Connect with us

Geral

Dezembro Verde: ação incentiva a adoção responsável e o combate ao abandono de animais

O objetivo foi conscientizar a população sobre a adoção responsável e combater o abandono e maus-tratos a animais.

Publicado

on

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), promoveu no último sábado (14) ação no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, em alusão à campanha Dezembro Verde. O objetivo foi conscientizar a população sobre a adoção responsável e combater o abandono e maus-tratos a animais.

Este mês foi escolhido para a campanha por sua proximidade com o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, celebrado em 10 de dezembro. Criada no Ceará em 2015, a campanha “Dezembro Verde” tem ganhado força em vários estados por meio de ações e leis voltadas à proteção animal. Estatísticas mostram que dezembro é o mês com maior índice de abandono de animais, o que reforça a importância da iniciativa.

Durante o evento, diversas atividades chamaram a atenção do público, como a atuação do Castramóvel, serviço itinerante que ofereceu microchipagem, testes de leishmaniose e vacinação antirrábica para animais de estimação. Outro momento marcante foi o Desfile de Animais, no qual cães resgatados do abandono subiram a escada rolante do shopping conduzidos por protetores segurando placas de conscientização.

Também foi lançado no evento a Delegacia Virtual Animal, uma funcionalidade no site da Delegacia Virtual Integrada (Devir), que permite aos cidadãos registrarem denúncias relacionadas à proteção animal sem sair de casa. A ferramenta visa facilitar o registro de ocorrências e agilizar as respostas às situações de maus-tratos ou abandono.

Outras ações incluíram uma feira de adoção de pets, onde animais resgatados encontraram novos lares; orientações sobre cuidados responsáveis com os animais; um encontro com mascotes, promovendo interação e aprendizado; e a vermifugação gratuita oferecida pelo Hospital Vet Saúde.

Carlos Eduardo Rodrigues, titular da Suprova, destacou a importância de realizar o evento em um espaço movimentado como o shopping. “O shopping é um local de lazer onde podemos conversar com muitas pessoas e conscientizá-las sobre a responsabilidade de ter um animal. Quem escolhe adotar deve entender que o animal estará sob seus cuidados e que o abandono é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão. Estar aqui é uma oportunidade de educar a população e reforçar nossa luta contra esse crime”, afirmou.

Secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, também esteve presente e elogiou o trabalho da Suprova. “A Suprova é uma das superintendências mais atuantes da Setesc, e ações como esta são fundamentais para criar consciência sobre o combate ao abandono e aos maus-tratos. Além disso, ver quase todos os animais disponíveis para adoção encontrarem novos lares é emocionante. O trabalho contínuo da Suprova, como a castração em massa prevista para julho e o apoio às protetoras, mostra o comprometimento com uma política pública sólida e efetiva”, comentou o secretário.

O cabo Tiago Santos Martins, da Polícia Militar Ambiental e do Projeto Florestinha, participou do evento reforçando a necessidade de prevenção. “O abandono e os maus-tratos são os crimes mais comuns contra animais domésticos. Muitas vezes, as pessoas adotam sem entender a responsabilidade envolvida. O trabalho de conscientização, como o de hoje, é essencial para evitar novas ocorrências”, afirmou.

Cristina Pires de Araújo, veterinária do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), destacou o impacto das ações realizadas pela instituição. “Recebemos entre 400 e 600 denúncias de maus-tratos por mês. Nosso trabalho inclui visitas educativas e microchipagem, que ajuda a identificar animais e seus tutores, reduzindo os índices de abandono. Em dezembro, começamos a oferecer vagas presenciais para castração gratuita de felinos, com cinco procedimentos diários. É uma iniciativa importante para o controle populacional”, explicou.

A protetora independente Carla Patrícia Marques também participou, ajudando na adoção de animais resgatados. “As protetoras, muitas vezes, acabam acumulando animais pela dificuldade em encontrar adotantes. Este evento é essencial para promover a adoção e oferecer aos bichinhos um lar digno e seguro”, comentou.

O evento contou com histórias emocionantes, como a de Jennifer da Silva, que decidiu adotar um cãozinho ao visitar o shopping. “Minha filha Cecília se encantou por um cachorrinho, e decidimos levá-lo para casa. Eles precisam de um lar e de cuidados, e para nós é uma alegria adotá-los”, relatou.

