Estão reabertas as inscrições para credenciamento de pessoas físicas prestadoras de serviços para atender as necessidades das ações desenvolvidas pela Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul – Escolagov. O certame é voltado para a função de instrutor nas áreas de ouvidoria, auditoria, corregedoria, tecnologia da informação e governança. As inscrições serão realizadas no período de 10 de abril a 30 de abril de 2023 no endereço eletrônico www.cursos.ms.gov.br.
No ato da inscrição, os candidatos deverão preencher e anexar curriculum vitae, conforme modelo constante no anexo II do edital e disponibilizado para download no portal www.escolagov.ms.gov.br/processo-seletivo-2023/. Após a inscrição, o candidato deverá remeter via Correios, as cópias legíveis dos documentos, no endereço da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul – Escolagov, na Av. Mato Grosso, Nº 5778 – Bloco II, CEP 79031-001, endereçados à Diretoria de Educação Continuada.
A seleção dos profissionais será feita por intermédio de análise curricular. A graduação de Nível Superior é requisito básico para a habilitação e não será pontuada, sendo considerado não habilitado o candidato que não atender a exigência. Os interessados poderão se inscrever em até três disciplinas. As inscrições que não preencherem todos os requisitos serão indeferidas e o candidato excluído do certame.
O resultado final do processo seletivo será divulgado mediante Edital e publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (www.imprensaoficial.ms.gov.br), homologado pela Escolagov, por disciplina e função, de acordo com a pontuação obtida na análise curricular.
Serão credenciados os três candidatos com maior pontuação em cada disciplina e os demais candidatos serão credenciados conforme necessário para o desenvolvimento das ações da Escolagov respeitando a pontuação.
A execução do processo seletivo será coordenada por uma Comissão Técnica nomeada pelo diretor-presidente da Fundação Escola de Governo, Angelo Motti e por indicação dos dirigentes das Unidade Gestoras do Governo de Mato Grosso do Sul. A seleção dos profissionais acontecerá por meio de análise curricular (Secretarias, Autarquias e Fundações).
As inscrições podem ser realizadas no site www.escolagov.ms.gov.br (menu “Processo Seletivo”), onde também é possível conferir os requisitos básicos e os documentos necessários. Mais informações sobre o certame estão disponíveis no Diário Oficial n. 11.126, nas páginas 179 a 186.
As provas dos Concursos Públicos de Provas e Títulos da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que visam preencher 279 vagas no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), foram aplicadas no domingo (21). Conforme a Selecon, responsável pela aplicação das provas, o certame registrou índice de 82,4% de comparecimento.
Mais de 11,5 mil candidatos se inscreveram nos concursos. De 5205 candidatos inscritos para o cargo técnico de serviços hospitalares de nível médio, 783 não compareceram para realizar as provas que aconteceram no período matutino, registrando abstenção de 15,04% no exame.
Já no período vespertino, dos 4693 inscritos para os cargos de profissional de serviços hospitalares de nível superior, 703 não fizeram as provas, a abstenção foi de 14,98%. Para os cargos de auxiliar técnico de serviços hospitalares de nível fundamental, dos 1664 inscritos, 372 não realizaram as provas, a abstenção foi de 22,36%.
Conforme o cronograma, os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 23 de abril, com a abertura do período recursal, que segue até o dia seguinte (24). Os gabaritos oficiais definitivos serão publicados no dia 21 de maio e os resultados definitivos das provas serão divulgados no dia 4 de junho de 2024.
No total, são ofertadas 279 vagas distribuídas em três cargos, sendo o primeiro com 119 para profissionais de serviços hospitalares, o segundo com 140 vagas para técnicos de serviços hospitalares e o terceiro com 20 vagas para auxiliares técnicos de serviços hospitalares.
Os 128 servidores da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) foram orientados e estimulados a participarem de cursos de 40h e de 60h ao longo do ano de 2023 para qualificação e aprimoramento do desempenho de suas funções e atribuições.
Com um engajamento de 100% do quadro de funcionários, a medida, prevista no PADES (Plano Anual de Desenvolvimento dos Servidores) da Semadesc, envolve desde os técnicos da assessoria de gabinete e secretarias executivas, aos funcionários administrativos, serviços gerais, estagiários e mirins.
