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Cidades

Sidrolândia retoma aulas no modelo híbrido em agosto

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A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), confirma para 02/08 este sistema, primeiro com alunos do 6º ao 9º Ano, e para 09/09 para o Pré I e II, e 1º ao 5º ano.

A Secretária de Educação, Maristela Stefanello, explicou que o modelo híbrido funcionará da seguinte forma: o aluno comparece na escola em uma semana e na outra ele desenvolve as atividades em sua casa.

“Para este retorno, haverá algumas regras que deverão ser cumpridas. Nós estaremos com todos os cuidados redobrados, inclusive, o uso da máscara deverá ser contínuo, as saídas dos alunos para ir ao banheiro ou beber água serão limitadas e deverão ser assistidas pelos profissionais, que atuarão na escola, a cada uso do banheiro será feito a higienização”, explicou ainda que os alunos não terão a hora do recreio, no entanto, sairão 30 minutos mais cedo que o habitual.

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Fotos: Divulgação

Todas as escolas e Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) receberão termômetros e totem para álcool em gel, além dos frascos de álcool em gel e líquido. Cada aluno receberá três máscaras, o município conta com a colaboração dos pais ou responsáveis para que orientem os seus filhos a não retirarem as máscaras e para que não esqueçam o recipiente que irão beber água, seja copo ou garrafa.

“Os alunos não poderão trocar materiais, por exemplo, lápis, borracha. A merenda será servida na sala de aula. Será um desafio para os profissionais e crianças, visto que o toque físico está extremamente proibido e o distanciamento tem que ser cumprido”, afirmou Maristela.

No caso dos alunos da área rural, o transporte acontecerá normalmente. Entretanto, haverá aferição da temperatura corporal, caso o aluno apresente sintomas gripais e temperatura em 37ºC, ou mais, não poderá ser transportado.

A secretária informa que todas as escolas, que estão em reforma, já estão com a área interna pronta, portanto, os estudantes não terão que ser remanejados para outra unidade e reforça que os pais ou responsáveis que não quiserem adotar o modelo híbrido, deverão comparecer na escola e assinar o termo de compromisso da modalidade remota, para continuar fazendo as atividades em casa.

Reforço

O reforço escolar do 1º ao 5º ano acontecerá na própria unidade escolar. Os alunos com necessidades especiais, além da sala de recurso, são encaminhados para a equipe multidisciplinar.

Capacitação

Desde o momento em que a Educação soube da possibilidade do retorno das aulas, no modelo híbrido, os assistentes de salas e professores estão passando por capacitações para trabalharem com os alunos na sala de aula, sem que tenham o contato físico direto. Mesmo com todo planejamento, é necessário o apoio dos pais ou responsáveis para que auxiliem para que as regras impostas sejam cumpridas, devido a seriedade do momento que vivemos.

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Cidades

Itaporã Brilha e Conquista o 1º Lugar no Ranking Estadual de Saúde do Programa Previne Brasil

Município se destaca com gestão eficiente e comprometimento da equipe de saúde, consolidando-se como referência em atenção primária no estado.

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Itaporã-MS, alcançou um feito histórico ao conquistar o 1º lugar no Ranking Estadual de Indicadores de Saúde do programa Previne Brasil. Essa posição notável coloca o município no topo da lista de cidades que mais avançaram na atenção primária à saúde, refletindo um compromisso de excelência no cuidado da população.

O sucesso de Itaporã no Previne Brasil é resultado direto do empenho e da dedicação dos profissionais da saúde, bem como da gestão comprometida da administração municipal. Desde o início do programa, implementado pelo Ministério da Saúde para aprimorar a qualidade dos serviços de atenção primária em todo o Brasil, Itaporã tem se destacado. O Previne Brasil, criado com o objetivo de estabelecer metas e indicadores de saúde para incentivar a melhoria contínua do atendimento, demanda resultados reais e compromissos firmes por parte das equipes de saúde locais.

O prefeito de Itaporã, Marcos Pacco, celebrou o feito como um marco para o município e para a saúde de sua população. Em suas palavras, “Esse resultado é o reflexo do compromisso e da eficiência de toda a nossa gestão. Atingir o primeiro lugar é uma honra, mas também uma responsabilidade que abraçamos com determinação. Itaporã está provando que, com uma equipe dedicada e uma administração focada, é possível oferecer um atendimento de saúde de excelência para nossos cidadãos.”

