Connect with us

Turismo

Turismo e serviços puxam alta de 17,2% do franchising

A receita passou de R$ 43,380 bilhões para R$ 50,854 bilhões.

Publicado

on

Com a demanda reprimida e a elevação do tíquete médio em Turismo,a procura maior por Serviços e o arrefecimento da pandemia levaram o franchising a registrar rescimento de 17,2% no faturamento no 1º trimestre de 2023 ante igual período de 2022, quando a variante Ômicron da covid estava ativa.

A receita passou de R$ 43,380 bilhões para R$ 50,854 bilhões. Porém, a pressão de custos, o comportamento ainda oscilante dos consumidores e o reequilíbrio de compromissos financeiros da pandemi continuam a ser desafios para o setor. É o que aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Na comparação com o primeiro trimestre de 2019 (antes da pandemia), o incremento na receita chega a 22,6%. Já em relação ao faturamento no acumulado de 12 meses, a alta foi de 16,1% – receita que avançou de R$ 188,568 bilhões para R$ 218,962 bilhões. O patamar ficou superior ao período pré-pandemia, com destaque para o montante que ultrapassou a barreira dos 200 bilhões de reais. Os dados da ABF apontam, ainda, que são cinco trimestres seguidos de crescimento do setor.

De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, esse crescimento superior a 17% é a melhor performance já registrada em um primeiro trimestre do ano, marcando mais uma vez trajetória de recuperação do setor de franquias, já destacada nos estudos anteriores.

Ficam sinalizados também os avanços dos players do setor com mais investimentos na digitalização dos negócios, omnicanalidade e em manter ganhos de escala, entre outros fatores. “Mas alguns desafios se mantêm em um mercado mais competitivo e instável, com um consumidor mais exigente, a recuperação do tíquete médio, impactado por descontos para manutenção da demanda, das incertezas no campo macroeconômico, a inflação e juros altos e dificuldade na obtenção de crédito”.

Dentre os fatores que contribuíram para este desempenho no 1º tri, estão a retomada mais forte das atividades presenciais (principalmente viagens, eventos e confraternizações), de novo, o arrefecimento da pandemia, a demanda por serviços e a recuperação mais prolongada de Turismo e Hotelaria.

REDES MANTÉM EXPANSÃO

Os dados da pesquisa revelam que houve aumento de 5% na abertura de unidades, e o encerramento foi de 2,6%, resultando num saldo positivo de 2,4% – número um pouco maior na comparação com o 1° tri de 2022, que foi de 1,8%.

Já os repasses ficaram estáveis, com índice de 1,0% contra 0,8% no período anterior. A variação nestes três primeiros meses representou acréscimo de 10.641 operações de franchising no País em comparação a igual período de 2022, totalizando 184.411 operações.

TODOS OS SEGMENTOS CRESCEM

Os 12 segmentos pesquisados pela ABF cresceram no período pesquisado, e o que apresentou maior variação positiva foi Hotelaria e Turismo, com faturamento 37,5% maior ante o 1° tri de 2022. Após o período de pandemia e o fim do isolamento social, o segmento apresentou um acentuado crescimento com a atendimento da demanda reprimida e o aumento do tíquete médio por transação.

Saúde, Beleza e Bem-estar, com alta de 27%, e Alimentação Food Service, que cresceu 21,2%, vêm em seguida. Esse bom desempenho está relacionado à continuidade da procura por serviços voltados à saúde, satisfação e ao cuidado pessoal, e a combinação de vendas no salão e via delivery no caso de food service. Um denominador comum a estes segmentos é o aumento expressivo do faturamento médio por unidade, a expansão do número de marcas e a abertura de novas operações.

Na sequência, também se destacaram Limpeza e Conservação, com faturamento 19,2% maior ante o 1° tri de 2022, e Alimentação – Comercialização e Distribuição, cuja receita cresceu 18,6%.

LOJAS DE RUA x SHOPPINGS

A pesquisa da ABF indicou também uma predominância das operações de franquias em ruas, com um pouco mais da metade delas neste formato. Segundo o levantamento, houve uma ligeira alta da participação desses pontos de venda, passando de 51,7% para 52,0%. As operações em shopping centers vêm em segundo lugar, também com uma alta, de 20,0% para 22,2%.

Outros formatos apresentaram maiores variações quanto à localização das franquias: Supermercados/Galerias, que saltaram de 2,6% para 4,2%; Terminais de Transporte, de 0,9% para 2,0%; Strip Mall, de 0,4% para 1,7%, e Virtual, de 0,8% para 2,7%.

Já as operações Home Based tiveram um decréscimo na participação em relação aos demais formatos, passando de 14,8% para 10,1%, como um possível reflexo do término do isolamento social. Unidades localizadas em pontos comerciais menos tradicionais, classificados como “Outros” (Prédios comerciais, Postos de combustível – Conveniência –, Condomínios residenciais, Store in Store, Hospitais e Clubes esportivos) também apresentaram redução, passando de 8,7% para 5,2%.

Para o presidente da ABF, flexíveis como são,as redes de franquias se adaptaram rapidamente à realidade imposta pela pandemia, quando houve aumento do número de unidades home based, como demonstrou o levantamento de 2022.

“Agora, o crescimento das operações em pontos físicos, como ruas, shoppings, supermercados e galerias, e também virtuais, revela que as redes permanecem atentas às oportunidades do mercado e estão cada vez mais onde o consumidor está”, afirma.

