fbpx
Connect with us

Educação

Renegociação do Fies pode atender mais de 1 milhão de estudantes

Desconto maior de 92% da dívida valerá para 548 mil contratos

Publicado

on

A medida provisória (MP) que estabelece regras para a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pode atender pouco mais de 1 milhão de estudantes, que representam contratos no valor de R$ 35 bilhões. Os números são do Ministério da Educação (MEC) e levam em conta o total de 2,6 milhões de contratos ativos do Fies, abertos até 2017, com saldo devedor de R$ 82,6 bilhões. Desse total, 48,8% (1,07 milhão) estão inadimplentes há mais de 360 dias. O texto que facilita o pagamento dos atrasados foi editado no último dia de 2021 e ainda precisa de um decreto regulamentador. 

Dentre as principais propostas estão o parcelamento das dívidas em até 150 meses (12 anos e meio), com redução de 100% dos encargos moratórios e a  concessão de 12% de desconto sobre o saldo devedor para o estudante que realizar a quitação integral da dívida. O desconto será 92% da dívida consolidada no caso dos estudantes que estão no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) ou foram beneficiários do auxílio emergencial. Para os demais estudantes, o desconto será de 86,5%. Durante a live desta quinta-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro abordou o tema.

“Resolvemos acertar com a Economia, com o Ministério da Educação, abater completamente os juros e, quando vai para o principal [da dívida], abater 92% de desconto. Isso vai atingir em torno de 550 mil estudantes que estão no Cadastro Único ou Auxílio Emergencial. Então, eles terão que pagar, tirando o juros, 8% do principal apenas e ainda pode ser parcelado isso daí. Grande oportunidade de pessoas se verem livres do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. Livre no tocante a dívidas. E outros 520 mil atende os demais casos que têm dívidas também, mas o desconto vai ser um pouco menor, em vez de 92%, [será] de 86,5%”, detalhou.

Pelos números do MEC, os estudantes com contratos do Fies que estão no CadÚnico ou que receberam Auxílio Emergencial somam 548 mil contratos. Os demais estudantes inadimplentes somam outros 524,7 mil contratos de financiamento.

O Fies é um programa do governo federal destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições para o Fies ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre.

A renegociação de dívidas do programa deverá ser realizada por meio dos canais de atendimento que serão disponibilizados pelos agentes financeiros do programa. Apesar de estar em vigor desde a semana passada, a MP ainda precisará ser aprovada em definitivo pelo Congresso Nacional em até 120 dias após o fim do recesso legislativo, que termina em fevereiro.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Educação

Prefeitura de Dourados realiza 1º Interclasse de Robótica nas escolas da Reme

A competição começou nesta terça (14) e conta com a participação de nove escolas

Publicado

on

Começou nesta terça-feira (14), o 1º Interclasse de Robótica, promovido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação). A competição interna das escolas municipais conta com a participação de 610 alunos inscritos, todos matriculados na robótica de nove escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Hoje (15), das 14h às 16h, é a vez da Escola Municipal Álvaro Brandão.  “Nossa competição está acontecendo em 9 escolas, com um total de 610 alunos inscritos. As melhores equipes de cada escola irão para um confronto final, que vai ser realizado dia 15 de junho no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”, informa o secretário de Educação, Carlos Vinícius Figueiredo.

Ainda de acordo com a Semed, a premiação para os vencedores de cada escola vai ser definida internamente pela direção respectiva. Também haverá uma premiação para os campeões da etapa final no IFMS.

“A competição é uma forma de estimular ainda mais todos os sentidos já fomentados pela robótica: coordenação motora, raciocínio lógico, pensamento computacional, inteligência emocional, trabalho em equipe, agilidade e criatividade, liderança e comprometimento,  organização e disciplina”, enumera o secretário.

Robótica  nas escolas

A Prefeitura adquiriu 50 kits de robótica que são usados por alunos do 6° ao 9° ano no período contraturno. Cada kit compreende 10 conjuntos robóticos que atendem até 50 alunos, ou seja, são 500 conjuntos na rede toda. A nova tecnologia inclui material de apoio do professor e do aluno, toda a grade, a composição curricular, a metodologia empregada e os treinamentos para os professores.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Educação

Iniciação Musical chega às Escolas da Reme de Itaporã.

O projeto denomina-se “Musica na Escola” e será ministrado pelo excelente músico instrumentista Cristiano Heitor, que também é servidor público.

Publicado

on

Nesta quinta-feira (09), aconteceu a aula inaugural de Violão para os alunos das Escolas Maria Timira e Sonia Paiva e Salvador de Aguiar, através de uma ação conjunta entre Gerencia de Educação, Getcel, e Assistência Social.

O projeto denomina-se “Musica na Escola” e será ministrado pelo excelente músico instrumentista Cristiano Heitor, que também é servidor público.

Num primeiro momento as aulas serão ministradas no espaço físico da Porciúncula e do serviço de convivência- Projeto Vincular.

É a administração pública investindo em mais esta ação. “O aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”. Destaca a gerente de educação Denise Pacco.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Educação

Prefeitura da Capital divulga resultado preliminar do processo de assistente educacional inclusivo

Conforme o edital de número 10/2024-02, o processo seletivo é para formação de Cadastro de Reserva (CR) do Processo n. 19647/2023.

Publicado

on

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou nesta sexta-feira (10), o resultado preliminar da prova de títulos do processo seletivo para contratação de assistente educacional inclusivo. A relação tem 232 nomes.

Conforme o edital de número 10/2024-02, o processo seletivo é para formação de Cadastro de Reserva (CR) do Processo n. 19647/2023.

Assim, foi estabelecido o prazo de dois dias úteis, contados a partir da data de publicação do Edital, para interposição de recurso em face do presente Resultado Preliminar.

A relação com o nome de 232 classificados pode ser conferida a partir da página 4 do Diogrande, pelo link: https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/download_edicao/eyJjb2RpZ29kaWEiOiI5MjI0In0%3D.pdf

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67