Connect with us

Esportes

Com apoio do Governo, segunda edição da Maratona de Campo Grande acontecerá em julho

A programação do evento terá início em 30 de junho, com a largada programada para 2 de julho.

Publicado

on

Após o sucesso em 2022, a segunda edição da Maratona de Campo Grande está confirmada para este ano, com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) e Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte). A programação do evento terá início em 30 de junho, com a largada programada para 2 de julho.

A largada e a chegada serão no altos da avenida Afonso Pena, na denominada Cidade da Maratona. “É com muito orgulho que nossa capital, hoje, é uma das cidades no mundo que sediam maratonas. Além de ser uma modalidade tradicional, é um evento que recebe competidores de várias partes do Brasil e do mundo, destacando o potencial esportivo de Mato Grosso do Sul e também movimentando a economia”, salienta o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda.

O diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, destaca que a Maratona tem tudo se tornar uma prova de referência no calendário nacional. “Campo Grande é uma das cidades mais belas do país e proporciona uma experiência diferenciada no esporte. Com a organização de excelência, a Maratona incentiva os atletas locais e atrai competidores de fora do estado, gera maior fluxo turístico, colocando-se como um dos principais eventos de corrida do calendário nacional”.

Além da corrida em si, a Maratona terá uma série de atividades. “Este ano vamos realizar a Cidade da Maratona, um espaço inteiro com lojas, palestras, shows e com entrada franca. Além da corrida, o objetivo é ofertar conteúdo para as pessoas que queiram iniciar no esporte e para atletas amadores e profissionais de todas as idades, buscando a promoção da saúde em primeiro lugar”, comenta Kassilene Cardadeiro, responsável pela organização.

Apesar de ter a maratona como grande destaque, a prova, com organização da H2O Ecoturismo e realização da Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac), terá também percursos de 7 km e 21 km (meia maratona), para abranger todos os tipos de corredores, e uma versão kids, para crianças de 3 a 13 anos. O percurso da maratona será aferido pela Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS).

Na primeira edição, foram mais de mil participantes, e para 2023 a expectativa é de dobrar o número de inscritos, com 2 mil corredores esperados em todas as modalidades e cerca de 7 mil pessoas circulando pelo evento.

A prova já está em seu terceiro lote de inscrições. O primeiro lote, disponibilizado no início do ano, esgotou em menos de 24 horas, antecipando a grande expectativa do público de Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil. “Mudamos o local de largada e chegada para os altos da Afonso Pena, facilitando a logística e o estacionamento dos atletas e do público em geral e fazendo com que o percurso passe por pontos estratégicos da cidade. Teremos oferta de alimentação e bebidas no local do evento e ampliamos a premiação de faixa etária da maratona e da meia maratona”, detalha Kassilene.

“A maratona é uma prova emblemática entre as provas de corrida. Ela carrega um peso histórico, pois diz a lenda que Filipedes, guerreiro grego, correu 40 km entre as cidades de Maratona e Atenas, por volta de 490 a.C., para repassar urgentemente a notícia da batalha aos gregos que habitavam a cidade de Atenas. A realização de uma maratona em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, é motivo de orgulho, pois trata-se de um evento esportivo reconhecidamente importante no Brasil e no mundo entre os corredores, sejam eles profissionais ou amadores”, resume Mônica Riedel, primeira-dama de Mato Grosso do Sul e também corredora.

Sobre a prova

A Maratona de Campo Grande será realizada pelas ruas de Campo Grande e terá, além da maratona que carrega no nome, percursos de 7 km, 21 km e o kids, especial para crianças de 3 a 13 anos. Além das provas, haverá também outras programações no evento na Cidade da Maratona (Cidade do Natal, altos da Afonso Pena). As inscrições já estão no terceiro lote e as vagas são limitadas.