Além da liderança do prefeito, o trabalho do secretário de Saúde, Dogmar Petek, tem sido fundamental para a construção dessa trajetória de sucesso. Petek destacou que Itaporã tem se mostrado uma cidade comprometida com o bem-estar de seus moradores. “Estamos extremamente felizes e orgulhosos de ver nosso município em primeiro lugar no ranking do Previne Brasil. É uma prova do esforço contínuo e do empenho de toda a nossa equipe, que diariamente se dedica a promover a saúde e o bem-estar de cada cidadão. Quero agradecer a cada um que faz parte desse projeto. Todos têm contribuído para tornar Itaporã um exemplo a ser seguido,” declarou o secretário.

O programa Previne Brasil se baseia em critérios rigorosos que incentivam o avanço dos serviços básicos de saúde, estabelecendo metas para a prevenção, o acompanhamento e a promoção de ações que impactam diretamente na qualidade de vida da população. Com essa conquista, Itaporã se posiciona como um modelo de eficiência em saúde pública no estado, elevando o patamar dos serviços prestados e consolidando-se como uma referência regional em gestão de saúde.

A administração municipal de Itaporã tem demonstrado que, com trabalho sério e empenho, é possível transformar a realidade da saúde pública e proporcionar um atendimento de excelência para todos. A conquista no Previne Brasil não é apenas um troféu, mas um símbolo do comprometimento da cidade com o futuro saudável e promissor de sua população.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Cidades

Pacco Protocola na Câmara PL para aprovar Plano Municipal pela Primeira Infância

Essa ação no município é monitorada pelo tribunal de contas do estado.

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O prefeito de Itaporã, Marcos Pacco (PSDB), protocolou na última sexta-feira, dia 1 de novembro, na Câmara de Vereadores, o Plano Municipal pela Primeira Infância, um documento com 103 páginas que aponta as diretrizes e estabelece as políticas públicas voltadas para as crianças desde a gestação até os 6 anos no decênio que vai de 2025 a 2035. “Essa iniciativa ratifica o compromisso que o governo municipal sempre teve com a primeira infância, tanto que o Plano Municipal resume as ações que desenvolvemos nesses quase 8 anos para garantir que nossas crianças recebessem um atendimento humanizado em todos os setores da Administração Pública”, enfatiza Marcos Pacco.

O Plano Municipal pela Primeira Infância foi construído com a participação de representantes da Gerência Municipal de Educação; da Superintendência de Gestão Pedagógica; da Coordenadoria Pedagógica da Educação Especial; da Coordenadoria Pedagógica de Ensino Fundamental; da Diretoria do Departamento Administração Escolar; de representantes da Gerência Municipal da Saúde; da Superintendência de Atenção em Saúde; da Gerência Municipal de Administração; da Gerência Municipal da Assistência Social; do Conselho Municipal da Criança e Adolescente; de representantes das Escolas Municipais de Educação Infantil; de representantes do Órgão Municipal Gestor de Planejamento e Finanças.

O conjunto de diretrizes destaca que investir na primeira infância com cuidado, amor, estímulo e interação pavimenta o caminho para que a criança atinja seu pleno potencial, resultando em um adulto mais saudável e equilibrado. “Isso, por sua vez, contribui para o florescimento de uma sociedade com esses mesmos valores”, enfatiza o documento.
Ao elaborar o Plano Municipal pela Primeira Infância, o prefeito Marcos Pacco e sua equipe definiram como prioridade absoluta, em consonância com o artigo 227 da Constituição Federal, uma política pública integrada para as crianças com idade entre 0 e 6 anos. A iniciativa compreende a instituição e execução de políticas públicas, planos, programas, projetos, ações e serviços multidisciplinares, interdisciplinares, transdisciplinares e interinstitucionais a serem desenvolvidos pelo município.
Com o Plano Municipal pela Primeira Infância, Itaporã estabelece metas e estratégias que, quando convertidas em ações, promoverão uma primeira infância plena, estimulante e saudável para as crianças no município. O documento abrange o período desde a gestação até os 6 anos de idade, a chamada “janelas de oportunidades”, quando há uma capacidade especial de potencializar o desenvolvimento. “Sabe-se que da gestação aos 6 anos de idade, o cérebro humano se desenvolve mais rapidamente do que em qualquer outra fase da vida e esse desenvolvimento depende diretamente da qualidade dos estímulos, dos vínculos estabelecidos com as pessoas no entorno e do ambiente no qual a criança está inserida”, destaca o documento.

