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Turismo

Turismo de MS leva capacitação, gastronomia pantaneira e lançamentos à 11ª WTM Latin America

O diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, conta como será a participação do turismo do Estado.

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De 15 a 17 de abril acontece uma das mais importantes feiras de turismo da América Latina: a WTM Latin America. O evento B2B de viagens e turismo será realizado na Expo Center Norte, em São Paulo, e oferece oportunidades de negócios, acesso a compradores, influenciadores e profissionais relevantes e qualificados da indústria de viagens e turismo.

Mato Grosso do Sul estará presente nesta 11ª edição e, com apoio do Sebrae MS, com uma caravana com cerca de 30 empresários. O diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, conta como será a participação do turismo do Estado.

“Mais uma vez nossa participação será recheada de novidades e lançamentos. O trade turístico sul-mato-grossense estará em peso num estante inovador, cheio de tecnologia, sustentável e com neutralização de carbono. Farei participação num painel sobre sustentabilidade, onde vou falar um pouco sobre o case de Bonito carbono neutro e faremos também apresentação e capacitação de operadores internacionais”.

Além da participação no painel, a FundturMS realizará capacitações com Hosted Buyers e agentes de viagem. Intitulada ‘Mato Grosso do Sul: ecoturismo responsável, natureza e aventura segura’, a capacitação acontece no dia 16 de abril, no Teatro Transformation, das 09h às 09h50 e das 12h às 12h50, respectivamente. Estão confirmados 50 hosted buyers e 50 agentes de viagens.

Estão previstas também sessões do Speed Networking com a participação do trade turístico sul-mato-grossense nos dias 16 e 17 de abril, das 10h30 às 12h. Em um dia a sessão será com Hosted Buyers e no outro com membros do Buyers´Club.

MS terá um estande físico de 100m², com balcões de atendimento ao público e exposição dos destinos turísticos locais, onde haverá também uma exposição de artes destacando o talento dos artistas regionais Gabriel Gabino e Isaac de Oliveira.

No estande de MS também terá um espaço para Produção Associada, com demonstração de produtos de empresas de Mato Grosso do Sul:

  • BeeCo, uma marca dedicada a produção sustentável de mel e produtos apícolas de alta qualidade, que está ganhando destaque por praticar uma apicultura sustentável com manejo responsável e compromisso com a biodiversidade
  • Angí Chocolates, que colhe frutos nativos do Pantanal de forma sustentável e faz inclusão em seus chocolates agroflorestais, feitos do cacau à barra;
  • Degustação da Di Bonito Cachaça, uma marca de cachaça artesanal de alambique, que trabalha com a valorização da cultura e costumes do Mato Grosso do Sul.

E, com foco nas estratégias e ações que visam reduzir a pegada de carbono, a Fundação de Turismo de MS promove a neutralização de emissão de CO2 durante a WTM LA. Cada participante do evento que passar pelo estande poderá neutralizar carbono preenchendo o “carbonômetro”, realizado pela empresa Compensei. É só escanear um QR Code e seguir as orientações.

Lançamentos

Como destaque do lançamento nacional da edição “Águas da Rota Gastronômica Pantaneira” haverá uma ativação gastronômica com a participação dos chefs Marcílio Galeano e Lucas Caslu. O Cooking Show acontecerá no estande do Mato Grosso do Sul (Rua J35), às 15h, durante três dias de evento.

“Também vamos fazer o lançamento do Festival de Inverno de Bonito, que é um evento que acontece já há muitos anos em Mato Grosso do Sul e agora levaremos para o cenário nacional com um grande motivador de gerador de fluxo turístico para o principal destino de ecoturismo do Brasil. Além de outras novidades que quem participar dos três dias de fera vai poder presenciar”, destaca Wendling.

Sobre a WTM LA

São esperados 27 mil profissionais de viagens, influencers, 620 empresas expositoras e mais de cem Hosted Buyers Internacionais, sendo 60% da América Latina e 40% de outros países para participarem de conferências qualificadas, destinadas a estimular discussões e o desenvolvimento do setor. A presença de Mato Grosso do Sul neste evento é uma importante ação de promoção e divulgação do turismo estadual e visa o aumento do fluxo de turistas no destino.

A agenda completa do evento pode ser conferida no www.wtm.com/latin-america/pt-br.html

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Turismo

Movimentação do turismo cresce e bate recorde em vários estados

São altas e recordes que traduzem um impacto financeiro importante, além de aumento do fluxo de turistas.

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Desde o ano passado, a economia brasileira vem se recuperando e o Turismo tem contribuído com resultados positivos na arrecadação de vários estados. São altas e recordes que traduzem um impacto financeiro importante, além de aumento do fluxo de turistas.

A Agência de Notícias do Turismo preparou um balanço com registros divulgados por algumas Secretarias Estaduais do setor que demonstram aceleração da atividade turística no Brasil impactando na geração de emprego e renda em várias regiões do país.

