Connect with us

Turismo

Turismo e serviços puxam alta de 17,2% do franchising

A receita passou de R$ 43,380 bilhões para R$ 50,854 bilhões.

Publicado

on

Com a demanda reprimida e a elevação do tíquete médio em Turismo,a procura maior por Serviços e o arrefecimento da pandemia levaram o franchising a registrar rescimento de 17,2% no faturamento no 1º trimestre de 2023 ante igual período de 2022, quando a variante Ômicron da covid estava ativa.

A receita passou de R$ 43,380 bilhões para R$ 50,854 bilhões. Porém, a pressão de custos, o comportamento ainda oscilante dos consumidores e o reequilíbrio de compromissos financeiros da pandemi continuam a ser desafios para o setor. É o que aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Na comparação com o primeiro trimestre de 2019 (antes da pandemia), o incremento na receita chega a 22,6%. Já em relação ao faturamento no acumulado de 12 meses, a alta foi de 16,1% – receita que avançou de R$ 188,568 bilhões para R$ 218,962 bilhões. O patamar ficou superior ao período pré-pandemia, com destaque para o montante que ultrapassou a barreira dos 200 bilhões de reais. Os dados da ABF apontam, ainda, que são cinco trimestres seguidos de crescimento do setor.

De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, esse crescimento superior a 17% é a melhor performance já registrada em um primeiro trimestre do ano, marcando mais uma vez trajetória de recuperação do setor de franquias, já destacada nos estudos anteriores.

Ficam sinalizados também os avanços dos players do setor com mais investimentos na digitalização dos negócios, omnicanalidade e em manter ganhos de escala, entre outros fatores. “Mas alguns desafios se mantêm em um mercado mais competitivo e instável, com um consumidor mais exigente, a recuperação do tíquete médio, impactado por descontos para manutenção da demanda, das incertezas no campo macroeconômico, a inflação e juros altos e dificuldade na obtenção de crédito”.

Dentre os fatores que contribuíram para este desempenho no 1º tri, estão a retomada mais forte das atividades presenciais (principalmente viagens, eventos e confraternizações), de novo, o arrefecimento da pandemia, a demanda por serviços e a recuperação mais prolongada de Turismo e Hotelaria.

REDES MANTÉM EXPANSÃO

Os dados da pesquisa revelam que houve aumento de 5% na abertura de unidades, e o encerramento foi de 2,6%, resultando num saldo positivo de 2,4% – número um pouco maior na comparação com o 1° tri de 2022, que foi de 1,8%.

Já os repasses ficaram estáveis, com índice de 1,0% contra 0,8% no período anterior. A variação nestes três primeiros meses representou acréscimo de 10.641 operações de franchising no País em comparação a igual período de 2022, totalizando 184.411 operações.

TODOS OS SEGMENTOS CRESCEM

Os 12 segmentos pesquisados pela ABF cresceram no período pesquisado, e o que apresentou maior variação positiva foi Hotelaria e Turismo, com faturamento 37,5% maior ante o 1° tri de 2022. Após o período de pandemia e o fim do isolamento social, o segmento apresentou um acentuado crescimento com a atendimento da demanda reprimida e o aumento do tíquete médio por transação.

Saúde, Beleza e Bem-estar, com alta de 27%, e Alimentação Food Service, que cresceu 21,2%, vêm em seguida. Esse bom desempenho está relacionado à continuidade da procura por serviços voltados à saúde, satisfação e ao cuidado pessoal, e a combinação de vendas no salão e via delivery no caso de food service. Um denominador comum a estes segmentos é o aumento expressivo do faturamento médio por unidade, a expansão do número de marcas e a abertura de novas operações.

Na sequência, também se destacaram Limpeza e Conservação, com faturamento 19,2% maior ante o 1° tri de 2022, e Alimentação – Comercialização e Distribuição, cuja receita cresceu 18,6%.

LOJAS DE RUA x SHOPPINGS

A pesquisa da ABF indicou também uma predominância das operações de franquias em ruas, com um pouco mais da metade delas neste formato. Segundo o levantamento, houve uma ligeira alta da participação desses pontos de venda, passando de 51,7% para 52,0%. As operações em shopping centers vêm em segundo lugar, também com uma alta, de 20,0% para 22,2%.

Outros formatos apresentaram maiores variações quanto à localização das franquias: Supermercados/Galerias, que saltaram de 2,6% para 4,2%; Terminais de Transporte, de 0,9% para 2,0%; Strip Mall, de 0,4% para 1,7%, e Virtual, de 0,8% para 2,7%.