NOVOS FRANQUEADOS

O estudo da ABF traçou pela segunda vez o perfil dos novos franqueados pela percepção dos franqueadores. “Empresário procurando novas oportunidades” permanece liderando e cresceu, com participação de 34,9% ante 29% no 1º trimestre do ano passado.

O perfil de “Investidor” ficou estável, passando de 17,8% para 17,9%. Já os grupos de empreendedores que buscam uma franquia “Como opção de carreira”, “Complemento de renda ou vendas” e “Alternativa de ocupação ou vendas” tiveram decréscimo, possivelmente um reflexo da recuperação do emprego e da atividade econômical. Já o perfil “Aposentado” teve alta de 1,6% para 2,3%.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Dourados capacita servidores para o fortalecimento do turismo

Publicado

on

Formação envolveu gestores da área de turismo de todo Mato Grosso do Sul. Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  participou do curso de capacitação de gestores públicos municipais de turismo de Mato Grosso do Sul, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de abril, em Campo Grande. Promovida no Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a capacitação teve como objetivo propiciar aos gestores públicos municipais das pastas turísticas, conhecimentos técnicos para uma gestão de qualidade em políticas públicas do setor, além de qualificar os responsáveis pela formulação, planejamento e implementação de projetos dos municípios pertencentes ao estado de Mato Grosso do Sul.

Para Rejane Sinaila, responsável pelo Departamento de Turismo da Semdes, a oportunidade é de agregar conhecimento para as atividades em Dourados e, ainda um momento para criar networking. “A capacitação agrega para nós para um trabalho de forma a  universalizar conceitos e rotinas da gestão pública do turismo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e, claro, troca de conhecimento entre os participantes e aperfeiçoamento das ações”, pontua.

A Semdes tem estruturado diversas ações para Dourados avançar para o fortalecimento do turismo no município, visando principalmente impulsionar a economia e fortalecer os aspectos culturais locais. A formação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo – Fundtur, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com apoio do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Com assessoria.

 

Continue Lendo

Turismo

Prefeitura faz mapeamento das potencialidades para o turismo rural

Publicado

on

Técnicos da Semdes aproveitam visitas a propriedades rurais e orientam para o cadastramento no Cadastur. Foto: Semdes/Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes) está realizando visitas a empreendimentos turísticos localizados no entorno rural do município e diagnosticando a potencialidade da atividade na cidade.

Desde o início da gestão do prefeito Marçal Filho, o trabalho de fortalecimento do setor turístico no município tem sido intensificado. O objetivo é fomentar a economia, a partir de ações integradas entre o poder público, os atrativos turísticos que englobam os diversos segmentos, como turismo de negócios, eventos, saúde, turismo de pesca, turismo rural e todo trade turístico que suprem as demandas do setor.

A visitação técnica acontece em propriedades rurais e tem como objetivo mapear, catalogar e incentivar a formalização, através de mecanismos oferecidos pelo sistema S (Senar, Sebrae) e oferecer orientações para o cadastramento no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) para aqueles que ainda não fazem parte.

Cadastur, do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Além de permitir ao empresário do setor atuar legalmente, conforme a Lei do Turismo vigente, também garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é, também, uma importante fonte de consulta para o turista.

 

Continue Lendo

Turismo

Brasil recebeu mais de 6,65 milhões de turistas estrangeiros em 2024

Com aumento de 12,6%, resultado é o melhor da história no setor

Publicado

on

O Ministério do Turismo informou que o ano de 2024 foi o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. O país alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros no ano, aumento de 12,6% em comparação ao ano anterior. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo ministério, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Polícia Federal. Somente em dezembro, 690.236 estrangeiros visitaram o Brasil, número 11,1% maior que o registrado no mesmo mês de 2023 e o terceiro melhor dezembro da série histórica.

Os estados de São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) foram as principais portas de entrada dos visitantes estrangeiros em 2024. Proporcionalmente, estados como Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e o Pará (47,4%), que receberá a COP30 no final do ano, registraram aumentos expressivos no número de estrangeiros em seus territórios.

Os argentinos continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1.953.548 argentinos desembarcaram no país. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado ao país 696.512 turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 651.776 visitas a destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.

“É uma alegria poder divulgar números tão positivos para o nosso país. Esse aumento reflete o nosso trabalho de promover a imagem do Brasil no exterior. Campanhas publicitárias estratégicas, estruturação dos destinos, participação em feiras internacionais, nosso escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro e o fortalecimento de parcerias dentro e fora do país impulsionaram nossa visibilidade, evidenciando a diversidade de experiências que o Brasil tem a oferecer, como paisagens naturais e nossa herança cultural”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Dois em cada três turistas internacionais que chegam ao país vêm de avião, meio de transporte que permanece como principal acesso para esses visitantes. O transporte terrestre corresponde a 28,7% do total.

“O crescimento no número de visitantes internacionais é uma das principais metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que tem como objetivo consolidar o Brasil como o principal destino turístico da América do Sul. Nossa expectativa é superar a marca de 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano, gerando mais de US$ 8,1 bilhões em receitas e fortalecendo ainda mais a economia nacional”, completou Sabino.

Até novembro de 2024, o valor gasto pelos turistas estrangeiros no país somou US$ 6,62 bilhões, a maior cifra registrada para meses de novembro desde 1995. O número é 5,3% superior ao do mesmo período de 2023 (US$ 6,29 bilhões) e ultrapassa o valor de igual período em 2014 (US$ 6,30 bilhões), quando o país sediou a Copa do Mundo de Futebol.

Para 2025, o governo federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é que sejam ofertadas pelo menos 500 mil novos assentos no período de um ano. Esse número já impacta o recorde de assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67