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Economia

Indústria de MS alcança US$ 387,9 milhões em receitas de produtos industriais no mês de maio

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Indústria de MS alcança US$ 387,9 milhões em receitas de produtos industriais no mês de maio. Foto; Fiems

A receita das exportações de produtos industriais alcançou US$ 387,9 milhões em Mato Grosso do Sul no mês de maio. É o que demonstra o boletim de exportações do Radar Industrial da FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul). Segundo o coordenador da UNIP (Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas) da FIEMS, Ezequiel Resende Martins, a receita indica crescimento de 23% em relação ao mesmo mês de 2020, quando o valor ficou em US$ 316,1 milhões. “Esse foi o melhor resultado já registrado para o mês de maio em toda a série histórica da exportação de produtos industriais de Mato Grosso do Sul”.

O economista explica que a análise do volume exportado aponta crescimento de 1% na comparação mensal. Já no acumulado de janeiro a maio de 2021, a receita total alcançou US$ 1,595 bilhão, indicando elevação de 7% em relação ao mesmo período de 2020, quando o valor ficou em US$ 1,491 bilhão. “Essa é a maior receita já alcançada com a exportação de produtos industriais nos cinco primeiros meses do ano”.

Também é apontado resultado positivo na análise do volume exportado no acumulado deste ano, chegando a 7%. Já a participação relativa, no mês, a indústria respondeu por 50% de toda a receita de exportação de Mato Grosso do Sul. Os primeiros cinco meses do ano indicaram, ainda, que a participação está em 57%.

Confira as notas técnicas relativas aos produtos e dados da indústria

Nota técnica 1: Classificação dos produtos industriais

A classificação dos produtos industriais exportados por Mato Grosso do Sul, realizada pelo Sistema FIEMS, baseia-se na lista de produtos industriais elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a PRODLIST-Indústria. A PRODLIST-Indústria está referenciada à Nomenclatura Comum do MERCOSUL – NCM e à Classificação Central de Produtos das Nações Unidas – CPC. Os códigos PRODLIST organizam-se por associação às classes da Classificação Nacional de Atividades Econômicas-CNAE. Sendo os seus objetivos: 1. Servir como nomenclatura comum para pesquisas sobre a produção industrial nacional realizadas pelo IBGE ou por outras entidades, garantindo as comparações ou o uso articulado de informações de fontes distintas. 2. Garantir as comparações ou o uso articulado das informações sobre a produção interna e sobre os fluxos externos de importação e exportação, no nível detalhado de produtos; e 3. Permitir comparações internacionais de estatísticas sobre a produção nacional no nível de produtos. A PRODLIST-Indústria é utilizada desde 1998 na Pesquisa Industrial Anual de Produto – PIA Produto do IBGE. A lista é atualizada anualmente e em sua última versão contém mais de 4.000 produtos. Para mais informações acessar: https://concla.ibge.gov.br/estrutura/produtos-estrutura/prodlist-industria

Foto: Fiems

Nota técnica 2: Dados retificados pela fonte

A Subsecretaria de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior (SITEC) comunicou que além do processamento padrão dos dados de exportação no ano de 2020, os dados de exportação e importação de janeiro a dezembro de 2019 foram reprocessados e passam a ser considerados definitivos. O objetivo do reprocessamento é capturar as atualizações mais recentes relacionadas a alterações, correções e ajustes naturais que os próprios exportadores e importadores realizam tardiamente ao longo do primeiro mês do ano seguinte. Dentre as principais causas relacionadas a alterações que os exportadores podem realizar nos documentos de exportação e importação destacamos as seguintes:  Apresentação de nota fiscal com ajustes para embarques antecipados, principalmente para granéis, minérios e petróleos  Correções de erros de digitação em valor ou volume  Correções em câmbio ou moeda utilizada  Ajustes naturais solicitados por intervenientes do comércio exterior ou a pedido do próprio exportador/importador http://comexstat.mdic.gov.br/pt/informativo/32

Economia

Conta de energia elétrica fica mais cara

Entra em vigor a bandeira vermelha, com a tarifa mais alta do sistema

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A conta de energia elétrica fica mais cara a partir desta terça-feira (1º), com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o estágio tarifário mais alto do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, o preço para cada 100 quilowatts-hora consumidos passa de R$ 4,463 para R$ 7,877.