Já as operações Home Based tiveram um decréscimo na participação em relação aos demais formatos, passando de 14,8% para 10,1%, como um possível reflexo do término do isolamento social. Unidades localizadas em pontos comerciais menos tradicionais, classificados como “Outros” (Prédios comerciais, Postos de combustível – Conveniência –, Condomínios residenciais, Store in Store, Hospitais e Clubes esportivos) também apresentaram redução, passando de 8,7% para 5,2%.

Para o presidente da ABF, flexíveis como são,as redes de franquias se adaptaram rapidamente à realidade imposta pela pandemia, quando houve aumento do número de unidades home based, como demonstrou o levantamento de 2022.

“Agora, o crescimento das operações em pontos físicos, como ruas, shoppings, supermercados e galerias, e também virtuais, revela que as redes permanecem atentas às oportunidades do mercado e estão cada vez mais onde o consumidor está”, afirma.

NOVOS FRANQUEADOS

O estudo da ABF traçou pela segunda vez o perfil dos novos franqueados pela percepção dos franqueadores. “Empresário procurando novas oportunidades” permanece liderando e cresceu, com participação de 34,9% ante 29% no 1º trimestre do ano passado.

O perfil de “Investidor” ficou estável, passando de 17,8% para 17,9%. Já os grupos de empreendedores que buscam uma franquia “Como opção de carreira”, “Complemento de renda ou vendas” e “Alternativa de ocupação ou vendas” tiveram decréscimo, possivelmente um reflexo da recuperação do emprego e da atividade econômical. Já o perfil “Aposentado” teve alta de 1,6% para 2,3%.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Pantanal de MS é destaque em evento promovido pela Embratur no coração de Nova York

Publicado

on

Turismo, cultura, música e gastronomia da maior área alagável do mundo fazem parte da programação do Visit Brasil Gallery

O Pantanal é um palco vivo onde o ciclo das águas transforma a paisagem a cada estação, revelando a beleza selvagem e a poesia atemporal da natureza em movimento. De 29 de outubro a 2 de novembro, Nova York receberá mais uma edição da Visit Brasil Gallery — uma experiência imersiva que convida o público internacional a descobrir o Brasil com todos os sentidos. O tema deste ano é o Pantanal, o maior ecossistema de áreas alagáveis do mundo e Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela UNESCO.

Criada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur/Visit Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Gallery é um projeto itinerante inovador que transforma destinos brasileiros em experiências sensoriais únicas por meio da arte, moda, gastronomia e sustentabilidade. Mais do que uma exposição, é um convite para sentir o Brasil de dentro para fora — através de seus sabores, ritmos, tradições e paisagens. Esta edição é apresentada em parceria com os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso que abrangem todo o bioma pantaneiro com cerca de 67% e 33% do território, respectivamente.

“Esta é a ação do ano para o turismo de Mato Grosso do Sul. A Galeria Visit Brasil vai culminar com o lançamento de uma campanha disruptiva, inovadora e fora da curva do nosso destino, que reúne elementos da natureza, sons do Pantanal, gastronomia pantaneira, conservação e, claro, a promoção do bioma para o mercado internacional com a presença de empresário sul-mato-grossenses nas rodadas de negócios”, explica Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS.

Ao longo de cinco dias, a iniciativa reunirá mídia, autoridades, influenciadores, profissionais do turismo e o público americano em torno de uma narrativa que celebra o Pantanal como uma obra-prima viva. A cada estação, suas águas redesenham os contornos da terra, conduzindo ciclos de vida em uma coreografia natural de cores, sons e emoções refletida em cada espaço da Gallery.

A programação será tão diversa quanto o próprio bioma. Além de exposições fotográficas e audiovisuais que revelam a vibrante fauna, flora e as águas do Pantanal, a Gallery contará com rodadas de negócios entre parceiros estratégicos e empreendedores interessados em expandir conexões com o Brasil, palestras culturais com artistas e especialistas regionais e debates sobre sustentabilidade e inovação no turismo. O público também poderá vivenciar apresentações culinárias ao vivo com chefs convidados, que irão destacar a rica herança gastronômica pantaneira preparando pratos tradicionais no local.

Viagem sensorial em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul levará à Nova York um pouco da vivência local com gastronomia, artesanato e muita música numa verdadeira viagem sensorial. A começar pela playlist dos cinco dias de evento feita exclusivamente com músicas de Mato Grosso do Sul. Acesse no Spotify a playlist ‘Visit MS’: https://abrir.link/OSsuZ.

E a música de MS também será destaque no sábado (01/11) quando acontece o lançamento do projeto musical que traz os sons do Pantanal de Mato Grosso do Sul como protagonista.

