fbpx
Connect with us

Cidades

Festival da Carne do MS apresenta história do churrasco

Evento é gratuito e acontece entre os dias 8 e 10 de outubro, na Esplanada Ferroviária

Publicado

on

A mistura das diversas origens transformou o churrasco gaúcho em Mato Grosso do Sul. A mandioca amarela que serve de guarnição é oriunda das tradições indígenas, que já habitavam o centro-oeste brasileiro, e o shoyu da influência japonesa, com a vinda dos imigrantes em 1914 para a construção da linha férrea na capital Campo Grande e a carne veio com os gaúchos, quando os primeiros imigrantes chegaram no estado, no final do século 18. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 43 mil gaúchos vivem em Mato Grosso do Sul.

“O churrasco compõe parte importante da cultura campo-grandense que tem muita influência dos gaúchos. O Festival da Carne é a prova de que o churrasco vai além de um simples prato, ele representa a união dos amigos, o domingo em família, o momento de descontração e por isso, a Sectur participa deste grande evento como uma das co-realizadoras”, destaca o secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, Max Freitas.

A Sectur é co-realizadora do Festival da Carne do MS que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro, na Esplanada Ferroviária em Campo Grande (MS) e, conforme Max Freitas, o evento é a representação da cultura e gastronomia da região, o que deve fomentar o turismo cultural e gastronômico da capital.

Para Márcia Marinho, consultora de marketing, cultura e gastronomia de MS e realizadora do Festival da Carne do MS, a história sul-mato-grossense tornou o churrasco uma tradição na vida do sul-mato-grossense. “Essa cultura e a forma ímpar de fazer churrasco em MS, além da qualidade da carne em MS, nos deu a ideia de promover o Festival da Carne que tem como objetivo fomentar o churrasco e apresentá-lo como protagonista da produção econômica, gastronômica e cultural do estado”, conta a realizadora do evento.

Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de gado e quinto maior exportador de carnes do país, conforme a Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul – Famasul, e conta com um rebanho bovino de 19 milhões de cabeças. “Mais que quantidade, a qualidade da carne nos garante um churrasco de qualidade”, explica a organizadora do evento.

No Brasil, dados apontam que o churrasco surgiu no século 17, nos rincões do Rio Grande do Sul, quando os pampas eram disputados por castelhanos e paulistas. “Os vaqueiros matavam os bois, cortavam o pedaço mais fácil e assavam, por inteiro, num buraco aberto no chão”, conta Márcia. “Com essa quantidade de carne muitos homens se alimentavam e, desde essa época, o churrasco passou a ser para um grupo de pessoas”, completa.

Conforme a Embrapa, o Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina do mundo. Os dados da Associação Brasileira da Indústria da Carne – Abiec – calculam que, atualmente, o Brasil produz 10,32 milhões de toneladas de carne bovina, 26,07% são negociados para dezenas de países em todo o mundo. “A reunião de diversos critérios como qualidade, produção e história é impossível não termos um produto de excelência. Nesse evento, a ideia não é apenas degustar a carne, mas mostrar todo o processo que este produto passou para termos um churrasco de qualidade”, explica.

Assadores

O Festival da Carne vai reunir diversos assadores renomados, como Brunão BBQ (@brunaobbq), que será curador do evento e embaixador da cervejaria Colorado, das lojas Swift, ligada ao grupo JBS. Brunão é curador do Churrasco do Teló e membro da Sociedade do Churrasco da Tramontina e estará no Festival para organizar as carnes que serão preparadas, as quantidades e selecionar os assadores. Além de Brunão BBQ, outros dez assadores estarão nas estações do Festival.

A expectativa é reunir 700 pessoas por dia, entre criadores, produtores rurais, consultores, empresários, consumidores e público em geral. Além disso, o festival promete fomentar e fortalecer o setor do turismo de eventos, que durante a pandemia foi muito prejudicado. “Dentro desse segmento, os festivais gastronômicos são os que mais se destacam por trazerem um número mais amplo de pessoas e, ainda, por valorizar a cultura regional”, explica Márcia.

