O Parque Natural Municipal do Pombo, em Três Lagoas, ficou em 5º lugar entre os 10 hotspots (pontos quentes) de observação de aves em Mato Grosso do Sul durante o “Global Big Day”, onde foram avistadas 167 espécies livres na natureza durante as 24h do dia 14 de outubro – último sábado. Vale lembrar que o local foi escolhido pelo fato de ser um dos maiores complexos de preservação de vegetação e fauna do cerrado.
O Parque recebeu a visita de três pesquisadoras, a Simone Mamede, Maristela Benites e Lucilene Oshiro, do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, com apoio da FUNDTUR e da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) que administra o local, para o “Global Big Day”, que é o maior evento de observação de aves do mundo, onde milhares de pessoas se dedicam à observação e registro de espécies livres na natureza.
Simone agradeceu a acolhida e confiança na equipe do Instituto e ressaltou que “foi um prazer participar do Big Day no Parque Municipal do Pombo, pois tivemos a certeza de que a Unidade tem um potencial enorme para o birdwatching.”
Esse evento, de acordo com a Diretora de Turismo Lidiane Ferreira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), é de grande importância para o Município. “A Gestão Angelo Guerreiro não tem medido esforços para impulsionar o turismo local. O turismo de observação de aves possui potencial de conservação e desenvolvimento local, além de movimentar a economia”, comentou.
Lidiane destacou ainda que o evento “estimula a preservação de ecossistemas e dando visibilidade a espaços de conservação, pois todo observador é um conservacionista porque precisa que o meio ambiente esteja preservado para que ele possa observar as aves.”
O secretário da SEMEA, José Mauro De Grandi Junior, ressaltou que o evento é muito importante para levar o nome de Três Lagoas para o Brasil e o Mundo. “Isso divulga e dá valor ao tamanho da nossa área preservada e diversidade de fauna e flora que temos, principalmente pelo fato de que o Parque do Pombo é, por enquanto, exclusivamente projetos de pesquisas de universidades e escolas”, comentou.
Mauro destacou ainda como que é gratificante e que toda a equipe que administra o local, cuida com muito carinho. “Futuramente, provavelmente ainda no ano que vem, devemos conseguir abrir o Parque para o público em geral agendar visita, realizar trilhas e turismo ecológico com toda infraestrutura ao visitante de preservação necessária”, anunciou.
No ranking nacional, o Estado de MS ficou em 8º em quantidade de espécies observadas durante o evento que reúne milhares de pessoas de todas as partes do mundo, onde cada uma ao fazer a lista de espécies observadas, submete à plataforma de ciência cidadã, contribuindo para ampliar as informações e o conhecimento científico sobre as aves existentes no mundo.
VEJA O RANKING TOP 10
ESTADUAL
Quantidade
NACIONAL
Quantidade
1 – Pousada Aguapé
257
1 – SP
530
2 – Legado das Águas
242
2 – SC
470
3 – Pq. Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema
190
3 – BH
437
4 – Refúgio da Ilha Ecolodge
176
4 – MG
453
5 – Parque Natural Municipal do Pombo
167
5 – RS
453
6 – Pousada Trijunção
158
6 – MT
420
7 – Tapiraí – Trilha dos Tucanos Lodge
156
7 – PR
409
8 – Fazenda Alegria (Pantanal da Nhecolandia)
144
8 – MS
386
9 – Baía das Pedras
143
9 – RO
378
10 – Parna das Emas
141
10 – ES
342
SOBRE O GLOBAL BIG DAY
O “Global Big Day” é promovido pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell (Nova Iorque/EUA) desde 2015 e tem contribuído para o avanço da observação de aves em todo o mundo. Em outubro de 2022, 35.000 pessoas de 180 países compartilharam cerca de 80.000 listas de espécies observadas ao longo das 24 horas.
Mato Grosso do Sul tem marcado presença no Global Big Day desde a sua criação e tem sido destaque em números de espécies registradas e de hotspots (pontos quentes) de observação de aves pelo Basil
Como parte das ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para fomentar o turismo em diferentes regiões do Estado, a 2ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes, a FIDI 2025, foi lançada ontem (27), em Campo Grande.
O governador Eduardo Riedel participou do evento, juntamente com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling e o secretário Marcelo Miranda, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A FIDI 2025 será realizada em Bonito, de 19 a 24 de março de 2025.
“A sustentabilidade tem permeado todos os seguimentos econômicos do Estado. E sustentabilidade é sinônimo de desenvolvimento e de perspectiva futura, a gente tem levado isso muito a sério dentro do governo. E temos conseguido traduzir todo esse ambiente de preservação da nossa biodiversidade, de descarbonização da economia, de manutenção dos nossos mananciais hídricos, em recursos financeiros e economia para o desenvolvimento da sociedade. E o FIDI faz parte desse processo, do investimento que governo e entidades parceiras atuam e realizam para poder consolidar essa posição”, disse Riedel.
A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes). O evento, que tem relevância internacional, é organizado pelo Instituto Cidades do Futuro (representado no Brasil pela empresa Cidades do Futuro SEL), com apoio da FundturMS, Prefeitura Municipal de Bonito, Sistema Fiems, Fundect e Sebrae-MS.
“A Feira Internacional de Destinos Inteligentes, em Bonito, será de 19 a 22 de março de 2025. E, no mês seguinte, outro grande evento internacional, que é o Adventure Elevator Latin America, que é focado no mercado de ecoturismo e turismo de aventura, onde a gente vai receber mais de 300 operadores e imprensa internacional no melhor destino de ecoturismo do Brasil”, disse Wendling.
No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.
Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.
No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.
O Festival do Japão
De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.
A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.
O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.
Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.
No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.
O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.
“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.
Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.
O WTM London
A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.
O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.