A decisão foi anunciada na última sexta-feira (27) em nota da Aneel, em consequência do risco hidrológico, com reservatórios baixos, e a elevação do preço da energia no mercado, impactada pelo custo do que foi produzido e não contratado.

O sistema de bandeiras tarifárias é composto pelas cores verde, amarelo e vermelho, em patamares 1 e 2. A cor verde patamar 1 significa tarifa sem custo extra.

A bandeira vermelha patamar 1 estava em vigor desde setembro, após um período em que a bandeira verde patamar 1, a mais barata do sistema, prevaleceu por vários meses do ano.

De acordo com a agência, o sistema de bandeiras tarifárias é uma forma de tornar a cobrança complementar mais transparente aos consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Criado em 2015, ele indica os custos da geração de energia no Brasil e possibilita adaptações no consumo para redução no valor da conta de luz.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Economia

Saúde e Cidades são pastas mais afetadas por contenção de R$ 13,3 bi

PAC e emendas parlamentares também sofreram cortes

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Mesmo com a liberação de R$ 1,6 bilhão do Orçamento Geral da União, os Ministérios da Saúde e das Cidades continuam a ser as pastas mais atingidas pelo congelamento de R$ 13,3 bilhões. A distribuição das verbas foi detalhada em decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União no fim da noite desta segunda-feira (30).

No último dia 20, o Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, documento que orienta a execução do Orçamento, reverteu o contingenciamento de R$ 3,8 bilhões anunciado em julho, mas elevou as despesas bloqueadas de R$ 11,2 bilhões para R$ 13,3 bilhões.

Segundo o relatório, o volume de despesas bloqueadas subiu R$ 2,1 bilhões, passando de R$ 11,2 bilhões para R$ 13,2 bilhões, mas o contingenciamento de R$ 3,8 bilhões anunciado em julho foi revertido, liberando o total de R$ 1,6 bilhão em gastos. O bloqueio adicional teve de ser redistribuído entre os ministérios, o que, pela legislação, é definido dez dias depois da publicação do relatório.

Tanto o contingenciamento como o bloqueio representam cortes temporários de gastos. O novo arcabouço fiscal, no entanto, estabeleceu motivações diferentes. O bloqueio ocorre quando os gastos do governo crescem mais que o limite de 70% do crescimento da receita acima da inflação. O contingenciamento ocorre quando há falta de receitas que comprometem o cumprimento da meta de resultado primário (resultado das contas do governo sem os juros da dívida pública).

Pelo decreto publicado na segunda à noite, o Ministério da Saúde teve R$ 4,5 bilhões bloqueados, R$ 100 milhões a mais que o valor retido no relatório anterior, em julho. As demais pastas tiveram alívio orçamentário, por causa da reversão do contingenciamento de R$ 3,8 bilhões.

Mesmo com a redução na verba congelada, o Ministério das Cidades ficou em segundo lugar, com R$ 1,8 bilhão, com o Ministério da Educação em terceiro, com R$ 1,4 bilhão.

O governo também cortou as emendas parlamentares em R$ 974,9 milhões. Apesar de quase todas as emendas serem impositivas, a legislação estabelece que, em caso de contingenciamentos ou bloqueios, elas sofrem um corte linear (mesmo percentual para todas as emendas) na mesma proporção do corte das despesas discricionárias (não obrigatórias).

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) teve redução de R$ 3,7 bilhões. Tanto o bloqueio quanto o contingenciamento de despesas é feito em gastos discricionários. A contenção pode atingir tanto gastos de custeio (manutenção da máquina pública, como energia, internet, água, diárias, passagens e material de escritório) como investimentos (obras públicas e compra de equipamentos).