A 2ª edição da Maratona de Campo Grande será realizada no dia 2 de julho, na capital de Mato Grosso do Sul. Mais informações pelo Instagram @maratonacampogrande e pelo site: www.maratonadecampogrande.com.br.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Esportes

Elias Ishy apoia projeto de beisebol do Clube Nipônico em Dourados

Publicado

on

Vereador Elias Ishy, diretor da Funed, Salim Neto e diretores do Clube base de Beisebol de Dourados. (Foto: João Pires)
O vereador Elias Ishy (PT) esteve na tarde de sábado (15) com a diretoria da Associação Esportiva Nipo-brasileira de Dourados, para conhecer os projetos e ouvir as demandas da categoria base de beisebol. Participaram do encontro, o diretor da Funed (Fundação de Esportes), Salim Raidan Neto, o presidente do clube, Nélio Shigueru Nukimori, o vice-presidente de esportes e recreação, Milton Isamo Okazachi, o coordenador do clube, André Sarzi, além de pais e responsáveis dos atletas da categoria base.

A reunião aconteceu no CT (Centro de Treinamento) do clube, onde o diretor de esportes do município teve a oportunidade de acompanhar o treino dos alunos da categoria infantil e juvenil. Na oportunidade, a diretoria apresentou o plano de trabalho do “Projeto Formando Cidadãos através da Prática do Beisebol”, que será executado a partir do segundo semestre do ano.

O presidente da Associação Nipônica, Nélio Shigueru, relatou algumas conquistas no cenário regional e estadual, como a participação em diversos torneios, inclusive como sede de campeonatos. Também reforçou a necessidade de parcerias com o poder público e aporte financeiro para aquisição de materiais esportivos específicos à modalidade e melhorias na infraestrutura do CT.

O diretor da Funed, Salim Neto, destacou o trabalho de inclusão através do beisebol, e afirmou que em sua gestão pretende ampliar convênios com as escolinhas de base em suas diversas modalidades esportivas. “Neste sentido podemos ampliar ainda mais a participação do clube em campeonatos, contando também com apoio do Estado, através do Fundesporte”, enfatizou.

De acordo com o vice-presidente de esportes, Milton Isamo Okazachi, a meta de trabalho para 2025 é a inclusão de pelo menos 200 crianças e adolescentes nas atividades de contraturno escolar. “Enquanto diretoria do clube, estamos dispostos em contribuir com os projetos do município, pois com a prática esportiva somos capazes de formar cidadãos por meio da disciplina e trabalho em equipe”, considera.

Já o vereador Elias Ishy destacou a importância do trabalho de inclusão social através do esporte que o Clube Nipônico tem desenvolvido.  “O projeto da categoria de base de beisebol além de garantir na prática o direito ao esporte, também proporciona a oportunidade das escolas fortalecerem o ensino, fazendo parcerias com o clube e integrando ainda mais o esporte com a Educação”, afirmou Ishy, destacando ainda que “todo trabalho em favor da população desenvolvidos pelas entidades devem ser valorizados, reconhecidos e apoiado pelo poder público”.

O Projeto Formando Cidadãos através da Prática do Beisebol, acontece em parceria com a comunidade da região do Grande Flórida e Parque Alvorada.

Autor:Assessoria/CMD
GOSTEI
NÃO GOSTEI

Seja o primeiro a curtir esta notícia.

Continue Lendo

Esportes

Fundesporte apresenta calendário esportivo sul-mato-grossense em fórum com gestores

Publicado

on

Com o propósito de apresentar os planos da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) para 2025, será realizado, nos dias 7 e 8 de fevereiro, o V Fórum Estadual de Políticas Públicas de Esporte e Lazer – Encontro Estadual de Gestores Esportivos 2025. O evento acontecerá no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, e reunirá gestores esportivos dos 79 municípios do estado.

O Fórum tem como objetivo apresentar o calendário esportivo da Fundesporte para 2025, além de detalhar as ações e metas previstas para este ano. Durante o encontro, serão abordadas as principais áreas de atuação da Fundação, como excelência esportiva, formação esportiva, vivência esportiva, capacitação e a gestão administrativa. Os gestores também serão capacitados em relação aos procedimentos para firmar parcerias e realizar solicitações de forma eficiente.

O evento tem como principal foco técnicos, profissionais de educação física, gestores esportivos, presidentes de federações e associações, e comunidade esportiva. Além das apresentações dos setores o encontro contará com uma palestra sobre planejamento estratégico com Prof. Dr. Philipe Rocha de Camargo, professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Com a recente mudança de administrações municipais – mais de 70% das prefeituras do estado passaram por alterações nas últimas eleições – o encontro se torna uma oportunidade fundamental para que os novos gestores compreendam as políticas públicas estaduais e alinhem suas estratégias de atuação com as diretrizes do Governo de Mato Grosso do Sul.

