-Fazenda (https://eservicos.sefaz.ms.gov.br/), clicar no módulo e-SAP, e fazer constar a documentação necessária, como laudo médico ou Ciptea e CRLV do veículo. Não há cobrança de taxa estadual.

Paulo Fernandes, Comunicação Sead
*com informações da Sefaz

Continue Lendo

Inclusão

Servidores vão às ruas nas 79 cidades de Mato Grosso do Sul com a missão de erradicar extrema pobreza no Estado

Publicado

on

Mais de 150 servidores do Mais Social vão às ruas nas 79 cidades sul-mato-grossenses, a partir de segunda-feira (17), atrás de pessoas em situação de vulnerabilidade e que estão fora dos programas sociais. A missão é ajudar a fazer de Mato Grosso do Sul o 1º estado do País a erradicar a extrema pobreza.

Os servidores irão de casa em casa, numa busca ativa por possíveis futuros beneficiários dos programas sociais, desde que todos estes atendam de fato os requisítos mínimos.

Aos servidores do programa, o governador Eduardo Riedel explicou a importância da ação. “Vocês vão ajudar a eliminar a extrema pobreza, retirando dessa situação as famílias que recebem menos de R$ 209 per capita. Estamos tendo uma conduta técnica. Vocês estão carregando uma das principais bandeiras do Governo, que é crescer sem deixar ninguém para trás”.

De acordo com a secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), Patrícia Cozzolino, essa busca ativa só será possível por conta do mapeamento feito pela pasta, em parceria com a Segem/Segov (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), mostrando onde estão as pessoas em situação de extrema pobreza.

“Quando assumimos a secretaria, encontramos 40 mil pessoas que viviam com menos de R$ 209 mensais per capita, que são aquelas que estão na extrema pobreza. Fomos incluindo essas pessoas nos programas sociais, mas ainda existem 17 mil nessa situação. Elas eram chamadas de ‘invisíveis’, mas agora nós já localizamos essas pessoas por georreferenciamento. Vamos até a casa delas para dar essa oportunidade de mobilidade social”, contou Cozzolino.

 

 

 

 

 

 

 

Em 2023, de acordo com o IBGE, a extrema pobreza em Mato Grosso do Sul caiu 25%, passando de 2,7% para 2% – um dos menores índices do País e reflexo do crescimento econômico aliado às políticas transversais de assistência social, educação, trabalho e renda.

Com tablets e identificados

Para não prejudicar o atendimento na sede do programa, os servidores vão se revezar no trabalho de busca ativa. Munidos de tablets e identificados com crachás e coletes, eles vão bater de casa em casa fazendo o pré-cadastro dos que se enquadrarem para receber o benefício.

Paulo Fernandes, Comunicação Sead
Foto de capa: Laucymara Ayala Ajala/Sead
Galeria: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

Com assessoria.

Continue Lendo

Inclusão

Liandra propõe desconto no IPTU para famílias com membros no espectro autista

Publicado

on

A proposta segue para aprovação do Executivo Municipal.

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (24), a vereadora Liandra da Saúde (PSDB), apresentou uma importante indicação ao prefeito Marçal Filho (PSDB), propondo que seja concedido desconto no IPTU para famílias que possuem membros diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Embora algumas pessoas com transtorno do espectro autista possam viver de forma independente, outras têm graves incapacidades e necessitam de cuidados e apoio ao longo de toda a vida.  A iniciativa tem como objetivo aliviar a carga financeira dessas famílias, garantindo um incentivo que possa contribuir para os custos com tratamentos, terapias e demais necessidades especiais.

Segundo a vereadora, muitas famílias enfrentam desafios diários para proporcionar uma qualidade de vida adequada às pessoas com autismo, e o poder público precisa criar mecanismos para apoiá-las.

“Sabemos que os tratamentos para pessoas com TEA são contínuos e, muitas vezes, de alto custo. Esse desconto no IPTU é uma forma de reconhecimento e apoio às famílias que dedicam todos os dias ao bem-estar de seus filhos autistas”, destacou Liandra.

Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67