fbpx
Connect with us

Cidades

Ana Vitória, de 10 anos, é a primeira criança vacinada em Dourados

Menina é diabética. Mãe revela estar aliviada “Eu confio na medicina”

Publicado

on

“Eu confio na medicina”, foi assim que a mãe da pequena Ana Vitória, de 10 anos, Elizama Rodrigues, descreveu a imunização da filha contra a covid-19, em Dourados. A menina foi a primeira criança a receber a vacina infantil da Pfizer no município.

“Eu confio na medicina, tenho confiança total na medicina. Se não fosse pela medicina, minha filha não estaria viva. Ela tem diabetes Tipo 1. Agora estou mais tranquila, antes tinha medo de liberar para a escola e o coleguinha estar e não estar sabendo. Hoje eu acredito que vai ser mais tranquilo”, disse Elizama.

Dourados inciou a vacinação contra a covid-19 nesta terça-feira (18) na Unidade Básica de Saúde do Jardim Santo André, para 10 crianças pré-agendadas pelas equipes de saúde. Durante a tarde, a imunização segue no Parque da Nações I, também para grupo previamente agendado.

Segundo o diretor do departamento de Atenção Primária, Vagner da Silva Costa, todos os pais e responsáveis de crianças nessa faixa etária podem procurar a unidade de saúde mais próxima e informar o interesse pelo imunizante. “Vamos fazer uma lista com as crianças interessadas e que se encaixem nesse primeiro grupo e vamos agendar. A medida é para garantir a segurança das crianças, dessa forma não há exposição ou aglomeração. Também optamos pelo atendimento no período da tarde que é quando há menos movimento nos postos”, explicou Costa.

Ainda segundo o diretor, o agendamento é importante por conta da logística de preparação das doses. “Cada ampola contém 10 doses, para evitar qualquer desperdício vamos agendar para realizar essa distribuição”.

Nessa primeira remessa o município recebeu 1,1 mil doses pediátricas da vacina Pfizer, por isso serão contempladas na primeira fase crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades, indígenas e quilombolas, e aquelas que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 (por exemplo, pessoas que tenham câncer).

A vacinação das crianças terá início exclusivamente nos postos de saúde e é preciso a presença de um adulto responsável. Após o agendamento, os postos que farão a vacinação das crianças são: Altos do Indaiá, Parque do Lago II, Santo André, Parque das Nações I, Jóquei Clube, Itahum, Vila Vargas, Indápolis, Vila Formosa e Ildefonso Pedroso. Já o agendamento pode ser realizado em qualquer unidade.

Com o progresso da vacinação desses grupos, haverá o avanço gradual das faixas etárias, dando início às crianças mais velhas de 10 e 11 anos, seguindo aos poucos para 9 e 10 anos, 8 e 9 anos, e assim por diante até chegar aos 5 anos.

 

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Dourados homologa contrato com Infraero para gestão do Aeroporto

Prefeito Alan Guedes deve assinar contrato com a empresa nos próximos dias

Publicado

on

O prefeito Alan Guedes assinou, nesta terça-feira (30), a homologação do processo que vai passar à Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) a gestão do Aeroporto Regional de Dourados. O documento foi publicado no Diário Oficial e o contrato entre as duas partes deve ser oficializado nos próximos dias.

Com o acordo, o Aeroporto de Dourados passará a ser mais um entre os 27 já administrados pela empresa que, apenas no último feriado, movimentaram quase 92 mil passageiros e cerca de 890 voos no período, entre pousos e decolagens.

Essa expertise da Infraero foi o principal motivo que levou a Prefeitura de Dourados, até então responsável pelo terminal, a repassar a gestão.

“É melhor fiscalizarmos o contrato do que gerir o aeroporto. Hoje, a robustez da obra nos faz ter um olhar mais profissional. A gente prefere entregar isso para uma empresa que tenha experiência e pessoal para isso, como é o caso da Infraero, que é uma empresa preparada e terá mais agilidade na resolução de eventuais problemas”, afirma o prefeito Alan Guedes.

Terminal foi revitalizado e será utilizado até a liberação do novo (Foto: Marcos Macedo/Prefeitura de Dourados)

O Aeroporto Regional de Dourados está passando por obras de revitalização e adequação, que está na fase final, mas ainda não foi feita a entrega oficial por parte da Engenharia do Exército Brasileiro, responsável pelos trabalhos. Apesar disso, a documentação do processo de homologação está sendo inserida no sistema para análise dos órgãos de controle.

“Ainda não temos uma data para a reabertura do Aeroporto, já que o retorno das operações dependem do aval da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) após esse processo de análise. Então, no que for de competência da Prefeitura de Dourados, estamos nos adiantando para que, quando a entrega oficial aconteça, esses trâmites estejam encaminhados”, explica Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

De acordo com Mariana, devido a sua categoria, o Aeroporto de Dourados não é obrigado a ter, nesse momento, a seção contra incêndios homologada para retornar à operação. “Esse fator não é impeditivo para que o aeroporto volte a funcionar. Além disso, o caminhão que atua na seção contra incêndios que opera em Dourados e está cedido para o Aeroporto de Bonito, deve retornar nas próximas semanas para Dourados”, completa.