Cada setor da Setesc (Secretaria de Estado Turismo, Esporte e Cultura) terá um encontro específico para abordar suas respectivas pautas. Nesta quarta-feira (5), a Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) apresentará seus editais e políticas de promoção dos destinos turísticos do estado. Na quinta (6) e na sexta-feira (7), a FMCS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) tratará de temas como leis de incentivo, convênios, estratégias de comunicação, patrimônio cultural e economia criativa. Já a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) promoverá o V Fórum Estadual de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, nos dias 7 e 8 de fevereiro.

Serviço

V Fórum de Políticas Públicas de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul

7 e 8 de fevereiro (sexta-feira e sábado)

Centro Cultural José Octávio Guizzo

Endereço:  Rua 26 de Agosto, 453 – Centro, Campo Grande – MS

Confira a programação:

7 de fevereiro

13h30 – Credenciamento

14h – Abertura

14h30 – Organograma e funcionamento da Fundesporte

15h30 – Intervalo

16h – Convênios e parcerias

16h30 – Fiscalização e tomada de contas

17h – Perguntas dos participantes sobre convênios, parcerias e fiscalização e tomada de contas

17h30 – Unidade de Capacitação

18h – Perguntas dos participantes sobre a Unidade de Capacitação

8 de fevereiro

Matutino

7h45 – Receptivo

8h – Diretoria de Formação

9h15 – Perguntas dos participantes sobre a Diretoria de Formação

9h45 – Intervalo

10h15 – Diretoria de Vivência

10h40 – Perguntas dos participantes sobre a Diretoria de Vivência

11h – Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), Conferência Estadual de Esporte e Lazer e Conferências municipais de Esporte e Lazer

11h30 – Perguntas dos participantes sobre o Prodesc

12h –  Intervalo para almoço

8 de fevereiro

Vespertino

13:15 – Receptivo

13:30 – Diretoria de Excelência

14:45 – Perguntas dos participantes sobre a Diretoria de Excelência

15:00 – Intervalo

15:30 – Palestra sobre planejamento estratégico – Prof. Dr. Philipe Rocha de Camargo (UFMS)

16:30 – Assuntos diversos (perguntas dos participantes)

17:30 – Encerramento

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: arquivo/Fundesporte

Categorias:

Esporte

Com assessoria.

Continue Lendo

Esportes

Prefeitura e UFGD oferecem vagas para adolescentes em projeto de Beach Tennis

Publicado

on

Prefeitura vai incentivar o beach tennis em Dourados com ação inovadora em parceria com a UFGD. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes (Funed) e em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) inova com projeto de beach tennis gratuito para a população. As aulas serão ofertadas no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, e atenderão adolescentes com idade entre 14 e 17 anos. As inscrições vão de 6 a 20 de fevereiro (veja como se inscrever abaixo).

O diretor-presidente da Funed, Salim Raidan cita que a ação é um pedido do prefeito Marçal Filho e visa incentivar a prática esportiva, tornando mais acessível uma modalidade que tem conquistado os jovens, proporcionando local e equipamentos adequados e acompanhamento profissional.

Salim destaca o lado social dessa parceria. “O beach tennis tem caído no gosto dos jovens e é um esporte prazeroso e dinâmico, mas como as raquetes têm um custo alto e é preciso contar com uma estrutura adequada, por meio desta parceria, o prefeito Marçal Filho viu uma forma de tornar a modalidade mais acessível para os nossos adolescentes e, assim, incentivar qualidade de vida e lazer”, enfatiza.

As aulas acontecerão aos sábados, das 7h às 11h e serão coordenadas pelo professor Deyvid Rizzo. São doze vagas para o público feminino e doze vagas para o público masculino, destinadas para adolescentes devidamente matriculados em escolas públicas, da comunidade externa (com renda entre um salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total).

Os interessados precisam fazer a inscrição online, aqui.

Será realizado um sorteio para definir os participantes que se enquadrem nos critérios do projeto via rede social da ação (@beachtennisufgd), no dia 21/02, às 12h. O início das aulas está previsto para o dia 08 de março.

Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67