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Educação

UEMS divulga Programação da Semana da Consciência Negra

Cartilha Antirracista  digital está pronta e será disponilizada para acesso após lançamento oficial durante o evento.

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A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), divulga oficialmente a Programação da Semana Integrada da Consciência Negra 2024, que será realizada nos dias 21 e 22 de novembro, sendo organizado em conjunto por três pró-reitorias – de Pró-reitoria de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil, de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários e de Desenvolvimento Humano e Social e pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia.

O evento tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão, reflexão e proposição acerca das relações étnico-raciais, políticas de ações afirmativas, intolerância religiosa, trajetória de cotistas e caminhos para construção de práticas antirracistas.

A vice-reitora da UEMS, professora Luciana Ferreira, informa que essa pauta foi uma iniciativa da Divisão de Ações Afirmativas, na coordenação da professora Cíntia, e envolveu as demais pastas da universidade, porque é um tema que transversaliza toda a universidade.

“A programação está muito rica para poder debater que não basta sermos não racistas, nós precisamos ser antirracistas. Então, o debate é muito importante. Ele vem coadunar com políticas que nós temos trabalhado institucionalmente, política antirracista, anti-assédio, moral, sexual, misoginia. Então, é um conjunto de políticas institucionais em que precisamos avançar para que, de fato, possamos estar como uma universidade que é inclusiva”, ressalta Luciana.

Cartilha Antirracista  digital está pronta e será disponilizada para acesso após lançamento oficial durante o evento.

De acordo com ela, o evento “é uma oportunidade de trazer debates e reflexões de grupos que pesquisam essa temática que nós avancemos na proposição da nossa política antirracista. Nessa oportunidade, serão apresentadas a minuta inicial dessa política, que foi organizada por uma comissão com representação de estudantes, professores e profissionais técnicos que debatem e que trabalham na pesquisa com a temática racial. Então, fica o convite aqui para a comunidade acadêmica aproveitar e estar conosco durante essa programação”, conclui a vice-reitora da UEMS.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

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Educação

Mostra Cultural sobre o Pantanal reúne famílias na Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes

Alunos do 9º ano foram a fundo conhecer mais sobre os artistas de Campo Grande. Até entrevistas eles fizeram.

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Alunos bastante inteirados sobre o Pantanal sul-mato-grossense e pais felizes pelo o que foi apresentado na Mostra Cultural da Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes, do bairro Pioneiros, realizada na última quinta-feira (14).

Maquetes, desenhos, esculturas, comidas típicas e até tereré foram tema da Mostra Cultural.

Alunos do 9º ano foram a fundo conhecer mais sobre os artistas de Campo Grande. Até entrevistas eles fizeram.

Foi o caso do Otávio Rodrigues, de 14 anos. “Na Mostra eu desenvolvi dois trabalhos, mas o principal foi uma pesquisa sobre a dançarina Carla Rukan. Eu a entrevistei, perguntei o nome completo dela, a data de nascimento, como ela iniciou na dança, os espetáculos que ela já participou e o que a dança influenciou na vida dela, o que a dança significa para ela”.

Antes do trabalho, o aluno não conhecia nenhum dos artistas campo-grandenses. “Foi incrível a descoberta da cultura da dança em Campo Grande, eu não sabia que tinha um forte impacto na cultura daqui”.

A aluna Maria Sophia Gonçalves dos Santos, de 15 anos, desenvolveu um quebra-cabeça sobre os principais artistas das danças urbanas da Capital. “Como a Priscila Yasmin, tem o Marco Thomas, tem o Irineu Júnior. A principal seria a Yasmin, que a gente se aprofundou mais sobre a história dela. Eu não conhecia nenhum deles, o aprendizado que fica é que muita gente vai pra fora e não vê que em Campo Grande tem boa referência na arte e na dança”.

A professora do 9º ano, Nayandre Loubet, escolheu o tema para fazer os alunos pesquisarem a fundo. “Hoje em dia é tudo muito fácil e teve um aluno que fez uma pesquisa superficial e disse que não tinha artista na cidade. Então, trabalhamos isso, de trazer esses artistas até aqui, fazer com que os alunos os conhecessem e pesquisar de verdade”.

De acordo com a diretora da escola, Patrícia dos Santos Rodrigues Corrêa, a Mostra Cultural teve um enfoque no Mato Grosso do Sul. “Quisemos trazer a história, a cultura, as comidas típicas, o relevo, a matemática envolvendo também na economia do Estado. Então, tudo o que se refere ao Mato Grosso do Sul foi trabalhado durante todo esse ano letivo e está sendo exposto agora com todo carinho pelos nossos alunos e professores”.

O aluno do 4º ano Henry Barbosa, estudou sobre o tereré e estava com o discurso na ponta da língua. “Eu aprendi sobre o Tereré, que é uma bebida típica de Portugal, que os paraguaios trouxeram para cá. A professora recentemente nos ensinou sobre as comidas típicas de Paraguai e agora a gente sabe sobre essas coisas”.