Prefeito Alan Guedes assinou a homologação nesta terça (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

Histórico

Fechado desde maio de 2021 para obras na pista, o Aeroporto de Dourados já teve o adiamento de entrega dos trabalhos por várias vezes. Desde então, passageiros têm que ir para Campo Grande ou Ponta Porã para pegar voo.

Responsável pela obra, o Exército Brasileiro enfrentou vários imprevistos, como infiltrações e ondulações inesperadas na pista. Também foram necessários vários aditivos de valores para não parar o serviço e, atualmente, o custo total do projeto se aproxima dos R$ 100 milhões.

O aeroporto já tem um terminal, que será utilizado até que o novo prédio fique pronto. A estrutura atual foi revitalizada no ano passado pela prefeitura de Dourados, que destinou R$ 770 mil em recursos próprios.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Cerest fecha Abril Verde e celebra parceria com empresas e trabalhadores

Data é alusiva ao 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Publicado

on

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Dourados encerra, nesta terça-feira (30), as ações do Abril Verde, mês de prevenção à acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data é alusiva ao dia 28 de abril de 1969, quando uma explosão de uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores. O triste episódio desencadeou ações de reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho consagrou o 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e, dois anos depois, foi instituido, na mesma data, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Para marcar o Abril Verde, o Cerest realizou atividades em parceria com empresas e instituições que buscaram alertar trabalhadores e futuros profissionais de diversos setores, empoderando-os com conhecimento acerca dos riscos de agravos à saúde relacionados ao trabalho e sensibilizando-os sobre a importância da prevenção no dia a dia e nos ambientes laborais.

Orientação de futuros profissionais da saúde (Foto: Divulgação)

Entre as ações realizadas durante o mês, a equipe do Cerest atuou com profissionais da atenção primária em saúde; fez parceria intersetorial com a Guarda Municipal de Dourados e com o Ministério Público do Trabalho; atividades educativas promovidas tanto para profissionais de saúde quanto para a população; a realização de encontro com responsáveis técnicos pela vigilância em saúde do trabalhador dos municípios da microrregião.

Além disso, agentes do Cerest participaram da Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde e do 2º Encontro Estadual de Segurança e Saúde do Trabalho de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Taissa Gonçalves Leal, médica do Cerest, as ações realizadas durante o Abril Verde alcançaram o público desejado. “Nós ficamos muito satisfeitos com a participação das trabalhadoras e dos trabalhadores nas atividades desenvolvidas neste mês. Cada uma delas foi importante para estabelecer e manter processos e meios ambientes de trabalho seguros e saudáveis”, completa.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura entrega novos equipamentos para Guarda Municipal de Dourados

Ação faz parte processo de modernização e valorização da equipe, com impacto direto na segurança pública e bem-estar da população

Publicado

on

Trabalhando pela valorização da Guarda Municipal de Dourados e por mais investimento na segurança pública, a Prefeitura de Dourados realizou na manhã desta segunda-feira (30/4) a entrega de novos equipamentos para os agentes, que já estão disponíveis para uso.

“A Guarda Municipal de Dourados desempenha um trabalho excelente e que tem sido exemplo para as guardas de todo o Estado, tanto que muitas cidades têm enviado agentes para acompanhar o trabalho realizado em Dourados para reproduzir em suas cidades. Por isso, temos nos esforçado cada vez mais para modernizar nossas equipes, oferecer melhores condições de trabalho e, consequentemente, garantir maior segurança e tranquilidade à toda população”, ressalta o prefeito Alan Guedes.

Durante a cerimônia foram entregues 4 binóculos com capacidade de ampliação de 50 vezes, com bússola e flutuação positiva; 20 impressoras térmicas para os serviços de acompanhamento do trânsito; 1 drone equipada com câmera termal; 10 rádios comunicadores; 3 datashows e 6 notebooks que entre outras atividades, vão auxiliar no trabalho desenvolvido nas escolas; 5 Ipads adquiridos em parceria com a Receita Federal; 4 carabinas e 4 espingardas cal. 12 e 150 berettas.

Além disso, nos próximos dias deverão ser entregues 5 veículos Renalt Duster e novos uniformes para os agentes.

Grande parte desse investimento é fruto de recursos próprios da prefeitura, além de emendas de deputados, senadores e parcerias com órgãos e instituições.

A diretora geral da Guarda Municipal de Dourados, Liliane Graziele Cespedes de Souza, destaca que as conquistas são fruto do trabalho árduo realizado pelos agentes e do apoio da Prefeitura no intermédio com demais autoridades.

“Os números definem um pouco do trabalho realizado por cada um dos nossos agentes. Esses números também permitem irmos até as autoridades, políticos e instituições para batalhar por mais equipamentos e invstimentos”, afirma.

Apenas nos últimos três anos, a GMD realizou mais 242 mil procedimentos realizados nos últimos três anos, com aproximadamente 25 mil Boletins de Atendimentos, mas de 3.500 Boletins de Ocorrência 167 mil rondas patrimoniais, quase 600 mulheres atendidas, 24 mil rondas escolares e 2400 atendimentos sociais.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67