Na gastronomia, o chef Paulo Machado vai apresentar a cozinha pantaneira em duas aulas show. A primeira tem inspiração na Rota Gastronômica Pantaneira com a ‘chipa pantaneira’, um clássico de Mato Grosso do Sul que une a tradição guarani em uma massa leve de polvilho e queijo, símbolo das fronteiras do estado. O Macarrão de Comitiva com aioli de pequi e brotos, prato da transumância no Pantanal feito com carne seca, alho e macarrão quebrado. O toque do aioli de pequi traz o sabor marcante do fruto nativo e a leveza dos brotos frescos. A aula finaliza com um drink de tereré, bebida gelada de erva-mate típica de Mato Grosso do Sul servida com limão e açúcar, além de um toque de cachaça para celebrar o espírito pantaneiro.

A segunda aula show é baseada na Rota das Águas e o chef vai fazer um ceviche de tilápia e mandioca, versão sul-mato-grossense encontrada nas embarcações turísticas do Pantanal. O prato combina o frescor do pescado com a textura da mandioca e o equilíbrio dos cítricos. Em seguida, ele serve doce de leite artesanal com queijo fresco, puro aconchego pantaneiro. Tudo acompanhado de ‘mate cocido’, uma infusão tostada de erva-mate com melado e gelo. Bebida refrescante e aromática que traduz a hospitalidade e a simplicidade do Pantanal.

Durante todos os dias de evento uma sala de projeção vai exibir o clipe da história da música ‘Trem do Pantanal’, dos compositores Geraldo Roca e Paulo, e um documentário sobre a concepção do projeto musical com os sons Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Haverá também exposição do rico e variado artesanato de Mato Grosso do Sul, uma verdadeira viagem pela cultura miscigenada. Cada peça conta histórias: os grafismos dos povos, a fauna e flora sul-mato-grossense esculpidas em madeira, traz peças em pedra, argila, ossos e até couro de peixe.

Confira a programação

Quarta-feira (29/10)

  •         Abertura da Exposição Visit Brasil Gallery – Pantanal, um espetáculo da natureza orquestrado pelo vaivém das águas.

Quinta-feira (30/10)

  •         Roda de Conversa / Pantanal: um safári brasileiro no coração da biodiversidade
  •         Apresentação de Destinos
  •         Encontro de Negócios
  •         Cooking Show – Chef Paulo Machado (MS)

Sexta-feira (31/10)

  •         Cooking Show
  •         Roda de Conversa / Turismo Regenerativo e Pesquisa Científica
  •         Encontro de negócios
  •         Degustação de caipirinha
  •         Ativação Halloween

Sábado (01/11)

  •         Roda de Conversa / Pantanal em foco: entre paisagens e legado da cultura pantaneira, a fotografia se transforma em experiência turística
  •         Cooking Show – Chef Paulo Machado (MS)
  •         Lançamento: projeto musical com os sons Pantanal de Mato Grosso do Sul
  •         Coquetel

Domingo (02/11)

  •         Ativação Wellness / Yoga aos sons do Pantanal
  •         Degustação de Caipirinha
  •         Cooking Show

Um dos destaques será uma colaboração inédita entre a Embratur e a National Geographic CreativeWorks, que apresentará o projeto “Safari for the Senses” (Safári dos Sentidos). Pelas lentes do premiado fotógrafo de vida selvagem Filipe De Andrade, as paisagens intocadas, os encontros com a fauna e a riqueza cultural da região serão capturados em imagens e histórias poderosas, exibidas nas plataformas globais da National Geographic. O estilo de vida e a cultura tradicionais do Pantanal, retratados pelo fotógrafo mato-grossense José Medeiros, também farão parte das exposições. É a força do Pantanal revelada ao mundo com toda a emoção e profundidade que só a natureza é capaz de transmitir.

Mais do que um destino de viagem, o Pantanal é o espetáculo da natureza em sua forma mais pura. A vastidão de suas planícies alagadas, o voo da arara-azul, a majestade da onça-pintada e a harmonia entre água, terra e céu revelam um bioma sem igual. Sua beleza está na autenticidade: na simplicidade de suas comunidades, no delicado equilíbrio que sustenta a vida através dos ciclos das cheias e na sensação de que o tempo segue outro ritmo — guiado pela natureza. Essa singularidade faz do Pantanal não apenas um tesouro brasileiro, mas também uma inspiração universal.

“Estamos muito felizes com essa oportunidade de poder fortalecer ainda mais a nossa marca com uma campanha robusta como essa. Temos certeza que terá um grande impacto no mercado internacional”, finaliza Wendling.

A Visit Brasil Gallery será uma janela aberta para esse Brasil profundo e diverso — um país comprometido com um futuro do turismo cada vez mais responsável e sustentável.

Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
*em colaboração com a Embratur

Continue Lendo

Turismo

6ª Mostra de Turismo de Campo Grande destaca tendências e oportunidades de negócios

Publicado

on

A Prefeitura de Campo Grande, em parceria com o Sebrae/MS, realizará nos dias 21 e 22 de agosto de 2025, no Armazém Cultural Helena Meireles, a 6ª Mostra de Turismo de Campo Grande. O evento acontecerá simultaneamente à Feira RURALTur.

