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Gestão

Oficinas estratégicas fortalecem o processo de planejamento do Governo de MS

O evento acontece das 7h30 às 17h30, na sala de treinamento do CONEMAE – Anexo da Sefaz – Bloco 06 – Parque dos Poderes

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A Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo) em parceria com Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) realiza entre os dias 13 e 24 de maio o 1º. Ciclo de oficinas para atualização e revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024/2027. O evento acontece das 7h30 às 17h30, na sala de treinamento do CONEMAE – Anexo da Sefaz – Bloco 06 – Parque dos Poderes.

Ao todo 43 unidades gestoras das 13 secretarias e da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) participam da atividade que é promovida pela Superintendência de Planejamento Estratégico e Governança da Segem e Superintendência de Orçamento da Sefaz, com o objetivo de alinhar o planejamento estratégico do Governo de Mato Grosso do Sul às suas ações e entregas.

Participam das oficinas as equipes técnicas das secretarias que são os responsáveis pelas áreas de apoio financeiro, orçamento, produção, planejamento, gerentes de programas e pontos focais das unidades gestoras.

A programação deste 1º Ciclo de oficinas foi elaborada para tratar sobre a completude e ajustes das informações dos programas finalísticos cadastrados no Sistema de Finanças e Planejamento (SPF), relativos ao presente exercício 2024.

 

 

 

 

 

 

 

O Superintendente de Planejamento Estratégico e Governança da Segem, Rodrigo Benavides destaca que a participação das unidades gestoras nas oficinas é fundamental para o engajamento no processo de construção do planejamento estratégico e aprimoramento das ferramentas de gestão.

“O PPA é um instrumento que necessita de revisão constante, por isso sistematizamos de uma forma que todos participem deste processo. Essa atualização está norteada pelo resultado do monitoramento que nossa Superintendência realiza e tem o foco no cumprimento do plano de governo e nas necessidades da população”, explicou.

Para o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira “além de fortalecer o processo de planejamento, essa atividade busca uma forma mais moderna e mais estruturada de fazer as peças orçamentárias, seja o PPA, a LOA, a LDO conversarem mais com a realidade, ” reforçou.

O resultado dessa atividade irá complementar a revisão final do PPA 2024/2027 para a vigência em 2025 que será o segundo e último ciclo do processo, previsto para acontecer entre os meses de junho a setembro.

O que é o PPA?

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento previsto na Constituição Federal de 1988, elaborado a cada 4 anos pelos Estados e demais entes federados com a participação da sociedade. Nele são priorizadas em quais áreas o Governo de Mato Grosso do Sul deve investir os recursos públicos, por exemplo: Assistência Social, Educação, Saúde, Segurança Pública, etc. Neste instrumento também são incluídas as metas que devem ser atingidas com os programas de governo e as ações que garantem os recursos para a melhor execução desse plano.

Em 2023 o Governo do Estado promoveu diversos encontros com a sociedade para debater sobre propostas de melhorias para elaboração de novas políticas públicas nos municípios de MS. O resultado desse trabalho foi compilado em um material para revisão e avaliação das possibilidades de implantação como ações de governo.

A Revisão do Plano Plurianual é o momento que o Governo do Estado analisa as iniciativas que foram aprovadas na Lei do PPA nº 6.158, de 13 de dezembro de 2023, e que estão vigentes a partir de 2024 para verificar se há a necessidade de ajustes e melhorias no PPA a viger em 2025.

Além do diálogo permanente com todos os órgãos do poder executivo estadual, a consulta direta e aberta com a sociedade é o mais importante canal de escuta ativa deste governo. O PPA 2024-2027 está sendo construído e administrado de maneira efetiva e colaborativa. Suas revisões e ajustes são necessários para atender os anseios da sociedade sul-mato-grossense.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Gestão

Governo de MS abre processo seletivo com 123 vagas na Agraer e salários que passam de R$ 7 mil

Todos os cargos são para jornada de 40 horas semanais.

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A SAD (Secretaria de Estado de Administração) e a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), através da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), publicaram nesta quarta-feira (4) o edital anunciando a abertura do processo seletivo simplificado destinado à seleção de pessoal para atuação na Agraer, em diversos municípios de Mato Grosso do Sul.

O documento consta no Diário Oficial do Estado, no edital n. 1/2024 – SAD/SEMADESC/AGRAER, e confirma o certame voltado para a contratação de 123 profissionais com formação de nível médio e superior.

