Connect with us

Saúde

Residentes em Medicina de Família e Multiprofissional têm aula magna nesta sexta

Publicado

on

O palestrante da aula magna será o Dr. Marcos Vinícius Soares Pedrosa- Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), promove nesta sexta-feira (25) a aula magna dos programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde da Família SeMS/ Fiocruz. A ação será às 09h30, na Unigran.

O palestrante da aula magna será o Dr. Marcos Vinícius Soares Pedrosa e o encontro reunirá residentes, preceptores, docentes, gestores e profissionais de saúde em um momento estratégico de acolhimento, alinhamento e integração.

A Sems destaca que a atividade tem como objetivo reafirmar os princípios e valores do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a articulação entre ensino, serviço e comunidade.

Com foco na Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado e coordenadora das redes de atenção, a Aula Magna aprofunda temas centrais da prática em saúde da família, como integralidade do cuidado, interprofissionalidade, vínculo com os usuários e responsabilidade sanitária sobre o território.

A Prefeitura promove tais ações para proporcionar um espaço formativo que agrega conhecimento aos profissionais sempre com ênfase de uma abordagem completa a realidade dos territórios nos quais atuam.

 

Com assessoria.

Saúde

Hospital da Vida recebe 25 bombas de infusão para atender ala vermelha e UTI

Publicado

on

Equipamentos foram entregues na manhã desta sexta-feira durante vistoria técnica do prefeito Marçal e do secretário de saúde Márcio Figueiredo – Foto: A. Frota

O Hospital da Vida recebeu um reforço importante para o atendimento de pacientes em estado crítico. Foram adquiridas 25 bombas de infusão com recursos próprios da Prefeitura de Dourados. Os equipamentos foram entregues na manhã desta sexta-feira (25) pelo prefeito Marçal Filho e pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, durante vistoria à unidade hospitalar que recebe pacientes de 33 municípios da região da Grande Dourados.

As bombas de infusão, da marca Mindray, serão utilizadas na ala vermelha, setor de atendimento a pacientes em estado grave, e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que concentra os casos mais delicados de um hospital. Segundo a diretora-técnica da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), Fernanda Eneas da Silva, a chegada dos equipamentos ocorre em um momento oportuno.

A Fundação é responsável pela administração do Hospital da Vida e da UPA. “Esses equipamentos vêm para dar suporte aos que já possuímos e são fundamentais para garantir a precisão na administração de medicamentos, soros e outros fluidos essenciais aos pacientes”, explicou. Ela destacou que alguns pacientes da UTI necessitam de até cinco bombas de infusão simultâneas, o que evidencia a importância do reforço.

As bombas de infusão permitem maior controle na dosagem de medicamentos, reduzem riscos de erros humanos e otimizam o trabalho das equipes de saúde. “É um investimento que traz segurança ao paciente e eficiência ao atendimento”, afirmou a diretora.

Durante a entrega, o prefeito Marçal Filho reconheceu os desafios enfrentados pelo município, mas reforçou o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços de saúde. “Mesmo diante das dificuldades, estamos empenhados em garantir estrutura e condições para que a população seja atendida com qualidade”, declarou. “Sabemos que temos muito a fazer, mas não mediremos esforços para garantir que as pessoas sejam bem atendidas na rede pública de saúde”, completou o prefeito.

O Hospital da Vida é referência para 34 municípios da região e enfrenta constantes episódios de superlotação. Com a proximidade do inverno, a demanda tende a aumentar, especialmente por conta de casos de síndrome respiratória.

O secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, reforçou o apelo à população para que se vacine contra a gripe, especialmente crianças e idosos, que são os mais vulneráveis. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM).

Equipamentos foram entregues no Hospital da Vida – Foto: A. Frota

 

Continue Lendo

Saúde

Dourados registra terceira captação de órgãos do ano no Hospital da Vida

Publicado

on

Equipe responsável pela captação dos órgãos no Hospital da Vida em Dourados – Foto: Assecom

Na tarde desta quarta-feira (23), foi realizada a terceira captação de órgãos do ano em Dourados, no Hospital da Vida. A doação partiu de um paciente de 48 anos, morador da região sul do estado, e resultou na retirada de rins, fígado e córneas. A logística da operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que disponibilizou um helicóptero para o transporte imediato dos órgãos doados.

O fígado e as córneas seguiram para Campo Grande, onde o fígado foi transplantado ainda nesta quarta-feira no Hospital Adventista do Pênfigo. Já os rins foram encaminhados em voo direto para Porto Alegre (RS), onde irão beneficiar pacientes em lista de espera.

De acordo com o médico Gustavo Rapassi, responsável técnico pela captação e pelos transplantes renais, houve incerteza inicial sobre a viabilidade do fígado, exigindo resposta rápida da equipe. Durante o procedimento, foi observado que o órgão era utilizável, com isso foi solicitado o apoio da PRF para garantir que o órgão chegasse a tempo na capital sul-mato-grossense.

A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) em Dourados, Ludelça Dorneles, destacou que esta é a terceira captação realizada em 2025. Segundo ela, o número de doações sofreu queda após a pandemia do Coronavírus: foram três em 2021, cinco em 2022, sete em 2023 e quatro em 2024.

O Hospital da Vida é referência para cerca de 1 milhão de habitantes da região sul de Mato Grosso do Sul e funciona como unidade de portas abertas. Apesar da estrutura e da abrangência, o número de captações poderia ser maior, mas esbarra na negativa de muitas famílias. A captação de órgãos é um processo complexo que ocorre somente após a constatação de morte encefálica por meio de exames rigorosos e com autorização da família. A retirada dos órgãos é feita por equipe especializada, como a que atua em Dourados.

PRF disponibilizou um helicóptero para o transporte imediato dos órgãos doados

Continue Lendo

Saúde

Prefeitura já vacinou mais de 11 mil pessoas contra a gripe Influenza

Publicado

on

Vacinação contra a Influenza está sendo realizada mesmo durante os finais de semana e feriados em Dourados. Foto: A. Frota

Mesmo durante o feriadão prolongado, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza seguiu firme em Dourados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manteve abertas as unidades do PAM (Pronto Atendimento Médico) e a Unidade Básica de Saúde (Seleta) para garantir o acesso da população à imunização. No total, 567 doses foram aplicadas durante o recesso, sendo 226 no PAM e 341 na Seleta.

Desde o início da campanha, nos primeiros 22 dias, já foram vacinadas 11.090 pessoas pertencentes aos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A vacinação está sendo realizada em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município e continua aberta ao público dos grupos definidos.

Segundo a gerente do Núcleo de Imunização, Jéssica Andrade, a vacina deste ano protege contra as cepas H1N1, H3N2 e Influenza B. “A vacina pode ser administrada juntamente com outras do Calendário Nacional de Vacinação e é de grande importância na prevenção da gripe, já que reduz o risco de complicações, internações e óbitos, além de proteger a população durante o período de maior circulação do vírus”, explicou.

Entre os grupos prioritários estão: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas e idosos com 60 anos ou mais.

AUMENTO DE MORTES

Apesar dos esforços de vacinação, a gripe continua fazendo vítimas no Mato Grosso do Sul. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, três novas mortes por Influenza foram registradas durante o feriado. As vítimas são homens com comorbidades, dois deles residentes em Campo Grande e um em Chapadão do Sul. Todos foram infectados pelo vírus H1N1.

Com essas ocorrências, o número de mortes por Influenza em 2025 no Estado sobe para 13. Atualmente, há 182 pessoas internadas por complicações da doença, sendo 173 casos confirmados de Influenza A e nove de Influenza B – três delas em Dourados.

 

Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67