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Educação

Vale Universidade divulga lista de pré-habilitados e convoca para nova etapa

Lista foi divulgada nesta sexta-feira e pode ser visualizada no site Sedhast

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Disponibilizada no site da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), www.sedhast.ms.gov.br, nesta sexta-feira (25), a lista de pré-habilitados no processo seletivo 2022 do programa Vale Universidade.

Agora, a etapa de entrega de documentação, bem como os documentos solicitados, devem ser minuciosamente observados pelo acadêmico pré-habilitado. Conforme o documento disponibilizado pela Superintendencia de Projetos Especiais (Suproes), será considerado desistente o candidato que não apresentar toda a documentação na data estabelecida ou não atender, sem motivo justificado, as eventuais solicitações realizadas pela Administração Pública.

Em caso de fraude na documentação apresentada ou omissão/não veracidade das informações prestadas, o candidato será automaticamente desligado do processo seletivo.

Servidores da Superintendência de Projetos Especiais (Suproes/Vale Universidade), da Sedhast, setor que coordena o programa, estão prontos para esclarecerem dúvidas que devem ser encaminhadas ao e-mail: processoseletivopvu@sedhast.ms.gov.br

Clique e confira:

ATALHO PARA A LISTA DOS ACADÊMICOS PRÉ-HABILITADOS – PROCESSO SELETIVO DE VERÃO – 2022

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Educação

Coordenadores e supervisores da REME passam por trilha formativa

O objetivo da trilha formativa é tratar sobre o cotidiano da equipe técnico-pedagógica e a mediação de conflitos na perspectiva educativa.

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Coordenadores e supervisores das escolas de Ensino Fundamental da REME (Rede Municipal de Ensino de Campo Grande), passaram na tarde desta segunda-feira (20) por trilha formativa sobre a atuação da ETP (Estudo Técnico Preliminar) no processo de ensino e aprendizagem.

O objetivo da trilha formativa é tratar sobre o cotidiano da equipe técnico-pedagógica e a mediação de conflitos na perspectiva educativa. Outro ponto discutido é a respeito de formar os cidadãos, os alunos, em uma perspectiva integral. Portanto, a trilha formativa é voltada à equipe técnico-pedagógica das escolas, que envolvem coordenadores, coordenadores, supervisores escolares, orientadores educacionais e apoios pedagógicos.

Selma Maria Oliveira Garcia é supervisora da Escola Municipal Professora Brígida Ferraz Foss.“Eu atendo com acompanhamento e orientação pedagógica junto com os professores. A trilha me auxilia no direcionamento das atividades pedagógicas. Ela vem para agregar um conhecimento a mais, direcionar as atividades, saber que nós da equipe temos um órgão, que é a SEMED, que vem ajudar com essa formação, que vem contribuir com o nosso trabalho. Porque às vezes no dia a dia, na correria, você acaba deixando um pouco ali do estudo, um pouco de se aperfeiçoar, e aí as trilhas vêm para isso, para dar essa parada, esse momento de reflexão”.

Maristela Ferreira Borges é coordenadora pedagógica da Escola Municipal Lenita de Sena Nachif e coorden, em média, 120 alunos. “Acho excelente a formação porque ela dá apoio para o nosso trabalho com o professor na escola. Então, quando eles restauraram essa trilha, nós coordenadores fazemos a formação na escola. Nos prepara, nos dá base e apoio sobre como fazer esse trabalho com o professor na escola. Porque a ação do professor na sala de aula é essencial para que o aluno aprenda. E esse apoio, dessa ação, depende um pouco da gente também”.

Alex Barbosa dos Santos é especialista em educação e trabalha como coordenador pedagógico há 18 anos na Escola Municipal Irene Szukala. “Pela escola ser muito grande, eu sou o único especialista, então a gente fez essa divisão e eu trabalho como coordenador pedagógico, atendo pais, professores e alunos. A formação contribui principalmente com a parte prática, porque muitas vezes a gente lê, estuda, fica muito na parte teórica. E quando acontecem as trilhas formativas, que é uma por bimestre, nós temos na prática que acontece no dia a dia, a gente pode trocar com os colegas de outras escolas e aprender tanto por parte de teóricos que fundamentam o nosso trabalho, quanto com os colegas de outras escolas”.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Livro sobre Itaporã será lançado em 23 de maio

Após um minucioso trabalho de pesquisa, está pronto o livro sobre o município de Itaporã.

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Após um minucioso trabalho de pesquisa, está pronto o livro sobre o município de Itaporã.
Trata-se de uma obra de suma importância para a preservação da historia do município, além de ser um elemento importante dentro da grade curricular do munícipio.

Com a publicação do livro, os alunos poderão se conectar com a historia Itaporã, antes mesmo de sua emancipação no ano de 1953.

O lançamento acontecerá no dia 23 de maio às 18 horas no salão do CRAS, sob uma grande expectativa do público que vai conferir um pouco da historia contada por historiadores e fundadores do município. A gerente de educação Denise Pacco reitera o convite em nome da Comissão de pesquisa e de todos os envolvidos direta ou indiretamente para a elaboração deste livro, que será um documento histórico do município.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Prefeitura de Dourados realiza 1º Interclasse de Robótica nas escolas da Reme

A competição começou nesta terça (14) e conta com a participação de nove escolas

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Começou nesta terça-feira (14), o 1º Interclasse de Robótica, promovido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação). A competição interna das escolas municipais conta com a participação de 610 alunos inscritos, todos matriculados na robótica de nove escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Hoje (15), das 14h às 16h, é a vez da Escola Municipal Álvaro Brandão.  “Nossa competição está acontecendo em 9 escolas, com um total de 610 alunos inscritos. As melhores equipes de cada escola irão para um confronto final, que vai ser realizado dia 15 de junho no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”, informa o secretário de Educação, Carlos Vinícius Figueiredo.

Ainda de acordo com a Semed, a premiação para os vencedores de cada escola vai ser definida internamente pela direção respectiva. Também haverá uma premiação para os campeões da etapa final no IFMS.

“A competição é uma forma de estimular ainda mais todos os sentidos já fomentados pela robótica: coordenação motora, raciocínio lógico, pensamento computacional, inteligência emocional, trabalho em equipe, agilidade e criatividade, liderança e comprometimento,  organização e disciplina”, enumera o secretário.

Robótica  nas escolas

A Prefeitura adquiriu 50 kits de robótica que são usados por alunos do 6° ao 9° ano no período contraturno. Cada kit compreende 10 conjuntos robóticos que atendem até 50 alunos, ou seja, são 500 conjuntos na rede toda. A nova tecnologia inclui material de apoio do professor e do aluno, toda a grade, a composição curricular, a metodologia empregada e os treinamentos para os professores.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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