O Plano Municipal pela Primeira Infância enfatiza ainda que tais fatores determinam o desenvolvimento das competências cognitivas, sociais, físicas e emocionais. “Portanto, situações de privação e risco nessa idade prejudicam esse desenvolvimento, ocasionando dificuldades nas etapas futuras da vida”, completa. Estudos apontam que a perda de rendimento médio anual na idade adulta para aqueles que, quando crianças, não tiveram condição de alcançar o pleno potencial de desenvolvimento, é de aproximadamente 26%. “Fica evidente, portanto, que o investimento na primeira infância é uma medida socioeconômica altamente eficaz e eficiente, cuja necessidade de priorização é incontestável”, afirma o documento.

EIXOS ESTRUTURAIS E PRINCÍPIOS

O Plano Municipal pela Primeira Infância de Itaporã foi estruturado em quatorze eixos estratégicos para garantir as condições para a articulação Inter setorial dos programas, projetos e ações para o atendimento integral na primeira infância; garantir a todas as crianças na primeira infância educação, recebendo cuidado e estímulos que contribuam para seu desenvolvimento integral; garantir a proteção e dar condições para o exercício dos direitos e da cidadania na primeira infância. O Plano Municipal é fundamentado em dois princípios essenciais para o atendimento na primeira infância: a prioridade absoluta da criança até seis anos de idade e a corresponsabilidade do Estado, sociedade e famílias na promoção e proteção dos direitos das crianças.

O objetivo final é a realização dos direitos garantidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, mas aprofundando o olhar sobre os primeiros anos. A prioridade absoluta da criança inclui a primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; a precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública; a preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; a destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas à proteção à infância e à juventude.

O Plano Municipal estabelece ainda políticas de Assistência Social na Primeira Infância, com envolvimento direto da Gerência Municipal de Assistência Social; do Centro de Referência de Assistência Social; do Centro de Referência Especializado de Assistência Social; do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família; do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos; do Conselho Municipal de Assistência Social; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Escola Municipal Professora Avani é vencedora na Categoria X do Prêmio Senatran 2024

Projeto “Educação para o Trânsito é assunto de Criança” ficou com o 1º lugar

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A Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer é a vencedora na Categoria X do Prêmio Senatran 2024. Com o projeto “Educação para o Trânsito é assunto de Criança”, a escola de Dourados ficou com o 1º lugar  no Grupo IV – Educação para o Trânsito Categoria X, que seleciona projetos, programas ou ações de Educação para o Trânsito direcionados aos alunos, desenvolvidos em unidades de Educação Básica no ano de 2023 e/ou 2024, em colaboração com Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Concessionária de serviço público, ONG ou órgão do Sistema Nacional de Trânsito.

Direcionado para 120 alunos de 9 a 14 anos, o projeto em parceria com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), surge da necessidade de conscientizar os estudantes sobre segurança no trânsito. O projeto foi desenvolvido na escola ao longo de 10 meses, envolvendo a comunidade escolar e as famílias. As atividades incluíram rodas de conversa, pesquisa sobre infrações, construção de sinalizações de trânsito com materiais recicláveis e a criação de uma minicidade, onde os alunos puderam entender a organização do trânsito e a importância das sinalizações.

As aulas foram interativas, lúdicas e baseadas na BNCC, permitindo que os alunos fossem protagonistas de seu aprendizado. “Os resultados foram positivos, com mudanças de comportamento observadas nas crianças e suas famílias. Relatos de pais indicam que os alunos exigiram práticas mais seguras durante os deslocamentos”, ressaltou a professora Rosângela da Escola Municipal Professora Avani.

“A Agetran e a Escola Pública de Trânsito Prefeito José Elias Moreira parabenizam a professora e se sentem honradas em apoiar e participar das ações e atividades desenvolvidas no referido projeto.
Que possamos juntos trabalhar a conscientização e responsabilidade de todos para um trânsito mais seguro”, destacou Mariana Souza Neto, diretora-presidente da Agetran.

Prêmio

O Prêmio SENATRAN é uma iniciativa do Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, que tem como objetivo geral fomentar iniciativas, projetos e produção técnico-científica, voltados à segurança no trânsito, incentivando organizações públicas e privadas a aderirem ao PNATRANS e estimular o engajamento da sociedade brasileira ao propósito de redução dos sinistros de trânsito.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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