fbpx
Connect with us

Cidades

Campo Grande é reconhecida oficialmente como a Capital Nacional do Chamamé

Estilo musical típico da Argentina é patrimônio cultural desde 2020

Publicado

on

O município de Campo Grande (MS) é oficialmente a Capital Nacional do Chamamé, título concedido após sanção presidencial ao Projeto de Lei nº 4.528, de 2019. Estilo musical tradicional típico do nordeste da Argentina, mais especificamente na região conhecida por Mesopotâmia Argentina, localizada entre os rios Paraná e Uruguai, o chamamé é também apreciado em dois estados brasileiros: Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Entre os elementos que deram origem a esse estilo musical, que foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco em 2020, estão as culturas guararani, afro-americana e europeia. Entre alguns estudiosos da expressão artística, há controvérsias sobre sua origem.

Alguns o chamam de polca correntina, devido às experimentações musicais observadas na região de Corrientes, na Argentina, a partir de uma mistura entre guarânia e polca paraguaia – estilo cujo andamento em muito se assemelha ao do chamamé. O estilo carrega também alguns ritmos fronteiriços como o do rasqueado sul-mato-grossense.

Os conjuntos “chamamezeiros” são geralmente formados por dois violões e um bandoneón, instrumento típico da orquestra de tango, que pode ser substituído pelo acordeão, popularmente conhecido como sanfona.

Homenagem

Em nota, a Secretária-geral da Presidência da República informa que a sanção presidencial representa uma homenagem à comunidade campo-grandense e um reconhecimento de todos aqueles apreciam essa arte musical. A nota lembra que a expressão artística é também acompanhada por dança, e que seu nome significa improvisação, na língua guarani.

“O estilo musical se consagrou, sobretudo, em Campo Grande, expandindo para algumas outras cidades e, posteriormente, por meio de entusiastas que passaram a se organizar em grupos de intérpretes. Dentre eles, Zé Corrêa, precursor do chamamé, sendo o mais representativo e popular artista do gênero musical no Brasil entre as décadas de 60 e 70, tendo difundido o ritmo na capital sul-mato-grossense, de modo que restou instituído o Dia Estadual do Chamamé”, diz a nota.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Banda de Porto Murtinho Brilha no Aniversário de Jardim com Apoio do Prefeito Nelson Cintra

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, que acompanhou o evento à distância, aproveitou a ocasião para elogiar a gestão de Jardim

Publicado

on

A cidade de Jardim celebrou seu 78º aniversário em grande estilo no último 14 de maio, com a Banda Municipal de Porto Murtinho destacando-se como uma das principais atrações do desfile cívico. Sob a direção do maestro Denis Gurke Corrêa, os músicos jovens demonstraram talento e profissionalismo, reforçando a rica tradição musical da região.

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, que acompanhou o evento à distância, aproveitou a ocasião para elogiar a gestão de Jardim, destacando o trabalho da prefeita Clediane Matzenbacher e de seu marido, Gilson Roque. “É uma satisfação ver o comprometimento deles com a cidade de Jardim, e orgulhamo-nos em participar deste evento especial através do talento excepcional de nossa banda municipal”, comentou Cintra.

Este evento foi mais uma oportunidade para a premiada Banda Municipal de Porto Murtinho mostrar sua excelência, que recentemente foi comprovada com várias vitórias no Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras. O prefeito Nelson Cintra reiterou seu orgulho e apoio ao grupo: “Parabéns a todos os integrantes da banda pela dedicação e pelo espetáculo maravilhoso. Ver esses jovens talentosos representando nossa cidade é um verdadeiro orgulho.”

Banda de Porto Murtinho Brilha no Aniversário de Jardim com Apoio do Prefeito Nelson Cintra

A performance da banda não apenas animou o público presente, mas também reforçou a importância da cultura e das artes na formação dos jovens.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

 

Continue Lendo

Cidades

Projeto Quem Cuida de Mim: Celebrando o Carinho e a Parceria na Educação

O evento foi marcado por apresentações emocionantes e um café da manhã especial, celebrando essa importante parceria entre a escola e a comunidade.

Publicado

on

A Prefeitura Municipal, sob a gestão do prefeito Nelson Cintra, reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e o bem-estar dos alunos, incentivando e apoiando iniciativas como essa, que fortalecem os laços entre instituição e família.

Na última quarta-feira (15), a EMEI Primeiros Passos realizou com sucesso mais uma edição desse projeto, uma iniciativa dedicada a homenagear não apenas as famílias, mas também todos os cuidadores dedicados dos nossos alunos.

A diretora Kátia Mara Riquelme Bareiro e a Secretária Laura Benites expressam profunda gratidão pela parceria e apoio do prefeito Nelson Cintra, bem como da secretária de educação Rita de Cássia Padilha e do adjunto Jorge Meaurio, na promoção da educação.

O evento foi marcado por apresentações emocionantes e um café da manhã especial, celebrando essa importante parceria entre a escola e a comunidade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados abre inscrições para o Projeto Renasce 2024

Processo tem a finalidade de credenciar instituições de Ensino nas áreas de Dança e Artes Visuais

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semc (Secretaria Municipal de Cultura), abriu as inscrições para o Projeto Renasce 2024 “Palco para Todos”. A proposta é direcionada para as academias, estúdios e demais entidades de ensino que tiverem interesse em oferecer aulas especializadas de balé clássico; jazz; dança do ventre; dança contemporânea; breakdance, dentre outros, além de desenho artístico; desenho de mangá e arte para crianças.

Os interessados deverão se inscrever com toda documentação exigida no edital publicado no Diário Oficial do dia 9 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Cultura até o dia 21 de maio de 2024, das 8h às 13h. O processo tem a finalidade de credenciar instituições de Ensino nas áreas de Dança e Artes Visuais, com o objetivo de garantir o acesso gratuito dos alunos da Rede Municipal de Ensino as aulas.

Serviço- Mais informações podem ser obtidas no 3411-7709 / 98163-0639. A Semc fica na Avenida Presidente Vargas s/n no Teatro Municipal no Parque dos Ipês. O horário de atendimento ao público é das 8h às 13h.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67