Novembro é o mês voltado para a conscientização da sociedade a respeito do diabetes, uma doença silenciosa e que merece atenção. Além do Novembro Diabetes Azul, no dia 14 de novembro, domingo, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes.
Diabetes
A doença é ocasionada pelo aumento de glicose no sangue, surgindo quando há redução ou deficiência na produção do hormônio insulina pelo pâncreas.
Cada tipo de diabetes apresenta sintomas peculiares, mas, em geral, é caracterizado por fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia.
Existem três tipos mais comuns da doença, sendo eles:
– Tipo 1: quando a deficiência de insulina leva à destruição das células do pâncreas que produz esse hormônio, influenciados por fatores genéticos e ambientais.
– Tipo 2: surge quando o organismo não produz insulina suficiente, geralmente, relacionado ao sobrepeso, tabagismo, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, poucas horas de sono e doenças cardiovasculares, podendo não apresentar sintomas iniciais.
– Gestacional: pode surgir durante a gravidez devido à resistência das células a insulina. Detectado, normalmente, nos exames de pré-natal.
Pré-diabetes
O pré-diabetes é como um alarme que o corpo emite pedindo atenção. Ele ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não são tão altos para indicar o diabetes tipo 2.
Essa condição pode ser revertida ou retardada com acompanhamento médico, incluindo:
– O controle de glicose
– A introdução de novos hábitos alimentares
– A prática de exercícios
– O suporte de um profissional e a restauração da normalidade glicêmica são essenciais para evitar complicações da doença e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.
Prevenção
Monitorar os cuidados com o diabetes é sempre importante para manter os níveis adequados de açúcar no sangue. Por isso, para garantir o bem-estar e a segurança, mesmo convivendo com a doença, é essencial manter os cuidados, incluindo na rotina:
– Alimentação baseada em comidas in natura ou minimamente processadas
– Exercício físico para aumentar a captação de glicose no organismo
– Manter ou até aumentar a frequência de controle das taxas
– Não parar a medicação por conta própria
Sociedade Brasileira de Diabetes
Para falar sobre o assunto, a Sociedade Brasileira de Diabetes organizou um evento importante com uma série de lives informativas. Para acompanhar as transmissões ao vivo clique aqui.
Confira abaixo a programação!
Data e horário: 13/11 – das 11h às 12h30
Tema: Dia Mundial do Pré-Diabetes
Data e horário: 16/11 – das 19h30 às 20h30
Tema: Diabetes e Hipertensão
Data e horário: 18/11 – das 19h30 às 20h30
Tema: Diabetes e Doença Gordurosa do Fígado
Data e horário: 23/11 – das 19h30 às 20h30
Tema: Conversa sobre Pé Diabético e Neuropatias
(Com assessoria. Foto: Divulgação)