São cinco vagas para Pesquisador, distribuídas nas áreas de Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia, com remuneração de R$ 7.248.47, e exigência de mestrado nas áreas de pesquisa. Para Gestor Sócio Organizacional Rural são sete vagas partilhadas nas áreas de Biblioteconomia e Serviço Social e remuneração de R$ 7.248.47.

Técnico de Desenvolvimento Rural oferece 79 vagas para as áreas de Técnico Agrícola/Agropecuário, Técnico Laboratório e Agrícola/Agropecuário com ênfase em Topografia e remuneração de R$ 3.158,81. Por fim, Agente de Serviço Sócio Organizacional, exigindo apenas Ensino Médio e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B, apresenta 32 vagas e remuneração de R$ 3.158,81.

Todos os cargos são para jornada de 40 horas semanais. Das vagas destinadas a pessoa com deficiência (PcD), ao negro e ao indígena são reservados 5% para pessoas PcDs, 20% para negros, e 3% para indígenas.

As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 23 de setembro de 2024, às 17h. O candidato pode realizar a inscrição pelos sites www.spdo.ms.gov. br e www.concursos.ms.gov.br.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Interiorização: ‘Ageprev Perto de Você’ leva capacitação sobre previdência para Coxim

O diretor de Gestão de Informação da Ageprev, João Ricardo Dias de Oliveira, falou em nome do seu diretor-presidente Jorge Oliveira Martins.

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O campus de Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Coxim recebeu nos dias 28 e 29 de agosto, a quinta edição da segunda etapa do projeto Ageprev Perto de Você.
O programa de interiorização da Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul) tem o objetivo de capacitar os segurados ativos a respeito de temas como benefícios previdenciários, previdência complementar, perícia médica, educação financeira e Sistema de Gestão de Previdenciária.

O projeto dissemina conhecimento e informações relacionados às atualizações do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, suas inovações e benefícios previdenciários, além da forma prática e maneira adequada de manuseio de sistemas e plataformas vinculadas à previdência estadual.

O diretor de Gestão de Informação da Ageprev, João Ricardo Dias de Oliveira, falou em nome do seu diretor-presidente Jorge Oliveira Martins.

Realizado na cidade de Coxim no modelo de workshop, o evento contou com 71 participantes vindos dos municípios de Coxim, Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Figueirão, Paraiso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, além da cidade sede. As palestras foram realizadas presencialmente em dois dias, com duração total de 15 horas.

Para a realização de mais esta etapa do projeto, a Ageprev conta com parceria da Secretaria de Administração, da Fundação Escola de Governo e participação de representantes da Fundação de Previdência Complementar de Mato Grosso do Sul – Prevcom/MS.

Expectativas

Servidora do Imasul, Patrícia Mendonça afirmou que o objetivo é “adquirir conhecimento de maneira a poder atender melhor os servidores. O conhecimento que levo será repassado para a equipe e, assim, poderemos aplicar melhor no nosso dia a dia”.

Já o oficial da Policia Militar de Mato Grosso do Sul, Adrian Giovanny Leguizamon, radicado em Chapadão do Sul, destacou a importância da atualização tecnológica. Em sua visão, a informatização dos processos “traz maior agilidade no que tange à gestão de pessoas e processos administrativos referentes a reserva e reforma”.

Ao término deste workshop, o projeto alcança um total de 649 servidores capacitados e atualizados sobre temas relevantes relativos aos regime próprio de previdência do Estado, a grande maioria representada por servidores que desenvolvem funções em setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Gestão

Planejamento: secretários alinham estratégias para último trimestre de 2024

Reunião aconteceu nesta terça-feira (27)

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Com intuito de garantir a transversalidade nas ações estratégicas da administração estadual, o titular da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Rodrigo Perez, se reuniu com demais titulares das secretarias de Estado nesta terça-feira (27) na governadoria.

“Importante termos esse alinhamento na gestão para discutirmos pautas que interessam aos sul-mato-grossenses. O governador Eduardo Riedel tem cobrado do time de secretários uma série de entregas e esses encontros servem para garantir que haja integração no planejamento e na execução”, explicou o titular da Segov.

Além da reunião periódica secretarial, quando o governador Eduardo Riedel convida os secretários para apresentação dos projetos em andamento em suas pastas, outros encontros com foco na execução e cumprimento de metas são realizados pelo Executivo Estadual.

Assim, o encontro entre os chefes das pastas trata de temas transversais e de uma atuação em consonância com tais diretrizes, reunindo ali as secretarias para um trabalho voltado a diversas áreas, tanto para pastas com atividade-meio como para as com atividade-fim.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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