fbpx
Connect with us

Cidades

Histórias de superação marcam primeira edição da Maratona de Campo Grande

A competição é organizada pela H2O Ecoturismo, realizada pela Associação Desportiva Atletas de Cristo

Publicado

on

A maratona, desde sua origem, está intrinsecamente ligada a histórias de superação. Segundo a lenda que conta sobre o surgimento da modalidade, em 490 a.C., um soldado teria corrido 40 quilômetros com o objetivo de chegar em Atenas para dar a notícia da vitória dos gregos sobre os persas e evitar um grande massacre. A Maratona de Campo Grande, que ganha sua primeira edição entre os dias 8 e 10 de julho, também nasce permeada de histórias marcantes. A competição é organizada pela H2O Ecoturismo, realizada pela Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac), com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).

Uma delas é a do professor e atleta Carlos Alberto Rezende, de 57 anos, o Carlão. Depois de ter sido fumante por mais de 30 anos e passar por um transplante de medula em 2016, quando ficou 120 dias internado, ele saiu do hospital com o propósito de voltar à atividade esportiva. “Eu assisti matérias na televisão com atletas transplantados e isso me inspirou. Em meados de março de 2017, comecei com caminhada e academia para fortalecimento muscular, evoluindo para a corrida. Em 2017 mesmo fiz 10 corridas de rua de 5 km e corri minha primeira São Silvestre, isso sempre com orientação técnica e profissional de educadores físicos”, conta.

Em 2021, Carlão viveu um momento histórico: correu a São Silvestre junto ao seu doador de medula, o jovem de 28 anos Luiz Eduardo Andrade, do Paraná. Neste ano, os dois estarão juntos novamente em MS para correr os 21 km da meia maratona oferecida pela Maratona de Campo Grande. “Tenho com o meu doador, o Dudu, o projeto Irmãos de Sangue. Já fizemos a São Silvestre no ano passado, vamos fazer de novo esse ano, e na Maratona de Campo Grande vamos fazer nossa primeira meia maratona juntos, então vai ser sensacional. Não é comum, é quase inédito um doador e um receptor correrem juntos”, completa.

A empresária Mary Donato, de 66 anos, também encontrou na corrida a força para se recuperar de um transplante. “Iniciei a quimioterapia em maio de 2021, e em dezembro fiz o transplante de medula óssea. Já em janeiro iniciei caminhadas e após isso trotes leves. Segundo toda a equipe médica, a atividade física fez toda a diferença, tanto no transplante quanto na recuperação”, conta Mary. Na primeira prova pós-transplante, a Meia Maratona Cataratas, em março, ela teve a surpresa de ser a primeira colocada em sua faixa etária. Na Maratona de Campo Grande, vai correr novamente os 21 km. “O objetivo é completar a prova bem física e mentalmente e com grande satisfação de estar participando da primeira prova em casa pós-transplante”, conclui.

Transformações operadas pelo esporte

Para a empresária Talita Terra, de 37 anos, a corrida marcou uma mudança de vida. “Sempre tive vontade de correr, mas era só vontade, porque sempre fui obesa, desde criança. Eu olhava aquelas pessoas correndo, aquela energia, e falava: um dia vou correr. Quando estava com 36 anos, apareceu para mim um patrocinador da prova Bonito 21K, em setembro de 2020. Contratei um professor e me inscrevi nessa prova, foi a primeira corrida que fiz na vida, com apenas 60 dias de treino. O combinado com o meu professor era que eu não poderia caminhar, tinha que correr o tempo inteiro, e assim foi”, relata.

Desde então, foram 25 quilos eliminados e uma nova vida conquistada. “O esporte é mágico, ele nos impacta de inúmeras e imensuráveis maneiras. O esporte te devolve energia, faz você entender o quanto é capaz de resolver problemas difíceis em outras áreas da vida e é um excelente remédio para problemas de saúde mental”, resume Talita, que organizou um grupo de iniciantes para correr com ela os 7 km na Maratona de Campo Grande, incentivando novos amigos a iniciar no esporte.

