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Sebrae/MS retoma atendimento presencial com grande busca por serviços

Em começo de novo ano, empreendedores buscam orientações para gestão de empresas e regularizar pendências

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Com o início de um novo ano, o Sebrae/MS retomou, nesta segunda-feira (6), o atendimento presencial em suas unidades localizadas em Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados e Três Lagoas, após o período de recesso. A reabertura foi marcada por grande procura de empreendedores em busca de orientações para regularização de pendências e gestão de empresas.
“O começo de ano é sempre assim. As pessoas buscam resolver suas pendências. O microempreendedor individual, principalmente, procura verificar o reenquadramento. Aqueles que tiveram um faturamento superior ao limite vão verificar essa questão. Também temos muita emissão de guias do DAS, e outros já começam o ano olhando para o imposto de renda”, afirma o gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae/MS, Rodrigo Maia.
Ele destaca que grande parte dos serviços está disponível on-line, o que facilita a vida dos empreendedores. “Há opções como o aplicativo do Sebrae, que permite a emissão de guias, e o portal Empresas & Negócios do governo federal, onde é possível realizar o cadastro como MEI”, complementa Maia.
A maior parte de quem busca o atendimento presencial está formalizado como microempreendedor individual (MEI), um segmento cujo faturamento anual pode chegar a até R$ 81 mil. Há 158 mil empreendedores cadastrados nesta categoria em Mato Grosso do Sul, segundo dados da Receita Federal.
Atendimento no Sebrae
Na manhã desta segunda-feira, o casal Antonio Nelton e Maria Gonçalves, de uma empresa prestadora de serviços, foram alguns dos empreendedores que compareceram ao Sebrae na Capital para esclarecer dúvidas. No caso deles, quanto aos critérios necessários para continuar se enquadrando como microempreendedores individuais.
“A nossa empresa está ativa desde 2017, com o apoio do Sebrae. Era uma loja pequena, fechamos e incluímos na empresa a prestação de serviços e estamos tocando assim desde então. Sempre que nós precisamos somos bem atendidos pelo Sebrae”, afirma Antonio.
Já o empreendedor do ramo de pirotecnia, Alex Barbosa, veio à sede em busca de informações para regularização como MEI. “Vim aproveitar agora que o ano começou porque aqui o atendimento é bom e é rápido. Já é a terceira vez que eu conto com o Sebrae”, pontuou.
Serviço
Para os interessados em obter mais informações sobre empreendedorismo ou como abrir um negócio, o portal do Sebrae  conta com conteúdo gratuito na modalidade Ensino a Distância (EAD), como Gestão Financeira e Marketing Digital.
Já o horário para atendimento presencial é das 8h às 17h, na sede e no Sebrae Parati/Aero Rancho em Campo Grande; e das 8h às 12h e das 14h às 17h no interior do estado. O público também pode sanar dúvidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800.
Unidades Sebrae em Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Sede (Av. Mato Grosso, 1.661)
Sebrae Parati/Aero Rancho (R. da Divisão, 545)
Corumbá
Centro Sebrae Pantanal (Av. Rio Branco, 1180)
Coxim
Sebrae Coxim (Av. Salgado Filho, 105)
Dourados
Sebrae Dourados (R. Pres. Kenedy, 855)
Três Lagoas
Sebrae Três Lagoas (R. Zuleide Pérez Tabox, 826)
Bonito
Sebrae Bonito e Polo Sebrae de Ecoturismo (Cel Pilad Rebua, 2480)

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento vence dia 28

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Contribuinte que preferir, pode retirar a guia na Central de Atendimento ao Cidadão, no Centro, no horário das 7h30 às 13h30. Foto: Arquivo/Assecom

A Prefeitura de Dourados lançou esta semana, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), a Taxa de Fiscalização de Localização, Instalação e Funcionamento de Estabelecimento ou Atividade Econômica, relativa ao exercício de 2025.

A taxa de fiscalização de localização e funcionamento é cobrada pela Prefeitura em razão da fiscalização ocorrida no uso e ocupação do solo urbano exercido pelas empresas dentro do perímetro do seu município.

Todos os contribuintes que mantêm inscrição regular ativa no Cadastro de Atividades Econômicas do Município de Dourados – CAE, exceto os reconhecidamente isentos por processo administrativo, podem emitir a guia de pagamento através do  Cidadão Web, acessível no endereço eletrônico: https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-470/contribuinte/main.faces; ou retirá-las, presencialmente, na Central de Atendimento ao Cidadão, sito à Avenida Presidente Vargas, 309 – Centro, no horário das 7h30 às 13h30.

O valor anual da taxa será dividido em três parcelas com vencimento da primeira em 28 de março. A segunda parcela vence em 22 de abril e a terceira em 20 de maio.

Nos pagamentos efetuados à vista, de forma integral, até 28 de março de 2025, o valor da taxa terá um desconto de vinte por cento (20%).