A professora do 2º ano, Simone de Oliveira Freire conta que o tema da Mostra foi desenvolvido no segundo semestre. “Estudamos sobre comidas típicas, foi tudo bem pensado e elaborado e os alunos se envolveram de verdade, pesquisaram e puderam conhecer mais sobre a nossa comida”.

Encantados

Os pais dos alunos que conseguiram se fazer presente na Mostra Cultural ficaram encantados com o capricho de como tudo foi trabalhado e exposto.

A confeitaria Beatriz Magalhães é mãe de uma aluna do 8º ano. “Achei a exposição bem bonita,  bem organizado, e foi legal esse trabalho porque minha filha pesquisou bastante e conheceu coisas novas do nosso Estado”.

Rosane Piason é atendente de cantina e mãe de um aluno do 5º ano. “Meu filho estuda aqui desde o primeiro ano e sempre a Mostra Cultural nos surpreende. É cada trabalho, as ideias das crianças, elas conseguem se expressar de uma forma muito linda”.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Escola Sesi abre processo seletivo com 750 vagas de gratuidade na educação básica para 2025

As inscrições no processo seletivo são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na secretaria da Escola Sesi

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A Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul está com processo seletivo aberto com vagas gratuitas na educação básica para o ano letivo de 2025. São ao todo 750 vagas disponíveis para educação infantil, ensino fundamental e nédio, distribuídas entre as sete unidades da rede no Estado (confira lista abaixo).

Deste total, 626 vagas destinam-se a alunos que foram contemplados com vagas de gratuidade no ano letivo de 2024 e que já passaram pelos processos seletivos anteriores. Estes possuem matrículas garantidas para 2025, desde que se encaixem nas condições de permanência. Caso os estudantes não atendam aos requisitos do edital, as vagas serão redistribuídas ao público geral. As demais 124 vagas gratuitas são destinadas a ampla concorrência.

A gratuidade é destinada a estudantes oriundos da rede pública de ensino ou dependentes de trabalhadores da indústria, cujas famílias comprovem condição de baixa renda (até meio salário mínimo por pessoa).

As inscrições no processo seletivo são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na secretaria da Escola Sesi. O período de inscrição vai até 29 de novembro. Após análise de documentos, a divulgação dos resultados será realizada a partir de 12 de dezembro.

O edital do processo seletivo e as fichas de inscrição estão disponíveis no site da Transparência Sesi MS (https://transparencia.sesims.com.br/admin/arquivos/download/edital-de-abertura-de-inscricoes-n-01-2025-gratuidade-regulamentar.pdf)

Verifique a distribuição das vagas por cidade, escola e etapa de ensino:

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Escola Sesi de Naviraí brilha na Olimpíada Brasileira de Robótica e garante vaga no mundial

O evento foi realizado em Goiânia (GO), de 11 a 16 de novembro.

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A etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2024 foi marcada pelo excelente desempenho da equipe Tech Vikings, representando a Escola Sesi de Naviraí. O time conquistou o prêmio de 2º lugar na modalidade prática resgate, níveis 1 e 2, demonstrando excelência em inovação, colaboração e trabalho em conjunto. O evento foi realizado em Goiânia (GO), de 11 a 16 de novembro.

Com o resultado, a Tech Vikings garantiu vaga em dois torneios internacionais em 2025: o Super Regional das Américas, em abril, nos Estados Unidos, e a RoboCup Brasil, em julho, em Salvador (BA). A RoboCup Brasil é considerada o maior campeonato de robótica e inteligência artificial do mundo.

A vitória foi celebrada de maneira emocionada pelo articulador de educação tecnológica da Escola Sesi de Naviraí, Fernando Luiz Gonçalves.

“Como um dos orientadores dessa equipe, estou com o sentimento de dever cumprido. Trabalhamos de forma intensa para que os alunos desenvolvessem as habilidades necessárias para superar as etapas e chegar tão longe. A dedicação e o empenho dessa equipe são contagiantes. Os alunos nunca dizem não aos desafios, nunca desistem de solucionar um problema enquanto não estiver resolvido”.

O aluno Gabriel Ávalo da Silva, da Tech Vikings, falou do sentimento em subir ao pódio na fase nacional da OBR.

“Foi uma experiência muito especial para mim participar dessa competição, honrando Naviraí e defendendo o time oficial da Escola Sesi. Eu amei viver o nacional e espero que seja a minha primeira vez de várias. Agora o objetivo é fazer uma boa apresentação na fase internacional, representando o Brasil nos Estados Unidos”.

Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica

A OBR é organizada em etapas regionais, estaduais e culmina na fase nacional. Os alunos são desafiados a aplicar conceitos de robótica e programação, estimulando a criatividade e a resolução de problemas. Equipes classificadas têm a oportunidade de representar o Brasil em eventos internacionais, como a RoboCup. Além disso, a OBR oferece premiações como medalhas, bolsas de iniciação científica e certificados de participação.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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