Neste ano, a Mostra terá como tema central: “Campo Grande, capital das oportunidades – Empreendedorismo com Sustentabilidade”.

Criada em 2018 e organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), a Mostra nasceu com o objetivo de apresentar as ações da gestão municipal na área do turismo ao trade e à sociedade civil. Com excelente participação do público em todas as edições, consolidou-se como um dos principais eventos do setor em Campo Grande, promovendo, divulgando e valorizando as atividades turísticas da Capital e da região por meio de palestras, painéis e apresentações culturais.

O secretário da Semades, Ademar Silva Junior, reforça a importância do evento para o desenvolvimento local. “Com a Mostra, queremos criar um ambiente de diálogo e de troca de experiências que estimule novos negócios, fortaleça os empreendedores locais e valorize o potencial turístico da nossa Capital. É uma oportunidade de mostrar que Campo Grande está preparada para inovar e se consolidar como destino competitivo, alinhado às tendências de sustentabilidade e inclusão”.

A programação contará com a entrega do Troféu Edson Contar, além de palestras, painéis temáticos e mesas-redondas que reunirão representantes do trade turístico, empreendedores, estudantes e especialistas para discutir tendências, desafios e soluções voltadas a um turismo mais sustentável e inclusivo.

O evento é gratuito e oferecerá certificados aos participantes.

A programação completa e o link para inscrições está disponível aqui.

Serviço: o Armazém Cultural Helena Meireles está situado na Avenida Calógeras, nº 3065.

 

 

Continue Lendo

Turismo

Pioneiro em mergulho técnico, MS marca presença na maior feira da América Latina no segmento

Publicado

on

Mato Grosso do Sul será um dos grandes destaques da 7ª edição do Scuba Diving Show Brasil, o mais relevante evento de mergulho da América Latina, que acontece nos dias 1 e 2 de agosto, no Centro Universitário SENAC Santo Amaro, em São Paulo. Aberto ao público mediante inscrição gratuita, o evento reúne os principais nomes do mergulho recreativo, técnico, livre e de segurança pública do continente, além de mais de 30 expositores do trade turístico e da cadeia de mergulho nacional e internacional.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, este é o primeiro evento que MS participa no segmento. “Vamos nos posicionar mais em eventos segmentados como esse. Além das atividades de flutuação já bem conhecidas, a região de Bonito / Serra da Bodoquena também é um destino fantástico para mergulho em águas cristalinas e também muito forte no mergulho em cavernas. Isso é de fato um diferencial e é importante estarmos presentes num evento como o Scuba Diving Show para nos comunicarmos melhor com o público especializado”.

Único destino brasileiro presente no evento, MS terá estande promocional, ações de relacionamento e um treinamento especial sobre a diversidade dos seus atrativos voltados ao turismo de natureza, aventura e, especialmente, ao mergulho em águas doces e cristalinas. Cidades da região turística Bonito / Serra da Bodoquena estarão em evidência como destinos de experiências únicas em rios transparentes, cavernas, nascentes e aquários naturais.

Representantes da Fundação de Turismo e do trade especializado em mergulho de Mato Grosso do Sul estarão presentes na programação técnica e nas atividades de networking, reforçando o posicionamento do Estado como um dos principais destinos para mergulho em água doce do mundo, onde todos os atrativos para a prática da atividade possuem SGS (Sistema de Gestão de Segurança).

“A participação do MS no Scuba Diving Show reforça nosso compromisso em promover os destinos de forma estratégica, diretamente para um público apaixonado por natureza, conservação ambiental e aventura. É uma vitrine essencial para Mato Grosso do Sul”, relata Breno Amorim, diretor de Promoção e Mercado da Fundtur MS.

O evento contará com uma agenda intensa de palestras, workshops e demonstrações práticas nos auditórios do SENAC, abordando temas que vão da medicina do mergulho ao turismo especializado.

Referência nacional em mergulho técnico

Reconhecido internacionalmente por suas águas cristalinas e práticas sustentáveis, Mato Grosso do Sul também se destaca como pioneiro em mergulho técnico no Brasil. Em 2021, foi realizado em Bonito o primeiro curso nacional de Mergulho em Caverna, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS) em parceria com a prefeitura de Bonito. A formação especializada foi conduzida pelo major Ronaldo Possato, instrutor da agência americana IANTD, e capacitou seis bombeiros militares – quatro sul-mato-grossenses e dois do Espírito Santo – para atuar em ambientes de mergulho de alto risco.

Débora Bordin, comunicação Fundtur MS
Foto: Ronaldo Cezar Possato Venâncio

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67