Durante o festival, os visitantes poderão comprar alimentos e bebidas no local. Reunindo setores da produção e reprodução animal, a organização destaca que seguirá todos os protocolos de biossegurança. O evento é uma realização de Beber e Comer e Campo Grande Destination, com o patrocínio da Rotele, 067 Vinhos, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS), Hambugreria, Steak Store / VPJ, Vermelho Beef, Boi de Capim, Faroka, La Parrilla, Distribuidora Raiz, Bella Bufalla, Boibras e Poro Food. O evento conta com o apoio do Governo de MS por meio da  Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e da FundTur (Fundação de Turismo), da Prefeitura de Campo Grande, através da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande), Sebrae/MS e Embrapa.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura libera pesca durante o feriado do trabalhador em parques de Dourados

Pescaria estará liberada das 5h às 17h nos parques Antenor Martins e Rego D´Água

Publicado

on

Na próxima quarta-feira (1ª/5), feriado do ‘Dia do Trabalhador’, vai liberar a pesca nos lagos dos parques Antenor Martins, região do Jardim Flórida e Rego D’Água, no Jardim Água Boa. Os portões serão abertos às 5h e a pesca segue liberada até às 17h.

“Esse é um dia especial para enaltecer os trabalhadores que fazem de Dourados uma cidade forte e próspera. Por isso, estamos preparando tudo para oferecer uma opção de diversão com toda a família, em um ambiente seguro, revitalizado e agradável. Esperamos que seja um dia de muita alegria e de boa pescaria para todos”, afirma o Prefeito de Dourados, Alan Guedes.

A pesca acontece na modalidade “Pesque e Leve”, onde será permitida apenas uma vara por pessoa e crianças podem participar, desde que acompanhadas dos pais ou responsável legal.

No Parque Antenor Martins a entrada será pela Avenida Marcelino Pires e José Roberto Teixeira, enquanto no Rego D´Água, pelas laterais principais, direita e esquerda.

Paralelo à pescaria, a Prefeitura também realiza o Agita Dourados, edição especial do Dia do Trabalhador, que acontece a partir das 15h, nos Parques Antenor Martins e dos Ipês, com competições esportivas, aulas de zumba e treino funcional e a 1ª edição da Corrida Solidária do Trabalhador.

Confira o regulamento da Pescaria:

⦁ Só é permitido UMA LINHA NA ÁGUA POR PESCADOR, ou seja, apenas um equipamento de pesca por pessoa.

⦁ É proibido a utilização de qualquer outro apetrecho de pesca em desacordo com a legislação, como redes, tarrafas , joão bobo, espinhel, etc…

⦁ Fica proibida a alimentação com ceva, milhos, farelos, quireras, entre outros;

⦁ Poderão pescar, de acordo com cada categoria, qualquer pessoa, independente de sexo, cor, religião, estado físico ou mental.

⦁ Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsável.

⦁ Fica proibida a entrada de bebidas alcóolicas;

⦁ Fica autorizada a entrada de cadeiras, assentos, bebidas NÃO alcoólicas e alimentos;

⦁ A entrada no Parque Antenor Martins a entrada será pela Avenida Marcelino Pires e José Roberto Teixeira, enquanto no Rego D´Água, pelas laterais principais, direita e esquerda.

⦁ O peixe capturado pode ser levado para casa sem qualquer custo e deve-se respeitar o limite de apenas três exemplares de peixe por pescador.

⦁ Fica proibida circulação de veículos dentro do parque;

⦁ O usuário que descumprir as regras deste regulamento será retirado do local;

⦁ Os participantes deverão recolher os lixos gerados durante o evento, acondicionando-os e depositando-os nos locais indicados;

⦁ Fica proibida qualquer tipo de aparelhagem sonora;

Continue Lendo

Cidades

Agita Dourados edição ‘Trabalhador’ acontece na quarta nos parques dos Ipês e Antenor Martins

Ação da Prefeitura ainda conta com a 1ª Corrida Solidária do Trabalhador e a Pesca liberada nos Parques Antenor Martins e Rego D’Água

Publicado

on

Sucesso de público nas edições anteriores, o Agita Dourados está de volta para celebrar o Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1º de maio) simultaneamente nos Parques Antenor Martins e dos Ipês . A ação da Prefeitura leva atividades esportivas, lazer, serviços em saúde e muita diversão, gratuitamente para a população.