Já a técnica de alimentos Sandra Batista, 38 anos, mãe de dois filhos, começou a correr para superar uma depressão severa, pela qual passou após um longo e invasivo tratamento de câncer que seu primeiro filho enfrentou com apenas sete meses de vida. “Comecei a correr quando tive meu segundo filho, quando ele nasceu virou uma chave na minha cabeça que eu precisava melhorar, que precisava me tornar alguém melhor para mim para ser uma mãe melhor para os meus filhos. Eu quis mudar de vida, comecei a olhar para mim como mulher e não gostar do que via, era sedentária, não me alimentava bem, não tinha disposição, comecei a me preocupar com a minha saúde”, relembra.

Para Sandra, atualmente, a corrida se tornou seu “santo remédio”. “A corrida me mostrou a vida, me trouxe amigos, é minha válvula de escape. Quando não estou bem, saio para correr, solto todo o stress e me faz muito bem. O que me levou para a corrida foi essa alegria que ela me trouxe e essa sensação de conseguir enfrentar qualquer problema e de ser incansável em busca dos meus objetivos”, finaliza.

Sobre a prova

A Maratona de Campo Grande será realizada no asfalto e terá, além da maratona que carrega no nome, percursos de 7 km, 21 km e o kids, especial para crianças de 3 a 13 anos. Além das provas, haverá também outras programações no evento, como uma feira esportiva, atrações culturais e bate-papo com influenciadores da área.

Serviço

A primeira edição da Maratona de Campo Grande será realizada de 8 a 10 de julho, na capital de Mato Grosso do Sul, com largada e chegada no estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês. A realização é da Adac e a organização é da Agência H2O Ecoturismo. Apoio: Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Fundesporte, Prefeitura de Campo Grande, BTG Case, Neo Esportes, Probiótica, Vitamina A+, Audi Center Campo Grande. Mais informações pelo Instagram @maratonacampogrande e pelo site: www.maratonadecampogrande.com.br.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Dourados entrega cinco novos ônibus para frota de transporte coletivo

Veículos modelo Euro 6 devem começar a circular na próxima segunda-feira

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados entrega, nesta sexta-feira (26) mais cinco novos ônibus para o transporte coletivo municipal. Os veículos são do modelo Euro 6, como os já entregues em novembro do ano passado. O ato simbólico para integração dos ônibus à frota acontece na Praça Antônio João, às 8h.

A renovação da frota do transporte público de Dourados começou ainda em 2021, com integração de veículos mais modernos e seguros periodicamente. “Estamos atuando para melhorar o transporte coletivo da nossa cidade e temos o compromisso de entregar veículos novos anualmente.  Com mais esses, já são 19 novos ônibus rodando e atendendo à população douradense”, ressalta o prefeito.

Segundo Alan, a entrega dos novos ônibus só é possível pela organização financeira da prefeitura que tem subsidiado o transporte público, desde de maio de 2022, garantindo assim a compra dos novos carros.

Prefeito Alan Guedes e Mariana de Souza Neto em u dos ônibus já entregues (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

A diretora da Agetran, Mariana de Souza Neto, diz que os veículos devem começar a rodar na próxima segunda-feira. “Estamos dependendo do processo de emplacamento, mas a previsão é que os novos ônibus vão começar a circular a partir do dia 29”, informa.

Atualmente, Dourados tem cerca de 10 mil passageiros que utilizam o transporte público por dia. O valor da passagem é R$ 3,25, preço mantido há dois anos, após queda de R$ 0,25 em abril de 2022.

Modelos Novos

Os novos ônibus são do modelo Euro 6, uma tecnologia ecologicamente correta que emite menor quantidade de carbono, gerando poluição mínima, um benefício para toda a cidade e ao meio ambiente. Os veículos são 100% climatizados com ar-condicionado, possuem entradas USB que possibilitam aos passageiros carregarem os aparelhos celulares, além de elevadores semiautomáticos para PCDs e assento destinado exclusivamente para pessoas com mobilidade reduzida ou pessoa com deficiência visual acompanhada por cão guia.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados realiza Sábado Especial na região do Canaã I

Diversos serviços estarão disponíveis gratuitamente neste dia 27 de abril, das 14h às 18h, no IFMS

Publicado

on

O Jardim Canaã I recebe neste dia 27 de abril, o Sábado Especial do DDA (Desenvolve Dourados em Ação), onde a Prefeitura leva gratuitamente os serviços de diferentes secretarias para a população. A ação será no campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), das 14h às 18h, com diversos serviços, como a aplicação da vacina contra a dengue, realização de exames, orientações gerais sobre saúde preventiva, vacinação para adultos e atendimento do Odontomóvel.