SUDESTE – Em Minas Gerais, o fluxo de turistas no feriado da Semana Santa superou as expectativas e chegou a cerca de meio milhão de pessoas, número 20% acima do estimado pelo Observatório do Turismo do Estado. Quase metade das cidades registraram aumento na movimentação em relação a 2023, com uma alta de pelo menos 50%.

Outro estado do sudeste que superou as próprias previsões foi o Rio de Janeiro. De acordo com a divulgação de carnaval da Secretaria de Estado de Turismo e da TurisRio, em parceria com a ABIH-RJ e HotéisRIO, a rede de hotéis do município do Rio de Janeiro registrou uma média de 87% dos quartos reservados no período de 10 a 14 de fevereiro, maior do que 85% de ocupação que era esperada inicialmente. No interior, algumas cidades registraram mais de 90% dos quartos ocupados, com média de 81,24%.

Em São Paulo, a projeção realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP), tem a perspectiva de gerar R$304 bilhões em movimentação econômica neste ano no setor. Além disso, espera-se a criação de 46 mil novos empregos e 49,1 milhões de visitantes ao longo do ano, provocando um crescimento de 5,1% no PIB do turismo paulista.

SUL – Os três primeiros meses do ano foram de resultados positivos na região sulista, puxados, principalmente, pela grande circulação de turistas em Santa Catarina. O mês de março computou uma receita tributária no estado de R$ 4,2 bilhões, valor que representa alta nominal de 15,9% em relação ao mesmo período de 2023. Segundo o estado, os resultados expressivos são historicamente favorecidos pela grande circulação de turistas que visitaram os atrativos catarinenses no período.

No Paraná, os números de janeiro deste ano apontam um crescimento de 2% no turismo da região, impactado pela grande programação do evento Verão Maior Paraná e pelos cruzeiros marítimos. No comparativo com o ano passado, o crescimento foi de 2,8%. No primeiro mês do ano, 164.530 visitantes de outros países escolheram conhecer os municípios paranaenses de Leste a Oeste.

CENTRO-OESTE – Em Mato Grosso, a arrecadação em 2023 chegou a R$ 91,7 milhões em Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e R$ 41,5 milhões em ISSQN – impostos municipais. Segundo o estado, o montante revela a evolução do turismo no estado.

Já no Mato Grosso do Sul, o recorde fica por conta da cidade de Bonito, que teve o maior número de visitantes em 10 anos para o mês de janeiro. A cidade recebeu 38.376 turistas no mês, superando o recorde do mesmo período de 2023 (34.800). O levantamento foi divulgado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB). A taxa de ocupação da rede hoteleira também superou as expectativas (81%), com alto índice de satisfação dos hóspedes.

NORTE – O Amazonas registrou uma receita direta de mais de R$942 milhões deixados por turistas. Segundo a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AMAZONASTUR), 381 mil visitantes escolheram conhecer as belezas naturais e culturais do estado neste período, representando um aumento de 5% na movimentação turística. O número arrecadado representa um aumento 29,03%, em comparação com 2022. Este é o melhor valor alcançado no estado desde a pandemia.

No Pará, o turismo chegou a crescer mais de 13% em um ano, com uma receita de R$ 750 milhões em 2023. Os números são resultado dos gastos de mais de 1 milhão de turistas nacionais e internacionais em visita a destinos paraenses, especialmente nos segmentos de sol e praia e no ecoturismo.

Na comparação com o ano anterior, os números representam mais de 13% no aumento das arrecadações e um acréscimo superior a 11% no número de turistas vindos ao estado. Foram gerados cerca de 60 mil empregos no setor.

NORDESTE – O carnaval baiano bateu outro recorde histórico neste ano, movimentando estados com tradição na grande festa popular do país. Cerca de três milhões de visitantes circularam pela capital, Salvador, e em quase 90 cidades do interior onde a festa aconteceu. A movimentação recorde injetou R$6,6 bilhões na economia. A rede hoteleira teve ocupação entre 95% e 100%, enquanto o aeroporto da capital baiana recebeu 26% a mais de voos, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O turismo no Ceará mostrou sua força em janeiro de 2024, alcançando o melhor crescimento do índice de atividades turísticas no Brasil. O avanço registrado na passagem de dezembro para janeiro de 2024 foi de 11,9%, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

CONHEÇA O BRASIL: VOANDO – Lançado pelo Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a ABEAR e as empresas aéreas, o programa tem o objetivo de impulsionar o setor de viagens no país por meio de ações e medidas que serão desenvolvidas pelos envolvidos.

O programa une esforços do governo federal e da iniciativa privada para que mais brasileiros voem e conheçam o Brasil, com a adoção de benefícios como o Stopover. A modalidade, já oferecida pela Gol e a Latam em Brasília (DF) e São Paulo (SP), permite que, com apenas uma passagem aérea, clientes conheçam uma localidade intermediária antes de seguir viagem até o destino final.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Turismo

Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS

Já em sua 8ª edição, o tema do evento este ano é ‘Oportunidades em Foco’ e se consolidada no setor turístico com a presença de grandes fornecedores do Brasil e do mundo no segmento.