“Essa é uma edição especial do Agita Dourados, para que os trabalhadores, que movimentam a economia da nossa cidade e contribuem para o desenvolvimento, tenham nesse dia opção de diversão com toda a família, em um ambiente seguro, revitalizado e agradável. Diferentes das outras edições, vamos realizar o Agita em dois parques ao mesmo tempo, para atingir o maior número de pessoas”, explica Alan Guedes, prefeito de Dourados.

Com início às 15h, no Parque Antenor Martins acontecem as disputas de Vôlei de Areia e Futebol. Enquanto no Parque dos Ipês serão realizadas as competições de Beach Tennis e Basquete 3×3, além de aula de Zumba e Treino Funcional.

Ainda no Parque dos Ipês, a partir das 17h, acontece a 1ª Corrida Solidária do Trabalhador (5 km), com entrega dos kits das 15h às 16h.

Paralelo ao Agita Dourados, a Prefeitura também vai liberar a pesca nos lagos do Parque Antenor Martins e Parque Rego D’Água, das 5h às 17h. Será permitida apenas uma vara por pessoa e crianças podem participar, desde que acompanhadas dos pais ou responsável legal.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

III Feira de Artesanato “Mestre Cilso” acontece até terça na Câmara Municipal

Exposição e comercialização de peças e alimentos no saguão da Casa de Leis, no Shopping Avenida Center

Publicado

on

A Câmara Municipal de Dourados abriu, nesta segunda-feira (29), a III Feira do Artesanato “Mestre Cilso”. O evento acontece até essa terça (30), no saguão da Casa de Leis, no Shopping Avenida Center, e é uma iniciativa do presidente do legislativo, Laudir Munaretto, em parceria com a Associação Casa do Artesão de Dourados (Acad). A abertura contou com a presença do prefeito Alan Guedes, vereadores e diversos secretários municipais.

A Feira de Artesanato da Câmara, além de prestigiar os artesãos e artesãs locais tem propósito de homenagear “Mestre Cilso”, que por mais de 40 anos utilizou de seu talento para produzir peças em cerâmica que retratam fielmente a história e a cultura douradenses e sul-mato-grossenses. São 36 artesãos e artesãs que expõem, para comercialização, peças de cerâmica, tricô, crochê, produtos em tecido para decoração e material reciclado, bijuterias em pedras e flores resinadas, além de confeitaria, doces, geleias, pães, méis, entre tantos outros produtos de confecção própria.

Na abertura, a filha do artista, a também artesã Evelyn Tibúrcio, falou com emoção da atividade e destacou a parceria e apoio de Laudir Munaretto, ainda antes de exercer cargo público. “É um amigo de nosso pai, desde quando chegou em Dourados. Sempre incentivou e valorizou o trabalho do mestre Cilso, que hoje, com muito orgulho e dedicação temos dado continuidade”. Ela discorreu rapidamente sobre a técnica do barro e defendeu a abertura de mais espaços para o artesãos da cidade exercerem suas atividades.

O prefeito Alan Guedes falou do incentivo da gestão municipal às atividades culturais e afirmou que é importante que novas feiras aconteçam, principalmente nos parques e praças espalhadas pela cidade, como forma de fortalecer o segmento e ampliar as oportunidades aos artesãos locais. “Eventos como esse fortalecem a economia criativa e o empreendedorismo individual. São atividades assim que permitem, em momentos de dificuldade econômica ou de maior fragilidade, encontrar uma nova atividade”, disse.

Prefeito Alan Guedes participou da abertura da Feira de Artesanato (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)

O presidente Laudir e o vice Mauricio Lemes destacaram a importância da feira de artesanato, como forma de divulgar o trabalho e o talento daqueles que praticam a arte e transformam matéria-prima em produto, principalmente por meio de técnicas manuais. “Com esta iniciativa do vereador Laudir, a Câmara incentiva e contribuir para o fortalecimento da economia criativa”, disse Mauricio.

Por fim, Laudir falou da satisfação em reunir tantos talentos e poder fazer da Câmara um espaço de difusão de cultura e arte, dar a esses artistas a oportunidade de comercializarem seus trabalhos e, ainda, homenagear Mestre Cilso, maior referência da arte em cerâmica, não só em Dourados, como em todo o Mato Grosso do Sul.

A exposição de artesanato segue até essa terça-feira, às 13h. À noite, na solenidade mensal de homenagens, os participantes da terceira edição da Feira de Artesanato serão homenageados pelo Legislativo municipal.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67