Alice Barbosa Diniz, de apenas sete anos, também participou do evento e fez questão de adotar um animal. “Quando olhei, disse: ‘é esse aqui’. Ainda não escolhi o nome, mas acho que adotar é muito melhor que comprar, porque ajuda a tirar o bichinho da rua”, declarou a menina com entusiasmo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas

Publicado

on

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Campo Grande emitiu um alerta nesta segunda (22) sobre o risco de fortes chuvas com ventos intensos na Capital entre as 23h de hoje e 22h59 de amanhã (23).

O alerta amarelo foi emitido pela possibilidade de chuvas associadas a ventos intensos. A previsão é seja entre 20 e 30 milímetros de precipitação por hora ou até 50 milímetros em um único dia.

Alerta da Defesa Civil emitido nessa segunda-feira (22)

Ainda conforme o alerta, há risco baixo de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e queda de árvores em pontos diversos da cidade. O alerta foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Caso seja atingido por alguma intempérie, o munícipe pode acionar a Defesa Civil através do contato 199, ou solicitar serviços, como a remoção de árvores pelo 156. Naqueles casos em que a queda aconteceu sobre a fiação e há riscos de o imóvel ou a árvores estar eletrificada, o contato deve ser feito ao 193.

Continue Lendo

Geral

Semana abre com 944 vagas e cursos gratuitos na Funsat

Publicado

on

A segunda-feira (22) começa na Agência de Empregos da Funsat com 944 vagas de trabalho disponíveis, distribuídas em 126 profissões e ofertadas por 152 empresas de Campo Grande.

Do total de oportunidades, 550 não exigem experiência e são voltadas ao primeiro emprego ou à recolocação profissional. Entre as funções com maior número de vagas estão ajudante de obras (20), atendente de padaria (17), consultor de vendas (30), fiel de depósito (4), leiturista (5) e pedreiro (5). Também há destaque para operador de caixa (73) e consultor de vendas (32) no quadro geral.

Para pessoas com deficiência (PCD), são 58 vagas disponíveis, com destaque para auxiliar de confecção (50), empacotador à mão (2), auxiliar de estoque (3) e auxiliar de limpeza (1). O atendimento e a consulta às vagas podem ser feitos no guichê 1 da sede da Agência de Empregos.

O PRIMT (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho) também terá agenda de certificação no dia 23 de junho, às 10h, com 218 participantes que concluíram o ciclo de capacitação. Nesta etapa, serão atendidos beneficiários vinculados à FUNESP, IMPCG e SESAU/CRT, reforçando a política de qualificação profissional.

Na próxima semana, a Escola da Funsat inicia novas turmas de capacitação, com cursos de Informática Básica e Primeiros Socorros, ampliando o acesso à formação gratuita em diferentes regiões da cidade.

Continue Lendo

Geral

Funsat anuncia quase mil vagas nessa terça-feira (16)

Publicado

on

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) disponibiliza nesta terça-feira (16) um total de 993 vagas de emprego em Campo Grande. As oportunidades são oferecidas por 156 empresas e contemplam 122 profissões diferentes.

Entre os destaques do painel estão vagas para ajudante de obras (26), auxiliar de linha de produção (71), costureira (29), operador de telemarketing ativo (25), atendente de padaria (18), armador de ferros (4), assistente de prevenção de perdas (3) e mecânico de automóvel (3).

Das vagas disponíveis, 607 não exigem experiência anterior. Nesta modalidade, que prevê treinamento para os candidatos selecionados, há oportunidades para auxiliar de linha de produção (45), consultor de vendas (30), operador de caixa (76), vigia (5), fiel de depósito (4) e frentista (3).

Para pessoas com deficiência (PCD), a Funsat oferta 60 vagas exclusivas. As oportunidades são para auxiliar de confecção (50), repositor de mercadorias (4), auxiliar de estoque (3), empacotador à mão (2) e auxiliar de limpeza (1).

Emprega CG leva feirão às Moreninhas

Na quarta-feira (17), das 8h às 12h, o Polo Moreninhas da Funsat recebe mais uma edição do Emprega CG, com a participação de nove empresas e previsão de até 500 vagas para recrutamento imediato.

As entrevistas serão realizadas para funções como operador de telemarketing, repositor de mercadorias, operador de caixa, operador de loja, açougueiro, auxiliar de limpeza, ajudante de depósito, fiscal de prevenção de perdas, balconista de farmácia, perfumista e consultor de vendas.

Os atendimentos da Funsat ocorrem das 7h às 13h na sede da Fundação, localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, e no Polo Moreninhas, na Rua Anacá, 699.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67