A contenção de despesas é feita na verba não obrigatória dos ministérios. Portanto, o ajuste é feito em investimentos e gastos de custeio, como energia elétrica e água, diárias e passagens e serviços de comunicações.

Déficit primário

Para este ano, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê meta de déficit primário zero, com margem de tolerância de R$ 28,75 bilhões para mais ou para menos, o equivalente a 0,25 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB). A última versão do relatório reduziu a previsão de déficit para R$ 28,3 bilhões, dentro da margem de tolerância.

A estimativa foi reduzida porque o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas incorporou um aumento de arrecadação de R$ 30,1 bilhões em recursos não administrados pela Receita Federal. A maior parte desse total, R$ 18,3 bilhões, vem da aprovação da lei que compensará a prorrogação da desoneração da folha de pagamento até 2027.

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Economia

Mato Grosso do Sul terá primeira indústria de tilápia enlatada do País

O foco da nova indústria será a produção de conservas de filé, tilápia ralada e patê do peixe

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Mato Grosso do Sul terá a primeira indústria frigorífica de pescados focada na produção de tilápia enlatada do Brasil. O empreendimento será instalado em Itaporã, a 234 km de Campo Grande, um dos principais polos de piscicultura do Estado.

O anúncio foi feito pelo diretor-executivo da indústria de pescado Frescomares, Márcio Rabello, em uma reunião na última sexta-feira (27/09), que contou com a presença do secretário de Estado da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck.

O foco da nova indústria será a produção de conservas de filé de tilápia, tilápia ralada e subprodutos como o patê de tilápia. “É um projeto que vem sendo trabalhado desde 2021. Passamos por várias demandas e a covid-19, e agora conseguimos a autorização para usar a área no Distrito Industrial e investir aqui em Mato Grosso do Sul”, destacou Márcio, em vídeo publicado nas redes sociais da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação).

A escolha de produzir tilápia enlatada é vista como uma aposta estratégica de diversificação da produção e agregação de valor. O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, ressaltou que o projeto está alinhado com a visão de transformar Mato Grosso do Sul em um “Estado multiproteína”.

“Queremos nos identificar como um Estado multiproteína. Então, hoje somos uma referência na bovinocultura, suinocultura e avicultura, e queremos ter a mesma relevância na área da piscicultura. Para isso, precisamos, obviamente, da produção, da industrialização, da agregação de valor a essa industrialização”, afirmou Verruck.

Na reunião, também estiveram presentes o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta; o secretário de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar; o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia, Ricardo Senna; e o diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges.

Produção de tilápias – Mato Grosso do Sul ocupou a quinta posição no ranking nacional de exportação de tilápias em 2023, de acordo com o Anuário da Piscicultura 2024, elaborado pela Peixe BR.

Segundo a Semadesc, o Estado exportou um total de US$ 336 mil em receitas e 92 toneladas de tilápia. O principal produto exportado foi a tilápia congelada, exceto filés, que movimentou US$ 124.802, correspondendo a 48,1 toneladas. Já os filés de tilápia, o segundo principal item, geraram US$ 113.371, com um volume de 14,5 toneladas.

Nos primeiros oito meses de 2024, o abate de peixes em Mato Grosso do Sul registrou um aumento expressivo, com 16,8 milhões de unidades abatidas, em comparação aos 10,1 milhões do mesmo período em 2023.

Em 2022, o IBGE registrou que a produção de tilápia no Estado alcançou 32 mil toneladas, enquanto os peixes nativos totalizaram 1.900 toneladas. Carpa, truta e panga tiveram uma produção de 200 toneladas. Selvíria foi o município com a maior produção, seguido por Aparecida do Taboado, Itaporã, Dourados, Deodápolis, Mundo Novo, Paranaíba, Sidrolândia, Ponta Porã e Amambai.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

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