Também serão realizadas Atualização de Cadastros na Habitação, CadÚnico, Central de Atendimento ao Cidadão, Negociação de IPTU, serviços do Poupatempo, orientações e informações sobre programas e benefícios sociais disponíveis, atendimento da Sala do Empreendedor e da Defensoria Pública.

Desde quarta-feira (24), a prefeitura está nas ruas da região, onde estão sendo realizados serviços urbanos, como manutenção da sinalização de trânsito, limpeza das vias, roçadas, manutenção da iluminação pública, serviços de tapa-buracos e ações de combate à dengue. Também foram disponibilizadas caçambas em diversos pontos do bairro, para que a população realize o descarte de resíduos.

“Nossa ação é uma oportunidade para a população que precisa de atendimento nas mais diferentes questões, seja na área da saúde, assistência social, jurídica, educação ou atividades de esporte e lazer. Os serviços estão concentrados no mesmo local e nossos servidores estão preparados para receber a população douradense. Por isso, eu convido vocês a aproveitarem este Sábado Especial e espero vocês no IFMS”, afirma o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

O Sábado Especial do DDA ainda vai oferecer apresentações culturais e musicais, além de brincadeiras, recreação, cama elástica e atividades de educação de trânsito para as crianças e vacinação antirrábica para gatos e cachorros.

SERVIÇO
Desenvolve Dourados em Ação – Jardim Cannã I
Serviços Urbanos: de 24 a 26 de abril
Sábado Especial – 27 de abril
Horário: 14h às 18h
Local: Campus do IFMS – rua Filinto Müller 1790

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Nelson Cintra assina convênio com governo e garante asfalto para dois bairros de Murtinho

Os recursos fazem parte do programa municipalista MS Ativo, lançado pelo governador Eduardo Riedel.

Publicado

on

Cumprindo compromissos com a população murtinhense, o prefeito Nelson Cintra assinou convênio no valor de R$ 13,6 milhões com o Governo do Estado para asfaltamento e recape dos bairros Salim Cafure e Dom Pepe, cujas obras serão iniciadas ainda este ano. Os recursos fazem parte do programa municipalista MS Ativo, lançado pelo governador Eduardo Riedel.

“O que está acontecendo em Porto Murtinho, que passa por uma grande transformação, é fruto do apoio do Estado, da nossa Câmara de Vereadores e da bancada federal”, disse o prefeito murtinhense, acentuando que os investimentos federais, estaduais e do próprio município estão preparando a cidade para o salto de desenvolvimento com a Rota Bioceânica.

Cintra lembrou que o asfalto no Bairro Salim Cafure, um dos mais populosos da cidade, foi iniciado em sua administração anterior, há 13 anos, e seus sucessores não tiveram competência para concluir a obra. “Vamos finalizar agora esse asfalto e fazer outros investimentos para embelezar o bairro e garantir qualidade de vida aos moradores”, garantiu.

Nelson Cintra assina convênio com governo e garante asfalto para dois bairros de Murtinho

Mais investimentos
A assinatura do convênio de R$ 13,6 milhões ocorreu na secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog), em Campo Grande, com a presença do vice-governador Barbosinha e do titular da pasta, Hélio Peluffo. Além do prefeito Nelson Cintra, compareceram ao ato os vereadores Elbio dos Santos Balta (presidente do legislativo municipal), Rodrigo Froes, Jary Brum e Thiago Souza.
Os recursos para pavimentação fazem parte de um pacote de investimentos do Governo do Estado em Porto Murtinho, anunciado em março pelo governador Eduardo Riedel, totalizando R$ 20 milhões. Desse total, ficou acordado em reunião do prefeito Nelson Cintra com o governador que seriam liberados de imediato R$ 13,6 milhões para execução das obras nos dois bairros.

Além da infraestrutura, os recursos do Estado serão canalizados para equipar o Hospital Municipal Oscar Ramires Pereira, em fase de reforma e ampliação. Serão destinados ainda R$ 1,3 milhão para o balizamento do aeroporto municipal e R$ 700 mil para implantação da iluminação especial do trecho final da BR-267, na entrada da cidade, que está sendo duplicada.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67