A Secretaria de Fazenda lembra que a falta de emissão da guia de recolhimento pelo sujeito passivo não o desobriga do pagamento da taxa no respectivo vencimento.

A data limite para pedir impugnação ou revisão do valor da taxa é 27 de março. O contribuinte que não concordar com o lançamento poderá impugná-lo através de reclamação ou impugnação até este prazo na Central de Atendimento ao Cidadão.

O cidadão tem ainda outros canais de atendimento, tanto para emissão da Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento de 2025 ou para a solução de dúvidas. São eles:

– Núcleo de Cobrança (emissão de guias)

Fone: (67) 9 8163-0490 WhatsApp

Email: cobrancasemfaz@dourados.ms.gov.br

– Atendimento

– Núcleo de Cadastro Econômico (dúvidas)

Fones: (67) 9 8163-0233 WhatsApp

Email: cadastroeconomico@dourados.ms.gov.br

– CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – CAC (presencial)

Rua Presidente Vargas, nº 309 – Centro

– Poupatempo Dourados (presencial)

Rua Salviano Pedroso, nº 1.050 – Jardim Água Boa

Com assessoria.

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Preço da cesta básica varia em até 309%, segundo pesquisa do Procon

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O levantamento foi feito em 12 supermercados de Dourados, onde foram coletados preços de 29 itens. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), fez pesquisa nova de preços dos produtos que compõem a cesta básica. O levantamento foi feito em 12 supermercados da cidade, onde foram coletados preços de 29 itens.

Os pesquisadores apuraram que produtos apresentam variação significativa de um estabelecimento para outro, como, por exemplo, o sabonete de 85 gramas, com diferença de 309,47%; a erva-mate de tereré, pacote de 500 gramas, diferença de 248,98%; café, pacote de 500 gramas,  diferença de 145,50% e o quilo da batata inglesa, com diferença de 155,90%.

Entre os estabelecimentos pesquisados, foram encontrados 15 itens com diferença superior a 100 % entre o produto com menor e maior preço, entre eles cebola, farinha de mandioca torrada, fubá e sabão em pó. A diferença do estabelecimento com menor preço e o de maior preço, nesta pesquisa, é de 45,03%.

O Procon recomenda que o consumidor esteja sempre atento às especificações contidas na embalagem, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto, por exemplo.

Para esclarecimento de dúvida ou reclamação, o órgão de defesa do consumidor disponibiliza o telefone 9 8163-0595. Também há a opção de e-mail: procon@dourados.ms.gov.br . O registro ainda pode ser efetuado no site, por meio do link: https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=Welcome

Com assessoria.

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Prefeitura decreta ponto facultativo: veja o que abre e fecha no Carnaval

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Prefeitura de Dourados decreta ponto facultativo nos dias 3, 4 e 5 de março. Foto: A. Frota

Devido ao período de carnaval, o prefeito Marçal Filho decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 3, 4 e 5 de março de 2025. Os serviços considerados essenciais, como saúde, coleta de lixo e segurança, funcionarão normalmente nestes dias para garantir o atendimento à população.

De acordo com o decreto, os serviços de Saúde que funcionam normalmente durante os dias de ponto facultativo são Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital da Vida (HV) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As demais unidades de saúde de Dourados fecham e retomam o atendimento a partir da quinta-feira (06).

A farmácia do Pronto Atendimento Médico (PAM) funcionará normalmente durante o feriadão prolongado. As demais farmácias municipais ficarão fechadas e retomam o atendimento a partir da quinta-feira (06).

A coleta de lixo funcionará normalmente durante todos os dias de carnaval. Os ecopontos também atenderão normalmente, com exceção do ecoponto de descarte de pneus, que estará fechado entre os dias 3 e 5.

As unidades escolares funcionarão conforme calendário escolar próprio, publicado pela Secretaria Municipal de Educação. Os demais órgãos da Administração direta e indireta estarão fechados nos dias 3, 4 e 5 de março. O governo do Estado também decretou ponto facultativo durante o carnaval, mantendo em funcionamento os serviços essenciais de saúde e segurança pública.

COMÉRCIO E BANCOS

O comércio de Dourados vai abrir as portas em horário normal na segunda-feira, dia 3 e fechará na terça-feira, dia 4. A maioria dos estabelecimentos abre as portas na quarta-feira de cinzas a partir do meio dia, mas farmácias, postos de combustíveis, supermercados, bares e restaurantes vão atender normalmente.

O carnaval de 2025 também vai alterar o horário de funcionamento das agências bancárias. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nos bancos na segunda (3) e terça-feira (4). O atendimento será retomado na quarta-feira de cinzas, dia 5, a partir das 11h, com encerramento no horário normal de fechamento das agências.

As compensações bancárias também não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Já o PIX vai continuar funcionando normalmente. Durante o carnaval, a Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativos dos bancos, para pagar contas e realizar transferências.

Com assessoria.

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