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Desde quinta-feira (18), e até domingo (21), Mato Grosso do Sul participa da Rodada de Negócios da Foco Operadora. O maior evento de negócios no turismo do Nordeste acontece em Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, e coloca seus produtos e serviços diante dos melhores agentes de viagens dos mercados do RN, PB, SE, CE e PE.

Segundo Rogério Chelotti, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, a participação da FundturMS na Rodada de Negócios Foco Operadora se mostra de grande importância para capacitar os agentes de viagens da região Nordeste do país que, cada vez mais, precisam de informações de qualidade sobre os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul.

“Esse será o terceiro ano que a FundturMS estará presente nesse importante evento levando capacitação para mais de 300 agentes de viagens com a capacitação ‘Mato Grosso do Sul, o melhor da natureza e ecoturismo no Brasil'”, explica Chelotti, completando em seguida.

“Além disso, teremos um espaço de network para conversar e sanar as dúvidas que os agentes de viagens tiverem, para que eles possam oferecer pacotes de qualidade para que seus clientes vivam de forma intensa as experiências oferecidas nas regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal em Mato Grosso do Sul”, conclui.

Já em sua 8ª edição, o tema do evento este ano é ‘Oportunidades em Foco’ e se consolidada no setor turístico com a presença de grandes fornecedores do Brasil e do mundo no segmento.

O tema destaca as inúmeras oportunidades que o evento disponibiliza para seus participantes, sejam eles fornecedores ou agentes de viagens, e visa entregar relacionamento e capacitação, além de provocar a geração direta de negócios.

Saiba mais sobre o evento no site: rodadadenegociosfoco.com.br.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Turismo

MTur disponibiliza 178 novas vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

As turmas têm início no dia 26 deste mês e estão separadas em cinco temas

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O Ministério do Turismo está ofertando novas vagas para quem deseja se profissionalizar no Turismo. A parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio do Paraná (Senac – PR) está disponibilizando 178 oportunidades, distribuídas entre os estados de Goiás e do Paraná. Os cursos são gratuitos e ofertados por meio da modalidade EaD. As inscrições podem ser feitas por meio do link https://www.ead.senac.br/gratuito/ e vão até o dia 21 de abril.

As turmas têm início no dia 26 deste mês e estão separadas em cinco temas. No Paraná estão disponíveis os cursos: boas práticas na manipulação de alimentos (30 vagas), cozinha brasileira (30 vagas), cozinha internacional (30 vagas), cozinha japonesa (30 vagas) e sustentabilidade aplicada à cozinha (30 vagas). Já para o estado de Goiás foram disponibilizados os cursos: sustentabilidade aplicada à cozinha (4 vagas) e boas práticas na manipulação de alimentos (24 vagas).

A formação faz parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG) destinado a pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse dois salários mínimos. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento das informações disponíveis na guia “Pré-requisitos” de cada curso e certificar-se de que atende a todos os critérios exigidos.

MAIS CURSOS – Também estão abertas 400 vagas de especialização para Guias de Turismo habilitados no Cadastur como “Guia Regional” dos estados da macrorregião Norte e Centro-Oeste.

As vagas são referentes aos cursos em Atrativos Naturais e Atrativos Culturais (200 vagas para cada curso) e as inscrições terminam dia 8 de abril, por meio do link: https://anctur.com.br/inscricoes/. A especialização é gratuita, com carga horária total de 200 horas, sendo 160 horas EaD e 40 horas de aulas práticas em nível de Especialização Técnica, com ingresso em 20 de abril de 2024.

No Portal de qualificação do MTur, o https://qualifica.turismo.gov.br/, estão abertas, ainda, vagas para curso de Condutor Náutico, realizado em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). As vagas são ilimitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto. Clique aqui e garanta sua participação.

Só no primeiro semestre deste ano, o Ministério do Turismo já disponibilizou mais de 9 mil vagas a profissionais e estudantes do setor em cursos gratuitos de qualificação e profissionalização. As oportunidades são ofertadas em plataforma própria do MTur e também por meio de parcerias com instituições de ensino de todo o país.

SEGUNDO SEMESTRE – Para o segundo semestre estão previstas vagas para os cursos de Turismo Acessível à pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA); Turismo Acessível às pessoas com deficiência intelectual; Turismo Acessível às pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla; English for Tourism – Basic”, para formação em inglês nível A1; Agente de Informações Turísticas com ênfase em Atrativos Naturais; Especialização em Atrativos Naturais e Culturais para Guias de Turismo Regional da Região Sudeste, Norte e Centro-Oeste; Agente de Viagens; Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição; Cerimonial e Protocolo para Eventos; Planejamento e Organização de Eventos Sociais; Cozinha Internacional; Cozinha Brasileira; Cozinha Japonesa; Sustentabilidade Aplicada a Cozinha e Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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