“Nossa secretaria já é responsável pela promoção e viabilização da qualificação profissional para atender às demandas de um mercado de trabalho que se encontra em plena transformação em Mato Grosso do Sul. Nada mais coerente e necessário que incentivemos todo o nosso quadro de servidores a buscar outros conhecimentos para o aprimoramento de suas funções e atribuições, a fim de prestarmos um serviço de excelência para todo e qualquer cidadão que necessitar de nosso trabalho. E isso envolve do serviço mais ‘simples’, ao mais complexo”, afirma o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.
Um dos exemplos é a servidora Simone Aparecida de Moraes Teixeira, responsável pela Copa da Semadesc. Aos 52 anos, natural de Corumbá, ela optou por fazer dois cursos: Atendimento ao Público e Manipulação de Alimentos, mas acabou ganhando mais um de brinde. “Eu nunca havia mexido no computador antes e para eu fazer esses cursos, precisei aprender a ligar, digitar, mexer no mouse. Como a Juçara me ajuda e me incentiva a fazer os cursos, ela acabou me ensinando uma coisa a mais, que é mexer no computador”, conta Simone.
Simone (à direita) faz as aulas de Atendimento ao Público e Manipulação de Alimentos com o auxílio de Juçara Goes
Juçara Goes Paes é assessora da Superintendência de Administração e Finanças da Semadesc e coordenadora do PGDI na secretaria.
Ela foi a responsável pela orientação sobre os cursos disponíveis na EscolaGov e outras instituições conveniadas ao Governo do Estado que atenderiam às metas de capacitação acordadas no PGDI de cada servidor, de 40h e de 60h, dentro de sua área de atuação.
Aos 64 anos, Juçara está concluindo pós-graduação em Direito Público. “Estou finalizando essa pós. Agora só está faltando entregar o Projeto final. Dos cursos extras estou finalizando comunicação e Expressão”, comemora.
O Superintendente de Administração e Finanças da Semadesc, Edson Milton Gênova, lembra que a implementação do PADES na secretaria é uma ação do Contrato de Gestão, para gerir a demanda de desenvolvimento do servidor no ano de 2023.
“Em nosso quadro de servidores temos pessoas com formação acadêmica, especialização, mestrado e doutorado. Contudo, propor a realização de capacitação ou atualização de conhecimento, torna-se uma ferramenta estratégica de benefícios tanto para o servidor no desenvolvimento da função como também na esfera pessoal curricular”, explica.
Segundo Edson Gênova, a expectativa é de que os servidores da Semadesc superem as metas de 40h e 60h até dezembro de 2023. “Essa é uma oportunidade voltada para o reconhecimento e valorização do servidor. Acreditamos no sucesso desse projeto que agregará à qualidade dos serviços públicos, maior grau de eficiência, eficácia e aumentará a celeridade das entregas e resultados da Semadesc ao cidadão usuário”, finaliza.
Com o objetivo de formalizar padrões éticos, valores e condutas, para que sejam conhecidos e assimilados por todos, a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) está elaborando o Código de Ética e Conduta. O GT (Grupo de Trabalho) foi instituído pelo secretário Flávio César, por meio da Resolução/SEFAZ “P” n. 359, de 2023. Representativo, o GT é composto por servidores de diversos setores da Secretaria.
Conforme o secretário Flávio César, o código da Sefaz deve conter padrões a respeito de comportamentos e diretrizes direcionadas à probidade, esclarecendo como deve ser desenvolvida a prestação do serviço público, de maneira a evitar a ocorrência de possíveis quebras de integridade, assim como os procedimentos que devem ser evitados pelos servidores, membros da alta direção, terceirizados, fornecedores e prestadores de serviço.
“As normas também devem estar relacionadas com a eficiência, comprometimento e transparência. É um instrumento orientador da conduta do agente público da Sefaz, formalizado em um conjunto de princípios e normas de comportamento indispensáveis à prática da boa administração. Nosso objetivo é proteger o interesse público e dos servidores com vistas a contribuir de maneira cada vez mais eficaz para o desenvolvimento da sociedade sul-mato-grossense”, disse.
A iniciativa é parte do Programa MS de Integridade implantado na Sefaz e em diversos órgãos do Estado, visando ao aprimoramento da gestão pública com o fortalecimento de processos de governança, gerenciamento de riscos, controles internos e ambiente ético nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Estadual.